Buscar

BIOSSÍNTESE E SECREÇÃO DE MACROMOLÉCULAS (+COLÁGENO)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ENDEREÇAMENTO DE PROTEÍNAS : 
	As proteínas que serão enviadas à membrana plasmática para associarem a ela ou serem exportadas ao meio extracelular são sintetizadas por ribossomos que vão se aderir à superfície do retículo endoplasmático granuloso. São sintetizadas com peptídeos sinal em suas extremidades aminoterminal(sintetizadas primeiro) e, a partir disso, proteínas reconhecedoras de sinal SRP ligar-se-ão a esses peptídeos. A SRP irá se ligar ao GTP, freando o processo de síntese proteica. O complexo formado irá se ligar a receptor de SRP na extremidade citosólica do RER e ocorrerá a translocação do polipeptídeo, que terá seu processo de elongação terminado no lúmen do REG. A enzima peptidil peptidase cliva os peptídeos de registro da proteína recém-formada e essa dissocia-se do receptor da membrana do RER e é enviada ao complexo de golgi, onde também sofrerá modificações e será secretada pela extremidade trans dessa organela. Microfilamentos participarão do ancoramento desses polipeptídeos à membrana plasmática.
 TRANSLOCAÇÃO da proteína : o polipeptídeo que está sendo formado migra para a região lumial do RER e continua seu processo de elongação.
	PRODUÇÃO E EXPORTAÇÃO DE MACROMOLÉCULAS (-COLÁGENO-) : 
	Fatores de transcrição são proteínas(hélice-alfa-hélice, dedos e zinco ou zíper de leucina - principais exemplos) que se ligam ao DNA, em regiões próximas a promotores específicos. Isso permite que determinados genes tenham seu processo de tradução e transcrição realizados. Após um estímulo extracelular sinalizar a produção/ativação de fatores de transcrição, esses recém-produzidos irão promover o recrutamento e acoplamento de RNA Polimerase e outros formadores do complexo de iniciação nas regiões promotoras de determinados genes(fase de iniciação), que promoverão a fase de elongação do RNAm.
	Inicialmente o gene que codifica cadeias alfa será traduzido no núcleo pela RNA Polimerase. Assim, o RNAm será enviado ao citosol, onde será inicialmente transcrito pelos ribossomos livres que sintetizarão na extremidade 5'(aminoterminal) peptídeo de registro. Proteínas denominadas SRP irão ligar-se a esses peptídeos. Com auxílio de GTP, a transcrição é interrompida e o complexo polipeptídeo-ribossomo-RNAm é ancorado à membrana do RER -os receptores de SRP que se ligarão a essas proteínas são os responsáveis por esse processo-. Ocorrerá a translocação, na qual o polipeptídeo migrará para o lúmen do RER e prosseguirá a síntese(elongação). Ainda no retícuo endoplasmático, resíduos específicos de prolil e lisil serão hidroxilados (dependente de vitamina C) e serão adicionados galactosil e glicosil em resíduos de hidroxilisil. Após a transcrição se realizar, as moléculas de procolágeno(solúveis) serão formadas e seus peptídeos de registro serão alinhados. Esses complexos migrarão para ao complexo de golgi, onde serão empacotados em vesículas e secretados em vesículas pela face trans dessa organela. Microtúbulos contribuem para o ancoramento dessas vesículas à membrana plasmática. Ocorrerá o processo de endocitose, onde o procolágeno será enviado ao meio extracelular, terá seus peptídeos de registro clivados pela peptidil peptidase e tornar-se-á insolúvel. Esse processo contribui para a associação de tropocolágenos, que irão formar as fibrilas. Essas últimas estruturas irão associar-se e originar fibras e feixes musculares.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando