Buscar

APOL SOCIOLINGUISTICA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Sociolinguística
Atente para a seguinte citação:
“É importante que se entenda que a variação linguística não deve ser tratada como erro, e sim como uma forma diferente de falar com o mesmo significado. Tarallo [...] afirma que são ‘diversas maneiras de se dizer a mesma coisa em um mesmo contexto, e com o mesmo valor de verdade’ já que [conforme Lemle] podemos variar nossa maneira de falar de acordo com a situação em que nos encontramos essa forma de adequarmos a nossa fala às circunstâncias comunicativas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUEIRÓZ, Silmara Silveira Lemes Sampaio de; BUENO, Elza Sabino da Silva. Sociolinguística variacionista: A metamorfose no vocábulo “menina”. <http://www.sociodialeto.com.br/edicoes/20/12062015124805.pdf >. Acesso em 03 fev. 2017.
De acordo com os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna, em Sociolinguística, a frase “Diversas formas de se dizer a mesma coisa em um mesmo contexto, e com o mesmo valor de verdade” define o termo:
	E	Variantes.
Questão 2/5 - Sociolinguística
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Para a sociolinguística, a língua é social e não pode ser estudada como uma estrutura autônoma e independente do contexto, da cultura ou da história de um indivíduo ou população. Portanto, a variação da língua é algo inevitável, pois todas as manifestações verbais de uma língua sofrem alterações”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOPES, D. et al. A variação linguística no filme Cidade de Deus. <http://www2.ifrn.edu.br/ocs/index.php/congic/ix/paper/viewFile/782/51>. Acesso em 06 fev. 2017.
De acordo com os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna, Weinreich, Labov e Herzog elencam alguns procedimentos importantes para se sistematizar as variações linguísticas. A esse respeito, analise os procedimentos citados a seguir e assinale V para verdadeiro, e F para falso em relação a essa sistematização.
I. ( ) Observação de todas as variantes encontradas para a variável em estudo.
II. ( ) Elaboração de um corpus com as variedades linguísticas concebidas como erradas pela sociolinguística.
III. ( ) Investigação de dados da língua sobre determinada variação dispostos em um corpus.
IV. ( ) Análise de fatores condicionantes de cada variante.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	A	V – F – V – V
Questão 3/5 - Sociolinguística
Atente para o seguinte excerto de texto:
“Sabemos que o ensino de língua materna se faz inteiramente importante para o desenvolvimento de nossos alunos, enquanto falantes, porém é preciso compreender que as aulas de língua portuguesa não se embasam somente no ensino de gramática normativa, como muitos pensam”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIMA, F. G. A Sociolinguística e o ensino de língua portuguesa: Uma proposta baseada nos parâmetros curriculares nacionais. <http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/Modalidade_1datahora_14_08_2014_15_57_48_idinscrito_1297_be322a0a2e007b860808ac3d56fbe5d5.pdf>. Acesso em 07 dez. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna, tendo em vista os estudos sociolinguísticos sobre a variação, o professor de língua materna deve:
	A	Possibilitar o ensino da norma socialmente privilegiada sem estigmatizar ou negar quaisquer usos que crianças tragam consigo.
Questão 4/5 - Sociolinguística
Leia o trecho de uma conversa entre um gaúcho e um nordestino:
“Gaúcho:
- Sou dos pampas do Sul, de vasto horizonte, onde não há espinhos. E venho da querência, do meu pago onde deixei a minha prenda.
Nordestino: 
- Ai é? Aqui, querendo, também se paga uma prenda na igreja.
Gaúcho: 
- Barbaridade, homem! Pago e querência é o lugar onde eu nasci. Prenda é a minha namorada”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SALES, R. Teatro na escola, 4: peças para crianças de 11 anos. São Paulo: Instituto Artesocial, 2007. p. 41,42.
De acordo com os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna sobre os dialetos ou variedades linguísticas, as variantes apresentadas no dado fragmento de texto dizem respeito a variações:
	D	Diatópicas, pois o texto trata de variações geográficas.
Questão 5/5 - Sociolinguística
Leia a seguinte citação:
“[Weinreich, Labov e Herzog] sumarizam sua proposta apontando cinco princípios, referentes aos fundamentos empíricos para a teoria da mudança, configurados como problemas a serem resolvidos, os quais, fundamentados em dados empíricos, devem alicerçar qualquer pesquisa que se proponha a investigar o fenômeno da mudança linguística.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOURA, Kássia Camilla de. A implementação do você em cartas pessoais norte-rio-grandenses do século XX.
https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/16278/1/KassiaKM_DISSERT.pdf>. Acesso em 08 fev. 2017.
Conforme os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna, a teoria da mudança linguística é central para a pesquisa sociolinguística e deve atender a cinco princípios que são:
	D condicionantes, transição, encaixamento, avaliação e implementação.

Continue navegando