Buscar

REVISÃO PROVA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

REVISÃO PROVA EDUCAÇÃO INCLUSIVA – prof. Rosilene
1. O que propõe a conhecida Declaração de Salamanca firmada pela UNESCO em 1994? Propõe que “as crianças e jovens com necessidades especiais educativas devem ter acesso ás escolas regulares, que a elas devem se adequar...” pois tais escolas “ constituem os meios mais capazes para combater as atitudes discriminatórias, construindo uma sociedade inclusiva e atingindo a educação para todos...”. Reconhecem neste documento a necessidade e urgência de que o ensino chegasse a todas as crianças, jovens e adultos com necessidades educacionais especiais no âmbito da escola regular, estabeleceram assim um plano de ação cujo princípio norteador mostrava que as escolas deveriam acolher a todas as crianças, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas e outras. Defende que são as escolas e seus projetos pedagógicos é que devem se adequar as necessidades dos indivíduos nela matriculados.
2. A partir de qual área de atuação se constituiu originalmente a educação especial? A partir de um modelo médico ou clínico, os médicos foram os primeiros a despertarem para a necessidade de escolarização dessa clientela que se encontrava misturada em hospitais psiquiátricos, sem distinção de idade. Assim todo o atendimento prestado a essa clientela era considerado pelo viés terapêutico.
3. Nas instituições especializadas como era organizado a pratica educativa? Pouca ênfase era dada a atividade acadêmica, que não ocupava mais do que uma pequena fração do horário dos alunos, a educação escolar na era considerada como necessária ou mesmo possível.
4. De que serviram as classes especiais implantadas nas décadas de 70 e 80? Serviram mais como um espaço de segregação para aqueles que não se enquadravam no sistema regular de ensino.
5. O que é educação Segregada? Segregação é o ato de segregar, de por de lado, de separar, isolar ou apartar. Segregação é o processo de dissociação mediante o qual indivíduos e grupos perdem o contato físico e social com outros indivíduos e grupos. 
6. O que educação Integral? Esse modelo de escola visa prepara alunos oriundos das classes e escolas especiais para serem integrados em classes regulares recebendo, na medida de suas necessidades, atendimento paralelo em salas de recursos ou outras modalidades especializadas.
7. O que é educação inclusiva? Implica em uma nova postura de escola regular que deve propor no projeto político-pedagógico, no currículo, na metodologia, na avaliação e nas estratégias de ensino, ações que favoreçam a inclusão social e práticas educativas diferenciadas que atendam a todas os alunos. Educação especial assim é um conjunto de recursos que a escola regular deverá dispor para atender à diversidade de seus alunos. É uma tentativa de que uma educação de qualidade alcance a todos, enfatiza a diversidade mais que a semelhança. Este conceito defende ainda que não basta os alunos com NEE estejam integrados ás escolas comuns, eles devem participar plenamente da vida escolar e social dessa comunidade escolar. 
8. Quais são os principais desafios da educação inclusiva brasileira? Necessidade de desenvolver instrumentos de monitoramento sistemáticos, realização de pesquisas qualitativas e quantitativas que possam evidenciar os resultados dos programas, implantação de programas de capacitação de recursos humanos que incluem a formação de professores dentro da realidade das escolas e na sala de aula regular do sistema de ensino.
9. O que estabelece o “Informe a UNESCO” realizado pela comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI? Estabelece que a educação deve chegar a todos. Esta comissão fixa quatro pilares básicos em que se deve centrar a educação ao longo da vida de uma pessoa.
10. Quais são os 4 pilares básicos da educação? Aprender a conhecer: Consiste em adquirir os instrumentos que se requer para compreensão do que nos cerca, é o aprender a aprender; Aprender a Fazer: Está diretamente, afrontando e solucionando os conflitos que possam ser apresentados a ele; Aprender a viver juntos: Supõe participar e cooperar com os demais em todas as atividades humanas, luta contra a exclusão; Aprender a ser: implica dotar a cada pessoa de meios e pontos de referência intelectual permanentes, que lhe permita compreender o mundo que a cerca e a comportar-se com um elemento responsável e justo.
11. Qual é a obrigação/papel do professor frente a uma escola que se considera inclusiva? O professor tem por obrigação conhecer a fundo as possibilidades e limitações dos seus alunos com NEE, aceitar nas suas potencialidades, aplicar metodologias que venham a estimular a sua participação em sala de aula. Desde que a implantação da educação inclusiva tem encontrado limites e dificuldades, em virtude da falta de formação dos professores das classes regulares para atender ás necessidades educativas especiais, além da infraestrutura adequada e condições materiais para o trabalho pedagógico junto a criança com deficiência. Reconhecer a possibilidade de recorrer, eventualmente, e quando necessário, ao apoio de professores especializados e de outros profissionais, não significa abdicar e transferir para eles a responsabilidade.
12. Quais são as Necessidades Educacionais que podem ser identificadas em situações de dificuldades de aprendizagem? Crianças com condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais e sensoriais diferenciadas; Crianças com deficiência e bem-dotadas; Crianças trabalhadoras ou que vivem na rua; Crianças de populações distantes ou nômades; Crianças de minoria linguística, étnicas ou culturais; Crianças de grupos desfavorecidos ou marginalizados.
13. O que são Alunos com Necessidades Educacionais Especiais? São aqueles que por apresentar necessidades próprias e diferentes dos demais alunos no domínio das aprendizagens curriculares correspondente à sua idade, requer recursos pedagógicos e metodológicos educacionais específicas.
14. Apresente e especifique as terminologias das características referentes às necessidades especiais dos alunos. Superdotação - notável desempenho elevado; Condutas Típicas – manifestação de comportamento típicas de portadores de síndromes e quadros psicológicos, neurológicos ou psiquiátricos; Deficiência Auditiva – Perda total ou parcial, congênita ou adquirida, da capacidade de compreender a fala por intermédio do ouvido; Deficiência Física – Variedade de condições não sensoriais que afetam o indivíduo em termos de mobilidade, de coordenação motora geral ou da fala; Deficiência Mental – caraterizada por limitações significativas no funcionamento intelectual da pessoa e no seu comportamento adaptativo (habilidades práticas, sociais e conceituais); Deficiência Visual – É a redução ou perda total da capacidade de ver com o melhor olho e após a melhor correção ótica (Cegueira, visão reduzida ou baixa visão); Deficiência Múltipla – É a associação, no mesmo individuo, de duas ou mais deficiências primárias (mental/visual/auditiva/física), com comprometimentos que acarretam atrasos no desenvolvimento global e na capacidade adaptativa.
15. O que é zona de desenvolvimento Real definida por Vygostky? A capacidade de realizar tarefas deforma independente, refere-se a etapas já alcançadas, já conquistadas pela criança. São resultados de processos de desenvolvimento já completados, já consolidados.
16. O que é o nível de desenvolvimento potencial definida por Vygostky? A capacidade de desempenhar tarefas com a ajuda de adultos, ou de companheiros mais capazes. Momento do desenvolvimento que caracteriza não a etapas já alcançadas, já consolidadas, mas etapas posteriores, nas quais a interferência de outra pessoa afeta, significativamente, o resultado da ação individual.
17. O que é Zona de desenvolvimento proximal definida por Vygostky? É a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes. Refere-se aocaminho que o individuo vai percorrer para desenvolver funções que estão em processo de amadurecimento e que se tornarão funções consolidadas, estabelecidas no seu nível de desenvolvimento real.
“As pessoas realmente se tornam completamente extraordinárias quando elas começam a pensar que elas conseguem fazer qualquer coisa. Quando elas acreditam em si mesmas, elas adquirem o primeiro segredo do sucesso. ” – Norman Peal

Continue navegando

Outros materiais