Buscar

PROVA A1 INFORMÁTICA APLIC

Prévia do material em texto

PROVA A1 INFORMÁTICA APLIC. Á EDUCAÇÃO
Muitas vezes a Televisão é denunciada como vilã no processo educacional. Algumas escolas a utilizam apenas recurso para vídeos/filmes; sua programação parece que foi "ou deve ser" banida das reflexões escolares. Porém, como um meio de comunicação, a TV deve ser resgatada pela escola, fundamentalmente porque:
	Nem todas as escolas terão condições, nas próximas décadas, de possuir computador; a TV assim, já será algum avanço.
	É mais seguro ao professor ter a TV como instrumento de ensino, já que o computador sempre trará o risco de tomar seu lugar.
	A linguagem da televisão é simples, não havendo necessidade de planejamento para a sua utilização.
	Como nem todos os professores são capacitados para utilização de informática, é mais viável a utilização da TV nas escolas.
 Certo	A educação escolar precisa aprender e incorporar novas linguagens, desvendar os seus códigos, dominar as possibilidades de expressão e possível manipulação... (Moran, Masetto, Behrens).
De acordo com o Dicionário Houaiss: Tecnologia é teoria geral e/ou estudo sistemático sobre técnicas, processos, métodos, meios e instrumentos de um ou mais ofícios ou domínios da atividade humana (p.ex., indústria, ciência etc.)... Esta definição, aparentemente simples, tem muito a contribuir com nossa reflexão acerca de Tecnologia Educacional. Afinal, ela impede que nossa visão sobre este conceito seja limitado a:
 Certo	Utilização da Informática nas escolas, particularmente no que concerne aos Laboratórios de Informática.
	Comparar alunos da instituição pública e privada, desvalorizando o potencial cognitivo dos primeiros, em detrimento aos segundos.
	Valorização da utilização de ferramentas como TV na escola, completamente ultrapassada e sem valor pedagógico.
	Pensar que as escolas públicas não têm condições de oferecer uma infraestrutura na área de informática a seus alunos.
	Pensar que só a escola pública tem condições de oferecer as multimídias.
Em uma escola de periferia urbana, as condições de infraestrutura são lastimáveis. A professora de Ciências, por exemplo, não tem Laboratório (nem microscópio eletrônico) a fim de mostrar ás crianças as reações químicas que aprendem nas aulas teóricas. Porém, com muita criatividade, leva para sala de aula experimentos simples (utilizando repolho, sabonete e limão, por exemplo), mas que contribuem efetivamente para o aprendizado de suas crianças. Neste caso, seria errôneo afirmar que tal docente não está utilizando recurso tecnológico porque:
	Não é culpa da professora se a escola não oferece condições de trabalho.
	É provável que esta professora tenha buscado informações na internet; assim, a pesquisa utilizou recursos tecnológicos.
 Certo	"É a engenhosidade humana que dá origem às mais diferenciadas tecnologias..." (Kenski).
	É provável que esta professora utiliza projeção de filme sem planejamento.
	Se ao menos uma criança levou máquina fotográfica e filmou tal experiência, então houve recurso tecnológico.
As tecnologias são tão antigas quanto a espécie humana. Na verdade, foi a engenhosidade humana, em todos os tempos, que deu origem às mais diferenciadas tecnologias. O uso do raciocínio tem garantido ao homem um processo crescente de inovações. Os conhecimentos daí derivados, quando colocados em prática, dão origem a diferentes equipamentos, instrumentos, recursos, produtos, processos, ferramentas, enfim, as tecnologias.
Com base no nosso estudo e no fragmento do texto acima podemos afirmar:
	Que na tecnologia somente a criação (criatividade) é fundamental, descartando a "arte" ou o "ofício", assim como o conhecimento.
	Que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) não exploram a criatividade.
	Que na prática as tecnologias não envolvem a "arte" ou o "ofício", apenas a criatividade.
 Certo	Que a base da tecnologia deve ser a "arte" ou "ofício"; o "saber fazer", que envolve, além da "técnica" (fazer), o conhecimento (saber fazer) e a criatividade.
	Que a base da tecnologia deve ser apenas a criatividade e o conhecimento.
No construcionismo, o computador é visto como ferramenta pedagógica. Tal abordagem fundamenta-se nos princípios construtivistas impressos por:
	Emília Ferreiro
	Skinner
	Jean Piaget
 Certo	Seymour Papert
	Paulo Freire
"A mudança é hoje uma questão de sobrevivência, e a contestação não virá de "autoridades", e sim do crescente e insustentável "saco cheio" dos alunos, que diariamente comparam os excelentes filmes e reportagens científicos que surgem na televisão e nos jornais, com as mofadas apostilas e repetitivas lições da escola." (Dowbor)
Dentre as "mudanças" necessárias ao processo apresentado por Dowbor, acima, podemos destacar:
I - A mudança de paradigmas da educação, ultrapassando aquela apenas centrado no ensino, propondo outra centrada na aprendizagem. 
II - Identificar a "Sociedade em Rede" como aquela que terá a interatividade como características, em ambientes virtuais e fora dele.
III - Perceber o hipertexto, conceito novo trazido pela linguagem virtual, como a única condição necessária à aprendizagem no contexto das novas tecnologias.
Assinale a opção correta:
	Todas são verdaderias.
 Certo	Somente III é falsa
	Todas são falsas.
	Somente I é verdadeira.
	II e III são verdadeiras

Continue navegando