Buscar

projeto

Prévia do material em texto

PRÁTICA – TREINAMENTO ESPORTIVO EM EDUCAÇÃO FÍSICA – LEF26
1 INTRODUÇÃO
Olá caros acadêmicos, vamos ver neste documento as possibilidades de atividades práticas que vocês estarão realizando nos primeiros encontros da disciplina. No caderno de Treinamento Esportivo em Educação Física nos estudaremos assuntos relacionados as capacidades aeróbias e anaeróbias dos seres humanos, as formas de avaliar estas capacidades, os princípios que norteiam o treinamento esportivo e as possibilidades para treinar indivíduos na infância e adolescência. Especificamente, vocês verão na unidade I os fundamentos do treinamento esportivo, os processos de avaliação das capacidades físicas e o treinamento esportivo no contexto escolar. Neste documento veremos alguns exemplos de atividades práticas para utilizar na avaliação de algumas capacidades físicas, como a agilidade por exemplo, com os mais diferentes indivíduos.
Boas práticas e excelentes aprendizagens!
ATENÇÃO TUTOR: para a realização desta prática, você aplicará o
PLANO DE AULA: A avaliação física no contexto de treinamento desportivo
* Os acadêmicos serão organizados em espaço determinado previamente. 
* Todas as atividades são realizadas em grupos, portanto, gerencie seu tempo para que essa prática seja realizada no tempo previsto.
* A avaliação da prática proposta está relacionada ao desenvolvimento dos conteúdos e a importância de avaliar o rendimento dos alunos.
Lembre-se de que, além do seu coordenador e articulador do polo de apoio presencial, você também pode contar com o apoio de supervisores de disciplinas e dos tutores internos.
Boa prática!
�
Roteiro de como deve ser gerenciada as práticas durante os encontros presenciais.
	1º ENCONTRO PRESENCIAL – ATIVIDADE PRÁTICA I
	Apresentação dos objetivos da disciplina e sua importância no contexto teórico-prático, do vídeo de introdução da disciplina e do Plano de Ensino.
Apresentação do vídeo da Unidade 1 e orientações para realização das auto atividades.
Indicação e orientação dos materiais e dos recursos disponíveis na Trilha de Aprendizagem da disciplina.
INTERVALO
Atividade Prática 01.
Explicação do Relatório de atividades (entrega no 2º encontro).
	2º ENCONTRO PRESENCIAL – ATIVIDADE PRÁTICA II
	Discussão e correção das auto atividades referentes à Unidade 1 e esclarecimento de eventuais dúvidas.
Explicações gerais referentes aos conteúdos da Unidade 2 e à realização das auto atividades.
Apresentação do vídeo da Unidade 2 e orientação dos materiais e dos recursos disponíveis na Trilha de Aprendizagem.
Entrega do Relatório de Atividade Prática 01 para o Tutor (corresponde a redação) (PESO 1.5)
INTERVALO
Atividade Prática 02
	3º ENCONTRO PRESENCIAL
	Discussão e correção das auto atividades referentes à Unidade 2 e esclarecimento de eventuais dúvidas.
Explicações gerais referentes aos conteúdos da Unidade 3 e à realização das auto atividades.
Apresentação do vídeo da Unidade 3.
Indicação e orientação dos materiais e dos recursos disponíveis na Trilha de Aprendizagem.
Incentivo ao uso e acesso ao AVA.
INTERVALO
Realização da 2ª avaliação, referente ao estudo da Unidade 2 (PESO 1.5).
	4º ENCONTRO PRESENCIAL
	Discussão e correção das auto atividades referentes à Unidade 3 e esclarecimento de eventuais dúvidas.
Revisão geral dos conteúdos da disciplina.
Explicações gerais referentes à disciplina.
INTERVALO
Realização da 3ª e última avaliação referente a todas as unidades do Caderno de Estudos (PESO 7).
�
2 OBJETIVOS
Objetivo específico das práticas da Unidade I
Prática 1: Proporcionar aos alunos a vivência prática de uma avaliação da aptidão aeróbia;
Prática 2: Vivenciar na prática a avaliação da aptidão aeróbia de deficientes físicos.
Objetivo específico das práticas da Unidade II
Prática 1: Proporcionar aos alunos a vivência prática de um treinamento intervalado de alta intensidade “HIIT”;
Prática 2: Proporcionar aos alunos a vivência prática de um treinamento intervalado de alta intensidade “HIIT” adaptado aos deficientes.
LOCAL
Unidade I
Prática 1: laboratório multidisciplinar
Prática 2: Pista de atletismo
Unidade II
Prática 1: Pista de atletismo
Prática 2: Pista de atletismo
3 MATERIAIS
Unidade I
Prática 1: Esteira rolante e Frequencímetro.
Prática 2: Cones, caixa de som, cronômetro, apito.
Unidade II
Prática 1: Cones, caixa de som, cronômetro, apito.
Prática 2: Cones, caixa de som, cronômetro, apito.
4 PROCEDIMENTOS
Realização das atividades propostas a seguir: 
Atividade 1: SUGESTÃO DE PRÁTICA 1.
A ideia aqui caro tutor, é você realizar com a turma alguns testes progressivos, nos quais você poderá determinar a aptidão aeróbia dos indivíduos. Divida a turma em 3 grupos. De cada grupo selecione um voluntário para fazer o teste físico. Ideal é que pelo menos um deles seja do sexo feminino para você poder fazer comparações. Mensure a pressão arterial (PA) e a frequência cardíaca (FC) após 5 min de repouso com o indivíduo sentado. Você vai fazer um teste físico na esteira rolante com cada um dos voluntários. Comece com uma velocidade baixa de 6 km/h (assim o começo do teste já será um aquecimento) e aumente a velocidade em 1 km/h a cada minuto. Grave ou anote o comportamento da FC e se possível mensure a PA a cada 2 minutos. Estimule os voluntários a chegar na maior velocidade possível, sempre prezando pelo bem-estar do indivíduo. No final você poderá discutir com os alunos sobre o comportamento do sistema cardíaco durante o exercício e sobre as zonas de intensidade de esforço da aptidão aeróbia. Como referência você pode utilizar o livro de estudos da disciplina nas paginas 38-42.
Atividade 2: SUGESTÃO DE PRÁTICA 2.
Caro tutor, essa sugestão é para o caso de você possuir algum deficiente físico na sua turma, ou até mesmo, se quiser instruir a turma quanto a inclusão de deficientes. A ideia é você realizar com o deficiente (ou com um voluntario que queira vivenciar a experiência, nesse caso é preciso providenciar uma cadeira de rodas) um testes progressivo, no qual você poderá determinar a aptidão aeróbia deste indivíduo. Mensure a pressão arterial (PA) e a frequência cardíaca (FC) após 5 min de repouso com o indivíduo em repouso. Você vai aplicar um teste físico na pista de atletismo. O teste é uma adaptação do teste progressivo de Montreal (MOLINA, 1992). É preciso marcar o percurso na pista a cada 50 m com cones para o controle do ritmo. Você vai precisar também de uma caixa de som para emitir os sinais sonoros que ditam o ritmo do teste, ou o avaliado pode fazer com um fone de ouvido ou, até mesmo você pode ditar o ritmo com um apito. O teste começa com uma velocidade baixa de 6,5 km/h (assim o começo do teste já será um aquecimento) e aumenta a velocidade em 1 km/h a cada 2 minutos. Grave ou anote o comportamento da FC e você poderá também estimar o consumo máximo de oxigênio do indivíduo através de equações propostas na literatura e disponíveis na internet. Estimule os voluntários a chegar na maior velocidade possível, sempre prezando pelo bem-estar do indivíduo. No final você poderá discutir com os alunos sobre o comportamento do sistema cardíaco durante o exercício e sobre as zonas de intensidade de esforço da aptidão aeróbia. Como referência você pode utilizar a dissertação de Retamal (2004) da Unicamp para maiores detalhes do teste disponível em:
< http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/274981/1/CastilloRetamal_Marcelo_M.pdf>
Atividade 3: SUGESTÃO DE PRÁTICA 3.
Caro tutor, quero deixar aqui uma sugestão de prática relacionada aos assuntos da unidade II do livro de estudos. Seria interessante neste ponto você realizar uma sessão de treinamento com os acadêmicos. A minha sugestão é que você aplique um treinamento intervalado de alta intensidade, o famoso HIIT que está ‘na moda’ e vai reter a atenção dos acadêmicos. Esta atividade acontecerá na pista de atletismo, você vai precisar decones ou marcas no solo para controlar o ritmo. Incentivo você a usar os valores vistos nos testes progressivos do 1º encontro para calcular a intensidade dos estímulos, seria interessante também usar frequencímetros se possível. Para quem não fez o teste use do bom senso. Faça um aquecimento com os alunos de 10 min de corrida moderada em volta da pista (4 voltas na pista de 400 m). Aplique um alongamento geral dos principais músculos e principalmente dos membros inferiores. O treino consistirá de 8 estímulos de 1 min na máxima intensidade individual, com um minuto de recuperação entre cada estímulo (caminhada). Lembrando a você que uma volta na pista de 400 m abaixo de 1’30s é um ritmo consideravelmente alto. Motive os alunos a trotarem mais uma volta no final do treino e faça um alongamento bem relaxante. Discuta com os acadêmicos como eles sentiram o treino.
Atividade 4: SUGESTÃO DE PRÁTICA 4.
Caro tutor, a ideia desta atividade é uma adaptação da atividade 3 para a aplicação com deficientes visuais. É interessante que os alunos vivenciem como um deficiente visual tem limitações e como ele supera elas para treinar. Sugiro que você busque realizar na medida do possível o mesmo treino que foi proposto na atividade 3. Porém, a diferença agora está em: providenciar veda olhos para a metade da turma. A outra metade servira de guia. O guia e aquele que estiver vendado vão correr ligados por uma tira presa no pulso de cada um. Utilize o aquecimento para que os acadêmicos se adaptem a correr vendados e motive eles a buscarem fazer o treinamento na melhor forma possível. 
Faça um aquecimento com os alunos de 10 min de corrida moderada em volta da pista (4 voltas na pista de 400 m). Aplique um alongamento geral dos principais músculos e principalmente dos membros inferiores. O treino consistirá de 8 estímulos de 1 min na máxima intensidade individual, com um minuto de recuperação entre cada estímulo (caminhada). Lembrando a você que uma volta na pista de 400 m abaixo de 1’30s é um ritmo consideravelmente alto. Motive os alunos a trotarem mais uma volta no final do treino e faça um alongamento bem relaxante. Ao final discuta com os acadêmicos como foi a vivência da atividade. 
�
REFLETINDO A PRÁTICA:
Após a realização da prática, responda aos questionamentos a seguir e os adicione ao relatório da atividade prática.
Quais as principais características tanto teóricas quanto práticas das atividades em relação ao que foi feito e objetivado?
R:______________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________
Resumidamente, relate o que você acadêmico aprendeu de conteúdo nas atividades? 
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Resumidamente, responda qual é o comportamento cardiorrespiratório durante o exercício em intensidades baixas e altas?
R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Observação: Estas perguntas podem estar relacionadas ao conteúdo que foi desejado a internalização por parte dos alunos.

Continue navegando