Buscar

FRUTOS E SEMENTES

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Título da aula: Sementes e Frutos Duração: 1h 40min
Aula para o Ensino Fundamental (I) - 2º ano Disciplina: Ciências Naturais
1. Conteúdos
Discussão coletiva: O que é uma semente e im fruto? Qual a finalidade das sementes e dos frutos?
Identificação de vários tipos de sementes e de frutos.
2. Objetivos 
Ao término da aula o aluno deverá ser capaz de...
Reconhecer a importância das sementes e dos frutos para a reprodução das plantas ;
	Conhecer alguns tipos de frutos.
	Reconhecer as sementes como a "prole" de uma planta. 
3. Recursos 
Para o desenvolvimento da aula serão necessários diferentesde freutas e sementes e caderno de classe, lápis de escrever, borracha e lápis de cor.
4. Estratégias
a) Introdução ao tema da aula 
Duração prevista: 20 minutos.
Comece perguntando se os alunos conhecem plantas que se reproduzem por meio de sementes e plantas que não produzem frutos ou sementes. Em seguida, explique que a vegetação do planeta é dominada por dois grupos de plantas produtoras de sementes: as gimnospermas e as angiospermas. Uma diferença importante entre eles é que as gimnospermas produzem sementes nuas, como a araucária,( produtora do pinhão), enquanto as angiospermas produzem sementes dentro de frutos. A maioria das espécies com as quais lidamos no dia a dia é de angiospermas (arroz, banana, batata, cebola, feijão etc.). Entre as plantas que não produzem sementes estão os musgos, as samambaias e as avencas. 
b) Desenvolvimento da aula
Duração prevista: 30 minutos.
Após ouvir atentamente as respostas dos alunos e avaliar os conhecimentos prévios por eles apresentados, verificar se os alunos compreendem o significado de que uma planta é capaz de controlar o desenvolvimento de sua "prole", peça que os estudantes listem algumas características que, na opinião deles, poderiam variar entre frutos de uma mesma espécie. Será que os frutos produzidos por plantas de uma mesma espécie diferem no tamanho ou no número de sementes? Os alunos devem registrar suas hipóteses no caderno. 
c) Atividade (s) para os alunos
Duração prevista: 50 minutos.
Comente com os alunos que realizar experimentos é o modo como os cientistas buscam respostas às perguntas que fazem sobre o mundo. Explique que a atividade a seguir será conduzida de modo semelhante ao que os cientistas fazem em suas pesquisas. Entregue uma bacia com vagens para cada grupo. Peça para que meçam e registrem o comprimento de cada uma. Em seguida, eles devem abri-las dentro da bacia, uma a uma e com muito cuidado. O próximo passo é contar e registrar o número de sementes presentes em cada vagem, observando se todas as sementes estão plenamente desenvolvidas ou se alguma delas foi abortada (sementes abortadas são muito menores que as sementes normais). Os dados obtidos devem ser registrados em uma tabela (como a do modelo a seguir), de modo que seja possível identificar facilmente o comprimento e o número de sementes de cada um dos dez legumes de cada grupo.
	Grupo 1
	Comprimento(cm)
	Número de sementes
	Vagem 1
	Comprimento 1
	Semente 1
	Vagem 2
	Comprimento 2
	Semente 2
	(...)
	(...)
	(...)
	Vagem 10
	Comprimento 10
	Semente 10
Organize a turma de modo que cada grupo possa relatar seus resultados. Cada equipe deve apresentar sua resposta à pergunta que já tinha sido feita na 3ª etapa: "Frutos produzidos por plantas de uma mesma espécie são iguais ou podem diferir entre si?". Em seguida, chame a atenção das crianças para um fato importante: após a realização da atividade, elas podem não só responder a essa pergunta, mas podem também falar alguma coisa sobre a quantidade de variação existente. Para ressaltar esse ponto, faça uma segunda rodada de apresentação, pedindo para que cada grupo mencione os valores extremos que obteve, a saber: o maior e o menor comprimento medidos e o maior e o menor número de sementes contadas. Anote os valores no quadro, de modo que, no final, obtenha os valores extremos para toda a classe. 
5. Avaliação: 
Os alunos devem ser avaliados durante o decorrer da aula, desde a introdução por meio dos conhecimentos prévios apresentados até a realização das atividades propostas, considerando as especificidades de cada uma. 
Observar se o aluno mostra curiosidade pelo tema, interesse sobre o assunto (variação no tamanho de frutos e no número de sementes que abrigam), confrontandoas com as conclusões obtidas ao término da atividade. Se julgar apropriado, peça ainda para que eles reflitam e discutam sobre a seguinte afirmativa: o número de sementes aumenta com o tamanho das frutas. Nesse caso, solicite que os estudantes imaginem também uma afirmativa diferente: o número de sementes independe do tamanho das frutas, o que varia é o tamanho das sementes contidas nelas. Todos as frutas de mesma especie guardam dentro delas mais ou menos o mesmo número de sementes, sendo que as maiores abrigam sementes igualmente maiores, enquanto nas frutas menores as sementes são menores também.
6. Fontes/Referências
Sementes e frutos
Disponível em:http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/sementes-frutos-623185.shtml
O fruto e a semente 
Disponível em:Ciencias e Educaçõa Ambiental 14ª edição p164:170

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando