Buscar

trabalho de psicologia crianças e adolescentes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Na adolescência o sujeito passa por diversas transformações, pelos seus constantes desenvolvimentos físicos e psíquicos não cabe aos adultos a exigência de certos comportamento, pois a fase de construção ainda está em processo de seus próprios entendimentos. A estrutura base para sua orientação de vida mesmo que em constantes mudanças tem sido a família os maiores responsáveis pela maturação de desenvolvimento, criando –se nela a expectativa de formação de personalidade preparando estes adolescentes a sua futura compreensão de ocupar e assumir seu espaço no convívio social. 
O ambientes familiares são considerados acima de todos os conceitos a melhor proteção de afeto para as crianças e adolescentes ,com tudo sua proteção está regida nos cuidados especiais pelo Estatuto da Criança e pelo Conselho Tutelar órgão especializado e encarregado de zelar pelo cumprimento de seus direitos.
Na ocorrência de um ato infracional praticado por um adolescente, cabe uma criteriosa analise para aplicar medidas consideradas socioeducativas. Na legislação a adolescência inicia aos 12 anos, porém não há referencia para determinada mudança no físico e psíquico de cada um.
Os adolescentes vivem em conflito consigo mesmo, suas mudanças tornam os inseguros em tomar sua próprias decisões, esta fase o desejo sexual flora, há um transtorno de comportamento, confusão de personalidade, variação de humor, impulsionados pela emoção do momento, entra em uma fase preocupante onde sempre buscará uma referência para admirar e ter como herói . Isto pode causar frustrações por caminhos percorridos muitas das vezes causando lhes grandes danos.
Segundo estudos a criminalização nesta fase da vida apontam que a discriminação e o preconceito em todas as camadas sociais incluindo a violência doméstica que se apresentam como física, sexual e psicológica, influenciando na concentração daquilo que é diferente para construção de amor ou ódio. 
Com tudo é necessário ter um olhar realmente amplo no aspecto do desenvolvimento dos adolescentes, não apenas considerando seus difíceis comportamentos, mas atender independente de casos isolados mas no contexto geral da sociedade, preocupando se com a calamidade pública e familiar com comprometimento de assegurar no amparo de sua proteção a criança e adolescente, exercitando os seus direitos regida pela Constituição Federal
  Art. 227 É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

Continue navegando