Buscar

codigo de Hamurabi 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desenvolvimento 
Código de Hamurabi, representa o conjunto de leis escritas, sendo um dos exemplos mais bem preservados da Mesopotâmia. Acredita-se que foi escrito pelo rei Hamurábi, aproximadamente em 1772 a.C. Foi encontrado por uma expedição francesa em 1901 na região da antiga Mesopotâmia, correspondente à cidade de Susa, no sudoeste do Irã.
As 281 leis foram talhadas numa rocha de diorito de cor escura. Escrita em caracteres cuneiformes, as leis dispõem sobre regras e punições para eventos da vida cotidiana. Tinha como objetivo principal unificar o reino através de um código de leis comuns, para isso, Hamurabi mandou espalhar cópias deste código em várias regiões do reino.
É reconhecidamente importante por ser o primeiro código escrito, através dos estudo de seus princípios, pode se compreender o processo de justiça e aplicação das leis nas civilizações antigas. O código funcionava da seguinte forma : para cada ato fora da lei, haveria uma punição, que acreditavam ser proporcional ao crime cometido, apena de morte é a punição mais comum nas leis do código. Não havia a possibilidade de desculpas ou de desconhecimento das leis, a justiça era feita única e exclusivamente para o lado mais forte, não havia oportunidade do contraditório, e tudo era resolvido da maneira em que o comissivo achava ser a mais correta possível.
Atos comparados com nossa atual constituição não se aplica aos crimes sejam eles de qualquer natureza, inclusive os de homicídios, nosso objeto de comparação, e as sanções que os infratores sofrem nos dias atuais, pois, o direito contemporâneo baseia-se no princípio em que todos possuem direito ao contraditório e ampla defesa independentemente da infração cometida. 
A justiça moderna garante a fonte de acusação e defesa baseada apenas pela lei. A justiça contemporânea contempla as leis como única forma de proclamarmos a justiça soberana sob quaisquer prismas religiosos ou sob qualquer julgamento pessoal e infundado. Justificados e garantidos os princípios, livres de preconceitos ou discriminações
 É importante ressaltar que o código de Hamurabi é de suma importância para o direito atual, pois, constitui a primeira legislação para o direito como fonte de justiça, valendo que as leis partem de uma evolução histórica é de extrema importância estas mudanças decorrem pelos interesses de uma sociedade.
Apesar da evolução das leis diante dos interesses de uma sociedade, o início do direito constituiu neste período, a evolução do direito, na adequação de penas, sanções, critérios baseados nos princípios e garantindo ao ser humano seus direitos e seus deveres e principalmente, garantindo ampla defesa inclusive, em determinados casos julgados por Júri popular.
O artigo 127 do código de Hamurabi:
Se alguém difama uma mulher consagrada ou a mulher de um homem livre e não pode provar se deverá arrastar esse homem perante o juiz e tosquiar-lhe a fronte.
E o artigo 139 do Código Penal:
Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo a sua reputação:
Pena- detenção, de três meses a um ano,e multa.
Tratando-se de difamação o Código de Hamurabi deixa claro sua constituição extrema, se um homem difama uma mulher e não tem um motivo relevante para fazê-lo, deve sofrer um raspagem em sua fronte, sua testa; já de acordo com o Código Penal, se caso ocorrer a mesma situação há pena de reclusão acompanhada de multa.
Art.197- Se ele quebrar o osso a um outro, se lhe deverá quebrar o osso.
    Esta é a Lei do Talião(olho por olho, dente por dente) se algo fizerem a ti, o mesmo será feito ao ofensor. No Brasil o sistema penal é de detenção e no caso de lesão corporal. se for por natureza grave. de acordo com o artigo 129 do código penal a pena pode variar de 1 a 5 anos de reclusão..
.
CONCLUSÃO
Conclui-se com base em todas as observações descritas nas leis de Hamurabi , que ocorreram inúmeras mudanças na legislação. Delitos que antes eram considerados graves e que acarretavam penas ligadas ao sofrimento físico e a morte, atualmente resultam em detenções de prazos médios ou pequenos .
Pode-se notar que com o passar do tempo a justiça foi amenizando a punição dos infratores, o que torna a lei injusta. A única semelhança encontra-se no fato de continuar a se considerar o nível social para aplicar as punições.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://www.robertoparentoni.jusbrasil.com.br/artigos/121939817/-ocodigo-dehamurabi> Acesso em: 18 de mar de 2016
http;//www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L307impresão.htm
”.

Continue navegando