Buscar

CASO CONCRETO - 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CAMPUS: TAQUARA - RJ
MATÉRIA: SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA
PROFESSOR: JOÃO EDUARDO
ALUNO: JOSÉ ROBERTO DE ANGELO NETO
MATRÍCULA: 2014.0717808-3
RESPOSTAS DO CASO CONCRETO 01
(…) Nas decisões do Departamento de RH da Polícia Federal e da Juíza da 6ª Vara Federal do DF podemos identificar Escolas doutrinárias que possuem visões diferentes acerca da função da Sociologia no campo do Direito. Identifique que Escolas são estas, apresentando os argumentos de cada uma.
Resposta: são identificadas as seguintes Escolas:
a) Positivista: entende que a Sociologia jurídica deve ter apenas uma abordagem externa ao sistema jurídico, não tendo uma participação ativa na construção do Direito. A função da Sociologia é apenas observar de forma neutra, como um biólogo faz ao observar a vida animal, sem interferências. Não se admite o uso dos fatos sociais na construção do Direito.
b) Evolucionista: Adota uma perspectiva interna em relação ao sistema jurídico. A Sociologia Jurídica deve ter uma participação efetiva na elaboração, no estudo e na aplicação do Direito. Entende-se que o jurista sempre faz um juízo de valores e nunca interpreta e aplica a lei de modo puro. Nas suas reflexões projeta valores pessoais, exprimindo sua visão de mundo. Desta forma, como não existe neutralidade, a Sociologia poderia contribuir para um Direito mais justo, em sintonia com as realidades sociais.
Na decisão do Departamento de RH da Polícia verifica-se traços do positivismo jurídico, pois o argumento para o indeferimento da solicitação está fundamentado exclusivamente na lei; já na decisão da Juíza da 6ª Vara Federal do DF podemos identificar traços da escola evolucionista.
Questão Objetiva - Leia os seguintes fragmentos de textos e responda: 
1º) Acentua a inserção histórica e social do Direito, e determina a busca do jurídico onde ele se dê concretamente, ou seja, na experiência Jurídica dos povos. Teoria da Ciência jurídica. Willis Guerra Filho 2ed.: Saraiva p.39. 2º) O Direito Positivo decorreria do pacto social a que o homem fora levado a celebrar para viver em coletividade e o Direito Natural corresponde a princípios superiores, o Direito Positivo deve respeitá-lo, não podendo deles se afastar. Sergio Cavalieri Filho. Programa de sociologia Jurídica 12ª edição, pag.21. A explicação sobre a origem do Direito não é a mesma nos dois trechos acima, pois representam, respectivamente, as interpretações das seguintes Escolas:
a) Teológica e Marxista;
b) Histórica e Racionalista;
c) Marxista e Racionalista;
d) Sociológica e Histórica;
e) Sociológica e Jusnaturalista.

Outros materiais

Outros materiais