PROVA DISCURSIVA ADM DE CONFLITOS E TECNICAS DE NEGOCIAÇÃO
9 pág.

PROVA DISCURSIVA ADM DE CONFLITOS E TECNICAS DE NEGOCIAÇÃO


DisciplinaAdministração de Conflitos e Gestão de Talentos- Lista14 materiais57 seguidores
Pré-visualização3 páginas
PROVA DISCURSIVA ADM DE CONFLITOS E TECNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Questão - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação 
 Um dos debates mais antigos e ainda presente, na atualidade, é analisar se o conflito é positivo negativo para as organizações, se ocasionará perda de tempo, dinheiro e poder, ou ganho de criatividade e maior produtividade. 
Considerando o contexto apresentado e numere duas características do conflito funcional (positivo) e disfuncional (negativo). 
Espera-se que o aluno apresente duas características para cada e feito do conflito (funcional e disfuncional), conforme Garbelini (2016, capítulo 02): 
CONFLITO FUNCIONAL E CONFLITO DISFUNCIONAL 
POSITIVOS 
 Incentivo à Inovação e à criatividade 
Identificação de soluções diferentes para os problemas antigos 
Melhor desempenho individual e do grupo. 
 Aumento da sinergia entre as pessoas 
Comunicação direta e clara, diminuindo os ruídos. 
 
NEGATIVOS 
Estresse individual e do grupo 
Clima organizacional negativo. 
Redução do desempenho individual e do grupo. 
Desgaste das relações intrapessoais. 
 Comunicação falha entre indivíduos e grupos
Questão - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação 
Conflitos de Relacionamento também conhecido como conflitos sócio emocionais são os m frequentes, ainda que apareçam muitas vezes de forma velada, pois conviver com pessoas educadas em famílias diferentes, com formações diversas não é tarefa fácil. 
Disponível em: GARBELINI, V. M. Negociação e Confeitos. Curitiba: Intersaberes, 2016 
Considerando o contexto apresentado, redija um texto dissertativo abordando como conflitos relacionamento surgem e suas consequências.
Espera-se que no breve texto construído pelos alunos sejam apresentados: 
*Como surgem os conflitos de relacionamento 
\u2022 Consequências desse tipo de conflito (são sempre disfuncionais) 
Segundo Garbelini (2016, p. 31), o conflito de relacionamento normalmente surge por incompatibilidades interpessoais, discordâncias de ideias, disputa de poder, conhecimentos discrepantes entre as partes envolvidas. O conflito de relacionamento é sempre disfuncional, não contribuindo para o desenvolvimento nem pessoal e nem organizacional. 
O conflito de relacionamento quando não trabalhado e/ou gerenciado de forma adequada, pelo gestor, gerará, entre os envolvidos, mal-estar constante, minando o ambiente de trabalho e contaminando seu entorno. 
Num ambiente de trabalho é fato as pessoas terem que trabalhar em equipe, mais muitas vezes nos deparamos com barreiras uma delas é o conflito de relacionamento, quando os colegas de trabalho não se sentem à vontade de trabalhar um com o outro por incompatibilidade interpessoais, disputa de poder, por conta de divergência de idéias, disputa de cargos, rusgas, falta de empatia, regras e regimentos que não estejam claros, o conflito de relacionamento é sempre disfuncional não contribui nem para o desenvolvimento pessoal e nem organizacional.
O funcionário por algum desses motivos acaba produzindo menos, com deficiência, o clima do ambiente de trabalho fica pesado, ruim, gera mal-estar minando o ambiente de trabalho e contaminando o seu interior. A empresa por conta desse conflito pode perder um grande funcionário, que num ato extremo, pode pedir demissão para procurar um ambiente de trabalho melhor, onde se sinta mais à vontade para trabalhar. 
 
Questão - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação 
Foi visto nas aulas sobre Gestão de Atenção e a administração dos conflitos que quando falamos da gestão da atenção no nível organizacional, não é um trabalho trivial e nem rápido Porém, se bem executado poderá gerenciar os diferentes meandros e desafios e ter um efeito positivo sobre a produtividade, capacidade criativa e empreendedora e até mesmo na competitividade e principalmente ISSO ocorrera se a organização for capaz de gerir os conflitos de maneira adequada. 
Face ao colocado acima, pergunta-se: 
Quais os fatores que podem prejudicar a tomada de decisão e propiciar a geração de conflitos? 
\u2022 Excesso de informações; 
\u2022 Tempo reduzido de análise; 
\u2022 Informações equivocadas ou incompletas; 
 Objetivos equivocados ou não claros; 
\u2022 Interesses pessoais; 
Crenças e valores; 
Modelos mentais, 
\u2022 Problemas de comunicação; 
\u2022 Pressão, 
\u2022 Stress. 
Trabalhando nessas frentes, poderemos ter um acréscimo significativo na efetividade organizacional e na redução da possibilidade de conflitos.
Questão - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação 
Para Moore (1998), a Arbitragem é um termo genérico para um processo voluntário em que as pessoas em conflito solicitam a ajuda de uma terceira parte imparcial e neutra para tomar uma decisão por elas com relação a questões contestadas. A câmara de Arbitragem, Mediação e Conciliação Brasileira (Cameb), destaca as principais vantagens de um processo como este em comparação com aquele que ocorre no Poder Judiciário. 
Enumere 2 (duas) vantagens e contribuições que o processo de Arbitragem fornece sociedade? 
O processo de Arbitragem tem como contribuição sociedade as seguintes vantagens 
\u2022 Informalidade, flexibilidade e celeridade. 
\u2022 Vontade das partes. 
Rapidez - prazo máximo geralmente de seis meses. 
\u2022 Contabilidade - os árbitros envolvidos no litigio ser escolhidos livremente pelas partes 
Sigilo \u2014 não figura na arbitragem o princípio da publicidade, como ocorre no judiciário.
Questão - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação
Para darmos uma tratativa satisfatória ao conflito, precisamos entender a cultura de uma organização e o tipo de ambiente que se estabelece por meio dessa cultura organizacional. Estudou-se um autor que se chama Charles Perrow, que em seus estudos sociológicos sobre o ambiente organizacional, caracterizou esse ambiente em 5 tipos (ambiente diretivo, ambiente de espírito de equipe, ambiente protetor, ambiente neutro, ambiente político) ao qual chamamos de tipos de ambiente organizacionais.
Solicitamos a você pelo menos duas das características de um desses ambientes.
Ambiente Diretivo: Usam-se frequentemente a autoridade e a hierarquia como meio de solucionar conflitos entre pessoas ou departamentos. 
Geralmente os desacordos não são inteiramente resolvidos e refluem mais tarde. 
Ambiente Espírito de Equipe :Os conflitos são enfrentados aberta e sinceramente, examinandos e suas causas e tratando de solucioná-los razoavelmente, de maneira que não voltem a aparecer. 
Ambiente protetor: As pessoas tomam cuidado em não deixar aflorar seus conflitos e irritações pessoais, procurando sempre conservar a amizade e a harmonia, mesmo que isso exija ceder nos seus pontos de vista. 
Ambiente Neutro: Quase não existem desacordos entre as pessoas, porque estas evitam entrar em polêmica ou tratar de assuntos que poderiam gerar controvérsias e dificuldades pessoais. 
Ambiente Político: Discutem-se os problemas de tal maneira que a maior parte das pessoas acabe aceitando as soluções, de maneira como foram apresentados. Quando as pessoas envolvidas se mantêm firmes em seus pontos de vista, o tratamento do problema sofre um esfriamento, adiando-se sua solução para voltar mais tarde ao problema.
Questão - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação
Christopher Moore especialista em mediação de Conflitos nos diz que não existe uma classificação global para o conflito. Entretanto existem várias formas dele se apresentar, e essas podem ser classificadas quanto ao sujeito, quanto ao objeto, quanto ao interesse, quanto a natureza, quanto aos efeitos ou resultados.
Na classificação quanto ao sujeito temos 3 formas do conflito se apresentar, quanto ao objeto são 11 classificações estabelecidas.
Nomeia e explique sobre: (1) uma das formas que se apresentam os conflitos no sujeito e (2) uma das formas de conflitos que estejam relacionados ao objeto.
Conflito Intrapessoal. São os choques internos do indivíduo com seus conceitos, normas, princípios,
Renata
Renata fez um comentário
otimo
2 aprovações
Renata
Renata fez um comentário
ajudou muito
2 aprovações
Bruna
Bruna fez um comentário
CON FLITO FUN CI ON A L E CONFLITO DISFUNCION A L POSITIVOS Ince nti v o à Inov ação e à cri ati vi dade Identif i cação de sol uçõe s di fe rente s para os proble mas anti gos Me l hor de se mpe nho individ ual e do grup o. Au mento da si ne rgi a en tre as pe ss oas Comuni cação di re ta e clara, diminuindo os ruídos... Veja mais
3 aprovações
Bruna
Bruna fez um comentário
Que stão - Admini stração de Confl i tos e as Té cni cas de Ne goci ação
3 aprovações
Bruna
Bruna fez um comentário
PROVA DISCURSIVA ADM DE CONF LITOS E TECNI CAS DE NEGO CIA ÇÃO
3 aprovações
Carregar mais