Buscar

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

Prévia do material em texto

Disc.:  PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
	
		
	10/03/2019 15:13:28
10/03/2019 15:21:05
	AV
	(F) 
	Aluno: 
		Professor: ANA LUCIA RIBEIRO
	Turma: 9001/AA
	
	Avaliação:
10,00
	Nota Trab.:
	Nota Partic.:
	Nota SIA:
	 
		
	NPG - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
	 
	 
	 1.
	Ref.: 948195
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Uma adolescente com dificuldades de aprendizagem é diagnosticada com depressão. A esse respeito, podemos referendar em que fator constitutivo da personalidade?
		
	
	Social
	 
	Biológico
	
	Psicológico
	
	Aprendizagem
	
	Relacional
	
	
	 2.
	Ref.: 948190
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Uma situação corriqueira na educação e que pode acarretar problemas de aprendizagem é apresentar um conteúdo de forma abstrata, neutra e descontextualizado. A necessidade de vincular a aprendizagem às referências pessoais do sujeito é debatida há décadas. Entretanto a escola permanece com a prática de apresentar o conhecimento científico sem a historicidade que lhe cabe e/ou sem a vinculação com a realidade do aluno. A esse respeito, podemos referendar em que aspecto do desenvolvimento humano?
		
	
	afetivo-emocional
	
	Todas as respostas estão corretas.
	 
	social e relacional
	
	cognitivo
	
	físico-motor
	
	
	 3.
	Ref.: 948199
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Por volta dos cinco anos, a criança que já foi introduzida no mundo letrado, inicia ¿naturalmente¿ sua vida de leitura. A mesma coisa não acontece em situações onde as crianças estão privadas de estímulos com a língua escrita. A esse respeito, pode-se dizer que a diferença apresentada refere-se:
		
	
	Ao desenvolvimento biológico
	
	Nenhuma das respostas acima.
	
	Às relações interpessoais que facilitam a aprendizagem
	
	Ao desenvolvimento psicológico
	 
	Ao ambiente cultural onde a criança está inserida
	
	
	 4.
	Ref.: 948206
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	A criança pequena, de 0 a 2 anos, deve ter a certeza de que terá satisfeita as suas necessidades. Somente desta forma é que poderá construir uma estrutura de personalidade adequada, que permite a segurança no manejo da realidade. De acordo com a Erikson, pode-se dizer que esta é uma característica da resolução de que conflito básico?
		
	 
	Confiança básica X desconfiança báasica
	
	Iniciativa X culpa
	
	Autonomia X vergonha e dúvida
	
	Produtividade X estagnação
	
	Identidade X confusão de papéis
	
	
	 5.
	Ref.: 948202
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	André é um menino de 10 anos diagnosticado com TDAH. Uma das questões pertinentes ao ambiente escolar é uma ansiedade relacionada à comida, o que deixa o menino mais disperso e agitado. Ele relata ficar nervoso por ter medo de sentir fome e não ter o que comer devido ao fechamento da cantina. De acordo com a Psicanálise, uma criança que apresenta compulsão à comida, pode ter passado por um trauma em que fase do desenvolvimento?
		
	
	Fase fálica
	
	Período de latência
	
	Fase anal
	 
	Fase oral
	
	Fase genital
	
	
	 6.
	Ref.: 948210
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	A epistemologia genética de Piaget apresenta alguns conceitos para se entender como a inteligência se desenvolve. Para ele, o desenvolvimento ocorre através do processo de equilibração que, a partir da assimilação e acomodação, permite ao indivíduo construir o conhecimento para lidar com os desafios cotidianos. A respeito dos processos de assimilação e acomodação, marque a alternativa correta:
		
	
	A assimilação e a acomodação referem-se à construção de representações mentais.
	 
	A assimilação refere-se à aquisição de novos conhecimentos e a acomodação refere-se à nova organização do pensamento a partir dos conhecimentos adquiridos.
	
	Nenhuma das opções.
	
	A assimilação e a acomodação são processos que ocorrem somente na infância.
	
	A assimilação é a transformação da inteligência em conhecimento e a acomodação é a aquisição de novos conhecimentos.
	
	
	 7.
	Ref.: 948188
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	A prática do Psicopedagogo é construída a partir do diagnóstico e estratégias de intervenção nos problemas de aprendizagem. Para tanto é importante conhecer as bases do desenvolvimento humano, o que norteará o profissional nas suas hipóteses e conclusões. Neste sentido, pode-se dizer que o desenvolvimento humano:
		
	
	Relaciona-se, principalmente, com os aspectos genéticos herdados da família que serão desenvolvidos se o ambiente realizar a estimulação adequada.
	
	Refere-se apenas à transformação cognitiva e aquisições de novas informações.
	 
	Refere-se ao processo de transformação do ser humano visando uma melhor adaptação ao meio em que está inserido.
	
	Refere-se à questão emocional evidenciando a maturidade das pessoas nos processos de relacionamento interpessoal e construção cognitiva.
	
	Nenhuma opção anterior.
	
	
	 8.
	Ref.: 948200
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Ao nascimento, o bebê tem uma luta inicial relacionada à sobrevivência. Começa a ter contato com o ambiente externo ao corpo da mãe, o que gera uma constante alternância entre desequilíbrio orgânico e homeostase (equilíbrio orgânico). Para se manter vido, o recém nato é dotado de energia psíquica primordial, que o mobiliza para a satisfação das necessidades e retorno à homeostase. De acordo com o trecho acima, pode-se dizer que:
		
	
	No início da vida, a instância psíquica que prevalece é o EGO, ou ¿eu¿ e o bebê já possui a consciência de si e utiliza o choro para manifestar seus desejos para a mãe.
	 
	A primeira instância psíquica é o ID e o bebê encontra-se totalmente à mercê da relação estabelecida entre o ID e o ambiente.
	
	A energia psíquica refere-se à libido, ou energia sexual primordial, que se concentra no pré-consciente.
	
	Ao nascimento o bebê já possui as três instâncias psíquicas: ID, EGO e SUPEREGO.
	
	Nenhuma opção anterior.
	
	
	 9.
	Ref.: 948207
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Quando a criança inicia a escolarização formal é possível verificar se ela apresenta algum problema de aprendizagem a partir da produção e conclusão dos trabalhos escolares. A aquisição da percepção de competência é fundamental a sua produção posterior na vida, como o trabalho, relacionamento e família. De acordo com a Erikson, pode-se dizer que esta é uma característica da resolução de que conflito básico?
		
	
	Intimidade X isolamento
	
	Generatividade X estagnação
	
	Identidade X confusão de identidade
	
	Autonomia X vergonha e culpa
	 
	Diligência X inferioridade.
	
	
	 10.
	Ref.: 948201
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Ao longo do primeiro ano de vida, a mãe deverá estar totalmente disponível para o bebê. A cada necessidade orgânica ou emocional, a mãe deverá estar presente para satisfazê-la e ajudar na volta à homeostase do corpo da criança. É esta relação básica que inicia o processo, pelo bebê, de entendimento entre a existência do mundo interno e do ambiente ou mundo externo. Marque a alternativa correta:
		
	
	O trecho acima refere-se à construção do pré-consciente.
	 
	O trecho acima refere-se à construção do EGO.
	
	O trecho acima refere-se à construção do SUPEREGO.
	
	O trecho acima refere-se à construção do ID.
	
	O trecho acima refere-se à construção do inconsciente.
	
	
	
Anotações: Avaliação realizada no navegador SIA.

Continue navegando