A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
17 pág.
POLITICAS EDUCACIONAIS

Pré-visualização | Página 3 de 5

a qual princípio educacional: 
Gestão escolar democrática 
Pergunta 16
“O Fundeb segue, em linhas gerais, a lógica do Fundef. Sua abrangência foi ampliada ao conjunto da educação básica, incorporando a educação de jovens e adultos, redistribuindo e abarcando novas fontes de recursos, sem alterar os percentuais obrigatórios de investimento na educação, estabelecidos constitucionalmente para os entes federados. Persiste, na lógica do Fundeb, a possibilidade de reprodução das desigualdades regionais, [...]” (WINCKLER, 2007, p. 9). 
A respeito do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), analise as sentenças a seguir: 
I - A destinação dos investimentos é feita de acordo com o número de alunos da educação básica, com base em dados do censo escolar do ano anterior. 
II – O Fundeb está em vigor desde janeiro de 2007 e se estenderá até 2020. 
É correto apenas o que se afirma em 
I e II. 
Pergunta 17
“A qualidade da formação e capacitação de professores para a educação básica é um dos elementos essenciais ao amplo e complexo processo de melhoria substancial da educação básica, objeto de metas e estratégias do PNE para o decênio iniciado em 2014”. Das 20 metas propostas pelo PNE, 4 delas abordam temas relativos à formação docente e valorização dos profissionais da educação. (GONÇALVES; CARVALHO, 2017, p.130) 
Em relação à formação docente e valorização dos profissionais da educação, questões previstas em diversas legislações nacionais, classifique as sentenças a seguir classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F): 
( f ) A LDB 9394/96 estabelece que a formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível de pós-graduação, prioritariamente em programas de especialização. 
( v ) O PNE 2014-2024 tem como uma de suas metas: assegurar a existência de planos de carreira para os(as) profissionais da educação básica e superior pública de todos os sistemas de ensino e, para o plano de carreira dos(as) profissionais da educação básica pública, tomar como referência o piso salarial nacional profissional, definido em lei federal. 
( v ) A formação continuada e a capacitação dos profissionais de magistério poderão utilizar recursos e tecnologias de educação a distância. 
Assinale a alternativa correspondente à sua análise: 
F, V, V. 
Pergunta 18
Com base nas reformas e leis educacionais anteriores à Lei de Diretrizes e Bases 9394/96, analise as seguintes sentenças:
I – A LDB 5692/71 apresenta uma tendência pedagógica tecnicista, evidenciando os conceitos de produtividade e eficiência.
II – O Manifesto dos Pioneiros é considerado o primeiro documento a exigir uma escola pública, gratuita, laica e de qualidade para todos.
III – A LDB 5692/71 amplia o ensino obrigatório de 4 para 8 anos.
Estão corretas apenas as sentenças:
 I, II e III
Pergunta 19
Azevedo (2003) em sua obra apresenta o conceito de políticas públicas e as classifica em: políticas redistributivas, políticas distributivas e políticas regulatórias. Quanto à essa classificação, analise as sentenças a seguir:
I - São exemplos de políticas públicas redistributivas os programas de bolsa-escola, bolsa-universitária e cesta básica.
II - São exemplos de políticas públicas distributivas a gratuidade de taxas para certos usuários, incentivos fiscais e podas de árvores.
III – As políticas regulatórias estão relacionadas à legislação e são responsáveis pela normatização das políticas distributivas e redistributivas.
Estão corretas as sentenças:
 I, II e III 
Pergunta 20
A lei n. 13.005/2014 institui o Plano Nacional de Educação 2014-2024. De acordo com essa lei é correto afirmar que:
II - A cada 2 (dois) anos, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) publicará estudos para aferir a evolução no cumprimento das metas estabelecidas pelo PNE.
III - Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão elaborar seus correspondentes planos de educação, ou adequar os planos já aprovados em lei, em consonância com as diretrizes, metas e estratégias previstas no PNE.
Estão corretas apenas as sentenças:
 II e III. 
Pergunta 21
“Ações afirmativas são medidas que têm por objetivo reverter a histórica situação de desigualdade e discriminação a que estão submetidos indivíduos de grupos específicos. Elas partem do reconhecimento de que alguns grupos sociais – tais como os negros, os indígenas e as mulheres – foram historicamente privados de seus direitos, resultando em uma condição de desigualdade (social, econômica, política ou cultural) acumulada que tende a se perpetuar. São ações públicas ou privadas que procuram reparar os aspectos que dificultam o acesso dessas pessoas às mais diferentes oportunidades”. (BETONI, 2014, s.p.)
São exemplos de ações afirmativas:
I – Programas que objetivam o combate às discriminações étnicas, raciais, religiosas, de gênero ou de casta, aumentando a participação de minorias no processo político, no acesso à educação, saúde, emprego, redes de proteção social e/ou no reconhecimento cultural.
III – A lei n. 12.711/2012, que garante 50% das matrículas no Ensino Superior - por curso e turno - para alunos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
É correto apenas o que se afirma em
 I e III. 
Pergunta 22
Classifique as sentenças a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F).
De acordo com o artigo 13 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n. 9394/96) os docentes incumbir-se-ão de:
(v ) Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
( f) Identificar os alunos com dificuldade de aprendizagem e encaminhá-los para aulas de recuperação escolar.
( v ) Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
( f ) Ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar parcialmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional.
Assinale a alternativa que corresponde à sua análise:
 V,F,V,F 
Pergunta 23
Segundo Secchi (2012, p. 17-18) “esta política [ ] estabelece padrões de comportamento, serviço ou produto para atores públicos e privados. [...] Pode-se citar como exemplo uma lei que obrigue os motociclistas a usar capacetes e roupa adequada”. 
O autor está se referindo a qual tipo de política pública:
política regulatória 
Pergunta 24
“A Constituição Federal brasileira organiza as bases para o financiamento da educação. Além dos recursos previstos no artigo 212, o ensino fundamental público terá como fonte adicional de financiamento a contribuição social do salário-educação, recolhida pelas empresas, na forma da lei (artigo 212, § 5º) ”. (GRACINDO, 2007, p.48).
Sobre o financiamento da educação brasileira, classifique as sentenças a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) O salário-educação é uma contribuição social destinada ao financiamento de programas, projetos e ações voltados para a educação básica pública.
( ) O salário-educação é a principal contribuição social, cobrada por meio da alíquota de 2,5% sobre a folha de pagamento das empresas.
( ) Os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) devem ser usados exclusivamente no ensino fundamental.
Assinale a alternativa correspondente à sua análise:
 V, V, F. 
Pergunta 24
Observe o esquema a seguir:
Com base no artigo 4º da Lei 9.394/96 analise as sentenças a seguir:
I – A educação básica é obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade.
II – É dever do Estado a oferta de educação infantil gratuita às crianças de até 5 (cinco) anos de idade.
III – O Estado deve garantir o atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.