Buscar

TRABALHO PIGMENTO ELECTRIC IN

Prévia do material em texto

TRABALHO DERMOPIGMENTAÇÃO
TEMA: PIGMENTO ELECTRIC INK
Introdução
O que é uma Cor?
Cor é uma percepção visual provocada pela ação de um feixe de fótons sobre células especializadas da retina.
A ciência que estuda a medida das cores é a colorimetria. Ela estuda a quantificação da cor, o tom, a saturação que mostra se a cor é natural ou pigmentada artificialmente e a intensidade da cor que é caracterizada pela força dessa cor.
 Característica das Cores
Matiz 
Em colorimetria, matiz é uma das três propriedades da cor que nos permite classificar e distinguir uma cor de outra através de termos como vermelho, verde, azul, etc. As outras duas propriedades são a saturação e a luminosidade podendo esta última ser entendida ainda como reflectância ou transmitância.
Já na teoria das cores, matiz se refere à cor “pura”, sem adição de branco ou preto. No círculo de cores desta teoria, o matiz é um elemento posicionado no círculo mais externo cuja cor se torna mais branco na medida em que se aproxima do centro. 
Tom
É uma medida de claro e escuro; é o que caracteriza a “força” de uma cor.
Saturação & Colorimetria:
Em colorimetria e também no modelo de cor HSV (ou HSB), saturação ou grau de pureza da cor é um parâmetro que especifica a qualidade de um matiz de cor pelo grau de mesclagem do matiz com a cor branca. 
No modelo de cor HSL, saturação é a proporção de quantidade de cor em relação à cor cinza média. 
Luminosidade & Colorimetria 
Em colorimetria, luminosidade ou claridade é uma das modalidades tríplices que são usadas para referenciar as cores. Cada cor pode ter diferentes valores, de acordo com o seu grau de claridade refletida, isto significa a quantidade de luz que uma superfície tem a capacidade de refletir. Por exemplo, um vermelho claro tem um valor mais alto do que um vermelho escuro.
Cores Primárias, Secundárias e Terciárias: 
As cores são divididas em primárias, secundárias, terciárias e neutras. As cores primárias são o vermelho, amarelo e azul. 
Cores secundárias : são formadas pela mistura de duas cores primárias, o verde, o roxo e o laranja.
Cores terciárias:  são formadas pela mistura de uma cor primária com uma ou duas cores secundárias.
 Cores neutras : são usadas para complementar uma cor desejada, entre as cores neutras podemos citar o branco, o cinza e o marrom, que nos tons claros são chamados de bege.
A cor branca é cor da luz, é a cor que reflete todos os raios luminosos, não absorve nenhum e por isso apresenta-se com a clareza máxima; o preto é a ausência de cor.
Cores primarias (cores puras):
Cores segundaria (mistura com as primarias):
Branco: é a cor da luz, reflete todas as cores e não absorve nenhuma;
Preto: absorve todas as cores e não reflete nenhuma (ausência de cor);
Marrom: é a mistura de todas as cores primárias.
Bases e pigmentos: 
Orgânicos: 
São derivados de vários produtos naturais como madeira, papel, lã, plantas, carbono, entre outros. De alguma forma esse derivado teve ou tem vida. 
 Baixo custo;
 Menor teor alergênico;
 Mais brilho na pele.
Inorgânicos:
São derivados de metais como ferro, cobre, cromo, chumbo, cádmio, entre outros.
Alto custo;
Maior teor alergênico devido aos dióxidos de metais;
 Mais opacos na pele.
Pigmentos
Os pigmentos são classificados em: 
Exemplos de pigmentos inorgânicos: Biotouch, Meicha, Velvet, Acqua, Kolorsource, Visage,Mag Color (possui orgânicos e inorgânicos). 
Exemplo de pigmentos orgânicos: Iron Works, Star Brite, Biotek, Eletric Ink, Amiea.
Pigmentos ou Tintas Artificiais
Se tivermos partes iguais de preto, vermelho e amarelo mais um extra de amarelo, a cor resultante será um marrom/castanho de fundo amarelado. 
Se esse marrom possuir no lugar da porção extra de amarelo, uma porção de vermelho, ele terá um fundo de cor avermelhado.
O mesmo ocorre se no lugar do vermelho colocarmos o laranja, teremos um marrom/castanho alaranjado.
Se tivermos vermelho e amarelo em partes iguais, mais uma grande quantidade de preto, teremos como resultado marrom/castanho escuro.
 Base Fria ou Quente:
Pessoas de melanina quentes, suas características são: cabelos naturais claros, olhos claros, pele branca, aréola marrom claro ou rosada, gengiva e lábios rosados e quando exposta ao sol ficam avermelhadas.
Pessoas de melanina  fria, suas características são: cabelos naturais escuros, olhos escuros, pele morena, aréola marrom escuro e gengiva arroxeada, azulada normalmente nas morenas, quando exposta ao sol fica com tom bronzeado no dia seguinte.
Obs: Os tons percebidos serão azulados, arroxeados, esverdeados, caso sejam pessoas de sub–tom frio. Amarelados, alaranjados ou avermelhados, se forem pessoas de sub-tom quente.
Temperatura das Cores na Colorimetria: 
Cores Quentes: 
Amarelo, vermelho e laranja.
Cores Frias:
Azul, verde e roxo.
 Melanina 
 A melanina  é o pigmento natural que da cor a nossa pele ,produzida pelas células chamadas melanócitos. Há dois tipos de melanina que dividem as pessoas em quentes ou frias que são, respectivamente, feumelanina e a eumelanina. 
A eumelanina predomina nas pessoas de pele fria (subtom azul e esverdeados) destaca-se por apresentar uma cor que varia de marrom ao negro. 
 A feumelanina em pessoas de pele quente possui coloração vermelha ou amarela.
A tricosiderina é rica em ferro e possui coloração avermelhada.
Falando de cores, matematicamente!
São três as cores primárias, e um tom neutro é a mistura dessas três cores; sendo assim, podemos calcular desta maneira: 
Para obtermos a cor ideal para cada tipo de pele é preciso falarmos a respeito de fototipo, ou seja, precisamos falar da característica da cor da pele de cada um. 
Um cientista de nome Fitzpatrick criou uma metodologia para uniformizar a classificação da cor da pele das diversas etnias humanas e, usando esta metodologia conseguimos obter a combinação exata da tonalidade do pigmento que deve ser usado em cada pessoa. O entendimento da metodologia de Fitzpatrick e uso correto dela evitará a alteração da cor para o roxo, azul, verde e laranja.
Abaixo orientamos um jeito fácil de alcançar a perfeição em cada fototipo. A fórmula é simples: 
INDICAÇÃO DE PIGMENTO (I.P.) = Nº DE GOTAS DO PIGMENTO BASE + Nº DE GOTAS DO PIGMENTO TONALIZADOR
EX.: FOTOTIPO 1 - I.P. = 10 GOTAS DE PIGMENTO CAMURÇA + 1 GOTA DE PIGMENTO AVELÃ.
Sobrancelhas
Lábios
Modificadores 
Olhos 
Tebori
Neutralização de uma cor fantasia 
Se tivermos uma sobrancelha que degradou para o roxo, na cor roxa temos a presença do vermelho e do azul (primários); a outra cor primária que está faltando nessa matemática é o amarelo (primário), que será a cor neutralizadora do roxo. 
O azul neutraliza o laranja e vive e versa.
Vermelho neutraliza o verde e vive e versa.
O amarelo neutraliza o roxo e vive e versa.
Especificações  
Anvisa:  registro de nº 80485730003; 
Pigmento orgânico; 
Validade: 6 meses após aberto, 9.2019 
Tabela de cores
Curiosidades sobre colorimetria 
Como identificar o cliente com melanina quente ou fria. Teste do antebraço: ao pressionar a parte interna do antebraço percebemos o sub-tom do cliente (a). 
Teste da gengiva ,mucosa labial e da conjuntiva: ao vemos estas regiões , também verificamos  o sub-tom da cliente. 
OBS: Os tons percebidos serão azulados ,arroxeados ,esverdeados, caso sejam pessoas de sub-tom frio serão amarelados, alaranjados ou avermelhados, caso sejam pessoas de sub-tom quente.
O sentido das palavras.
Orgânico -relativo ou pertencente a um ou mais órgãos, ao organismo de um ser vivo. "degeneração ou causada por agrotóxicos". Característico de, pertinente a ou derivado de organismos vivos ou neles ocorrente. 
Inorgânico-que não é composto de matéria animal ou vegetal; mineral. QUÍMICA, relativo ou pertencente à química dos minerais.
cromo=verde=Sobrancelhas 
Titanio=branco=Pele
Alumínio=transparente=lábios
Ferro=preto=Olhos
Pigmentar- ato ou efeito de dar cor.
Partimos do estudo da estrela de Oswald para compreensão sobre coresfrias, cores quentes e cores neutras, sendo assim, vamos conseguir identificar se o castanho é quente, neutro ou frio, mas na pigmentologia não é assim que se fabrica uma cor. A cor azul não entra na formação do marrom, sendo substituído pelo preto, o vermelho não é um vermelho luminoso se sim escuro e opaco e, ainda entra na formação de várias cores a adição do branco que clareia e diminui a saturação.
Entretanto, é importante entender a estrela de Oswald, pois facilitará seu bom desempenho profissional.
Dermopigmentação 
Prof.: Lucimar Jardim 
-Componentes: 
Domingas Maria Santos I 0102007
Daiana  da Silva Marinho I 0102409
Ingrid Nunes Lima I 0102263
Francis Caroline de Oliveira Bispo I 0102390
Taiane Reis I
Biografia
Arte & Responsabilidade”. Gerente de Desenvolvimento de Produtos para Micropigmentação Electric Ink. Idealizadora e anfitriã do congresso Encontro Nacional de Micropigmentadores, colunista do blog Negócio Estética e na revista Estética Ciência proprietária da escola Academia Brasileira de Micropigmentação. 
Posted on 29 de março de 2016por Eliana Giaretta em Cursos,Maquiagem Definitiva,Micropigmentação,Tagged as colorimetria,cores,livro,micropigmentação 
marketing da ABM para divulgação da
linha de produtos Electric Ink sob orientação de Giaretta & Gisbert Pigment Experts

Continue navegando