Buscar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O que agentes cancerígenos e quais fases da carcinogênese eles podem atuar?
Os agentes cancerígenos e quais fases da carcinogênese eles podem atuar, podemos afirmar que são tais agentes que determinam as fases da carcinogênese que são início, promoção, progressão e inibição do tumor maligno.
Qual a importância de se procurar novas mutações e polimorfismos?
A procura por novas mutações e polimorfismos é de extrema importância para o entendimento das fases da carcinogênese e para o tratamento das substâncias que auxiliam na indicação das funções normais ou patológicas dos organismos.
O que são biomarcadores?
Um biomarcador indica uma alteração na expressão ou do estado de uma proteína que se correlaciona com o risco ou a progressão de uma doença, ou com a susceptibilidade da doença para um dado tratamento.
 Os biomarcadores podem ser moléculas ou propriedades que podem ser detectadas e medidas em partes do corpo, como o sangue ou tecidos biológicos característicos. Eles podem indicar processos normais ou de doenças no corpo.
 Os biomarcadores podem ser células específicas, moléculas, ou genes, produtos de genes, enzimas, ou hormônios.
 Funções de órgão complexas ou alterações características gerais em estruturas biológicas também podem servir como biomarcadores.  Por exemplo, 
a temperatura do corpo é um biomarcador bem conhecida para febre. 
a pressão arterial é utilizada para determinar o risco de acidente vascular cerebral
os valores de colesterol são um biomarcador indicador de risco para a doença coronária e vascular, 
a proteína c-reativa (CRP) é um marcador de inflamação
Quais as principais categorias de biomarcadores? Explique elas
Independente da finalidade e aplicação dos Biomarcadores, eles podem ser classificados em 3 tipos, a saber:
Os biomarcadores de exposição
 correspondem à expressão de um agente ambiental ou de seus metabólitos no meio interno dos indivíduos. 
Os de suscetibilidade indicam indivíduos mais ou menos propensos a desenvolver câncer quando expostos a substâncias cancerígenas. 
Os biomarcadores de efeito ou de resposta indicam alterações presentes em tumores; são tardios e permitem avaliar o prognóstico da doença.
Quais agentes ambientais podem contribuir com o desenvolvimento do câncer?
Sobre os agentes ambientais que podem contribuir com o desenvolvimento do câncer, podemos citar a poluição mediante emissão dos gases monóxido de carbono e dióxido de carbono. Além disso, a exposição a radiação solar também é um agente poderoso para desenvolvimento do câncer.
Escolha 4 genes, que podem ser utilizados como biomarcadores e que estão associados com tipos de câncer e descreva seu mecanismo de funcionamento
Alfafetoproteína (AFP)
 é útil no acompanhamento da resposta ao tratamento do câncer de fígado.
Se o tumor for completamente removido cirurgicamente, o nível da AFP deve voltar a valores normais. Se o nível subir, pode significar uma recidiva da doença. 
Quinase do Linfoma Anaplásico (ALK)
Alguns cânceres de pulmão têm alterações no gene ALK que induz as células cancerígenas a produzirem uma proteína que provoca o crescimento fora de controle. Os tecidos tumorais podem ser estudados para alterações desse gene.
BCR-ABL
As células da leucemia mieloide crônica (LMC) contém um gene anormal denominado BCR-ABL. 
O exame de PCR pode detectar este gene em quantidades muito pequenas no sangue ou na medula óssea. Em pessoas com alterações no sangue e medula óssea que se parecem com as observadas na LMC, encontrar o gene confirma o diagnóstico. Além disso, o achado do gene e seu valor podem ser medidos e usados para guiar o tratamento.
Beta-2-Microglobulina (B2M)
Os níveis sanguíneos do B2M estão elevados no mieloma múltiplo, leucemia linfóide crônica e alguns linfomas, incluindo Macroglobulinemia de Waldenström. 
Esses níveis também podem estar elevados em outras condições, como em doenças renais e a hepatite. O B2M é útil no prognóstico a longo prazo em alguns desses tipos de câncer. O B2M também é verificado durante o tratamento do mieloma múltiplo e da Macroglobulinemia de Waldenström para avaliar a resposta terapêutica.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando