Buscar

posse objetiva e subjetiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade da Região da Campanha - URCAMP
Pedro Silva Yamurri 6º Semestre
Direito Direito das Coisas
Teoria das posses
No que se refere a teoria das posses nos deparamos com a teoria objetiva e com a teoria subjetiva, também podemos tratar do Jus possessionis ou posse formal e Jus possidendi ou posse casual, que cada um corresponde o seguinte:
Teoria objetiva A Teoria Objetiva, de Ihering, parte do entendimento de que o elemento corpus é suficiente para caracterizar a posse, daí a objetividade da teoria. Para o autor, o animus constitui elemento ínsito, implícito do poder de fato exercido sobre a coisa, ou seja, o corpus. Segundo Ihering, o elemento objetivo é o caractere visível e passível de comprovação, sendo a manifestação externa do direito.
Teoria Subjetiva, Para Savigny, a posse seria o poder direto que alguém tem para dispor fisicamente de uma coisa com a intenção de tê-la como sua e para defendê-la da intervenção ou agressão de outrem, o conceito formulado por Savigny extraem-se os dois elementos que caracterizam a Teoria Subjetiva, quais sejam: I o corpus – elemento objetivo ou material da posse, traduzindo-se no domínio ou poder físico sobre a coisa ou na detenção do bem e possibilidade de disposição; e II o animus domini – elemento subjetivo da teoria, caracterizado pela intenção do possuidor em ter a coisa para si, é dizer, o ânimo de ter a propriedade do bem. Destarte, para o consagrado autor, à posse jurídica são necessários os dois elementos.
Jus possessionis ou posse formal está relacionado ao direito de posse, ou seja, é o poder sobre a coisa tendo assim a possibilidade de sua defesa por intermédio dos interditos. Trata-se de conceito que se relaciona diretamente coma posse direta e indireta, ao possuidor o direito conferido é o direito de posse. 
Jus possidendi ou posse casual decorre do direito à posse, decorrente do direito de propriedade, ou seja, é conferido ao portador de título devidamente transcrito, bem como ao titular de outros direitos reais.
REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA 
GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito civil Brasileiro volume 5: Direito das Coisas. 12. ed. São Paulo: Saraiva, 2017.

Outros materiais