Buscar

prova etica

Prévia do material em texto

1.
		O campo ético deveria investigar as características do bem, da perfeição e da felicidade que são atribuídas ao homem, com o fim de ajustá-los à orientação prática da conduta humana.  ASSIM toda ¿ação humana está orientada para a realização de algum bem, ao qual estão unidos o prazer e a felicidade¿.
	
	
	
	Apenas o segundo trecho é verdadeiro
	
	
	Ambos os trechos são falsos
	
	
	Apenas o segundo trecho é falso
	
	
	O primeiro trecho é verdadeiro e o segundo não justifica o primeiro
	
	
	O primeiro trecho é verdadeiro e o segundo justifica o primeiro
	
Explicação:
O termo ética deriva de éthos, que significa modo de ser, e, por isto, define-se com frequência a ética como a doutrina dos costumes ou hábitos adquiridos pelo homem. Aristóteles tornou a ética uma disciplina autônoma no domínio da filosofia moral. Para ele, o campo ético deveria investigar as características do bem, da perfeição e da felicidade que são atribuídas ao homem, com o fim de ajustá-los à orientação prática da conduta humana. Ele considerava que toda ¿ação humana está orientada para a realização de algum bem, ao qual estão unidos o prazer e a felicidade¿.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O sujeito ético-moral é somente aquele que preencher os seguintes requisitos:
	
	
	
	não precisa controlar interiormente seus impulsos, suas inclinações e suas paixões, deixando-as fluir livremente
	
	
	saber o que faz, conhecer as causas e os fins de sua ação, o significado de suas intenções e de suas atitudes e a essência dos valores morais.
	
	
	ser responsável, mas não precisa reconhecer-se como autor da sua própria ação nem avaliar os efeitos e as consequências dela sobre si e sobre os outros
	
	
	dizer o que as coisas são, como são e por que são. Enunciar, pois, juízos de fato
	
	
	ser consciente de si, mas não precisa reconhecer a existência dos outros como sujeitos éticos iguais a si.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Mario Sérgio Cortela define uma conduta ética como:
	
	
	
	uma conduta individual, desconsiderando as normas do grupo.
	
	
	uma conduta similar a de um bebê de 1 ano;
	
	
	uma conduta que respeite as normas sociais vigentes;
	
	
	uma conduta similar a de um senhor com Azheimer;
	
	
	uma conduta que não respeite às normas sociais vigentes;
	
Explicação:
Só podemos considerar uma conduta como ética quando ela respeita o grupo e, por isso, segue as normas vigentes do meio social.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		O século XVIII é marcado pelo movimento intelectual denominado de Iluminismo, Exalta-se a capacidade que tem o homem de conhecer e agir por uma luz própria da razão. São criticadas posições éticas que conduzem à heteronomia, debatendo-se, antes, a liberdade da vontade em relação ao determinismo da natureza, ou do vínculo entre leis morais e naturais. A este respeito, podemos afirmar que para Immanuel Kant, a consciência é entendida como:
	
	
	
	cognoscente ou moral suscitada em um homem ativo, criador e legislador.
	
	
	cognoscente ou amoral suscitada em um homem restrito e amoral.
	
	
	cognoscente ou moral suscitada em um homem passivo.
	
	
	cognoscente ou religiosa suscitada em um homem que acredita em Deus sobretudo.
	
	
	cognoscente ou política suscitada em um homem político.
	
Explicação:
A criatividade e a proatividade são marcas do Homem que se percebe no chamado período Iluminista.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Muitos autores entendem que a ética contemporânea considera que a ação do sujeito não pode mais ser vista e avaliada fora da relação social coletiva. Esta perspectiva explicita que o bem:
	
	
	
	só é possível quando compartilhado ao nível social.
	
	
	está relacionado ao patrimônio pessoal de alguém.
	
	
	valoriza o lugar do homem nas ciências e nas artes.
	
	
	é dependente da inteligência.
	
	
	é alcançado pela religiosidade.
	
Explicação:
Para a ética contemporânea, o bem só é possível quando compartilhado ao nível social. Deste modo, o ético se faz a partir do todo social e não a partir da ação individual.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Para Aristóteles, existe uma correlação entre ser e bem. O bem relaciona-se com:
	
	
	
	a vulnerabilidade das coisas
	
	
	as questões independentes
	
	
	a essência de cada coisa
	
	
	o formato estético
	
	
	a busca pelo outro
	
Explicação:
Para Aristóteles, existe uma correlação entre ser e bem. O bem se relaciona com a essência de cada coisa.  O objeto da ética consiste em investigar as características do bem, da perfeição e da felicidade que são atribuídas ao homem, com o fim de ajustá-los à orientação prática da conduta humana.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A ética platônica gira em torno da aspiração dos homens à:
	
	
	
	verdade
	
	
	Punir
	
	
	humildade
	
	
	Vigiar
	
	
	felicidade
	
Explicação:
Platão atribui à formação de conceitos socráticos não só um valor mental, lógico e abstrato, mas um valor também ontológico (parte da Filosofia que estuda o ser em si), considerando-os objetos de pensamento e situados numa dimensão superior ao universo físico percebido pelos sentidos. Desta maneira, a realidade fica dividida, para ele, em dois mundos distintos e contrapostos: um, superior, invisível, eterno e imutável das ideias subsistentes, outro, físico, visível, material, sujeito à transformação. A ética platônica gira em torno da aspiração dos homens à felicidade.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Joana vive no período medieval. Nesta época há uma profunda fragmentação econômica e política, devido ao surgimento de duas classes que marcam o regime feudal: dos senhores feudais, donos absolutos de terras ou feudos, e dos camponeses e servos, os quais eram vendidos e comprados com as terras às quais pertenciam e que não podiam abandonar. Joana é uma serva e foi vendida a um senhor que é casado. Ela serve à sua esposa. Ela freqüenta a igreja junto com sua senhora e seu senhor e sabe que a igreja é que comanda a política. A religião garante certa unidade social, pois a política depende da Igreja exercendo um forte poder espiritual e centralizando integralmente a vida intelectual. Sob essas circunstâncias, a moral concreta, efetiva, e a ética "como doutrina moral" estão impregnadas de um conteúdo religioso que encontramos em todas as manifestações da vida medieval. Isso significa que:
	
	
	
	Joana, apesar de frequentar a igreja, não acredita em Deus, mesmo que a ética imponha isso.
	
	
	Nesse período, os pensadores cristãos conceberam uma heteronomia ética (héteros, em grego, significando outro, diferente), ou teonomia, que encontra em Deus (théos, em grego) os princípios da vida moral.
	
	
	A vida nos feudos não era atrelada à religião e à política.
	
	
	Nesse período, os pensadores cristãos conceberam uma autonomia ética (autos em grego, significando eu), ou "penso, logo existo", onde a crença está no homem e em seus pensamentos.
	
	
	Joana é obrigada a frequentar a igreja por seus patrões, pois ela é serva deles.
	
		1.
		John Finnis e outros estudiosos da ética e bioética argumentam que a qualidade de vida não pode se impor eticamente a aspectos morais e a valores mais amplos do que o prazer. Isso significa que:
	
	
	
	Os aspectos morais não se correlacionam a valores.
	
	
	O prazer não pode se sobrepor aos valores éticos.
	
	
	As pessoas devem buscar o prazer a qualquer preço.
	
	
	A qualidade de vida não deve ser considerada pela bioética.
	
	
	Éticae moral são diametralmente opostas em relação à vida humana.
	
Explicação:
A questão da maximização do prazer (ou da qualidade de vida) não pode se impor (como uma equação matemática) eticamente a aspectos morais e a valores mais amplos do que o prazer, uma vez que o bem estar da coletividade não pode ser desprezado.
 
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Ana é uma menina de quinze anos que engravidou quando "ficou" com um menino em uma boate. Como Ana não tem dinheiro para sustentar a criança e nunca mais viu o menino, ela quer fazer um aborto. Relacionando a situação de Ana com a teoria de John Finnis tem-se que a ética não pode ser feita através de cálculos de maximização do prazer como o que era proposto pelos utilitaristas. Fazer isso seria colocar em uma equação matemática incerta probabilidades impossíveis de serem calculadas por pertencerem a variáveis passíveis de transformação em um futuro muitas vezes mais próximo do que se imagina a princípio. O que não pode ser moral e racional, ao menos a priori, e se aceito, no mínimo merece fundamentações mais firmes e convincentes. Isto é significativo de que:
	
	
	
	o aborto e a eutanásia devem ser resolvidas de acordo com a vontade da pessoa ou da família.
	
	
	tomar como base a maximização da qualidade de vida, ou em realidade do prazer, não pode servir como base racional para se resolver questões como: a eutanásia ou o aborto.
	
	
	tomar como base a minimização da qualidade de vida, ou em realidade do prazer, pode servir como base irracional para se resolver questões como: a eutanásia ou o aborto.
	
	
	tomar como base a maximização da qualidade de vida, ou em realidade do prazer, deve servir como base racional para se resolver questões como: a eutanásia ou o aborto.
	
	
	o aborto e a eutanásia devem ser resolvidas de acordo com a vontade da igreja católica.
	
Explicação:
A base da ética em nossa cultura são preceitos morais e não qualidade de vida. Em nosso caso aborto e eutanásia não são permitidos, salvo condições específicas que requerem aprovação legal para serem levadas adiante.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Uma situação frequente em que a ocorrência de uma determinada ação acarreta em dois efeitos, um bom e outro mau, denomina-se:
	
	
	
	Enfrentamento duplo
	
	
	Princípio do duplo efeito
	
	
	Acometimento de dupla face
	
	
	Estratégia de duplicidade
	
	
	Análise do duplo vínculo
	
Explicação:
O duplo efeito significa exatamente a utilização de uma ferramenta que melhore condições de saúde ou mesmo prolongue a vida de um paciente, mas pode trazer condições adversas.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Divulgar melhor a Declaração Universal sobre a Bioética adotada pela Unesco em 2005 foi uma das maiores preocupações manifestadas pelo Comitê Internacional de Bioética reunido entre os dias 26 e 27 de outubro, em Paris. Durante dois dias, representantes dos 36 países que compõem o Comitê discutiram os relatórios elaborados por grupos de trabalho em torno de três temas: a vulnerabilidade humana e integridade pessoal, a clonagem humana e governança internacional e as implicações éticas da prática da chamada medicina tradicional. No encontro, o Brasil encaminhou proposta para criação de comitês regionais de Bioética para melhor difundir os princípios da Declaração da Unesco. Tudo isto é um exemplo, em Bioética, de um procedimento:
	
	
	
	Descritivo.
	
	
	Moral.
	
	
	Protetor.
	
	
	Humano.
	
	
	Normativo.
	
Explicação:
A Bioética atua de modo a solucionar questões práticas decorrentes de intervenções médicas e científicas sobre o ser humano. Esta atuação se divide em três tipos distintos de procedimentos: Normativos, Descritivos e Protetores. O Descritivo é voltado para a descrição e análise dos conflitos produzidos pela interação entre o ser humano e as práticas científicas.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Quais foram os princípios éticos, considerados básicos, que passaram a nortear a pesquisa biomédica com seres humanos? Assinale abaixo a alternativa correta:
	
	
	
	Princípio da beneficência; Princípio da justiça; Princípio da solidariedade.
	
	
	Princípio da solidariedade; Princípio da justiça; Princípio do respeito humano.
	
	
	Princípio do respeito às pessoas ou da autonomia; Princípio da beneficência; Princípio da justiça.
	
	
	Princípio da beneficência; Princípio da solidariedade; Princípio da justiça.
	
	
	Princípio do respeito às pessoas ou da autonomia; Princípio da solidariedade; Princípio do direito a vida.
	
Explicação: Os princípios éticos, considerados básicos, que passaram a nortear a pesquisa biomédica com seres humano foram: O PRINCÍPIO DO RESPEITO ÀS PESSOAS OU DA AUTONOMIA: : que exige que aceitemos que as pessoas sejam autônomas, tanto nas suas escolhas como em seus atos, ou seja, liberdade para que as pessoas se autogovernem. O princípio da autonomia define que o médico respeite a vontade do paciente ou do seu responsável, assim como seus valores morais e crenças. O PRINCÍPIO DA BENEFICÊNCIA: que dá o direito ao paciente de que sejam atendidos os interesses importantes e legítimos de cada indivíduos e que, na medida do possível, sejam evitados danos. Na Bioética, esse princípio é também conhecido como o princípio do bem-estar e interesses do paciente por intermédio da ciência médica e de seus representantes. O PRINCÍPIO DA JUSTIÇA: que exige equidade no que se refere ao exercício da medicina ou qualquer área da saúde, na distribuição de bens e benefícios. Uma pessoa considerada injustiçada quando lhe é negado um bem ao qual tem direito e que, portanto, Ihe é devido.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		As bases da Bioética começaram a ser mais bem definidas após a Segunda Guerra Mundial, em função das práticas nazistas e das experiências com seres humanos. A partir daí há um fortalecimento da idéia de que:
	
	
	
	As formas de progresso justificam agressões ao homem.
	
	
	A ciência não pode ser mais importante que o homem.
	
	
	O progresso depende de experiências independente dos efeitos para o homem.
	
	
	Em nome da ciência justificam-se os meios e os fins para o progresso.
	
	
	A ciência é feita pelo homem e pode desconsiderá-lo enquanto indivíduo.
	
Explicação:
A ciência existe para oferecer benefícios para o Homem, jamais ser utilizada sem regras ou critérios.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Em Bioética, os procedimentos direcionados para a prescrição de procedimentos médicos e científicos corretos e pela proibição de procedimentos reprováveis eticamente são  categorizados como:
	
	
	
	Humanos.
	
	
	Morais.
	
	
	Protetores.
	
	
	Descritivos.
	
	
	Normativos.
	
Explicação:
A Bioética atua de modo a solucionar questões práticas decorrentes de intervenções médicas e científicas sobre o ser humano. Esta atuação se divide em três tipos distintos de procedimentos: Normativos, Descritivos e Protetores. O Normativo é direcionado para a prescrição de procedimentos médicos e científicos corretos e pela proibição de procedimentos reprováveis eticamente.
 
	
	
	
	 
		
	
		8.
		A amputação de um braço com gangrena, que prejudicava hemodinamicamente um paciente além de poder levá-lo à óbito por infecção, é percebida como algo ruim; embora se saiba que disso resultará a sobrevivência do paciente. Essa é uma situação que ilustra:
	
	
	
	o princípio de duplo efeito;
	
	
	o princípio da justiça.
	
	
	meios extraordinários de tratamento;
	
	
	o princípio da totalidade;
	
	
	meios ordinários de tratamento;Explicação:
O princípio de duplo efeito diz respeito a uma técnica ou tratamento utilizado que pode resultar em algum dano para o paciente (neste caso, a amputação), mas que é levado a termo pois disso depende a manutenção da vida.
	
	
	
		1.
		Sobre a atual Resolução nº 466/2012 que estabelece Diretrizes e Normas  para pesquisa envolvendo seres humanos é correto afirmar que:
 
I A presente resolução considera o respeito pela dignidade humana e pela especial proteção devida aos participantes das pesquisas científicas envolvendo seres humanos;
II A presente resolução incorpora, sob a ótica do indivíduo e das coletividades, referenciais da bioética, tais como, autonomia, não maleficência, beneficência, justiça e equidade, dentre outros, e visa assegurar os direitos e deveres que dizem respeito aos participantes da pesquisa, à comunidade científica e ao Estado.
III A resolução esclarece todo o processo de consentimento livre e esclarecido e das normas para elaboração do TCLE, que garante ao participante autonomia para se manifestar, como o próprio nome diz, de forma livre e esclarecida, e assim,
aqui se dá as maneiras usuais para que todo esse processo aconteça. Além disso, nesta atualização tornou-se obrigatória a rubrica em todas as páginas do termo, o processo geralmente já acontecia, mas não era previsto na atualização anterior. E também se tornou obrigatório, nos estudos encaminhados para o CONEP, o contrato da comissão explicitado no TCLE.
IV Ela não se fundamentou-se nos mais importantes documentos internacionais de que derivaram declarações e diretrizes sobre pesquisas envolvendo seres humanos, ela deve ser considerada a regulamentação norteadora da ética em pesquisas envolvendo seres humanos no Brasil.
	
	
	
	Somente II e III estão corretas
	
	
	Somente a III está correta
	
	
	Somente as afirmativas I e II estão corretas
	
	
	Somente a IV está correta
	
	
	Somente a IV é falsa
	
Explicação:
IV está errada porque a Resolução se fundamentou-se nos mais importantes documentos internacionais de que derivaram declarações e diretrizes sobre pesquisas envolvendo seres humanos, ela deve ser considerada a regulamentação norteadora da ética em pesquisas envolvendo seres humanos no Brasil. Tratar do indivíduo e das coletividades os quatro referenciais básicos da bioética: autonomia, não maleficência, beneficência e justiça, entre outros, e pretende assegurar os direitos e deveres que dizem respeito à comunidade científica, aos indivíduos da pesquisa e ao Estado.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Os riscos de uma pesquisa com seres humanos são analisados pelos CEP´s (Comitês de Ética) que tem como maior preocupação:
	
	
	
	Manter as patentes de medicamentos com selo de genérico para baixar custos.
	
	
	Evitar os riscos possíveis entre os participantes e voluntários ou resultados danosos a população.
	
	
	Diminuir o tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS).
	
	
	Evitar custos altos que onerem o órgão financiador.
	
	
	Conseguir um maior número de votos para elegerem reitores em universidades.
	
Explicação:
O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é um colegiado interdisciplinar e independente, com ¿munus público¿, que deve existir nas instituições que realizam pesquisas envolvendo seres humanos no Brasil, criado para defender os interesses dos sujeitos em sua integridade e dignidade e para contribuir no
desenvolvimento da pesquisa dentro dos padrões éticos (Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos ¿ Resolução CNS 196/96, II.4), RESOLUÇÃO Nº 466, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2012 
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Em consequência dos abusos criminosos promovidos por experimentações nazistas no decorrer da Segunda Grande Guerra, houve a necessidade de uma nova concepção ética voltada aos aspectos associados à saúde e às pesquisas científicas que envolvessem seres humanos. A qual nova concepção o enunciado está referindo?
	
	
	
	Bioética
	
	
	Nenhuma das respostas anteriores
	
	
	Ética dos seres humanos
	
	
	Ética da Saúde
	
	
	Ética dos seres humanos Ética Médica
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A _______________________________é considerada o mais atual e importante documento mundial sobre a ética em pesquisas na área da saúde e tem servido como base para quase que a totalidade de todos os procedimentos regulatórios sobre pesquisa biomédica.
	
	
	
	Avaliação de Nuremberg
	
	
	Assembléia de Saúde
	
	
	Determinação de Caracas
	
	
	Conferência de Burner
	
	
	Declaração de Helsinque
	
Explicação:
A dclaração de Helsinque é um conjunto de princípios éticos redigida pela Associação Médica Mundial em 1964, regendo princípios nas pesquisas com seres humanos.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Uma pesquisa sobre qualidade de vida colocou no reservatório de água de uma cidade uma grande quantidade de Testosterona (hormônio masculino), sem que ninguém soubesse, afim de observar os resultados no nível de estresse da população. Pela bioética os pesquisadores erraram em:
	
	
	
	Usarem Testosterona. Na verdade deveriam usar adrenalina que surte efeito mais rápido.
	
	
	Não participar aos envolvidos dos riscos do experimento dando a opção deles participarem ou não como voluntários.
	
	
	A Bioética não versa sobre pesquisas em reservatórios de água.
	
	
	Não dimensionarem a vazão da água e a perda hormonal pela evaporação.
	
	
	Usarem uma grande quantidade. Isto pode gerar riscos aos fetos em gestação.
	
Explicação:
Não observaram a RESOLUÇÃO Nº 466, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2012,  considerando o respeito pela dignidade humana e pela especial proteção devida aos participantes das pesquisas científicas envolvendo seres humanos.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Documento mundialmente importante sobre a ética em pesquisas na área da saúde e tem servido como base para quase que a totalidade de todos os procedimentos regulatórios sobre pesquisa biomédica é:
	
	
	
	Determinação Jurídica
	
	
	Declaração de Helsinque
	
	
	Julgamento de Nuremberg
	
	
	Linguagem de Hitler
	
	
	Evento de Guerra
	
	
	
	 
		
	
		7.
		O julgamento mundialmente conhecido, que foi constituído por um tribunal militar internacional que efetuou a apreciação dos primeiros criminosos da Segunda Guerra Mundial, ficou conhecido como:
	
	
	
	Resolução nº 1 CFM
	
	
	Julgamento de Nuremberg
	
	
	Julgamento de Sanidade
	
	
	Resolução 196/96
	
	
	Declaração de Helsinque
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		O Código de Nuremberg é um marco na história da ética envolvida em pesquisas médicas. Ele é um exemplo de:
	
	
	
	Como fazer pesquisas sem uma metodologia delineada. Desta forma o cientista por agira com maior liberdade em prol da saúde pública.
	
	
	Como ampliar as penalidades legais dos voluntários nas pesquisas quando estes procuram resultados rápidos com uso de drogas medicinais.
	
	
	Como agir corretamente com os voluntários nas pesquisas dando todas as informações possíveis para que eles possam optar por participar ou não.
	
	
	Ética na saúde pública com diretrizes básicas que os gestores devem seguir quando diante de conflito nas equipes multi e interdisciplinares.
	
	
	Como proceder em julgamentos de guerra. O Código busca facilitar novas pesquisas permitindo uma série de liberdades aos voluntários médicos.
	
Explicação:
Apesar do conhecimento das crueldades que aconteciam nos campos de concentração e do Código de Nuremberg, continuaram ainda a realização depesquisas com seres humanos que feriam os princípios éticos fundamentais. Foi criada então, em 1964 na Finlândia, a Declaração de Helsinki, que é dividida em: princípios básicos, pesquisa médica combinada com cuidados profissionais e pesquisa biomédica não-terapêutica envolvendo seres humanos (MELO; LIMA, 2004).
		.
		Com relação à doação de órgãos de cadáver no Brasil, é correto afirmar que:
	
	
	
	só é possível quando o doador expressa por escrito sua vontade
	
	
	não é possível a doação de órgãos de cadáver no Brasil
	
	
	É sempre uma decisão de responsabilidade da família
	
	
	fundamenta-se no chamado consentimento presumido
	
	
	todo e qualquer cadáver é doador de órgãos
	
Explicação:
Ainda que o doente deixe autorização prévia, muitas vezes a família "esquece" por não lidar bem com a questão da retirada de órgãos do cadáver. Ao contrário disso, se o doente não deixa autorização e a família decide doar é permissiva a retirada de órgãos.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Na referência aos transplante de órgãos e tecidos, em 1998, através de medida provisória, e em 2001 promulgada pela Lei 10.211/2001, a legislação brasileira substituiu o critério do Consentimento Presumido pelo critério:
	
	
	
	do Sentimento Humanitário.
	
	
	do Consentimento Familiar.
	
	
	Estatístico.
	
	
	Compulsório.
	
	
	Médico.
	
Explicação:
Em 1998, através de medida provisória e em 2001 promulgada pela Lei 10.211/2001(que alterou alguns dos dispositivos da Lei dos transplantes original de 1997), a legislação brasileira (houve ainda a Lei 11.633 de 2007 que incluiu um artigo na lei original sobre o direito a informação sobre os benefícios da doação de placenta e sangue do cordão umbilical) substitui o critério do Consentimento Presumido pelo do Consentimento Familiar, onde o cônjuge ou parente na linha sucessória assume a responsabilidade pela autorização da doação.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O conceito de xenotransplante se aplica a transplantes entre:
	
	
	
	Pessoas de gênero diferente.
	
	
	Seres de espécies diferentes.
	
	
	Pessoas de países diferentes.
	
	
	Partes diferentes do corpo.
	
	
	Órgãos em fase diferente de desenvolvimento.
	
Explicação:
Os xenotransplantes são o transplante de órgãos entre espécies diferentes. Um dos maiores entraves técnicos para os xenotransplantes  é a infecção por vírus estranhos ao organismo humano e o imenso risco de rejeição por parte do receptor.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Clara é médica e atua no setor de Cuidados Paliativos de um Hospital Geral. Sempre muito interessada nos assuntos de Bioética, e sensibilizada pelos casos que acompanha no hospital, Clara procura informar-se sobre as possibilidades de doação de órgãos, e se ela poderia registrar o seu desejo de transplante caso viesse a falecer por morte encefálica. Sobre este tema, assinale a alternativa incorreta:
	
	
	
	A equipe de saúde, centrada na figura do médico, possui autoridade legitimada para autorizar o transplante de órgãos.
	
	
	Caso não haja manifestação explicita de negativa de doação, as equipes de saúde podem proceder a retirada dos órgãos.
	
	
	Até 1997, no Brasil, os órgãos só poderiam ser utilizados se houvesse a autorização expressa do doador em vida.
	
	
	Atualmente, considera-se que todo cidadão é um doador em potencial a menos que tenha expressado vontade contrária.
	
	
	No critério do consentimento familiar, o cônjuge ou parente na linha sucessória assume a responsabilidade pela autorização da doação.
	
Explicação:
O Sistema Nacional de Transplantes (SNT) é responsável pelo controle e monitoramento do processo doação de órgãos e tecidos e transplantes realizados no país, com o objetivo de desenvolver o processo de captação e distribuição de tecidos, órgãos e partes retiradas do corpo humano para fins terapêuticos.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA. Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte LEI Nº 9.434, DE 4 DE FEVEREIRO DE 1997.Dispõe sobre a remoção de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para fins de transplante e tratamento e dá outras providências.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		No que tange ao tema de tranplantes de órgãos e tecidos, o princípio através do qual se preserva o direito do indivíduo em decidir qual a informação que quer manter em anonimato, denomina-se:
	
	
	
	Princípio da confidencialidade
	
	
	Princípio da bondade
	
	
	Princípio de Castel
	
	
	Princípio da divisão
	
	
	Princípio da arguição
	
Explicação:
Quem doa um órgão tem o direito de manter sua doação em sigilo. Este só conhecerá o receptor se não fizer a opção pelo caráter confidencial de doação.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A respeito dos direitos fundamentais pertinentes ao doador e receptor de órgãos, leia as afirmativas a seguir e marque a resposta correta: I ¿ Os direitos fundamentais estão relacionados à dignidade e aos direitos essenciais da pessoa II ¿ Os direitos fundamentais são considerados como cláusulas atingíveis por diversas constituições democráticas pelo mundo, ou seja, podem ser alterados por legislações em prejuízo do ser humano. III ¿ Os direitos fundamentais estão associados ao direito à vida, à formação dos direitos de personalidade, à integridade física e ao direito ao corpo, em particular, à liberdade de consciência e ao poder de dispor do próprio corpo. Está correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	III
	
	
	I e III
	
	
	II
	
	
	I e II
	
	
	II e III
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Maria, uma esposa e mãe exemplar, se vê numa situação que necessita de esclarecimentos. Sua filha Mariana, de 14 anos está esperando por um transplante de pulmão a dois anos e pela contagem, ela é a 188ª da fila. O estado de Mariana está cada vez pior e por mais que sua mãe Maria já tivesse mobilizado todos os parentes e amigos, ninguém se demostrou compativel, apenas Maria, sua mãe tem 99,5% de compatibilidade. Marque a alternativa correta.
	
	
	
	Maria poderá, se quiser e se for permitido pelos exames, doar um pulmão para a sua filha, pois o pulmão, juntamente com o rim, fígado e medula óssea são órgãos que podem ser doados em vida.
	
	
	Maria por ser mãe, só poderá doar, se necessário seu rim e coração.
	
	
	Maria não poderá doar pois o pulmão só poderá ser doado em morte.
	
	
	Nenhum órgão pode ser doado a parentesco de primeiro grau, como filho. Esse tipo de transplante só pode ser doado a parentes de no mínimo terceiro grau.
	
	
	No Brasil não é autorizado esse tipo de transplante, sem nenhuma exceção.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Na origem dos órgãos destinados a transplantes. Existem basicamente três fontes de órgãos e tecidos utilizáveis. Este material pode ser coletado de:
I-Animais: Neste caso chamamos de xenotransplantes.
II-Seres humanos vivos: São os chamados alotransplantes intervivos.
III-Seres humanos mortos: Que chamamos de alotransplantes de doador cadáver.
Marque a alternativa correta.
	
	
	
	Somente a alternativa- III
	
	
	Apenas as alternativas- I e II
	
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	
	Apenas as alternativas- I-III 
	
	
	Apenas as alternativas- II e III
	
Explicação:
Na origem dos órgãos destinados a transplantes as três fontes básicas de órgãos e tecidos utilizáveis são xenotransplantes, alotransplantes e alotransplantes intervivos
		No Brasil a interrupção gestacional é um procedimento clínico considerado crime. Esta interrupção denomina-se:
	
	
	
	Distanásia
	
	
	PrevençãoOrtotanásia
	
	
	Aborto
	
	
	Gravidez
	
Explicação:
Naturalmente que todas estas motivações ou condições, independente de aspectos legais, são profundamente conflitantes em termos éticos, pois implicam no direito a impedir o desenvolvimento da vida em função de critérios nem sempre absolutos.
 
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Independente dos diversos conceitos que existem sobre vida humana, quando se fala em reprodução humana, o que é assegurado pela legislação para que este ato seja colocado em prática?
	
	
	
	Direito de escolher a normalidade genética da criança
 
	
	
	Direito de formar uma família
 
	
	
	Direito de reproduzir vida humana
	
	
	Direito de estruturar a família heterossexual
	
	
	Direito de escolher o sexo da criança
	
Explicação:
As questões éticas envolvidas nos procedimentos ligados à reprodução humana abarcam uma série de aspectos, mas seu conceito básico é: o objetivo da reprodução é a geração da vida.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Levando em conta os aspectos referidos à Reprodução Assistida, a atual Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM 2168 de 21/09/2017) considera, dentre outros pontos:
	
	
	
	a infertilidade humana como um problema de saúde, mas sem repercussões médicas e psicológicas,  não sendo legítimo o anseio em superá-la.
	
	
	que a infertilidade humana é determinada pela Natureza e pela Lei de Deus, não reconhecendo legítimas as práticas médicas ou os anseios em superá-la.
	
	
	que a infertilidade humana é um problema menor na vida das mulheres.que a infertilidade humana é um problema menor na vida das mulheres.
	
	
	a infertilidade humana como um problema de saúde, com repercussões médicas e psicológicas,  sendo legítimo o anseio em superá-la.
	
	
	que as mulheres precisam desejar ter filhos com menos idade.
	
Explicação:
A atual Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM 2168 de 21/09/2017) considera, dentre outros pontos, a infertilidade humana como um problema de saúde, com repercussões médicas e psicológicas,  sendo legítimo o anseio em superá-la. Considera, também, que as mulheres, por conta das transformações sociais, estão postergando a maternidade, o que diminui a possibilidade de engravidarem naturalmente. Em função disto, entende como legítimo lançar mão do conhecimento científico para superar vários casos de problemas de reprodução humana.
 
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Acerca da reprodução humana e assistida, marque a alternativa INCORRETA:
	
	
	
	Existem aspectos éticos vinculados à doação de espermatozoides, óvulos, embriões, à seleção dos embriões com bases na evidência da possibilidade de doenças congênitas e à maternidade substitutiva.
	
	
	A história da medicina relata tentativas de realização de reprodução assistida a partir do final do século XVIII.
	
	
	Existem aspectos éticos vinculados ao consentimento informado e à seleção de sexo da criança.
	
	
	Existem cerca de vinte diferentes critérios para o estabelecimento do início da vida humana.
	
	
	A Resolução CFM 1358/92 institui que, a doação deve ser gratuita e não tem obrigatoriedade de preservar o anonimato entre receptores.
	
Explicação:
O artigo IV, parágrafo segundo, aponta que: Os doadores não devem conhecer a identidade dos receptores e vice-versa.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Muitas tecnologias tem sido desenvolvidas a favor da vida humana, apesar da polêmica em relação aos seus possíveis malefícios.  Pensando nas prerrogativas que a tecnologia podem trazer,  assinale a alternativa que apresenta um desses benefícios:
	
	
	
	Facilidade para que os próprios pacientes escolham o melhor procedimento frente a sua doença.
	
	
	Técnicas de transplantes e também nos aspectos relacionados à fertilização e reprodução humana.
	
	
	Facilidade para execução do aborto.
	
	
	Maior disponibilidade de verbas para o tratamento
	
	
	Facilidade para os médicos procederem como a sua necessidade
	
Explicação:
Assim tem sido em relação às alternativas de manipulação genética, no desenvolvimento de técnicas de transplantes e também nos aspectos relacionados à fertilização e reprodução humana.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Atualmente o aborto ainda é uma questão muito discutida. Dados revelam que cerca de um milhão de abortos clandestinos são realizado anualmente no Brasil. A esse respeito é correto afirmar que:
	
	
	
	Uma adequada política de controle e planejamento familiar contribui para o aumento dos números de aborto.
	
	
	O aborto é legalizado em casos de estupro, risco de vida materno e anencefalia.
	
	
	Casos em que a gravidez é indesejada mediante condições socioeconômicas extremamente desfavoráveis, o aborto é permitido.
	
	
	O aborto clandestino é sempre realizado em condições salubres, com total higiene e segurança.
	
	
	O aborto para todos os casos de gravidez é legalizado no Brasil.
	
Explicação:
No sentido inverso da reprodução como criação da vida, o aborto se associa a ela pelo enfoque conceitual ou ideológico do princípio da vida humana e de quando a interrupção gestacional é simplesmente um procedimento clínico e quando passa a ser um crime contra a vida.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Paula sofre com o fato de estar tentando engravidar há três anos sem sucesso. Então, resolveu recorrer à doação de gametas para engravidar. A questão da doação de gametas, por exemplo, é indicada para casos de casais inférteis ou no caso de que um dos membros possua doença genética transmissível para os descendentes. A Resolução CFM 1358/92 institui que, além de gratuita, a doação deve preservar o anonimato entre receptores e doadores. O argumento principal é de que:
	
	
	
	O pai pode e deve saber para quem doou o seu gameta.
	
	
	este procedimento evitaria problemas futuros relativos às situações emocionais e legais com repercussões no desenvolvimento psicológico da criança.
	
	
	com este procedimento o pai poderia solicitar pensão alimentícia.
	
	
	a mãe não precisa de um pai para criar seu filho.
	
	
	hoje as mulheres são independentes e têm condições de arcar com todas as despesas de um filho.
	
Explicação:
Um casal que opta pela recepção de gametas, por questões impeditivas de gestação por vias normais deve estar ciente de que os doadores se mantém anônimos. Isto facilita ao não surgimento de conflitos futuros para as crianças advindas deste tipo de reprodução.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		A tecnologia pode ser muito benéfica ou maléfica para o ser humano, dependendo da forma como o homem a utiliza. Novas tecnologias têm beneficiado a saúde em diversos aspectos. O mesmo equipamento de raio x que possibilita uma investigação de doenças, também emite radiação. Não podemos confundir a tecnologia em si, com:
	
	
	
	O tipo de tecnologia fabricada
	
	
	O momento de execução da máquina
	
	
	A máquina a ser desenvolvida
	
	
	A manutenção da máquina.
	
	
	O uso que se fará dela
	
Explicação:
O fato é que novas tecnologias implicam em novas ferramentas que podem alterar hábitos, eliminar ou transformar comportamentos, inaugurar novas possibilidades e uma série infindável de ações que se transformam em função delas.

Continue navegando