Buscar

O Mundo Invisível do Wi-Fi

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O mundo invisível do Wi-Fi
	Wi-Fi: a rede sem fios que chegou para mudar a vida das pessoas
Daniela Tarastchuck Ribeiro RU 1320211
Talina da Silva Paes RU 1267800
Thayna Irani da Silva de Godoy RU 1267800
PAP Carlos Gomes – Curitiba PR
“Qual é senha do Wi-Fi?” Esta é a pergunta repetida sempre que chegamos a um novo ambiente, seja particular, como a casa de um amigo, ou público, como um restaurante ou escola. As redes de conexão sem fio fazem parte de nosso dia a dia e, como tantas outras tecnologias, inseriram-se na nossa sociedade, mudando o estilo de vida das pessoas sem que elas se deem conta do impacto causado pela novidade. 
Símbolo que indica uma área onde a rede sem fio é disponibilizada sem custo para o usuário.
Embora comumente utilizado para designar redes sem fio em geral, o termo Wi-Fi é uma marca registrada pela Wi-Fi Alliance, que foi o grupo responsável pela criação de redes locais sem fio no padrão IEEE 802.11 para o mercado mundial em 1997. O nome Wi-Fi é uma referência à expressão Hi-Fi, que significa High Fidelity, um termo utilizado pela indústria fonográfica dos anos 50 para designar aparelhos de Alta Fidelidade. 
Embora esta tecnologia seja utilizada todos os dias através de milhões de dispositivos, poucas pessoas possuem conhecimento sobre o funcionamento das redes sem fio. 
As redes Wi-Fi operam através de ondas de rádio que são recebidas e decodificadas por um aparelho chamado roteador, que possui uma antena que as transmite dentro de um raio de ação. Este raio de ação, também conhecido como hotspot, tem um alcance de 100 a 300 metros, dependendo da potência do roteador e da antena utilizados
Modelo de roteador comumente utilizado. O raio de transmissão depende do modelo e do alcance de suas antenas. 
O padrão de redes Wi-Fi não necessita de licença para operação. No entanto, para poderem ser utilizadas, precisam de equipamentos licenciados e homologados pelas empresas de telecomunicações. Segundo uma pesquisa feita pelo site Mobile Time, em artigo publicado em fevereiro deste ano, o número de hotspots no Brasil hoje é 2,7 milhões, e tendência é aumentar para 20,4 milhões até 2021. Em termos globais, hoje existem aproximadamente 94 milhões de hotspots no mundo e espera-se um aumento de mais de cinco vezes este número no mesmo período. Estes números não surpreendem se for levado em consideração que, atualmente, todos os computadores e smatphones já vem equipamentos com dispositivos para captação de redes no padrão Wi-Fi e existem hotspots gratuitos em locais públicos como restaurantes, livrarias, aeroportos ou universidades e escolas. 
Usuário utilizando uma rede pública em galeria na cidade de São Paulo. 
As redes Wi-Fi tiveram certamente um grande impacto na vida das pessoas. Com a explosão do uso das redes sem fio neste início de século, as pessoas estão conectadas quase que em tempo integral. Nicolas Muller, no site Oficina da Net, afirma que “as pessoas usam o telefone celular como parte integrante do corpo” e levanta a questão das mudanças cotidianas causadas pela presença constante da tecnologia.
Um dos pontos mais discutido e polêmicos é a questão do isolamento social. Se, por um lado, a humanidade inteira está conectada digitalmente, o que leva a trocas de experiências e acesso a informações em tempo real como nunca antes imaginado, no mundo físico as pessoas estão cada vez mais isoladas e afastadas de amigos e familiares. Uma cena bastante comum vista em restaurantes, por exemplo, é a de uma família almoçando e cada uma das pessoas totalmente imersas no mundo digital através do celular. 
No entanto, existe uma grande mudança positiva causada pela tecnologia Wi-Fi, que é a causada pelo fato de que hoje as informações não partem apenas de grandes grupos controladores da mídia. Com bilhões de pessoas conectadas e trocando informações e interagindo em tempo real, a comunicação on-line sem fio dá liberdade às pessoas a fotografarem, filmarem ou expressarem seus pontos de vista e anseios no momento em que presenciam algo que as impacta de alguma forma. Isso trouxe fez com que ações sociais de todos os tipos sejam desenvolvidas, divulgadas e adotadas por pessoas com interesses comuns. 
Estes são apenas dois pontos resultantes da revolução digital e do impacto da tecnologia Wi-Fi na humanidade. Ainda é cedo para que se possa concluir se o impacto da tecnologia será predominantemente positivo ou negativo. Mas alguns fatos já podem ser considerados incontestáveis: as redes sem fio vieram para ficar, a vida sem tantos cabos está bem melhor e é muito difícil imaginar um futuro desconectado. 
Referências
PAIVA, Fernando. Número de hotspots Wi-Fi vai aumentar oito vezes no Brasil em cinco anos. Em: http://www.mobiletime.com.br/07/02/2017/numero-de-hotspots-wi-fi-vai-aumentar-oito-vezes-no-brasil-em-cinco-anos/466127/news.aspx. Acesso em 21/05/2017.
DAROS, Gabriel. Wi-Fi completa 15 anos: veja a trajetória e curiosidades da conexão sem fio de seus dispositivos. Em: http://adrenaline.uol.com.br/2014/09/08/28119/wifi-completa-15-anos-veja-a-trajetoria-e-curiosidades-da-conexao-sem-fio-de-seus-dispositivos/. Acesso em 21/05/2017.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando