Buscar

Músculos membros superiores

Prévia do material em texto

Musculos do ombro
Redondo maior - . Ele atua como um adutor (para "adicionar" ao corpo), auxilia na extensão e rotação medial, bem como na estabilização da escápula.
Redondo menor - Ele atua como um rotador lateral e como um adutor fraco do ombro. Possui ainda papel na estabilização do úmero e é um dos quatro músculos do manguito rotador.
Infraespinhal -  É o principal rotador lateral do ombro.
Supraespinhal - Atua como um abdutor do ombro, possuindo um papel essencial para iniciar os primeiros 15o de abdução (afastar o membro do corpo).
Escapula alada - lesão no nervo torácico longo, enfraquece serrátil anterior, levando à incapacidade de mover a escápula para 'baixo' e para 'dentro' durante a circundução.
Subescapular - É o principal rotador medial do ombro.
Deltoide: deltoide possui uma grande área de origem: o acrômio, a porção lateral superior da escápula e o terço lateral da espinha da escápula. atua como um flexor, extensor e  abdutor do ombro. Ele auxilia ainda na rotação medial (fibras anteriores) e lateral (fibras posteriores).
Musculos espino-apendiculares
Trapézio – grande e superficial. Músculo pode ser dividido em três grupos de fibras: superiores, médias e inferiores. As fibras superiores atuam na extensão do pescoço, sua elevação e rotação superior. As fibras médias atuam na retração (abdução). As fibras inferiores na elevação e na depressão.
Latíssimo do dorso - promove a rotação interna, adução e retroversão do úmero, e elevação e anteriorização do tronco. Além isso, também atua como um músculo auxiliar da respiração. 
Levantador da escápula – pequeno e profundo. Sua ação é a elevação da escápula, bem como a rotação superior da mesma.
Romboide maior - é um músculo em forma de fita que se origina dos processos espinhosos das vértebras torácicas de T2-T5 e se insere na borda medial da escápula. Sua função primária é retrair a escápula, elevar sua borda medial e também estabilizá-la junto à parede torácica.
Romboide menor - Ele se origina do ligamento nucal e dos processos espinhosos de C7 a T1. 
Musculos toracoapendiculares
Peitoral maior: músculo grande e superficial, com forma de leque, que forma a maior parte do volume da região peitoral (peito). Ele possui duas cabeças: a esternocostal e a clavicular. Quando todo o músculo age como uma unidade, ele atua como um rotador medial e abdutor do braço e do ombro.
Peitoral menor - O peitoral menor se insere no processo coracoide da escápula. Esse músculo é considerado um músculo acessório da respiração. Ele atua na movimentação lateral, anterior e inferior da escápula, bem como na sua estabilização.
Subclávio
Serratil anterior - Passa anteriormente e ao redor da caixa torácica, como se a envolvesse. Age como um estabilizador da escápula, agindo em sua protração, como quando se estica o membro superior ou se realiza o movimento de empurrar, e auxilia na rotação da escápula. É por isso que esse músculo é bem desenvolvido em lutadores de boxe, que realizam esses movimentos nas fases finais de seus golpes, para maximizar o seu alcance.
Musculos do braço
Coracobraquial: músculo profundo que se origina do processo coracoide da escápula e se insere na superfície medial da diáfise umeral. Atua como um adutor, rotador medial e flexor do braço na articulação do ombro. 
Braquial: principal flexor profundo do cotovelo, e se origina da parte inferior da superfície anterior do úmero. Ele se insere no processo coronoide e na tuberosidade da ulna. 
Bíceps braquial - Ele possui uma cabeça longa e uma cabeça curta. A cabeça longa se origina do tubérculo supra-glenoidal da escápula e cursa no sulco intertubercular, dentro de sua própria bainha sinovial. A cabeça curta se origina do processo coracoide, e as duas cabeças se unem distalmente.  Ele atua primariamente como um supinador do antebraço, bem como um flexor do cotovelo.
Tríceps braquial -  Ele possui três cabeças: longa, lateral e medial. Fibras conferem resistência, força e extensão.
Flexores do antebraço
Músculos do antebraço anterior
Superficiais
Flexor superficial dos dedos - A cabeça umeroulnar se origina do epicôndilo medial e a cabeça ulnar se origina da superfície anterior superior da diáfise do rádio. Os músculos atuam na flexão das articulações interfalângicas como função primária. 
Flexores radial e ulnar do carpo - O músculo causa flexão do punho e desvio ulnar, quando atua com o extensor ulnar do carpo.
Palmar longo -  Atua como um fraco flexor do punho e tensiona a aponeurose (fáscia) palmar quando se segura algum objeto com a mão.
Pronador redondo - É o maior dos músculos pronadores, e possui duas cabeças. A cabeça umeralorigina-se da linha supracondilar medial do úmero, e a cabeça ulnar do processo coronoide da ulna. Atua na pronação do antebraço.
Profundos
Pronador quadrado – está na camada mais profunda do antebraço, que é encontrado conectando o rádio (inserção) à ulna (origem) em seus pontos distais, como uma faixa. Ele realiza um movimento de pronação do rádio.
Flexor longo do polegar - Esse músculo é encontrado superficialmente, dentro da camada profunda. Ele causa flexão da articulação interfalângica do polegar, bem como flexão da articulação metacarpofalângica.
	Flexor profundo dos dedos - Se insere nas falanges distais do segundo ao quinto dedos e atua na flexão das articulações interfalângicas distais dos dedos.  Ele contribui ainda na flexão das articulações interfalângica proximal, metacarpofalângica e articulações do punho, apesar de esta ser uma função secundária. 
Extensores do antebraço
Supinador - O músculo atua na supinação do antebraço e forma a borda lateral da fossa cubital. 
Extensor dos dedos - ele também atua separando os dedos uns dos outros durante a extensão das articulações metacarpofalângicas.
Extensor ulnar do carpo - Atua na extensão do punho, fixa o punho durante o fechamento da mão e quando age com o flexor ulnar do carpo ele contribui para o desvio ulnar do punho.
Extensores radiais longo e curto do carpo - Ambos os músculos são conhecidos como "músculos do soco", já que eles contribuem com o desvio radial do punho, que é essencial para lutadores de boxe. 
Extensor do dedo indicador - extensão do dedo indicador e do punho.
Extensor do dedo mínimo
Braquiorradial - Sua função é a flexão do cotovelo. Também é capaz de uma fraca supinação e pronação do antebraço. 
Mão
Eminência tenar - Consiste de três músculos: flexor curto do polegar, abdutor curto do polegar e opositor/oponente do polegar. 
O flexor curto do polegar atua na flexão do polegar na primeira articulação metacarpofalângica, e é inervado pelo nervo mediano. 
O abdutor curto do polegar promove a abdução do polegar e também é inervado pelo nervo mediano. Ele se origina do retináculo dos flexores, do tubérculo do escafóide e do trapézio. Insere-se na superfície radial da primeira falange proximal.
 O opositor/oponente do polegar atua na oposição do polegar aos outros dedos (rotação do polegar no sentido oposto aos outros dedos, não somente a flexão sobre a palma).
Eminência hipotênar - formada pelos músculos hipotenares, que são o flexor curto do dedo mínimo, o abdutor do dedo mínimo e o opositor/oponente do dedo mínimo.
O abdutor do dedo mínimo se origina do pisiforme, do ligamento pisohamato e do retináculo dos flexores. Ele se insere no aspecto ulnar da quinta falange proximal.
O flexor curto do dedo mínimo se origina do osso hamato e se insere no aspecto ulnar da base da quinta falange proximal. 
O opositor/oponente do dedo mínimo se origina do hâmulo do hamato e do retináculo dos flexores.
Interósseos - quatro interósseos dorsais e três interósseos palmares, e são uma parte do grupo palmar intermediário. Os músculos interósseos dorsais causam abdução dos dedos e os interósseos palmares causam adução dos dedos. 
Lumbricais - se originam dos tendões do flexor profundo dos dedos. Eles causam flexão da articulação metacarpofalângicas e extensão das articulações interfalângicas. 
MANGUITO ROTADOR:
Afunção principal deste grupo é manter a cabeça do úmero contra a cavidade glenoide, reforçar a cápsula articular e resistir ativamente e deslocamentos indesejáveis da cabeça do úmero em direção anterior, posterior e superior. Fazem parte do manguito rotador os seguintes músculos:
SUPRAESPINHAL
INFRAESPINHAL
REDONDO MENOR
SUBESCAPULAR
Espaço triangular
Limites
– Redondo menor
– Redondo maior
– Cabeça longa do tríceps
ESTRUTURAS
– A. circunflexa da escápula
Espaço quadrangular
Limites
Redondo menor
Redondo maior
Cabeça longa do tríceps
Úmero
ESTRUTURAS
– N. axilar
– A. circunflexa posterior do úmero
Intervalo triangular 
Limites:
Redondo maior
Cabeça longa tríceps
Cabeça lateral tríceps
ESTRUTURAS
– N. radial
– A. braquial profunda
 ______________________________________________________________________
SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO – retinaculos dos músculos flexores

Continue navegando