Buscar

educação inclusiva fael


Continue navegando


Prévia do material em texto

A legislação atual, bem como a literatura vem destacando que é fundamental propor uma escola inclusiva que esteja aberta à diversidade dos alunos, com disposição e competência, de modo a articular uma comunidade participativa. Segundo Carvalho (2007, p. 34-35): “uma escola inclusiva não prepara para a vida ela é a própria vida que flui devendo possibilitar, do ponto de vista político, ético e estético, o desenvolvimento da sensibilidade e da capacidade crítica e construtiva dos alunos-cidadãos que nela estão, em qualquer das etapas do fluxo escolar ou das modalidades de atendimento educacional oferecidas. Para tanto, precisa ser prazerosa, adaptando-se às necessidades de cada aluno, promovendo a integração dos aprendizes entre si, com a cultura e demais objetos do conhecimento, oferecendo ensino-aprendizagem de boa qualidade para todos, com todos e para toda a vida”. Com base na citação de Carvalho, produza um texto, entre 10 e 15 linhas, destacando a importância da escola enquanto espaço de inclusão e como seu currículo deve ser organizado a fim de garantir a construção social. 
 
 
Questão A
Toda instituições e obrigada por lei, ter estrutura necessária para receber alunos com todo tipo de deficiência. É preciso capacitar funcionários, e adaptar toda estrutura física da escola para receber esse aluno. Requer investimentos desde pisos estacionamentos, rampas, corrimão, salas banheiros adaptados espaço físicos e moveis. Sem essa estrutura e impossível fazer com que essa lei saia do papel. Esse currículo deve ser expansivo se adequando a necessidade do aluno
Os professores devem ter formação continuada sempre para estar preparados para lidar com esse aluno que aprendem de forma diferente e necessitam demais tempo e dedicação. Entender qual a limitação desse aluno e assim planejar suas aulas de uma forma diferenciada para melhor aprendizado. Dependendo da deficiência do aluno, por exemplo, se for deficiente auditivo deve ser acionar um interprete de línguas libras. Deficientes visuais devem ter acesso a material didático ampliado, computadores com programas em braile. Uma educação inclusiva de qualidade evita que as diferenças se transformem em desigualdade, desta forma toda a comunidade pais e alunos aprendem juntos, independente da situação de cada um. Este seria o currículo perfeito. Todo aluno deficiente ou não deve ter seus direitos respeitado e tratado com carinho e dedicação.
mesmo com o desenvolvimento histórico da educação especial no Brasil, com as informações veiculadas pela mídia e com o crescimento da tecnologia e das ciências da saúde, que possibilitam uma melhor qualidade de vida para o ser humano, ainda há um número significativo de pessoas que não tem informação necessária sobre as implicações da deficiência. O acesso à “escola de todos”, revela o avanço educacional que o país promove aos que não tiveram ingresso em idade própria, e busca em suas diretrizes educacionais o atendimento especializado na escola de ensino regular. Em 1961, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei n. 4.024/61 sugeriu, em seu Artigo 88, que “dentro do possível” devese inserir o aluno com deficiência no sistema geral de educação. Com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, percebe-se uma evolução qualitativa para o ensino especial, ao preconizar em seu Artigo 24 a garantia da terminalidade educacional para esta modalidade. “Cabe a cada instituição de ensino expedir históricos escolares, declaração de conclusão de séries e diplomas ou certificados de conclusão de cursos, com as especificações cabíveis.” Essas garantias vislumbram legalmente a inserção da pessoa com deficiência no sistema público de ensino, no entanto, ainda observase que existem lacunas na legislação quanto ao acesso e permanência desse aluno. Com base no texto acima, elabore um texto reflexivo, entre 10 a 15 linhas, sobre como a escola deve organizar seu currículo e seus programas escolares, a fim de garantir o acesso à educação para esses alunos com deficiência.
Questão B
A educação inclusiva abriu portas para pessoas com deficiência, a escola deve estar aberta para integrar esse aluno na sociedade rompendo barreiras até mesmo dentro da própria escola. Infelizmente muitas escolas excluir seus alunos invés de incluir de fato. Muitos pais não tem apoio necessário para se sentirem seguros deixando seus filhos nas escolas. Muitos professores não se sentem preparados para lidar com aluno com deficiência. A instituição deve abraçar esses alunos de forma humanizada fazendo a diferença interagindo com projetos e juntamente com o corpo docente criando condições para que esse aluno se desenvolva dentro de seus limites. A escola precisa do suporte para os profissionais da educação a trabalhar, Para isso, deverá buscar novos conhecimentos e melhorar sua formação, aprendendo novas formas de pensar e agir para atender as demandadas exigidas em sua atuação profissional. existe uma necessidade de modificação nesta nova situação e olhar a deficiência de uma forma de trabalhar uma nova metodologia de ensino e não seguir o currículo único. A conscientização de todos se faz necessário um esforço de ambas as partes para que a escola de fato faça diferença na vida escolar deste aluno. Os recursos tecnológicos hoje existentes permitem que os professores já consigam um resultado diferente, salas de recursos multifuncionais favorecem e contribuem para o crescimento e a construção do conhecimento. A sociedade as politicas publicas as famílias os profissionais envolvidos juntos podem mudar toda essa educação e torna-lá acessível e de fato inclusiva