Buscar

03-Questões sobre o Protocolo de Las Leñas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TRABALHO SOBRE O PROTOCOLO DE LAS LEÑAS
1. Quais são os objetivos do Protocolo de Las Leñas?
Com o Protocolo de Las Leñas, objetivaram as Nações integrantes do Mercosul promover e intensificar a cooperação jurisdicional em matéria civil, comercial, trabalhista e administrativa, a fim de assim contribuir para o desenvolvimento de suas relações de integração com base nos princípios do respeito à soberania nacional e à igualdade de direitos e interesses recíprocos. 
2. Em que situação um Estado membro do Mercosul poderá se recusar a cumprir uma rogatória de acordo com o Protocolo de Las Leñas? Aponte a base legal.
De acordo com o artigo 8º do Protocolo de Las Leñas, a autoridade jurisdicional competente do Estado requerido poderá denegar-se a cumprir a carta precatória quando a medida solicitada, por sua natureza, atente contra os princípios de ordem pública do Estado requerido. 
3. Cite 3 documentos/requisitos que deverão estar presentes no envio da carta rogatória. Aponte a base legal.
Conforme o artigo 6º do Protocolo, as cartas rogatórias deverão conter, dentre outros requisitos, denominação e domicílio do órgão jurisdicional requerente (alínea a); individualização do expediente, com especificação do objeto e natureza do juízo e do nome e domicílio das partes (alínea b); cópia da petição inicial e transcrição da decisão que ordena a expedição da carta rogatória (alínea c);
4. Se não for possível o cumprimento da carta rogatória, o que deverá fazer o Estado que recebeu o requerimento? Aponte a base legal.
Quando a carta rogatória não tiver sido cumprida integralmente ou em parte, o artigo 14 dispõe que este fato e as razões do não cumprimento deverão ser comunicados de imediato à autoridade requerente, por intermédio das Autoridades Centrais.
5. As sentenças arbitrais de outros países do Mercosul necessitarão de homologação para que sejam executadas no Brasil? Aponte a base legal.
De acordo com o artigo 20 do Protocolo de Las Leñas, as sentenças e os laudos arbitrais a que se referem o artigo 19� terão eficácia extraterritorial nos Estados Partes quando reunirem as seguintes condições:
a) que venham revestidos das formalidades externas necessárias para que sejam considerados autênticos nos Estados de origem.
b) que estejam, assim como os documentos anexos necessários, devidamente traduzidos para o idioma oficial do Estado em que se solicita seu reconhecimento e execução; 
c) que emanem de um órgão jurisdicional ou arbitral competente, segundo as normas do Estado requerido sobre jurisdição internacional;
d) que a parte contra a qual se pretende executar a decisão tenha sido devidamente citada e tenha garantido o exercício de seu direito de defesa;
e) que a decisão tenha força de coisa julgada e/ou executória no Estado em que foi ditada;
f) que claramente não contrariem os princípios de ordem pública do Estado em que se solicita seu reconhecimento e/ou execução.
6. Para que os documentos públicos de um Estado membro tenham valor em outro Estado membro, o que se faz necessário? Aponte a base legal.
Nos termos do artigo 10 do Protocolo de Las Leñas, os documentos, assim como as próprias cartas rogatórias, deverão redigir-se no idioma da autoridade requerente e serão acompanhados de uma tradução para o idioma da autoridade requerida.
7. Em uma ação de opção de nacionalidade, é possível o juiz federal brasileiro solicitar da autoridade central argentina a certidão de nascimento de uma moça nascida naquele país? Aponte a base legal.
É possível a referida solicitação. De acordo com o artigo 27 do Protocolo de Las Leñas, cada Estado Parte remeterá, por intermédio da Autoridade Central, a pedido de outro Estado Parte e para fins exclusivamente públicos, os traslados ou certidões dos assentos dos registros de estado civil, inclusive sem nenhum custo.
� Artigo 19 - O pedido de reconhecimento e execução de sentenças e de laudos arbitrais por parte das autoridades jurisdicionais será tramitado por via de cartas rogatórias e por intermédio da Autoridade Central.

Outros materiais