Buscar

SIMULADO ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
	
	
	
		
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201409072238)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	"Meditei muito sobre a educação. Há questões em que cheguei a conclusões duvidosas, mas também há questões sobre as quais as conclusões a que cheguei são definitivas e não me sinto capaz de as mudar ou de lhes acrescentar o que quer que seja. A educação só é uma tarefa complexa e difícil se quisermos educar os nossos filhos ou outra pessoa qualquer sem nos educarmos a nós próprios. Se compreendermos que só através de nós podemos educar os outros, desaparecerá a questão da educação e restará uma questão da vida: como devemos viver?" (Tolstoi, Obras Pedagógicas, 1988). Tendo esse trecho do Tolstoi como base e a perspectiva de que a Educação é a principal fonte de formação do sujeito em um grupo, marque a opção CORRETA quanto as duas fontes de socialização responsáveis pela formação do ser social.
		
	 
	As duas fontes de Educação no processo de Socialização são: a Educação Civilizatória encontrada na família e a Educação Formal proposta pela Escola.
	
	As duas fontes de Educação no processo de Socialização são: a Educação Informal promovida pela Escola enquanto instituição e a Educação Formal proposta pela família.
	
	As duas fontes de Educação no processo de Socialização são: a Educação cultural e restrita promovida pela família e a Educação Formal proposta pela Escola.
	
	As duas fontes de Educação no processo de Socialização são: a Educação local promovida pela família e a Educação Global proposta pela Escola.
	 
	As duas fontes de Educação no processo de Socialização são: a Educação Informal promovida pela família e a Educação Formal proposta pela Escola.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408994192)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	ENADE - 2011 Na Sociologia da Educação, o currículo é considerado um mecanismo por meio do qual a escola define o plano educativo para a consecução do projeto global de educação de uma sociedade, realizando, assim, sua função social. Considerando o currículo na perspectiva crítica da Educação, avalie as afirmações a seguir. I. O currículo é um fenômeno escolar que se desdobra em uma prática pedagógica expressa por determinações do contexto da escola. II. II. O currículo reflete uma proposta educacional que inclui o estabelecimento da relação entre o ensino e a pesquisa, na perspectiva do desenvolvimento profissional docente. III. III. O currículo é uma realidade objetiva que inviabiliza intervenções, uma vez que o conteúdo é condição lógica do ensino. IV. IV. O currículo é a expressão da harmonia de valores dominantes inerentes ao processo educativo. É correto apenas o que se afirma em:
		
	
	I.
	
	III e IV.
	
	II e IV.
	
	I e III.
	 
	II.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408480660)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Clifford Geertz defende a ideia de que é necessário descartar a tentativa de explicar fenômenos sociais através de uma metodologia que os tece em redes gigantescas de causa e efeito. Sendo assim, assinale, entre as alternativas abaixo, aquela em que podemos encontrar um pressuposto que embasa este pensamento de Geertz.
		
	
	O etnógrafo deve sempre tomar como premissa que o saber manifestado por seus interlocutores é desinteressado, objetivo e perfeitamente capaz de dar conta da complexidade das relações sociais.
	
	Os atores envolvidos nos processos sociais nos quais vai incidir o interesse acadêmico do etnógrafo sempre serão incapazes de expressar seu próprio conhecimento a respeito dos referidos processos.
	
	A antropologia é uma ciência social que consiste em enquadrar os fatos locais em teorias gerais, respeitando sempre a divisão que as separa das outras ciências sociais.
	 
	As diversas maneiras de conhecer e conceber a realidade são sempre inevitavelmente locais, e desta forma inseparáveis de seus constructos, instrumentos e invólucros.
	 
	Para o melhor entendimento de uma dada realidade etnográfica, é necessário abandonar definitivamente o conjunto de teorias consolidadas no campo de estudos em questão, construindo assim uma teoria completamente nova a partir da etnografia.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201409072251)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"Isso de educação popular a cargo do Estado é completamente inadmissível. Uma coisa é determinar, por meio de uma lei geral, os recursos para as escolas públicas, as condições de capacitação do pessoal docente, as matérias de ensino, etc, e velar pelo cumprimento destas prescrições legais mediante inspetores [...] outra coisa completamente diferente é designar o Estado como educador do povo! Longe disto, o que deve ser feito é subtrair a escola a toda influência por parte do governo e da Igreja [...]." (Marx, Crítica do Programa de Gotha, 1985). A posição de Karl Marx quanto à Educação, sinteticamente, é de que esta aniquila do indivíduo a possibilidade de emancipação, pois funda-se nos interesses de uma classe dominante. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA quanto aos eixos imprescindíveis para uma Educação Emancipatória na perspectiva deste autor:
		
	
	Uma educação emancipatória prepara o indivíduo para executar tarefas simples, como por exemplo, manusear uma máquina, além de torná-lo capaz de analisar criticamente uma novela.
	
	Uma Educação Emancipatória prepara o indivíduo para ser trabalhador das fábricas e chefe de uma família.
	
	Uma educação emancipatória tem sua estrutura curricular baseada nos ensinos da ciência, na produção de novas ideologias e na preparação do homem para o trabalho braçal.
	
	Uma educação Emancipatória preocupa-se exclusivamente com a aprendizagem da tecnologia e do sistema de produção industrial.
	 
	Uma Educação Emancipatória fornece ao indivíduo um suporte Intelectual, onde o mesmo produz conhecimento, além de um suporte tecnológico, aprendizado de um ofício, e por fim, uma Educação Física, onde desenvolve-se as dimensões de esporte e lazer.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201409072306)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para Max Weber a educação é o modo pelo qual os indivíduos são preparados para exercer funções, relacionadas à racionalização da vida. Nesse sentido, de acordo com este autor, AS PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO SÃO:
		
	
	A Pedagogia do Cultivo que capacita o sujeito a viver na industria e se destacar profissionalmente e a Pedagogia do Treinamento que ensina o indivíduo a ser um profissional.
	
	A Pedagogia do Cultivo que capacita culturalmente o sujeito e a Pedagogia Industrial que fornece ao sujeito a capacitação industrializada.
	 
	A Pedagogia do Cultivo que fornece ao sujeito uma qualificação cultural e a Pedagogia do Treinamento que tem como objetivo formar peritos e especialistas.
	
	A Pedagogia do Cultivo que fornece ao sujeito a capacidade de cultivar conhecimento e relações humanas e a Pedagogia do Treinamento que tem como objetivo formar culturalmente o sujeito.
	
	A Pedagogia do Cultivo que capacita o sujeito a agir bem em sociedade e a Pedagogia do Trenamento que oferece ao cidadão as leis e regras do Estado em que vive.

Outros materiais