Os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 2000) entendem a Educação Física como área de conhecimento de estudos da cultura corporal de movimento, introduzindo e integrando os alunos nessa cultura, formando cidadãos críticos. De acordo com as informações e conceitos que são tratados neste documento com relação à Educação Física, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Neste documento, estão descritas as normas e os conteúdos obrigatórios da Educação Física escolar. ( ) Descreve as ginásticas como técnicas corporais coletivas com a finalidade única de padronização de movimentos. ( ) Tem por função a orientação para se ter garantida a melhora na qualidade do ensino, norteando a prática pedagógica, mas com liberdade para que haja adequações às realidades locais. ( ) Objetiva formar cidadãos conscientes de suas possibilidades e capazes de aperfeiçoar seus conhecimentos. ( ) Suas diretrizes não levam em conta o contexto sociopolítico e econômico da comunidade escolar. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a) V - V - F - V - V. b) V - F - V - F - V. c) F - F - V - V - F. d) F - V - F - F - F.
O trabalho pedagógico do professor na escola está baseado em um conjunto de saberes e práticas que, em grande medida, estão alinhados a alguma tendência pedagógica, ou seja, de um conjunto de teorias e metodologias que permite que ele conduza o trabalho com coerência. Entre algumas destas tendências estão: higienista, militarista, pedagogicista e competitivista. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA ( ) Tendência em que os esportes são os principais conteúdos da Educação Física, sendo o professor visto como treinador. ( ) Tendência pedagógica utilizada no século XIX. Os baixos níveis de saneamento básico e as mazelas da urbanização e da industrialização, desenvolveram uma preocupação com a saúde que seria, em parte, resolvidas pela Educação Física. ( ) Tendência que foi predominante no governo de Getúlio Vargas, a partir de exercícios físicos sistematizados, que foram incorporados pelo plano civil a partir do conhecimento médico. ( ) Tendência organizada a partir da ideologia desenvolvimentista, durante o governo de Juscelino Kubitschek. Tinha como objetivo a preparação de alunos para torneios esportivos e festas e desfiles cívicos. a) IV - I - III - II. b) III - IV - I - II. c) IV - I - II - III. d) III - IV - II - I.
A Educação Física militarista teve grande impacto nas escolas brasileiras. A ideia central era que a força, a virilidade e a disciplina dos indivíduos desencadeados por meio dos exercícios físicos escolares representariam igualmente um país forte e próspero. Assinale a alternativa CORRETA: I- O período de surgimento desta tendência é marcado pela ampliação da população rural, sendo que a Educação Física seria a forma para formar cidadãos fortes para o trabalho no campo e desenvolverem a agricultura. II- O período de surgimento desta tendência é marcado pela ascensão de regimes de governos autoritários, como o de Juscelino Kubitschek e estava preocupada com a formação integral do homem. III- A tendência da Educação Física militarista é derivada da influência dos militares na educação brasileiras, sendo privilegiados os conhecimentos relativos à educação moral e cívica e de caráter médico e biológico. IV- Na tendência da Educação Física militarista, o professor era um instrutor que procurava proporcionar, de forma pedagógica, conhecimentos sobre anatomia e fisiologia aos alunos. a) As sentenças II e IV estão corretas. b) Somente a sentença III está correta. c) As sentenças I e III estão corretas. d) As sentenças II e III estão corretas.
Joana foi para casa e relatou como foi sua aula de Educação Física para os pais da seguinte forma: hoje o professor mostrou qual era o jeito certo para corrermos mais rapidamente, depois fez vários exercícios de corrida, sempre verificando o tempo e pedindo para sermos mais rápidos e corrigindo os movimentos. A turma pediu para o professor fazer exercícios mais difíceis, pois aqueles estavam ficando chatos, mas ele disse que ainda não tínhamos idade para isso. Vi que os alunos das turmas mais avançadas estavam realizando corridas com obstáculos, mais difíceis e mais legais. No final da aula, um colega perguntou se a corrida fazia parte do atletismo, mas o professor disse que não tínhamos tempo para discutir, era preciso descansar para recuperar as energias para a próxima aula. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: ( ) A situação retrata uma aula desenvolvimentista, estruturada com base nas etapas de desenvolvimento motor. Neste caso, a preocupação é a aquisição de habilidades, sem a preocupação com a reflexão e o debate sobre as práticas corporais. ( ) A situação retrata uma aula construtivista e desenvolvimentista, pois está estruturada no disciplinamento dos alunos, quando o professor assume papel de instrutor. ( ) A situação retrata uma aula baseada na psicomotricidade, pois apresenta preocupação com as habilidades motoras que precisam ser desenvolvidas, mas também com suas consequências do ponto de vista cognitivo. a) V - F - F. b) F - V - V. c) F - V - F. d) V - F - V.
Uma das principais críticas à Educação Física tradicional, em seus modelos tecnicistas e esportivistas, é que estes estão baseados em uma concepção de corpo e movimento unicamente biológico. A Educação Física desenvolvida segundo estas abordagens estaria a serviço da sociedade capitalista, pois teria a função de adaptar o homem ao mundo do trabalho de forma irrefletida. Na contramão destas ideias surgem as abordagens críticas de Educação Física, especialmente a crítico-superadora e a crítico-emancipatória. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: ( ) Na abordagem crítico-superadora está presente a lógica dialética, segundo a qual busca-se que os alunos aproximem-se e reflitam sobre a realidade, não apenas a aceitando, mas confrontando-a. ( ) A abordagem crítico-emancipatória tem como princípio o agir comunicativo, segundo o qual todos os nossos movimentos e práticas corporais devem ser vistos como formas de expressão dos sentimentos e formas de nos comunicarmos. ( ) As abordagens críticas estão baseadas em uma concepção histórica e cultural de corpo, de movimento e de homem. a) V - F - V. b) V - V - F. c) V - V - V. d) F - V - F.
O movimento faz parte da natureza do homem. A corrida e os saltos foram necessários para a sobrevivência e, posteriormente, tornaram-se forma de expressão, uma linguagem, por exemplo, quando os homens dançavam e se exercitavam para agradecer, pedir e homenagear os deuses. Esses movimentos, no entanto, eram realizados de forma espontânea, não eram institucionalizados e sistematizados na forma de um conhecimento específico como hoje é a Educação Física escolar. O processo de institucionalização da Educação Física refere-se à inclusão dos movimentos e práticas corporais nas instituições escolares, de forma intencional e organizada. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: ( ) Durante o período do Brasil Império, a Educação Física foi consolidada nas escolas, principalmente por meio da tendência pedagógica construtivista que objetiva formar cidadãos fortes para a construção e o desenvolvimento do país. ( ) Os métodos ginásticos alemão e francês tiveram grande repercussão nas escolas brasileiras, sendo uma das primeiras formas de Educação Física na escola. ( ) Até a década de 1980, a Educação Física escolar brasileira esteve marcada pela pedagogia do saber fazer, ou seja, preocupava-se que os alunos alunos soubessem apenas executar os movimentos ginásticos e esportivos, ignorando as dimensões sócio históricas do movimento. a) F - V - F. b) F - F - V. c) F - V - V. d) V - V - F.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) possuem função de orientar e assegurar a lógica dos investimentos no sistema educacional, tornando-se um referencial de qualidade para a educação em todo o Brasil. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: ( ) Tem por ideal a igualdade de direitos entre os cidadãos, fundamentados nos princípios democráticos. ( ) Configuram uma proposta pronta, fechada e global, sem levar em conta características regionais. ( ) Sistematizados num modelo curricular homogêneo e impositivo. ( ) Visam garantir acesso à totalidade e aos conhecimentos socialmente relevantes. a) F - V - F - F. b) V - F - F - V. c) V - F - V - F. d) F - V - F - V.
Nas aulas de Educação Física, encontramos excelentes oportunidades para promover a inclusão das crianças com deficiência. Em uma aula inclusiva, esses alunos podem alcançar realizações sociais na integração com todos os alunos. Com relação à inclusão e o papel do professor, assinale a alternativa CORRETA: a) Flexibilizar alguns elementos, como regras e recursos, quando necessário. b) Adaptar as atividades para favorecer a criança com deficiência em relação às outras. c) Elaborar seu planejamento sem adaptações, pois o aluno com deficiência deverá se adaptar à aula. d) Permitir que a criança com deficiência esteja presente na aula, mas sem participar de todas atividades.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 2000) entendem a Educação Física como área de conhecimento de estudos da cultura corporal de movimento, introduzindo e integrando os alunos nessa cultura, formando cidadãos críticos. De acordo com as informações e conceitos que são tratados neste documento com relação à Educação Física, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Neste documento, estão descritas as normas e os conteúdos obrigatórios da Educação Física escolar. ( ) Descreve as ginásticas como técnicas corporais coletivas com a finalidade única de padronização de movimentos. ( ) Tem por função a orientação para se ter garantida a melhora na qualidade do ensino, norteando a prática pedagógica, mas com liberdade para que haja adequações às realidades locais. ( ) Objetiva formar cidadãos conscientes de suas possibilidades e capazes de aperfeiçoar seus conhecimentos. ( ) Suas diretrizes não levam em conta o contexto sociopolítico e econômico da comunidade escolar. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a) V - V - F - V - V. b) V - F - V - F - V. c) F - F - V - V - F. d) F - V - F - F - F.
O trabalho pedagógico do professor na escola está baseado em um conjunto de saberes e práticas que, em grande medida, estão alinhados a alguma tendência pedagógica, ou seja, de um conjunto de teorias e metodologias que permite que ele conduza o trabalho com coerência. Entre algumas destas tendências estão: higienista, militarista, pedagogicista e competitivista. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA ( ) Tendência em que os esportes são os principais conteúdos da Educação Física, sendo o professor visto como treinador. ( ) Tendência pedagógica utilizada no século XIX. Os baixos níveis de saneamento básico e as mazelas da urbanização e da industrialização, desenvolveram uma preocupação com a saúde que seria, em parte, resolvidas pela Educação Física. ( ) Tendência que foi predominante no governo de Getúlio Vargas, a partir de exercícios físicos sistematizados, que foram incorporados pelo plano civil a partir do conhecimento médico. ( ) Tendência organizada a partir da ideologia desenvolvimentista, durante o governo de Juscelino Kubitschek. Tinha como objetivo a preparação de alunos para torneios esportivos e festas e desfiles cívicos. a) IV - I - III - II. b) III - IV - I - II. c) IV - I - II - III. d) III - IV - II - I.
A Educação Física militarista teve grande impacto nas escolas brasileiras. A ideia central era que a força, a virilidade e a disciplina dos indivíduos desencadeados por meio dos exercícios físicos escolares representariam igualmente um país forte e próspero. Assinale a alternativa CORRETA: I- O período de surgimento desta tendência é marcado pela ampliação da população rural, sendo que a Educação Física seria a forma para formar cidadãos fortes para o trabalho no campo e desenvolverem a agricultura. II- O período de surgimento desta tendência é marcado pela ascensão de regimes de governos autoritários, como o de Juscelino Kubitschek e estava preocupada com a formação integral do homem. III- A tendência da Educação Física militarista é derivada da influência dos militares na educação brasileiras, sendo privilegiados os conhecimentos relativos à educação moral e cívica e de caráter médico e biológico. IV- Na tendência da Educação Física militarista, o professor era um instrutor que procurava proporcionar, de forma pedagógica, conhecimentos sobre anatomia e fisiologia aos alunos. a) As sentenças II e IV estão corretas. b) Somente a sentença III está correta. c) As sentenças I e III estão corretas. d) As sentenças II e III estão corretas.
Joana foi para casa e relatou como foi sua aula de Educação Física para os pais da seguinte forma: hoje o professor mostrou qual era o jeito certo para corrermos mais rapidamente, depois fez vários exercícios de corrida, sempre verificando o tempo e pedindo para sermos mais rápidos e corrigindo os movimentos. A turma pediu para o professor fazer exercícios mais difíceis, pois aqueles estavam ficando chatos, mas ele disse que ainda não tínhamos idade para isso. Vi que os alunos das turmas mais avançadas estavam realizando corridas com obstáculos, mais difíceis e mais legais. No final da aula, um colega perguntou se a corrida fazia parte do atletismo, mas o professor disse que não tínhamos tempo para discutir, era preciso descansar para recuperar as energias para a próxima aula. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: ( ) A situação retrata uma aula desenvolvimentista, estruturada com base nas etapas de desenvolvimento motor. Neste caso, a preocupação é a aquisição de habilidades, sem a preocupação com a reflexão e o debate sobre as práticas corporais. ( ) A situação retrata uma aula construtivista e desenvolvimentista, pois está estruturada no disciplinamento dos alunos, quando o professor assume papel de instrutor. ( ) A situação retrata uma aula baseada na psicomotricidade, pois apresenta preocupação com as habilidades motoras que precisam ser desenvolvidas, mas também com suas consequências do ponto de vista cognitivo. a) V - F - F. b) F - V - V. c) F - V - F. d) V - F - V.
Uma das principais críticas à Educação Física tradicional, em seus modelos tecnicistas e esportivistas, é que estes estão baseados em uma concepção de corpo e movimento unicamente biológico. A Educação Física desenvolvida segundo estas abordagens estaria a serviço da sociedade capitalista, pois teria a função de adaptar o homem ao mundo do trabalho de forma irrefletida. Na contramão destas ideias surgem as abordagens críticas de Educação Física, especialmente a crítico-superadora e a crítico-emancipatória. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: ( ) Na abordagem crítico-superadora está presente a lógica dialética, segundo a qual busca-se que os alunos aproximem-se e reflitam sobre a realidade, não apenas a aceitando, mas confrontando-a. ( ) A abordagem crítico-emancipatória tem como princípio o agir comunicativo, segundo o qual todos os nossos movimentos e práticas corporais devem ser vistos como formas de expressão dos sentimentos e formas de nos comunicarmos. ( ) As abordagens críticas estão baseadas em uma concepção histórica e cultural de corpo, de movimento e de homem. a) V - F - V. b) V - V - F. c) V - V - V. d) F - V - F.
O movimento faz parte da natureza do homem. A corrida e os saltos foram necessários para a sobrevivência e, posteriormente, tornaram-se forma de expressão, uma linguagem, por exemplo, quando os homens dançavam e se exercitavam para agradecer, pedir e homenagear os deuses. Esses movimentos, no entanto, eram realizados de forma espontânea, não eram institucionalizados e sistematizados na forma de um conhecimento específico como hoje é a Educação Física escolar. O processo de institucionalização da Educação Física refere-se à inclusão dos movimentos e práticas corporais nas instituições escolares, de forma intencional e organizada. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: ( ) Durante o período do Brasil Império, a Educação Física foi consolidada nas escolas, principalmente por meio da tendência pedagógica construtivista que objetiva formar cidadãos fortes para a construção e o desenvolvimento do país. ( ) Os métodos ginásticos alemão e francês tiveram grande repercussão nas escolas brasileiras, sendo uma das primeiras formas de Educação Física na escola. ( ) Até a década de 1980, a Educação Física escolar brasileira esteve marcada pela pedagogia do saber fazer, ou seja, preocupava-se que os alunos alunos soubessem apenas executar os movimentos ginásticos e esportivos, ignorando as dimensões sócio históricas do movimento. a) F - V - F. b) F - F - V. c) F - V - V. d) V - V - F.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) possuem função de orientar e assegurar a lógica dos investimentos no sistema educacional, tornando-se um referencial de qualidade para a educação em todo o Brasil. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: ( ) Tem por ideal a igualdade de direitos entre os cidadãos, fundamentados nos princípios democráticos. ( ) Configuram uma proposta pronta, fechada e global, sem levar em conta características regionais. ( ) Sistematizados num modelo curricular homogêneo e impositivo. ( ) Visam garantir acesso à totalidade e aos conhecimentos socialmente relevantes. a) F - V - F - F. b) V - F - F - V. c) V - F - V - F. d) F - V - F - V.
Nas aulas de Educação Física, encontramos excelentes oportunidades para promover a inclusão das crianças com deficiência. Em uma aula inclusiva, esses alunos podem alcançar realizações sociais na integração com todos os alunos. Com relação à inclusão e o papel do professor, assinale a alternativa CORRETA: a) Flexibilizar alguns elementos, como regras e recursos, quando necessário. b) Adaptar as atividades para favorecer a criança com deficiência em relação às outras. c) Elaborar seu planejamento sem adaptações, pois o aluno com deficiência deverá se adaptar à aula. d) Permitir que a criança com deficiência esteja presente na aula, mas sem participar de todas atividades.