Buscar

QUESTÃO 2

Prévia do material em texto

QUESTÃO A
Uma escola de natação da cidade de Esteio, no Rio Grande do Sul, fez a campanha  do cartaz abaixo para vender curso de natação infantil. A peça trazia a famosa imagem de um menino sírio morto por afogamento em uma praia após o naufrágio da embarcação onde estava com sua família. A terrível fotografia correu o mundo e alertou a todos para o grave problema dos refugiados de guerra que fogem da guerra civil síria e buscam refúgio na Turquia e na Europa.
 
A campanha da Coca-Cola "Taste The Feeling", lançada em todo o mundo, foi censurada no Quênia. A breve cena acabou eliminada da propaganda local.  http://exame.abril.com.br/marketing/gafes-25-acoes-marketing-2016/
 
As duas imagens mostram campanhas que sofreram críticas por “insultar” costumes e crenças e desrespeitar o sofrimento humano. Dentro deste contexto, de sua opinião elaborando um texto sobre esse tipo de posicionamento de empresas que às vezes com ou sem intensão, utilizam temas que geram discussão e até ferem a imagem da empresa. A empresa a fim de vender seu produto deve correr o risco? Vale tudo em marketing?
Questão B
Os produtos e serviços são como seres vivos, passam por vários estágios do nascimento até morte. O produto nasce de uma ideia, cresce, amadurece e morre. Depois de lançado o novo produto, a empresa deseja que produto tenha vida longa e produtiva, obtenha lucro razoável para cobrir riscos investidos.
Todos os produtos têm um ciclo de vida, ou seja, nenhum produto fica estanque e igual para sempre, mesmo que hoje em dia encontramos produtos que estão no mercado há décadas, eles com certeza já passaram por algumas remodelações ou ações importantes em algum atributo.
O reposicionamento acontece quando um produto teve um padrão de crescimento-queda-maturidade. Veja o exemplo.
HAVAIANAS — TODO MUNDO USA
Se você tiver boa memória, certamente conseguirá se lembrar do modelo único da alpargata que era vendida até 1993. Naquela época, o produto era voltado ao consumidor de baixa renda e poderia ser encontrado em apenas três cores. Por isso, o público-alvo começou a ter vergonha de usar as sandálias, associadas à falta de dinheiro.
A única forma de sobreviver era não só reconquistar as classes baixas, como garantir uma mudança de posicionamento que elevasse o status dos chinelos.
Então, em 1994, surgiram as havaianas top, com 40 opções de cores e três vezes mais caras que as originais. Para convencer o consumidor, propagandas protagonizadas por celebridades veiculavam em todas as mídias, ajudando a elevar o valor da marca. Não demorou para que a classe média aderisse em peso ao uso das sandálias.
O resultado não poderia ser melhor: a empresa se restabeleceu como líder de mercado e até hoje é considerada um exemplo de reconstrução de marca a nível mundial.
http://www.incomum.in/case-marketing.  Acesso 30 jan.2017.
Baseado no texto conforme exposto e nos seus conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina explique com as suas palavras desenvolvendo argumentos quais estratégias em sua opinião que foram usadas pelas Havaianas no reposicionamento de sua marca?

Continue navegando