Buscar

T1 ANTROPOLOGIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ALUNO (A) AUTOR (A) DA ATIVIDADE: MARIA HELLENA DE LIMA BARBOSA.
PROFESSOR (A) TUTOR (A): CAMILA FRESSATTI FURLANETTO
CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA
EDUCAÇÃO
OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE A SOCIEDADE E O MEIO AMBIENTE
	
ABRIL/2019
INTRODUÇÃO
A sobrevivência humana sempre esteve ligada ao meio natural. Mas com o padrão desenvolvimentista de acumulação e concentração de capital, verifica-se uma apropriação da natureza de forma inadequada, onde se retira dela muito além do necessário ao sustento humano em nome do capitalismo que só visa o lucro, provocando desequilíbrio na relação do homem com o meio natural, onde o processo de degradação tem aumentado cada vez mais, comprometendo a qualidade de vida da sociedade. 
O HOMEM E O MEIO AMBIENTE
O ser humano é o grande causador dos impactos ambientais, pois, muitos buscam um conforto e uma melhor qualidade de vida, fazendo com que a natureza seja prejudicada. São diversos fatores que contribui para a destruição da natureza, como o uso desenfreado de automóveis, o descarte das embalagens e restos de produtos de modo inapropriado, o desperdício de recursos naturais como a água que é renovável e que recentemente esteve em escassez e também o desflorestamento para a construção de moradias, colocando espécies de animais em extinção.
Se todas as pessoas tomassem a consciência de que simples ações podem salvar a natureza como não jogar lixos nas ruas e em rios, usar água somente o suficiente, reaproveitar materiais que já foram usados, para confeccionar objetos que podem servir de decoração, esses procedimentos ajudaria e muito a diminuir esses problemas.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Na educação infantil de acordo com Dias (2004) a apresentação de temas ambientais deve dar ênfase em uma perspectiva geral, sendo bastante importante que atividades sejam desenvolvidas com os educando, de forma a estimulá-los, tendo em vista que nesta fase as crianças são bastante curiosas e é comum uma maior integração e participação das mesmas, onde a aprendizagem neste sentido deve ser contínua. A partir disso, é importante que sejam apresentados temas pertinentes que levam a uma conscientização, de maneira que esta criança dissemine tal conhecimento, pois é comum uma criança ao adquirir um novo conhecimento repassar principalmente para seus familiares.
 “Educar é conduzir a criança para o estado adulto levando em conta que ela ser á adulta amanhã em um mundo novo e não no mundo de ontem ou de hoje!”
ESGOTO A CÉU ABERTO
(RELATOS DA POPULAÇÃO)
O número de doenças relacionadas à falta de saneamento básico adequado é crescente, desde bairros periféricos, à condomínios. A contaminação pode acontecer por diversos fatores, mas o mais comum é pelo  contato com esgoto a céu aberto, água poluída, com urina, fezes humanas ou de animais, por bactérias ou vírus. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 1,5 milhão de crianças menores de 5 anos acabam morrendo por causa da doença relacionadas à falta de esgotamento sanitário.		A população da Rua José Farias da Costa, situada no município de Mar Vermelho vem sofrendo com o esgoto a céu aberto, causado em sua maioria, por construções mal projetadas. Mato, canos quebrados e esgotos saindo da tubulação das casas e até um lago completamente poluído, são alguns dos problemas enfrentados por lá.
 
 Uma moradora relata que vive com dois filhos pequenos em uma casa nos arredores do problema, diz não lembrar da situação de outra forma, sempre existiu esgoto." Desde pequena que convivo com isso. Agora são meus filhos que são obrigados a conviver.		
	Para evitar problemas com o esgoto e não contrair essas doenças, todo o esgoto deve ser mandado por canalizações fechadas até a coletora da rede pública. Depois disso, ele vai para estações de tratamento, para passar pelos devidos procedimentos, assim sendo descartado de forma adequada, sendo necessário também a instalação de Políticas Públicas relacionadas ao meio ambiente
POLÍTICAS PÚBLICAS NO MEIO AMBIENTE
As questões ambientais, antes ignoradas nos planos de desenvolvimento das nações, passaram a ser olhadas com mais cuidado pelos governantes a partir da década de 1970, e foram especialmente impulsionadas pelos eventos internacionais informados a seguir.
O Clube de Roma – 1972;
A Conferência sobre Meio Ambiente em Estocolmo – 1972;
A Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (CMMAD) da ONU – 1983/1987;
A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD) – 1992;
Ao se falar de políticas públicas, deve-se ter em vista que, por se tratarem de intervenções do Estado, em conjunto ou não com a sociedade civil (ONG, grupos empresariais, comunidades, entidades internacionais e etc.), estas devem, necessariamente, contemplar um determinado fim ou uma área específica da realidade cotidiana. As políticas públicas ambientais assumiram papel primordial de proteger o meio ambiente, integrando sua proteção aos demais objetivos da vida em sociedade, como forma, inclusive, de proporcionar qualidade de vida.						A política nacional do meio ambiente tem por objetivo a harmonização do meio ambiente com o desenvolvimento socioeconômico (desenvolvimento sustentável). Essa harmonização consiste na conciliação da proteção ao meio ambiente, de um lado, e a garantia de desenvolvimento socioeconômico, de outro, visando assegurar condições necessárias ao progresso industrial, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana (Art. 2º da Lei n. 6.938/81). (SIRVINSKAS, 2008, p. 130)
OBSERVAÇÃO:
- No dia 5 de junho se comemora o “Dia Mundial do Meio Ambiente ”, que foi criado pela 
Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas - ONU, de 1972, para marcar a 
abertura da 1a Conferência Mundial de Meio Ambiente, em Estocolmo, na Suécia. 
- O dia 14 de agosto é o “Dia do Combate à Poluição”. 
 
CONCLUSÃO
	Devemos ter consciência que a natureza nos ensina, e que tudo o que necessitamos está disponível, restando apenas a nós a sabedoria de encontrar as formas equilibradas para prover as nossas necessidades sem provocar o esgotamento da fonte, pois são suficientes para a solução das necessidades não só da espécie humana, mas também de todos os seres vivos.
REFERÊNCIAS:
https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/geografia/a-sociedade-meio-ambiente.htm
https://arapiraca.7segundos.com.br/noticias/2018/03/27/107433/populacao-de-mar-vermelho-sofre-com-esgoto-a-ceu-aberto.html
https://projetoredacao.com.br/temas-de-redacao/consumo-consciente-como-minimizar-o-impacto-do-nosso-consumo-no-planeta/o-homem-e-o-meio-ambiente/6297
https://periodicos.unifap.br/index.php/planeta/article/viewFile/57/v1n1Gleidson.pdf

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando