Buscar

ARTIGO PONTE DE MACARRAO(1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA: Construção Ponte de macarrão
Elvis Allan Machado Dantola �
Felipe de Paula Vieira 1
Gustavo Ferreira Gonçalves1
Jonatan Fernando Xavier 1
Renato Carvalho Almeida 1
Wellington Nomoto 1
RESUMO
O presente artigo a seguir descreve o trabalho em equipe de um grupo de estudantes de Engenharia Civil na Escola de Ensino Superior do IIES Itapetininga, onde esse grupo se reuniu para a construção de uma ponte de macarrão. 
Falando um pouco da história dos primórdios que trabalharam em equipe para fazer pontes para a travessia de obstáculos. 
Utilizando macarrão tipo espaguete e cola branca, os estudantes estudaram um modelo de ponte para a construção que seria esteticamente bonita e reforçada utilizando apenas 1,5 kg de macarrão e cola branca, com os cálculos e projeto da ponte pronta ela teria que aguentar aproximadamente uma carga de 5 kg de pesos.
Esse trabalho em grupo propõe uma noção aos estudantes de engenharia civil de como será a rotina deles após a conclusão do curso, adquirindo uma boa experiência em trabalhar em equipe onde cada membro do grupo é importante para a elaboração e construção da ponte.
Palavras-chave: Equipe. Experiência. Construção 
1 INTRODUÇÃO
Desde os tempos remotos, os indivíduos viram-se na necessidade de se juntarem em grupos para a sua própria sobrevivência. Assim, surgiram as primeiras preocupações com o meio de locomover desses indivíduos para locais de travessias dificultosas, como rios, riachos, vales, lagos. Com essas inquietações manifestou-se a construção das primeiras pontes que facilitariam o deslocamento da população por esses obstáculos. (PINHO, BELLEI, 2007)
A presente atividade se objetiva em despertar nos alunos a prática do trabalho em equipe, desenvolvendo o projeto com responsabilidade; compartilhando com a divisão do trabalho em grupo, no qual é baseado por meio de diálogos e opiniões de acordo com o aprendizado adquirido. Além de ter em mente o envolvimento com a sociedade e com o meio ambiente, visando o estimulo de pesquisas e a busca por economia.
A treliça pode ser descrita como conjunto de triângulos formados por peças retas e articuladas entre si. Quando adequadamente projetada, com proporções normais, uma treliça tem as seguintes características: os eixos de todos os elementos são retos e concorrentes nos nós ou juntas e a treliça propriamente dita é carregada somente nos nós.
O grupo chegou a um acordo para fazer o projeto da ponte de macarrão, porque o que mais envolve o curso estudado e também se adéqua na engenharia civil, pois serão colocados em pratica o que foi ensinado como os cálculos de leis da física e geometria. Fazer esse projeto trarão para o grupo conhecimento que agregara aos alunos nas suas carreiras no futuro.
2 MATERIAS E METODOS
Para dar inicio no desenvolvimento do trabalho foram usados os seguintes materias: Livros sobre pontes e vigas, planta do projeto da ponte em ESC: 1/1 utilizando o software da Auto CAD, macarrão espaguete n°8, cola cascorex, pincel, serrinha de cortar ferro, lixa fina e lixa grosa, régua 30 cm, lima de ferro, elásticos, gabarito para a colagem das vigas de macarrão.
Inicialmente para na construção da ponte foram dados os seguintes passos: para facilitar na montagem eram colocadas as idéias em uma planta em tamanho real, tendo no projeto ângulos, tamanhos de vigas e espessuras reais e em seguida realizou se as aderências das vigas. Após o processo de colagem as vigas foram aparadas, com uma serrinha, sendo estas cortadas em ângulos para que os encaches destas ficassem corretos e também por uma questão estética.
 Com auxílio de uma lixa as vigas eram quebradas as pontas que ficavam pela serrinha, ou mesmo para tirar as imperfeições da colagem e excessos de cola. Após as vigas estarem prontas com seus acabamentos, começaram as montagens das laterais da ponte e a parte de cima da ponte que interliga uma lateral na outra, unindo com cola branca cada viga em seu devido local designada pelo grupo, depois de entrarem em acordo os integrantes do grupo decidiram colocar reforços nas emendas das vigas para estas ter mais resistência e, conseqüentemente agüentar mais peso. 
Tendo completado esta etapa de colagens das laterais e a parte de cima da ponte, concluíram a montagem do projeto. 
2.1 Projeto Estrutural
As criações da estrutura foram baseadas na ponte criada atualmente como a ponte WARREN.
Figura 1. Projeto da ponte real. 
Figura 2. Projeto projetado pelo grupo
3 RESULTADOS E DISCUSSÃO
Após a conclusão da construção da ponte, usando do conhecimento do grupo foram feitos cálculos de pressão e compreensão, distribuindo estas forças em toda a ponte eram dadas resposta próximas ao que a ponte poderia suportar de peso. Com base dos dados, foram obtidos os seguintes resultados: as barras que sofrem compreensão necessitam de maior quantidade de fios e barras que sofrem tração necessitam quantidade de fio menor.
Comparando-se os trabalhos de outros grupos que projetaram a ponte treliçada, foram vistos que os materias usados e processo de montagem foram parecidos, mais a quantidade de vigas ou macarrões nas vigas eram diferentes.
Algumas decisões que foram tomadas no grupo eram usar alguns tipos de materias na hora da montagem da ponte, que seriam usar apenas um tipo de cola na união das vigas e macarrão, atitude que não foram vistas em nenhum dos outros grupos que usaram dois ou mais tipos de cola. Após conclusão do projeto não foram feitos testes com a ponte, mais com as comparações feitas com outros projetos acreditam-se que poderá suportar uma carga media de peso aproximadamente de 4,50 a 5,00 Kg.
Figura 3. Projeto finalizado
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Consideram que o uso de modelos reduzidos na modelagem de sistemas estruturais, para o auxilio na compreensão do comportamento das estruturas, mostra-se bastante eficiente determinando de modo qualitativo a tendência do comportamento das vigas, colunas e treliças.
Estes procedimentos possibilitam a analise do comportamento desses elementos estruturais básicos submetidos a carregamento encontrados na pratica. Esta pesquisa buscou encontrar modelos físicos presentes no dia-a-dia, capazes de transmitir os conceitos de resistências dos materias, aplicando sobre eles esforços quaisquer, e analisando suas reações. Aliando a teoria com a pratica, é possível obter um melhor resultado quanto ao entendimento da disciplina. 
PREPARATION OF A SCIENTIFIC ARTICLKE: Pasta bridge construction
ABSTRACT
The article below describes the teamwork of a group of civil engineering students at the Higher Education School of IIES Itapetininga, where this group came together to build a bridge noodle. Speaking about the history of the beginnings who worked together to make bridges for crossing obstacles.
Using macaroni type spaghetti and white glue students’ studied a model for bridge construction that would be aesthetically beautiful and enhanced by using only1.5 kg pasta and white glue, with calculations and design of the finished bridge she would have to endure about a load 5 kg weight. 
This working group proposes a notion to civil engineering students as their routine will be after the completion of the course, acquiring a good experience working as a team where each member is important to the design and construction of the bridge.
Keywords: Team. Experience. Construction
REFERÊNCIAS
PINHO, FERNANDO OTTOBONI; BELLEI, ILDONY HELIO. Pontes e viadutos em vigas mistas. Rio de Janeiro: IBS/CBCA, 2007, 138p.
HALLIDAY RESNIK. Fundamentos da física, volume I, mecânica, 8º edição. Rio de Janeiro: LTC, 2012, 349p.
 IZEQUIAS ESTEVAM DOS SANTOS. Manual de métodos e técnicas de pesquisa cientifica, 8° edição. Niterói RJ, 2011, 381p.
� Instituto Itapetiningano de Ensino Superior, Graduando do curso de engenharia civil

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais