Buscar

Respostas de Sociologia Juridica

Prévia do material em texto

1. Assinale o nome dos três estudiosos considerados os pioneiros da Sociologia:
c) Auguste Conte, Émile Durkheim e Max Weber;
2. As três principais características do Fato Social, sob a análise de Émile Durkheim, são:
b) generalidade, exterioridade e coercitividade;
3. Podemos entender que toda ciência é composta por um conjunto de proposições e enunciados, correlacionados hierarquicamente de modo ascendente ou descendente, partindo dos fatos particulares para os gerais ou vice-versa, tais como:
a) objetivo ou finalidade, função e objeto;
4. Em que contexto histórico surgiu a Sociologia como ciência?
e) O surgimento da Sociologia coincide com dois grandes acontecimentos históricos: a desagregação da sociedade feudal com a consolidação da sociedade capitalista.
5. Os fundamentos do positivismo e pós-positivismo ou neopositivismo são respectivamente:
d) teológico ou fictício, metafísico ou abstrato, científico ou positivo | evolução da filosofia positivista e uma crítica ou dissidência de alguns pensadores aos preceitos positivistas;
6. A grande questão é: será possível atingir a verdade em uma sociedade globalizada, dominada por uma grande quantidade de informações, muitas das quais servem aos interesses do sistema capitalista?
a) o conceito tradicional de verdade, do ponto de vista do senso comum e da filosofia, contraria o objetivo da filosofia, uma busca pelo que está oculto por trás das aparências, tornando a concepção filosófica da verdade circunstante e mutante, relativa e provisória;
7. Um dos problemas encontrados com mais frequência na Petição Inicial, que é a peça
 processual que instaura o processo jurídico, é a falta de coesão e coerência. Portanto, é comum encontrarmos discursos ou textos que iniciam com um tema e terminam com outro, mostrando falta de unidade e de coerência por parte de alguns operadores do direito. Além da falta de coerência, há falta de coesão, o que torna, muitas vezes, os períodos ininteligíveis. Sendo assim, disserte, resumidamente, o que entendeu sobre um dos seguintes temas:
“Concepção de Verdade”
Somente existe a Verdade Real, pois não há como se obter a verdade absoluta, visto que a humanidade tem diferentes formas de enxergar e analisar os fatos.
Direito e Justiça
O Direito foi criado com a intenção de promover o bem comum, estabelecendo regras para a vida em sociedade.
Justiça significa respeito à igualdade de todos os cidadãos, e é um termo que vem do latim. É o principio básico de um que tem o objetivo de manter a ordem social através da preservação dos direitos em sua forma legal.
Positivismo e Pós Positivismo
Para o positivismo o direito é a lei escrita, e pronto! A lei válida é a lei que se formou pelo procedimento correto, não há qualquer vinculação à justiça, moral e filosofia. O positivismo jurídico apoiou-se no positivismo filosófico, onde a ciência é a única verdade, e o conhecimento deveria se basear em experiências e observações.
Para o positivismo o jusnaturalismo era algo sem embasamento, “acientífico”, metafísico. Para os positivistas o ordenamento jurídico era completo, não havia lacunas que não pudessem ser preenchidas pelo próprio ordenamento.
O positivismo nos deu grande contribuição, como a estabilidade do Direito, a supremacia da lei, sendo esta uma ordem una e que emana do Estado. No entanto, o fato de deixar a ética distanciada da lei permitiu a ascensão de movimentos como o nazismo e o fascismo.
O pós-positivismo, pode ser considerado o marco filosófico do constitucionalismo moderno, surgido após a Segunda Guerra, de sobremodo com uma reação do direito às atrocidades perpetradas pelo nazismo, autorizadas pelo direito então vigente, à época dissociado da moral e da ética, tem como marco principal a Lei Fundamental de Bonn (Constituição Alemã de 1949) – com posterior instalação do Tribunal Constitucional Federal Alemão (1951) - a Constituição Italiana de 1947 – e a instalação da Corte Constitucional italiana em 1956.
O pós-positivismo entende o jusnaturalismo e o positivismo como complementares e não como opostos. Recebe as contribuições de cada um: a estabilidade do direito positivista e a base ética e moral jusnaturalista. Com o pós-positivismo ascende este novo constitucionalismo (neoconstitucionalismo), onde a Constituição alberga diversos temas que estavam no direito infraconstitucional, e passa a se tornar o centro do ordenamento jurídico, os princípios assumem um caráter normativo em igualdade com as regras, e os direitos fundamentais e princípios constitucionais irradiam-se condicionando a aplicação de todo o ordenamento.
8. Costuma-se dizer que o Direito Objetivo é a norma de agir e o direito subjetivo é a faculdade de agir, cujas expressões jurídicas em latim correspondentes são:
c) facultas agendi; norma agendi;
9. Contra legem é:
d) o costume que se opõe à lei;
10. Modernamente a palavra jurisprudência designa:
b) o conjunto de decisões anteriores proferidas por juízes ou tribunais sobre casos idênticos.
11. Já ficou assentado que a lei é:
a) essencialmente, objeto de estudo da Ciência do Direito.
12. Os efeitos negativos da norma ou lei são:
a) i. quando for ineficaz; ii. quando houver omissão da autoridade em aplicá-la; iii. Quando inexistir estrutura adequada à aplicação da lei.
13. O Poder Legislativo em nosso País divide-se em três esferas, quais sejam:
d) Federal, Estadual e Municipal.
14. O Poder Judiciário em nosso País divide-se em duas esferas, que são:
b) Federal e Estadual.
15. O Poder Judiciário Federal, por sua vez, subdivide-se em quatro áreas específicas, a saber:
d) Justiça Eleitoral, Justiça Trabalhista, Justiça Militar e Justiça Federal.
16. O que é a Antropologia Sociológica? (PLT: Capítulo 17, p. 253)
É uma ciência social (tal qual a sociologia e a psicologia) que estuda as características culturais dos povos (“cultura” é tida aqui como a manifestação dos hábitos, rotinas ou costumes de um povo) e a evolução de seus costumes, crenças, religiões, relacionamento familiar, manifestações artísticas, etc. O que acaba englobando áreas como a linguística, a própria arqueologia e a etnologia.
17. O que é Evolucionismo?
 É uma doutrina que admite a evolução orgânica das espécies.
18. Em que consiste o Relativismo Cultural?
O relativismo cultural é a visão de que todas as crenças, costumes e ética são relativas ao indivíduo dentro do seu próprio contexto social. Em outras palavras, "certo" e "errado" dependem de cada cultura; o que é considerado moral em uma sociedade pode ser considerado imoral em outra, e, uma vez que não existe um padrão universal de moralidade, ninguém tem o direito de julgar os costumes de uma outra sociedade.
19. Quais são as três conceituações de Anomia?
l) desorganização pessoal do tipo que resulta em um indivíduo desorientado ou fora da lei, com reduzida vinculação à rigidez da estrutura social ou à natureza de suas normas;
2) conflito de normas, o que resulta em situações sociais que acarretam para o indivíduo dificuldades em seus esforços para se conformar às exigências contraditórias;
 3) ausência de norma, ou seja, situação social que, em seus casos limítrofes, não contém normas; é, em conseqüência, o contrário de sociedade, como anarquia é o contrário de governo.
20. O homem é o único animal que produz cultura? Comente
Sim, o homem é o único animal capaz de produzir cultura; pois conseguimos utilizar mecanismos de regulamentação de normas e técnicas para ajustar-se ao ambiente em q vivemos.usando a cultura como uma mediação entre o poder e a ação de nossos costumes.

Continue navegando