Buscar

AUDITORIA HOSPITALAR

Prévia do material em texto

AUDITORIA HOSPITALAR: O QUE É E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA?
A gestão na área de saúde é uma atividade complexa e que requer acompanhamento. É para isso que existe a auditoria hospitalar. Afinal de contas, ela ajuda a reduzir custos e aumentar a eficiência do processo.
A ideia é promover o desenvolvimento sustentável do hospital e manter ou elevar a qualidade do atendimento aos pacientes. Isso porque permite implantar as melhores práticas para reforçar o cuidado e a segurança com quem está sendo atendido.
Neste post, vamos mostrar o que é e qual é a importância da auditoria em um hospital. Assim, você poderá implantar essa prática e obter os benefícios derivados dela. Acompanhe!
O QUE É A AUDITORIA HOSPITALAR?
Esse é um estudo sistemático e independente voltado para a análise e comparação dos procedimentos adotados durante o atendimento aos pacientes. A finalidade é verificar se os processos estão condizentes com os detalhes especificados na proposta apresentada.
Caso haja incoerências, o resultado é uma não conformidade. Isso indica que há algo que deve ser ajustado e melhorado para que o hospital aumente sua vantagem competitiva.
A ideia de auditoria aplicada ao âmbito hospitalar surgiu na década de 1970, quando começou a ser necessário o equilíbrio entre aplicação consciente de recursos e qualidade. Essa situação ocorreu devido à melhoria do atendimento e às acreditações, que validam os processos executados.
A auditoria pode ser implantada tanto nos atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto nos particulares ou de planos médicos. No primeiro caso se pretende avaliar se os convênios e programas estão sendo executados de modo adequado e se os recursos têm destinação correta.
Já nos particulares e de convênios médicos, o objetivo é que a auditoria sirva como um indicador de qualidade e redução de custos. É, portanto, uma análise sistemática e analítica de todas as ações realizadas pelo hospital.
Em resumo, a auditoria em hospitais serve como ferramenta de gestão que possibilita às instituições de saúde sobreviverem diante do mercado competitivo privilegiando a qualidade e o equilíbrio financeiro.
Isso é realizado sem deixar de lado a ética e a transparência nas relações entre os profissionais, o que garante que todos se envolvam nessa prática e que ela seja mais eficiente.
QUAL A IMPORTÂNCIA DESSA PRÁTICA?
Os hospitais começaram a empregar esforços na auditoria para obter a redução de custos e aproveitar melhor os recursos disponíveis — e estão conseguindo bons resultados.
Além do benefício já citado, também se alcança mais qualidade no atendimento aos pacientes. Os processos são melhorados e, ainda, há a identificação de erros operacionais, de gestão de pessoas e estruturais.
O resultado é a correção das falhas e a identificação de processos críticos, que também podem ser ajustados por meio de estratégias de curto e longo prazos. Para a equipe, uma das vantagens é a maior aceitação das intervenções e a compreensão da importância da auditoria.
Ou seja, essa prática tem um caráter educativo e que incentiva os colaboradores a participarem ativamente. No final, todos conseguem adotar as melhores práticas por entenderem que o trabalho se torna melhor e mais fluido.
É por isso que a auditoria voltada para hospitais traz as seguintes vantagens:
mais qualidade;
maior assistência à saúde;
relação mais segura, justa e eficaz para todos os envolvidos;
manutenção da competitividade diante do mercado;
crescimento sustentável no âmbito financeiro.
QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DE ALGUMAS MODALIDADES?
O auditor pode ser alguém interno ou externo à instituição. Mesmo que essa pessoa tenha um vínculo empregatício, ela deve obedecer aos padrões e técnicas estipulados.
Entre as características exigidas desse profissional estão:
sigilo;
discrição;
atualização;
conhecimento;
capacitação e atualização constantes;
imparcialidade;
independência;
soberania;
cautela;
comportamento ético;
objetividade;
zelo profissional.
De modo geral, o auditor é um médico ou enfermeiro que estão ligados à organização que efetua o pagamento das contas. Esses requisitos são necessários porque a auditoria em saúde possui algumas finalidades. Entre elas estão:
perícia;
revisão;
intervenção;
exame de contas de serviço ou de procedimentos executados por médicos.
O auditor pode realizar alguns tipos de auditoria na empresa. Confira as principais modalidades existentes:
AUDITORIA PREVENTIVA
Os procedimentos são auditados antes de algum erro ou falha ser identificado. Comumente ocorre a integração ao departamento de liberações de procedimentos ou guias do convênio médico. Por isso, é executada por médicos.
AUDITORIA OPERACIONAL
Os fatos e documentos são observados de maneira direta e depois dos procedimentos serem executados. Cabe ao auditor:
interagir com os colaboradores que atuam na assistência;
monitorar o histórico dos pacientes internados;
colaborar na liberação de medicamentos, materiais ou procedimentos;
verificar a qualidade da assistência.
A partir dessa avaliação, o auditor pode indicar uma assistência alternativa para o paciente, desde que o médico assistente dê sua anuência.
Além disso, a auditoria operacional inclui a de contas, que é realizada no hospital ou na fonte pagadora a fim de encontrar irregularidades ou não conformidades. Nesse processo são analisados: procedimentos, diagnósticos, laudos, exames, medicamentos e materiais gastos, taxas hospitalares, entre outros.
AUDITORIA ANALÍTICA
Esse tipo de auditoria é composto por análise de relatórios, documentos e processos que são coletados nas auditorias operacional e preventiva, além da comparação com indicadores gerenciais, principalmente os voltados para o gerenciamento de recursos organizacionais.
Para executar a auditoria analítica é necessário ter conhecimentos sobre indicadores administrativos e de saúde, além de compreender mais sobre o uso de tabelas, bancos de dados, gráficos e contratos. É assim que se pode reunir informações sobre o plano de saúde e problemas identificados em cada prestador.
COMO A AUDITORIA HOSPITALAR É APLICADA?
A qualidade dos serviços é verificada de diversas formas. Uma delas é a análise detalhada dos prontuários, que tem por objetivo identificar:
como é a rotina da e

Continue navegando