A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Apol 1 administração sistemas e ambiente e teoria geral da administração

Pré-visualização | Página 1 de 1

Apol 1 administração sistemas e ambiente e teoria geral da administração
Questão 1/5 - Administração, Sistemas e Ambiente
 Por que chamamos as empresas de organização e não de sistema simplesmente?
A. Porque um sistema ou subsistema em si é uma ferramenta que objetiva uma organização.
B. Uma organização é formada por sistemas e subsistemas, ou seja, o conceito de empresa se enquadra no resultado e não apenas no processo.
C. Uma empresa é um sistema, formada por diversos sistemas e subsistemas, organizados em um processo administrativo como um todo.
(D) Todas as alternativas estão corretas.
Você acertou!
Pensemos na palavra “organização”. É o ato de ordenar, arranjar. Ou seja, criar uma estrutura para constituir um funcionamento que ajude a atingir um objetivo maior, facilite o atingimento de algo para o presente ou futuro. Como já dissemos, chamamos de organização todo e qualquer tipo de empresa, seja ela estatal, privada, com ou sem fins lucrativos, que oferece bens ou serviços. Seja qual for o tipo de empresa, esta será, uma estrutura, uma organização. Vamos pensar como utilizamos a palavra organização no dia-a-dia. Costumamos associar a palavra ao ato de organizar. Imagine, assim, um roupeiro (guarda-roupa) como uma forma de organização específica. Todavia, o fato de ser dividido em áreas de acomodação das roupas não o torna uma organização por completo; é preciso sistematizar essa divisão. Ou seja, se camisas e casacos estão no cabide, roupas menores nas gavetas, todos divididos por tipo ou até mesmo cor, isso sim o torna uma organização, pois, com esta forma de organizar, poderemos viabilizar o objetivo pelo qual existe esta estrutura: facilitar o uso das roupas (quando estamos com pressa, precisamos achar rapidamente aquela roupa certa), conservando-as devidamente (ninguém gosta de usar roupa amassada ou embolorada). Quando isso não acontece neste caso, dizemos que nosso guardaroupas está desorganizado. Assim, temos em um guarda roupa um sistema, uma grande estrutura de auxílio à vestimenta, onde cada setor (camisas, calças, casacos, etc.) está organizado de forma que racionalize o conjunto que iremos vestir. Ele deve estar organizado de tal forma que cada processo não estrangule o outro. Como vestir os sapatos antes das calças por exemplo. Comentário: Portanto, criar um sistema em uma empresa é objetivar produto final, tangível ou não, resultado desses subsistemas em conjunto. Um sistema é parte, um processo, que segue um passo-a-passo na sua concepção, e não um resultado final, o que se espera de um empreendimento. Sistemas por si só são sistemas apenas. Planejados, organizados, dirigidos e controlados, formam uma empresa completa. E é o que veremos em detalhes mais adiante.
Questão 2/5 - Administração, Sistemas e Ambiente
Como agente desvelador da realidade em que vive, agente de mudança e de transformação, o administrador por meio de seus conhecimentos e de sua visão, realiza análise da organização e do mercado, verificando as oportunidades, ameaças, as fraquezas e fortalezas, o que faz com que a organização a qual está sob sua direção, faça um diferencial no mercado, transformando fraquezas em fortalezas e ameaças em oportunidades (http://www.sobreadministracao.com/o-administrador-faz-acontecer, acessado em 30/11/2015).
Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I- O administrador, por meio de uma visão sistêmica, do todo organizacional, desenvolve um trabalho de qualidade, conseguindo êxito em suas ações com e por meio das pessoas que fazem parte de todo processo organizacional.
 
PORQUE
 
II-O objeto de estudo da Administração são os métodos e processos de trabalho de cada operário.
A respeito das asserções, assinale a opção correta.
(A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Você acertou!
O fator humano é o centro das atividades para obtenção de resultados (CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Campus, 2013).
B. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
C. A asserção I  é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
D. A asserção I  é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.
E. As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 3/5 - Administração, Sistemas e Ambiente
Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas... Diante de uma larga frente de batalha, procure o ponto mais fraco e, ali, ataque com a sua maior força. (Tzu, A arte da guerra, 2006)
Nesse contexto, marque a resposta correta. A organização militar deu uma contribuição a que princípio da administração:
A. Organização.
B. Controle.
C. Planejamento.
(D. ) Direção.
Você acertou!
No sentido de guerra, o estrategista (“estratego ou generalato”) desenvolve o planejamento estratégico e direciona a linhas de batalhas aos oponentes.
EEstrutura.
Questão 4/5 - Administração, Sistemas e Ambiente
Em uma palestra proferida na ONU, em 2005, antes de falecer, Peter Drucker disse: “Não sou especialista em Brasil, mas uma coisa estou habilitado a dizer: Não creiam que mão-de-obra barata ainda seja uma vantagem”.
Com essa expressão Peter Drucker nega a principal característica da Administração Científica. Marque-a abaixo:
(A.) Ênfase nas tarefas.
Você acertou!
A organização racional do trabalho contempla a desenho do cargo e a tarefa a ser executada (CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Campus, 2013)
B. Ênfase na estrutura.CÊnfase no planejamento.
D. Ênfase no controle.
E. Todas as alternativas estão corretas.
Questão 5/5 - Administração, Sistemas e Ambiente
Leia o fragmento de texto a seguir e veja a foto abaixo:
Embora tenhamos uma união interessante entre dois sistemas, em algum momento eles se tornam distintos. Ou seja, uma máquina sempre precisará de um ser humano para funcionar. Mas claro, é uma necessidade pequena, de pouco esforço. Porém, quando o limite da máquina é atingido, é necessário que essa participação orgânica se apresente em maior grau (CAVAGNARI, 2015)

O enunciado, acima, apresenta uma frase incompleta e as alternativas completam a frase do respectivo enunciado. De acordo com os conteúdos abordados nas aulas, os sistemas orgânico e mecânico concebem como tipos de contexto...
http://www.cursonr35.net/a-historia-das-atividades-em-altura#prettyPhoto. Acessado em 08/12/2015
A. Para os sistemas orgânicos, as influências são constantes e as incertezas pressionam os sistemas fechados a permanecerem estanques.
B. Para os sistemas mecânicos, tudo o que se busca são as incertezas.
(C) Máquinas são limitadas e podem ficar obsoletas. Pessoas não.
Você acertou!
Embora tenhamos uma união interessante entre dois sistemas, em algum momento eles se tornam distintos. Ou seja, uma máquina sempre precisará de um ser humano para funcionar. (CAVAGNARI, 2015)
D. Máquinas, bem ajustadas, são ilimitadas.
E. Ser humano em atividade em altura fica com medo e não trabalha.