Buscar

Termodinâmica na Biologia

Prévia do material em texto

Adriely Laiza de Morais
Thaiane S. S. Velho
TERMODINAMICA
Trabalho apresentado ao professor Rogerio Kupek da disciplina de Fisiologia Vegetal do 4 ano do curso de Graduação de Ciências Biologias da Universidade Estadual do Paraná para obtenção de nota parcial para o 1º semestre
União da Vitoria
2019
Introdução
 A Termodinâmica trata das propriedades da matéria sobre circunstâncias nas quais a noção de temperatura e calor não podem ser ignoradas (SAVI & COLUCCI, 2010), dentro da biologia refere-se ao estudo das transferências de energia que ocorrem em moléculas ou conjuntos de moléculas. Neste trabalho iremos abordar sobre resultados de experimentos desenvolvidos no laboratório, o qual apresentou resultados coerentes dentro das leis da termodinâmica. 
A primeira lei da termodinâmica é a Lei da conservação da energia que afirma que a energia não pode ser criada ou destruída. Ela pode somente ser modificada ou transferida de um objeto a outro. E a segunda é a Lei da transferência de energia ou propagação de calor, sendo a transição de energia térmica de uma massa (corpo) mais quente para uma massa mais fria.
Para entender de maneira mais fácil, a Primeira lei da termodinâmica nos fala sobre a conservação de energia entre processos, enquanto a Segunda lei da termodinâmica nos fala sobre a direcionalidade dos processos, ou seja, da menor para a maior entropia (no universo geral). Sendo que a entropia é a medida de desordem das partículas em um sistema físico, nestes casos ocorre também a entalpia sendo ela a quantidade de energia que se encontra nas substâncias e que pode ser alterada através de reações químicas. 
Diante das duas leis de termodinâmica, por meio da entropia e entalpia, obtemos também as reações exotérmica e endotérmica e as reações exergônica e endergônica. As reações endotérmicas e exotérmicas são grandezas que medem a quantidade de calor (energia) absorvida e liberada durante as reações químicas, como o próprio nome já diz endotérmica é aquela que ocorre a absorção de energia, sendo ela produzida de forma independente e é mantida, e a exotérmica ocorre a liberação da energia, nesse processo, a produção de energia somente persiste mediante o fornecimento contínuo de energia. Já a reação exergônica é quando ocorre a liberação ou produção de energia e a reação endergônica quando ocorre a adição de energia por meio de uma fonte externa, como se o sistema absorvesse energia do ambiente. É como se houvesse um consumo de energia, por exemplo o que ocorre na fotossíntese 
Procedimento
Materiais
Tubo de ensaio
Ureia
Amido de milho
Termômetro
Agua
Experimento1
Colocar amido no tubo de ensaio.
Colocar o termômetro no amido dentro do tubo de ensaio.
Adicionar de 3 a 5 ml de agua.
Misturar.
Aguardar a reação.
Colocar o termômetro no tubo de ensaio.
Observar.
Experimento2
Colocar 2 cm de ureia no tubo de ensaio.
Colocar o termômetro na ureia dentro do tubo de ensaio.
Colocar 5 cm de agua (temperatura ambiente) na ureia. 
Misturar.
Aguardar a reação.
Colocar o termômetro no tubo de ensaio.
Observar.
Experimento3
Colocar 2 cm de ureia no tubo de ensaio.
Colocar o termômetro na ureia dentro do tubo de ensaio.
Colocar 5 cm de agua (a 54º C) na ureia. 
Misturar.
Aguardar a reação.
Colocar o termômetro no tubo de ensaio.
Observar.
Resultados e discussão
Experimento1
No experimento 1 a temperatura inicial do amido era de 29ºC, essa reação é uma reação exotérmica, pois há a liberação de energia.	Quando adicionado agua ocorre a transferência de energia, porem no nosso experimento não observados o aumento de temperatura.
 
Experimento2
No experimento 2 a temperatura inicial da ureia era de 28,5ºC, essa reação é uma reação exergônica.	Quando adicionado agua ocorre a transferência de energia, e então a reação passou para 17 ºC. subiu a entalpia e subiu a entropia.
 
Experimento3
No experimento 3 a temperatura inicial da ureia era de 54ºC, essa reação é uma reação exergônica.	Quando adicionado agua ocorre a transferência de energia, e então a reação passou para 19 ºC. subiu a entalpia e subiu a entropia.
 
Referencias
http://nead.uesc.br/arquivos/Fisica/termodinamica/modulo_termodinamica.pdf
DE CARVALHO CUNHA, Frederico Guilherme. TRANSFERÊNCIA DE ENERGIA
https://www.sofisica.com.br/conteudos/Termologia/Entropia/entropia.php
https://pt.khanacademy.org/science/biology/energ

Continue navegando