Buscar

libras prova I

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Língua Brasileira de Sinais - Libras (MAT52)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX
	Prova Objetiva:
	9829642
Parte superior do formulário
	1.
	A língua materna do surdo é a Libras, mas a sua alfabetização acontece na sua segunda língua, que é a Língua Portuguesa. Nesse processo de alfabetização, as situações abordadas devem chamar atenção das crianças, ter sentido e significado para elas. Devem acontecer atendendo à sequência de três eixos distintos. Sobre esses eixos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- 1º Oralidade.
II- 2º Leitura.
III- 3º Escrita.
( I ) No relato de situações do dia a dia, em que pode se manifestar na sua segunda língua.
( III) É uma forma que possibilita ao surdo apresentar a sequência real dos fatos.
( II ) Pode ser feita fazendo uso de gêneros textuais diversos, como textos literários, jornal, panfletos, revistas, entre outros.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - III.
	 b)
	III - I - II.
	 c)
	I - III - II.
	 d)
	I - II - III.
	 
	 
	2.
	A cultura é o conjunto de hábitos, costumes e tradições de um povo. A cultura surda constitui-se da mesma forma que a cultura dos ouvintes, e é através dela que se pode transformar a realidade de um povo. Desta forma, o surdo se expressa através da:
	 a)
	Convivência, arte e linguagem.
	 b)
	Cultura, arte e movimento.
	 c)
	Linguagem, autonomia e resultados.
	 d)
	Linguagem, arte e movimento.
	 
	 
	3.
	Há uma perspectiva que afirma a surdez como diferença e não como deficiência. Nessa perspectiva, o surdo se apropria do mundo com vários recursos, exceto o auditivo. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) Essa é uma perspectiva em que o surdo passa a ter um conhecimento visual e auditivo do mundo, buscando uma cultura e identidade de um ser deficiente e oprimido.
( V ) Nessa perspectiva multicultural, os surdos tentam buscar reconhecimento de uma cultura e identidade própria, afirmando que é apenas diferente.
( V ) O problema desta ideia é que ela nega todo o conhecimento médico já desenvolvido, que atribuiu à surdez a condição de uma deficiência.
( V) A ideia de ser apenas diferença desqualifica todo o conhecimento sobre o sistema auditivo, seu funcionamento e efeitos que causam no indivíduo que perde a audição.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	 
	 
	4.
	A criação das associações foi, sem dúvida, um passo decisivo para a autonomia dos surdos. Com o passar do tempo, sentiu-se a necessidade de fundar uma organização nacional que atendesse a todas as pessoas surdas do país e sociedade em geral. Neste sentido, analise as sentenças a seguir:
I- Com participação da comunidade surda em maio de 1987, durante uma Assembleia geral criou-se as Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos - Feneis, antiga FENEIDA.
II- Há um grande envolvimento por parte dessa associação, inclusive no que diz respeito às conquistas de novas oportunidades no mercado de trabalho para os surdos. 
III- Sem fins lucrativos com finalidade sociocultural. Desde sua fundação, uma das prioridades tem sido a divulgação da Língua Brasileira de Sinais.
IV- A representatividade dos surdos no Brasil por essa entidade sempre foi composta apenas por pessoas surdas. Assim, em nenhum momento seu objetivo foi comprometido.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 
	 
	5.
	Embora exista a marca distintiva da surdez em comum em todos os surdos, por outro lado, existem várias diferenças e marcas decorrentes de trajetórias de vida de cada indivíduo. Isto se dá devido às diferentes experiências pessoais e regionais. Assim, quando falamos sobre a perspectiva da cultura identidade e comunidade surda não existe um consenso entre os autores. Diante desta afirmação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Alguns contestam a interpretação homogeneizadora da surdez como fenômeno social na medida em que mostra que esses sujeitos constituem agrupamentos sociais.
( V) São caracterizados pela marca distintiva da surdez e por diferentes marcas decorrentes de trajetórias sociais singulares, ou seja, além da marca da deficiência.
( F) As comunidades surdas estão espalhadas pelo Brasil e as variações regionais têm determinado o desenvolvimento da cultura e identidade, não distinguindo a surdez.
( V ) Existem outros fatores (origem social, relações sociais, espaço geográfico, entre outros) que foram determinantes na trajetória destes indivíduos. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	 
	 
	6.
	Segundo o MEC (2007), para a criança surda o processo de aquisição das línguas, tanto para Língua de Sinais como Língua Portuguesa, passa por algumas fases, isso ocorre de acordo com a maturação da criança, ou seja, há um tempo certo para ocorrer a aprendizagem. Sobre essas fases, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MEC. Secretaria de Educação Especial. Saberes e práticas para inclusão: estratégias para alunos com necessidades educacionais especiais. Brasília: Ministério da Educação, 2000.
	 a)
	Na primeira fase, a criança surda produz balbucio, na segunda fase, a criança surda começa a falar duas ou mais palavras e, na terceira fase, a criança surda começa a relacionar sons aos objetos.
	 b)
	Na primeira fase, a criança surda produz gestos simples, na segunda fase, a criança surda começa a relacionar sons aos objetos e, na terceira fase, a criança surda começa a utilizar três ou mais gestos para indicar uma frase.
	 c)
	Na primeira fase, a criança surda produz balbucio, na segunda fase, a criança surda começa a relacionar gestos com objeto e, na terceira fase, a criança surda começa a relacionar sons aos objetos.
	 d)
	Na primeira fase, a criança surda produz gestos simples, na segunda fase, a criança surda começa a relacionar gestos com objeto e, na terceira fase, a criança surda começa a utilizar dois ou mais gestos para indicar uma frase.
	 
	 
	7.
	Se a perda auditiva for detectada cedo, o indivíduo poderá ter melhores condições para seu desenvolvimento e aprendizagem, pois desde o início da vida será atendido em suas necessidades, o que pode levar a uma vida cada vez mais autônoma e independente. Diante desta informação, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Não é fácil descobrir uma perda auditiva de leve e moderada, pois não existe métodos para isso.
	 b)
	É mais fácil descobrir uma perda de audição de nível leve à moderada do que uma perda severa ou profunda.
	 c)
	É mais fácil descobrir uma perda de audição de nível severo ou profundo do que uma perda leve ou moderada.
	 d)
	Não é fácil descobrir uma perda auditiva de nível severa ou profundo, pois não existe métodos para isso.
	 
	 
	8.
	A trajetória histórica da Educação dos surdos no Brasil já passou por várias fases. No decorrer dos anos foi possível perceber as contribuições e os avanços para a comunidade surda, pais e profissionais envolvidos neste processo. Com relação aos marcos que registram, identificam e estruturam este caminho percorrido, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A luta por um atendimento educacional especializado ao surdo é recente. Vale destacar que todos os estudiosos linguísticos concordam entre si e defendem o oralismo, o método bilíngue e os métodos trabalhados com a comunidade ouvinte.
	 b)
	A educação dos surdos no Brasil foi sendo registrada
por avanços que podem ser conferidos por meio dos diversos instrumentos legais que amparam e regulamentam esta questão, como é o caso da oficialização da Libras como a primeira língua para o surdo, por meio do Decreto 5.626/2005.
	 c)
	Ao longo dos tempos, foram marcantes as contribuições de vários estudiosos para a construção da história do surdo e da Língua de Sinais. Infelizmente, não se tem registro de pessoas que personalizaram esta trajetória envolvendo o atendimento educacional à pessoa com deficiência auditiva.
	 d)
	Na história da educação dos surdos no Brasil, inicialmente a proposta era trabalhar a Língua Brasileira de Sinais - Libras. Todos os esforços surgiram primeiro neste sentido, não se tinha preocupação com relação à aprendizagem deste indivíduo.
	 
	 
	9.
	No documento "Nomenclatura na área da surdez", do professor e escritor Romeu Kazumi Sassaki, que se encontra na trilha de aprendizagem, nos deparamos com as palavras "portar" e "portador de" para deficiência. Ele explica de forma clara as diferenças que há entre elas. Sobre essas nomenclaturas, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/arquivos/deficiencia/Nomenclatura_na_area_da_surdez.pdf>. Acesso em: 14 mar. 2017.
	 a)
	Uma pessoa só porta algo que ela não possui. Por exemplo, uma pessoa pode portar um objeto e depois por algum motivo, deixar de portar.
	 b)
	A condição de ter uma deficiência faz parte da pessoa e esta pessoa não porta sua deficiência, pois as palavras "portar" e "portador de" não se aplicam a uma condição inata ou adquirida que está presente na pessoa.
	 c)
	Uma pessoa só pode portar algo que ela possa não portar casualmente, isso se dá também com a deficiência no futuro poderá deixar de portá-la.
	 d)
	É natural em outros países mais desenvolvidos usarem palavras equivalentes a "portadores" ou (carregadoras) para se referir à pessoa com surdez ou deficiência auditiva.
	 
	 
	10.
	Quando se detecta a suspeita de surdez no bebê, ocorre o encaminhamento deste para o fonoaudiólogo ou otorrinolaringologista para realizar o exame de audiometria. Sobre o exame de audiometria, analise as seguintes sentenças:
I- Auxilia na prevenção de problemas neurológicos.
II- Previne problemas de visão e audição.
III- Detecta problemas de audição, verificando o grau e o tipo de alteração.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 
	 
Atenção: Confira as respostas! Depois de concluir a avaliação não será possível fazê-la novamente.
Gravar respostas
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais