Buscar

simulado educação ambiental

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201201424700)
	
	Uma discussão recorrente a respeito do termo meio ambiente é a suposta redundância que existe entre ambos os termos. Explique o porquê desta discussão e qual o motivo desta reiteração.
		
	
Sua Resposta: A palavra meio significa o mesmo que ambiente. O motivo dessa reiteração obedece a razões históricas ,já que, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (Estocolmo,1972), a impressão semântica das traduções do inglês, acabou por gerar o termo meio ambiente como e uso comum, em vez de se usar somente um deles (ou meio ou ambiente).
	
Compare com a sua resposta: Porque a palavra meio significa o mesmo que ambiente. O motivo desta reiteração obedece razões históricas, já que, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (Estocolmo, 1972), a impressão semântica das traduções do inglês, acabou por gerar o termo meio ambiente como e uso comum, em vez de se usar somente um deles (ou meio ou ambiente).
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201424697)
	
	Do que podemos dizer que é decorrente a degradação ambiental que vivenciamos hoje?
		
	
Sua Resposta: A degradação ambiental causada por ações antrópicas tem aumentado gradativamente no mundo todo. Os problemas ambientais se tornaram muito preocupantes quando começaram a ser divulgados pela mídia, principalmente em relação à quantidade de agravos á saúde por eles ocasionados.
	
Compare com a sua resposta: Pode-se considerar que a degradação ambiental que hoje se apresenta é decorrente da profunda crise social, econômica, filosófica e política que atinge toda a humanidade, resultado da introjeção de valores e práticas que estão em desacordo com as bases necessárias para a manutenção de um ambiente sadio e que favoreça uma boa qualidade de vida a todos os membros da sociedade.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201461149)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Desde o princípio, o homem interage com o meio ambiente esforçando-se em descobrir as charadas da natureza. A condição rude do homem primitivo não o impediu de ser criativo para melhor viver. Os registros da pré-história revelam sua enorme capacidade organizativa e coordenação motora diferenciada. Fazendo uso desses talentos, no afã de evitar seu próprio aniquilamento ante a natureza selvagem, o homem conquistou o mundo (Pedro e Frangetto, 2009). Para que tivéssemos harmonia entre os homens, surgiu __________________________que deveriam regular o uso desses recursos, necessários para a vida da sociedade, de forma justa e com igualdade. Qual alternativa abaixo completa a lacuna?
		
	
	a instituição familiar
	
	escola
	
	comércio
	
	indústria manufatureira
	 
	políticas públicas
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201452913)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Brasil, como os demais países, em um momento inicial postulava Leis muito específicas que tratavam das questões ambientais de maneira pontual , contudo, em 1981, com o advento da Lei 6.938, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, este cenário mudou e começou haver uma preocupação com a interdependência dos problemas ambientais. Assinale a alternativa abaixo que NÃO pode ser considerada como um dos princípios desta Lei listado no artigo 2º:
		
	
	Recuperação de áreas degradadas.
	 
	Educação ambiental centrada no Ensino Básico.
	
	Proteção dos ecossistemas.
	
	Incentivo ao estudo e à pesquisa de tecnologias voltadas para o uso racional e à proteção dos recursos ambientais.
	
	Equilíbrio ecológico, considerando o meio ambiente como patrimônio público.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201280154)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	NÃO diz respeito a um princípio da PNMA:
		
	
	Planejamento e fiscalização do uso dos recursos naturais
	
	Controle e zoneamento das atividades potencialmente ou efetivamente poluidoras
	 
	Racionalização do uso de material urbano, do tratamento de esgoto rural , da atmosfera e do ar
	
	Proteção dos ecossistemas;
	
	Equilíbrio ecológico, considerando o meio ambiente como patrimônio público
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201462685)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Tomando como critério a eficácia da ação pública e não apenas a geração de leis, pode-se apontar a década de 1930 como o início de uma política ambiental efetiva (Barbieri, 2010). Conforme Barbieri (2010), uma data de referência é o ano de 1934, quando foram promulgados os seguintes documentos relativos à gestão de recursos naturais. Marque a resposta errada:
		
	 
	Código de Educação ambiental
	
	Código de Águas
	
	Código de Minas
	
	Código de Caça
	
	Código Florestal
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201316125)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A questão da definição do ambiente é muito complexa, pois está relacionada com:
		
	
	Os aspectos financeiros da região
	
	Os aspectos geográficos locais
	
	Os aspectos estéticos dos biomas
	 
	Os aspectos evolutivos da própria sociedade
	
	Os aspectos legais municipais
		 Gabarito Comentado.
	1a Questão (Ref.: 201201489215)
	
	Nas análises para Licenciamento Ambiental, a sigla para o Estudo de Impacto Ambiental (EIA), normalmente, vem associada àquela usada para o Relatório de Impacto de Meio Ambiente (RIMA), onde se apresentam da seguinte forma: EIA/RIMA. Explique o motivo desta associação.
		
	
Sua Resposta: De acordo com o artigo 2° da Resolução Conama, a elaboração de estudo de impacto ambiental (EIA) e respectivo relatório de impacto ambiental (RIMA), a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e do IBAMA em caráter supletivo, devem ser realizados para o licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como: I - Estradas de rodagem com duas ou mais faixas de rolamento; II - Ferrovias; III - Portos e terminais de minério, petróleo e produtos químicos; IV - Aeroportos, conforme definidos pelo inciso 1, artigo 48, do Decreto-Lei nº 32, de 18.11.66; V - Oleodutos, gasodutos, minerodutos, troncos coletores e emissários de esgotos sanitários; VI - Linhas de transmissão de energia elétrica, acima de 230KV; VII - Obras hidráulicas para exploração de recursos hídricos, tais como: barragem para fins hidrelétricos, acima de 10MW, de saneamento ou de irrigação, abertura de canais para navegação, drenagem e irrigação, retificação de cursos d'água, abertura de barras e embocaduras, transposição de bacias, diques; VIII - Extração de combustível fóssil (petróleo, xisto, carvão); IX - Extração de minério, inclusive os da classe II, definidas no Código de Mineração; X - Aterros sanitários, processamento e destino final de resíduos tóxicos ou perigosos; Xl - Usinas de geração de eletricidade, qualquer que seja a fonte de energia primária, acima de 10MW; XII - Complexo e unidades industriais e agroindustriais (petroquímicos, siderúrgicos, cloroquímicos, destilarias de álcool, hulha, extração e cultivo de recursos hídricos); XIII - Distritos industriais e zonas estritamente industriais - ZEI; XIV - Exploração econômica de madeira ou de lenha, em áreas acima de 100 hectares ou menores, quando atingir áreas significativas em termos percentuais ou de importância do ponto de vista ambiental; XV - Projetos urbanísticos, acima de 100 ha ou em áreas consideradas de relevante interesse ambiental a critério da SEMA e dos órgãos municipais e estaduais competentes; XVI- Qualquer atividade que utilizar carvão vegetal, derivados ou produtos similares, em quantidade superior a dez toneladas por dia; XVII - Projetos Agropecuários que contemplem áreas acima de 1.000 ha ou menores, neste caso, quando se tratar de áreas significativas em termos percentuais ou de importância do ponto de vista ambiental, inclusive nas áreas de proteção ambiental.
	
Comparecom a sua resposta: O aluno deve informar que o RIMA é um documento escrito de maneira sistematizada e com linguagem acessível para o público, que apresenta os resultados, obtidos durante o EIA, tais como suas conclusões e recomendações.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201424773)
	
	Todo processo de planejamento deve ter necessariamente cinco etapas. Quais são? Porque são integradas?
		
	
Sua Resposta: conhecimento da realidade concepção de um plano execução do plano acompanhamento, o monitoramento avaliação da ações
	
Compare com a sua resposta: 1 ¿ o conhecimento da realidade; 2 ¿ a concepção de um plano; 3 ¿ a execução do plano; 4 ¿ o acompanhamento, o monitoramento e; 5 - avaliação das ações. Na prática essa sequência é um ciclo continuado, com o acompanhamento reordenando a concepção e a execução do plano. Essas etapas se integram, envolvem-se e ocorrem simultaneamente. O conhecimento da realidade é um processo permanente.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201493321)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O Tratado de educação ambiental para as sociedades sustentáveis e responsabilidade global, consignado na Rio-92, propôs princípios para o desenvolvimento de um roteiro básico para o planejamento e avaliação de projetos em educação ambiental. Assinale a opção correta.
		
	 
	Ter enfoque interdisciplinar e holístico; Ser um ato político; Facilitar a cooperação mútua e equitativa nos processos de decisão, dentre outros.
	
	Estimular a adoção de projetos que formem sociedades socialmente justas, equilibradas e que suportem viver numa escassez de recursos naturais.
	 
	Potencializar as dificuldades das diversas populações na condução de seus próprios destinos e na resolução de conflitos de maneira justa e humana.
	
	Ter enfoque unicamente no desenvolvimento sustentável e facilitar a cooperação mútua sem, contudo interferir nos processos de decisão.
	
	Ter foco em politica social, visando o assistencialismo.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201841976)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O Tratado de Educação Ambiental para as Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global foi estabelecido pelas ONGs e movimentos sociais durante a Conferências das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1992 (Rio-92). Este tratado propõe princípios para planejamento e avaliação de projetos em educação ambiental. NÃO É um destes princípios:
		
	
	Ter enfoque interdisciplinar e holístico.
	 
	Dar aos empresários o papel de liderança nos avanços sociais.
	 
	Potencializar o poder das diversas populações na condução de seus próprios destinos.
	
	Entender a Educação Ambiental como um ato político.
	
	Facilitar a cooperação mútua e equitativa nos processos de decisão.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201862722)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	No que se refere à Educação ambiental baseada em projetos, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas: |___|requer uma capacidade gerencial por parte dos professores; |___|o trabalho com projetos significa de fato uma mudança de postura, uma forma de repensar a prática pedagógica e as teorias que lhe dão sustentação; |___|podem e devem ser desenvolvidos nas escolas a fim de fomentar a criatividade e o raciocínio dos alunos, através de atividades dinâmicas e participativas, unindo teoria à prática; |___|devem ter uma abordagem genérica da questão ambiental e desvinculada do projeto educativo da escola. A seguir, marque a alternativa correta:
		
	
	F, V, F, V
	 
	F, F, V, V
	
	F, F, F, V
	
	V, V, V, V
	 
	V, V, V, F
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201862608)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Os conteúdos de Meio Ambiente foram integrados às áreas, numa relação de transversalidade, de modo que impregne toda a prática educativa e, ao mesmo tempo, crie uma visão global e abrangente da questão ambiental, visualizando os aspectos físicos e históricos-sociais, assim como as articulações entre a escala local e planetária desses problemas. (BRASIL, 1998). Neste sentido NÃO é correto afirmar:
		
	
	A educação ambiental deve permitir a compreensão da natureza complexa do Meio Ambiente e interpretar a interdependência entre os diversos elementos que confrontam o ambiente, com vistas a utilizar racionalmente os recursos no presente e no futuro.
	
	Os temas transversais dizem respeito a conteúdos de caráter social, que devem ser incluídos no currículo do ensino fundamental, de forma transversal, ou seja: não como uma área de conhecimento específica, mas como conteúdo a ser ministrado no interior das várias áreas estabelecidas.
	 
	Os Temas Transversais permeiam necessariamente toda a prática educativa que abarca relações entre os alunos, entre professores e alunos e entre diferentes membros da comunidade escolar.
	
	Nos Temas Transversais, são debatidos em diferentes espaços sociais, em busca de soluções e de alternativas, confrontando posicionamentos diversos tanto em relação à intervenção no âmbito social mais amplo quanto à atuação pessoal.
	 
	O trabalho com os temas transversais não exige que os professores articulem conteúdos de áreas e conteúdos de temas, deixando claro para os alunos a relação entre estudo escolar e as questões sociais.
	 7a Questão (Ref.: 201201258745)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A educação ambiental deve ser uma prática integradora, que converta cada oportunidade em experiências educativas de sociedades sustentáveis.
A partir disso, aponte abaixo a alternativa que NÃO está relacionada a esta integração.
		
	
	aptidões
	
	conhecimentos
	 
	Alimentação
	
	valores
	
	atitudes e ações
		
	.
	
	 8a Questão (Ref.: 201201291955)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sauvé (2005, p. 18-38) apresenta a diversidade de proposições pedagógicas existentes em relação à educação ambiental, destacando dois tipos de correntes: 1 - Correntes de longa tradição (das décadas de 70 e 80) e 2- Correntes recentes Examinando as diferentes correntes agrupadas abaixo, podemos afirmar que
Fonte: SAUVÉ, Lucie. Uma cartografia das correntes em educação ambiental. In: SATO, Michele; CARVALHO, Isabel (colab.). Educação ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005, p.17-44).
		
	
	Naturalista, sistêmica e científica são correntes recentes
	
	Crítica, feminista e holística são correntes antigas
	
	Biorregionalistas, práxica e etnográfica também são correntes antigas.
	 
	Da sustentabilidade e da ecoeducação são correntes recentes
	
	Humanista e resolutiva também são correntes recentes
		
	
	 9a Questão (Ref.: 201201459256)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Dentre as opções abaixo, relacionadas ao planejamento, construção e avaliação de projetos em educação ambiental. assinale aquela que NÃO é verdadeira:
		
	
	A fase de monitoramento e controle é um processo sistemático que ocorre no contexto de um programa ou da implementação de um projeto de educação ambiental com o objetivo de produzir informações a respeito dos progressos obtidos para ajudar a tomar decisões, de modo a aumentar a eficácia do projeto.
	
	A avaliação é a parte mais importante de um projeto e consiste em um conjunto de procedimentos para apreciar os méritos de um programa e fornecer informações a respeito do alcance de seus objetivos, atividades, resultados e impacto custo-benefício.
	 
	O Tratado de educação ambiental para as sociedades sustentáveis e responsabilidade global, consignado no Fórum Internacional de Organizações Não-Governamentais (ONGs) e Movimentos Sociais, da Rio-92, propôs princípios para o desenvolvimento de um roteiro básico para o planejamento e avaliação de projetos em educação ambiental.
	 
	Não existem procedimentosabsolutamente fundamentais para se atingir a eficiência em um projeto. Para o desenvolvimento dessa tarefa, o planejamento, a construção e avaliação de projetos em educação ambiental, são facultativos e raramente necessários.
	
	Em um projeto de educação ambiental, os principais elementos da etapa de concepção de um plano são: objetivos, resultados, atividades, recursos necessários, prazos, responsáveis e avaliação.
		
	
	 10a Questão (Ref.: 201201461329)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A motivação das crianças e jovens pelos temas ambientais tem se mostrado importante para que o conceito de escola saudável seja implementado, incluindo o geral e não tratando a saúde como uma questão unicamente individual, mas como resultante:
		
	
	de processos de plantio mais eficientes na área de alimentação
	
	de um uso do meio mais intenso
	
	de uma tecnologia mais avançada
	 
	de um meio ambiente saudável, nos seus aspectos biofísicos e sociais.
	 
	de controle melhor de vetores de doenças

Continue navegando