Buscar

exercicios de faculdade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

QUESTÃO 1
Émile Durkheim também desenvolveu estudos importantes na área da Educação. Como futuros professores de matemática, é fundamental compreender como se consolida a relação entre aluno-professor, ensino-aprendizagem e disciplina.
 
VALENCIANO, T.; AGUIAR, G. A. Fundamentos Sociológicos e Antropológicos da Educação. Maringá: Unicesumar, 2018.
 
Em relação a disciplina em sala de aula, Durkheim defendia que a relação professor-aluno deveria ser cada vez mais:
Alternativas
Alternativa 1:
Resp -Coesa.
QUESTÃO 2
Para Comte, o único conhecimento o qual, partindo da abstração, consegue se positivar por meio da experimentação é a Matemática. Ela é a Filosofia das Ciências Naturais. A lógica matemática se constitui na raiz do pensamento positivo, das ciências que se positivaram.
 
 
VALENCIANO, T.; AGUIAR, G. A. Fundamentos Sociológicos e Antropológicos da Educação. Maringá: Unicesumar, 2018.
 
 
Segundo Comte, a lógica matemática proporciona:
 
Alternativas
Alternativa 1:
Salientar a importância das ciências naturais.
Alternativa 2:
Alienar de forma lógica os fenômenos sociais.
Alternativa 3:
Capturar de forma abstrata os fenômenos sociais.
Alternativa 4: correta 
Dimensionar e compreender o movimento de forma lógica os fenômenos físicos.
Alternativa 5:
Consolidar o pensamento subjetivo e lógico dos indivíduos em seus fenômenos físicos.
Nas teses de Weber, é destacada a teoria dos modelos de ação, em que ele estuda uma compreensão dos sentidos das ações sociais pelos agentes que a praticam. Esses modelos de ação são construídos nas relações sociais mediante as heranças das gerações passadas, das condições presentes e do sentido futuro. Os modelos foram classificados em quatro características ideais: racional lógico a fins ou finalidades; lógico em relação a valores; tradicional e emocional. Sobre os modelos de ação, assinale a alternativa correta.
I. Para Weber, a civilização ocidental tem sua organização fundada na racionalidade lógica. Essa racionalidade está sustentada na busca de atender a interesses, utilizando uma ação fundada na razão objetiva.
II. O modelo lógico, em relação a valores, está associado ao valor associado no comportamento que se pratica. Esses valores podem ser apenas fantasiosos, não se comprovam em sua maioria, mas podem ter uma expressão de verdade diante de determinadas condições.
III. O modelo emocional é aquele no qual o comportamento é movido por um sentimento, seja ele de afetividade ou de rejeição, de sedução ou ódio. Mas, a vingança não pode ser levada em consideração como um modelo determinante da ação social.
IV. A tradição é um modelo de repetição associado a um valor de mudança. Muitas vezes, o comportamento se altera, mas o valor associado a ele permanece. 
resp...I e II apenas 
A sociologia surgiu no século XIX, na Europa, como uma forma de interpretar o mundo naquele contexto. Dentre as transformações ocorridas e que chamaram a atenção de diversos pensadores, considere as assertivas abaixo:
I. A Revolução Industrial provocou uma transformação acelerada, o que acabou por criar uma desorganização social, em razão do grande crescimento das cidades.
II. A resistência de muitos trabalhadores ao processo de mecanização da produção se materializou, dentre outras, no quebra-quebra de máquinas. Muitos acreditavam que o fato de quebrarem máquinas daria condições mais humanas entre patrões e empregados.
III. Karl Marx foi um dos pensadores que buscou entender as contradições que existiam no século XIX e creditou todos os males ocorridos ao socialismo.
IV. Para o pensador alemão Karl Marx, a sociedade se dividia basicamente em dois grupos, burgueses e proletariados. Sendo que o primeiro oprimia o segundo em razão de sua superioridade econômica.
resp.... I, II e IV, apenas.
Os números fazem parte da compreensão da sociedade. Nesse sentido, a história da sociologia é marcada por mudanças econômicas, sociais. O crescimento urbano do século XVIII pode ser medido pela vida em Londres, a primeira grande cidade industrial do mundo, no centro de uma economia que já foi por quatro séculos a maior do mundo, a inglesa. Londres praticamente triplicou a sua população entre os séculos XVIII e XIX.
 
 
VALENCIANO, T.; AGUIAR, G. A. Fundamentos Sociológicos e Antropológicos da Educação. Maringá: Unicesumar, 2018.
 
Mediante a afirmação acima, assinale a alternativa correta que corresponda ao motivo do aumento populacional de Londres.
resp.....Alternativa 4:
Saída da população do campo.
A criação dos núcleos urbanos a partir das Revoluções Industrial e Francesa fizeram com que, em um novo modelo, os problemas relacionados à sociedade surgissem. Isso, em boa parte, motivou a criação de uma ciência destinada ao estudo dessa nova sociedade. Considerando as condições de vida a partir da crise de origem da sociedade urbana, pode-se afirmar que:
resp....Alternativa 2:
Os problemas sociais começaram a surgir, tais como o alcoolismo, a prostituição e os homicídios, por exemplo.
A sociologia possui a capacidade de ampliar a nossa visão crítica da sociedade, podendo, inclusive, articular os conceitos aprendidos na disciplina com diversas áreas do conhecimento. Considerando essa afirmação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. A sociologia caminhou lado a lado com o progresso da sociedade enquanto ciência.
Porque
II. Ela está pautada em conhecimentos empíricos e, principalmente, no olhar aguçado do sociólogo para explicar os fenômenos sociais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
resp....As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I
Tendo Augusto Comte como um dos primeiros pesquisadores sociais, nome dado à Sociologia em sua origem, estava ligada a um processo de desenvolvimento que deveria ter como objeto de estudo a compreensão dos fenômenos sociais como resultado da evolução que as diferentes civilizações viveriam até chegar à “Europa civilizada”.
 
VALENCIANO, T.; AGUIAR, G. A. Fundamentos Sociológicos e Antropológicos da Educação. Maringá: Unicesumar, 2018.
 
Considerando os estudos sobre os primórdios da Sociologia, de que maneira essa ciência foi intitulada? Assinale a alternativa correta.
resp....Alternativa 3:
Física Social.
O Positivismo de Augusto Comte acredita que o desenvolvimento histórico da humanidade era composto por três estágios, os quais podemos considerar?
Assinale a alternativa correta. 
resp....Alternativa 2:
Estágio Teológico, Metafísico e Positivo.
Augusto Comte foi o filósofo considerado o criador da Sociologia. Isso se deve ao fato de o mesmo ter criado um método conhecido como Positivismo. Esse método pode ser considerado: Assinale a alternativa correta. 
resp...Alternativa 5:
O responsável por dar às Ciências Humanas caráter científico, já que estabeleceu um método de análise inspirado nas Ciências Naturais.
----------------------------------
atividade 2 
Vivemos atualmente em uma sociedade que pode ser intitulada como "sociedade de consumo". Ao nosso redor tende a existir uma grande quantidade de produtos e serviços ditos como "essenciais". Dessa forma, nos tornamos consumidores de tudo que possa nos dar prazer e "felicidade". Porém, isso dura pouco até o próximo lançamento, novidade ou compra de outro produto.
 
​VALENCIANO, T.; AGUIAR, G. A. Fundamentos Sociológicos e Antropológicos da Educação. Maringá: Unicesumar, 2018.
Diante desse fragmento exposto, analise as asserções abaixo:
 
I. Consumir se tornou o desejo impiedoso de todos os seres humanos.
 
PORQUE
 
II. Tornou-se uma condição de inclusão social por meio da aquisição de produtos e serviços.
 
Em relação as essas asserções, assinale a alternativa correta.
resp...Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Vivemos atualmente em uma sociedade em que o consumismo está em alta e, com isso,
surgiram campos de conhecimento voltados ao estímulo do desejo da aquisição. Este estímulo é promovido pelo mercado com a intenção de ampliar as vendas de bens em larga escala e propagar a imagem da inclusão social. A respeito desses campos de conhecimentos voltados para o setor de consumo e o próprio consumismo, julgue as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Nos últimos trinta anos surgiram áreas do conhecimento humano como o marketing, publicidade, estética, logística, etc. Essas áreas possuem como especialidade entender e manipular o comportamento humano a favor do consumo.
II. O hipermercado é talvez a tradução da estratégia para o consumo. As prateleiras são recheadas de produtos e organizadas. O caminho que elas estabelecem é um labirinto que induz o indivíduo ao consumo.
III. Temos estratégias incrivelmente bem elaboradas para fazer com que os consumidores se sintam inocentes diante da compra. Existe sempre uma justificativa para a aquisição de qualquer bem.
IV. Os treinamentos feitos pelas empresas para seus vendedores divulgam estratégias eficazes no convencimento ao consumo. Uma de suas técnicas de venda é não tratar o cliente como criança, pois o cliente poderia ter uma tendência maior de não consumir o produto. 
resp...Alternativa 1:
 I, II e III apenas.
O debate sobre a educação deve ser uma realidade constante e permanente na vida de um professor de Matemática dentro e fora de sala de aula. Essa é uma discussão que não pode ficar restrita a apenas uma área. No caso dos estudos sociológicos e antropológicos, Valenciano e Aguiar (2018) afirmam que a Sociologia é uma Ciência questionadora por natureza. Desde o nascimento da Física Social, com Auguste Comte, buscou uma definição metodológica que foi aprimorada posteriormente por Émile Durkheim, a fim deconstituir seu escopo de atuação. Os fatos sociais identificaram a sociedade como uma “coisa”. A partir desse príncipio, vários outros autores desenvolveram seus métodos e pesquisas entre eles: Max Weber, Karl Marx, Pierre Bourdieu que diante de diversas temáticas sociais se debruçaram também sobre a questão educacional na sociedade.
resp....Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
"Marx nasceu em Tréveris, na Alemanha, em 1818 e faleceu em Londres (Inglaterra) em 1883 e sua vida foi marcada por uma militância constante na busca de transformar suas teses em um projeto político que se implantasse na Europa e se espalhasse por todo o mundo." (AGUIAR, Gilson. Fundamentos Sociológicos e Antropológicos da Educação. Maringá-Pr.: Unicesumar, 2016.)
Karl Marx foi um dos ilustres pensadores que buscaram explicar as transformações ocorridas no século XIX. Sua obra mais emblemática foi:
rsp...Alternativa 3:
O Manifesto do Partido Comunista.
A solidariedade mecânica tem o poder de relacionar o indivíduo diretamente à sociedade, sem intermediários. Considerando esde conceito, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A solidariedade mecânica é mais característica em sociedades primitivas.
PORQUE
II. Havia uma menor complexidade das relações sociais, o que justifica tal afirmação.
 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I
 Sobre a chamada "lei dos três estágios" de Auguste Comte, leia as seguintes afirmações:
 
I. O estado teológico é o inicial, ou seja, o princípio do desenvolvimento social humano.
II. O estágio abstrato é o ponto máximo do positivismo, filosofia criada por Comte após as análises que desenvolveu acerca da sociedade.
III. O estado positivo abarca a continuidade do estágio abstrato, sendo, o positivo, o mais importante de todos e a explicação sociológica mais aprofundada do autor.
IV. A lei dos três estágios é um conceito menos importante do que a própria física social de Comte, superando-a.
 
 É correto o que se afirma em:
 
Alternativas
Alternativa 1:
I e III, apenas.
É perceptível que não há compromisso, atualmente, com uma racionalidade coletiva que exija de cada um de nós o cumprimento de uma tarefa necessária para a sociedade. Estamos vivendo a perda ideológica em que singularidade se sobrepõe à coletividade. De acordo com essa questão, assinale a alternativa correta:
resp...Alternativa 5:
A preocupação social com os interesses da maioria foi substituída pela particularidade como tema coletivo. Os poderes legislativos estão repletos de medidas e projetos de lei que focam o interesse privado.
Max Weber foi um pensador alemão que, dentre suas observações acerca da sociedade, destaca-se as ações perpetradas pelos indivíduos na sociedade. Nesse sentido, ele trabalha com o conceito de ação social. Acerca da ação social de Weber, podemos afirmar que:
Alternativas
Alternativa 1:
A ação social não possui sentido lógico e objetivo.
A matemática sempre esteve presente nos estudos antropológicos. Assim, os primeiros pesquisadores utilizaram de vários recursos para compreensão dos povos. Eles se debruçaram sobre o comportamento de civilizações encontradas pela expansão europeia e sua dominação nas mais diferentes partes do mundo.
 
VALENCIANO, T.; AGUIAR, G. C. Fundamentos Sociológicos e Antropológicos da Educação. Maringá: Unicesumar, 2018.
 
O uso de comparações e classificações fazem parte dos métodos de pesquisa para compreender os povos. Além dele, qual outro método matemático também é utilizado? Assinale a alternativa correta:
 resp...Alternativa 4:
Escalonamento.
Aqueles que atuam ou desejam atuar em sala de aula precisam estar atentos a sociedade. A importância de ser um professor de matemática está relacionado também aos laços que se constroem mediante à realidade tão diferentes. Por isso, estar disposto a entender as diferenças e respeitar a diversidade cultural, social, econômica, religios e sexual é um dos pontos mais relevantes da sala de aula.
 
​VALENCIANO, T.; AGUIAR, G. A. Fundamentos Sociológicos e Antropológicos da Educação. Maringá: Unicesumar, 2018
 
Em suas discussões Valenciano e Aguiar (2018) ressaltam essa transição do indivíduo revelando que estamos fazendo uma trajetória da saída do iluminismo para o que Stuart Hall chama de:
Alternativas
Alternativa 1:
Pós-moderna.
 PRÁTICA DE ENSINO: CONCEPÇÃO E ORGANIZAÇÃO -
QUESTÃO 1
A avaliação é um dos temas mais complexos na formação do professor, pois exige muito estudo e reflexão em torno do ato de avaliar. Nesse sentido, deve levar em consideração a realidade dos indivíduos e ainda que não haja consenso sobre as várias metodologias sobre avaliação, o processo de avaliar faz parte da história da humanidade. Logo, a avaliação como a conhecemos no ambiente escolar não é algo inédito, mas apenas uma das tantas ações que o homem vem aperfeiçoando ao longo de sua história. No que se refere a avaliação escolar, pudemos verificar alguns tipos de avaliação, como a avalição Diagnóstica. Tal avaliação tem um objetivo e um momento específico para ocorrer. Desse modo, considerando o conceito sobre avaliação diagnóstica, analise as afirmativas, considerando V para verdadeiro e F para falso.
( ) O conceito de avaliação diagnóstica refere-se aquela avaliação realizada no inicio do ano letivo, a fim de verificar os conhecimentos prévios do aluno.
( ) Nesse momento, o professor verifica se os alunos detêm os pré-requisitos para dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem.
( ) Trata-se de uma prática social inicial, onde o professor não tem como objetivo a finalidade de atribuir nota ao aluno, mas ao contrário, é justamente um “diagnóstico” do “quanto o aluno sabe”.
( ) Essa avaliação tem por objetivo verificar se a aprendizagem dos alunos está ocorrendo, assim sendo, ela deve ocorrer durante o processo de ensino. 
A sequência que contempla corretamente as afirmativas é:
Alternativas
Alternativa 3:
V, V, V, F.
A aprendizagem por
____________ permite a articulação entre teoria e prática e supera a tradicional _______________ entre essas duas dimensões, definindo-se pela capacidade de mobilizar múltiplos recursos numa mesma situação, entre os quais os conhecimentos adquiridos na ________________ sobre as questões ________________ e aqueles construídos na vida profissional e pessoal, para responder às diferentes demandas das situações de trabalho (BRASIL, 2002, p.30).
TORTORELLI, Adélia Cristina. Prática de Ensino: Concepção e Organização. Maringá: Unicesumar, 2015.
 
Diante do exposto, na sequência, assinale a alternativa que preencha corretamente as lacunas.
 
Alternativas
Alternativa 1:
Competências, dicotomia, reflexão, pedagógicas.
A LDB 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL,1996), ao promulgar novas proposições para os profissionais da Educação Básica, suscita novos encaminhamentos.
TORTORELLI, Adélia Cristina. Prática de Ensino: Concepção e Organização. Maringá: Unicesumar, 2015.
 
 Sobre a LDB 9.394/96 podemos afirmar que:
​I - A formação dos profissionais da educação terá como fundamento a associação entre teorias e práticas, mediante estágios supervisionados e capacitação em serviço.
II - Os institutos superiores de educação manterão programas de educação continuada para profissionais de educação de diversos níveis.
III - Consideram-se profissionais da educação escolar básica os professores habilitados em nível médio ou superior para a docência na educação infantil e nos ensinos fundamental e médio.
IV - A formação docente, exceto para a educação superior, incluirá prática de ensino de, no mínimo, duzentas horas.
V - A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos 5 (cinco) primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio na modalidade normal.
Das afirmações anteriores, é correto o que se afirma apenas em:
 
Alternativas
Alternativa 4:
I, II, III e V, apenas.
No entendimento de Libâneo, Oliveira e Toschi (2012) o desenvolvimento profissional dos professores passam pelas questões da gestão, que compreendem ações que deverão ser desenvolvidas pelos professores na sua formação inicial e continuada a fim de contribuir para o exercício de suas atividades profissionais. Tais ações são: a formação de equipe de trabalho, comunidade de aprendizagem e desenvolvimento profissional.
LIBÂNEO, J.C; OLIVEIRA, J. F; TOSCHI, M. S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2012. 
 
Se pudéssemos resumir o significado de cada uma dessas ações, na ordem apresentada acima em apenas uma palavra, qual alternativa se adequaria a essa situação:
 resp...Alternativa 3:
Compartilhamento, transformação e formação
A partir da LDB 9.394/96, a disciplina de Prática de Ensino passou a ser um eixo articulador do currículo nos cursos de Licenciatura. Baseados neste contexto, leia as afirmações a seguir:
I. As transformações ocorridas em decorrência dos movimentos da década de 1990 modificaram a concepção sobre a Prática de Ensino na formação docente, que passou a ser vista como o caminho para se conhecer a realidade escolar.
II. A partir da integração dos conteúdos e métodos, a formação docente foi isentada da responsabilidade de instrumentalizar o aprendizado, pois sendo o professor detentor do conhecimento pedagógico, não havia mais necessidade de recursos técnicos para o aprendizado.
III. A integração entre teoria e prática possibilitou que a formação docente se tornasse muito mais eficiente. Isso porque, além de conhecer as teorias e métodos pedagógicos necessários à prática docente, o futuro professor vivenciaria a realidade escolar, o que lhe permitiria interagir dentro desse processo.
IV. O parecer CNE/CP 9/2001 reforça a ideia da prática como componente curricular dos cursos de Licenciaturas.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 4:
I, III e IV, apenas.
Dentre os movimentos educacionais no Brasil, está o Manifesto dos pioneiros da Educação Nova de 1932. Tal Manifesto, tinha como intuito apresentar uma reconstrução da Educação Nacional no Brasil, pois a Educação Brasileira era destinada a uma elite intelectual. Acerca do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, analise as afirmações abaixo.
 
I. O Manifesto propunha que a educação não tivesse influências da Igreja Católica, ou seja, defendia a laicidade na educação.
II. O documento propunha que o Estado deveria ser o responsável pela propagação da escola brasileira.
III. Um dos propósitos do Manifesto diz respeito à educação para pessoas de ambos os sexos.
 
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 5:
I, II e III.
O Decreto-Lei nº 1190/39, trata da formação do professor de nível superior e explicita a organização dos cursos de licenciatura. Esse decreto estabelece as finalidades e a organização da Faculdade Nacional de Filosofia.
 
TORTORELLI, Adélia Cristina. Prática de Ensino: Concepção e Organização. Maringá: Unicesumar, 2019.
 
Sobre o decreto descrito acima, analise as seguintes afirmativas:
 
I - Tinha como finalidade preparar trabalhadores intelectuais para o exercício das altas atividades de ordem desinteressada ou técnica.
II - Esse decreto tinha a função de formar bacharéis e licenciados para as diversas áreas do conhecimento.
III - Tal decreto define, para a formação de bacharéis, a duração de três anos, incluindo nesses três anos a disciplina de Didática.
IV - Tinha como finalidade preparas candidatos ao magistério do ensino secundário e normal.
 
Em relação ao Decreto-Lei nº 1190/39, é correto o que se afirma apenas em:
resp...I II e IV
QUESTÃO 8
Entendemos a Escola Cidadã como sendo aquela definida por Paulo Freire e apresentada por Menezes (2001).
 
“Conceito criado pelo educador e pensador brasileiro Paulo Freire, autor do livro Pedagogia do Oprimido (1968), para designar a escola que prepara a criança para tomar decisões. A ideia de escola cidadã entrou em evidência nos anos 90, como expressão de um movimento de inovação educacional no Brasil que inclui os temas: autonomia da escola, integração da educação com a cultura e o trabalho, oferta e demanda, escola e comunidade, visão interdisciplinar e a formação permanente dos professores” (MENEZES, 2001).
 
Fonte: MENEZES, Ebenezer. Escola Cidadã, 2001. Disponível em:< https://www.educabrasil.com.br/escola-cidada/>. Acesso em: 21 de jun. 2017.
 
De acordo com o trecho acima analise as assertivas abaixo.
 
I – Ela se propõe como sendo participativa e democrática.
II – Se constitui essencialmente por sua política e coletividade.
III – Assume seus direitos e deveres junto a cidadania.
IV – Se configura como autônoma.
 
É correto o que se afirma em:
​resp...I II III IV
QUESTÃO 9
A Lei Orgânica de número 8530/46 estabeleceu um currículo para todos os Estados, em que abordava as seguintes finalidades:
1 - Prover à formação do pessoal docente necessário às escolas primárias.
2 - Habilitar administradores escolares destinados às mesmas escolas.
3 - Desenvolver e propagar os conhecimentos e técnicas relativas à educação da infância.
TORTORELLI, Adélia Cristina. Prática de Ensino: Concepção e Organização. Maringá: Unicesumar, 2015.
 
Sobre essa Lei Orgânica, é correto afirmar: resp...Alternativa 5:
Essa Lei organizou a Escola Normal em dois ciclos: formação de professores regentes para o ensino Primário e formação de professores primários "nas Escolas Normais".
O Manifesto dos Pioneiros veio a público no centro das disputas do Ministério da Educação e Saúde no Brasil, que fora recém-criado em 1930.
 
TORTORELLI, A. C. Prática de Ensino: Concepção e Organização. Maringá: Unicesumar, 2015.
 
 
De acordo com Vidal (2013), esse documento exibia três propósitos. Analise as afirmativas
abaixo e identifique quais se referem a tais propósitos.
I. Novos ideais de educação.
II. Escola única, constituída sobre a base do trabalho produtivo.
III. Direcionamento do ensino a elite intelectual.
IV. Organização científica na escola.
V. Centralização do ensino.
É correto o que se afirma em: 
resp... I, II e IV
ATIVIDADE 2 
QUESTÃO 1
POSSIBILIDADE DE SUPERAÇÃO DA DICOTOMIA TEORIA E PRÁTICA.
Em nossos estudos vimos que a ênfase na prática ou na teoria no processo de formação do educador significa uma dicotomia do saber. A aproximação entre teoria e prática nos mostra novos horizontes que nos possibilitam buscar novas práticas de ensino que facilitem a aprendizagem dos educandos. O passeio pelos fundamentos da educação através de disciplinas é fundamental para articular a teoria com a prática pedagógica.
 
Portal Educação. Disponível em: <httpss://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/nutricao/a-importancia-das-teorias-na-pratica-pedagogica/48753> Acesso em 08/07/19.
 
Considerando a ideia apresentada e a necessidade de superação da dicotomia entre teoria e prática, analise as afirmações a seguir:
 
I – A separação teoria e prática compromete a formação dos professores, e com isso, a qualidade de ensino dos educandos.
II – Faz-se importante que no currículo escolar as disciplinas voltadas para a atividade prática sobreponham aquelas de viés teórico.
III – Verificar estudos científicos acerca de temáticas que se deseja tratar possibilita uma visão da totalidade do assunto e promove a integração teoria e prática.
IV – Na formação de professores, a dicotomia teoria e prática ocorre quando se privilegia a teoria como forma de tratar todos os problemas do cotidiano.
 
É correto o que se afirma em:
resp...I,III, IV
QUESTÃO 2
Com esse tipo de avaliação, nos propomos a identificar as características de aprendizagem do aluno com a finalidade de escolher o tipo de trabalho mais adequado a tais características. Ou seja, esse tipo de avaliação, coloca em evidência os aspectos fortes e fracos de cada aluno, sendo capaz de precisar o ponto adequado de entrada em uma seqüência da aprendizagem, o que permite a partir daí determinar o modo de ensino mais adequado. Com esse tipo de avaliação previne-se a detecção tardia das dificuldades de aprendizagem dos alunos ao mesmo tempo em que se busca conhecer, principalmente, as aptidões, os interesses e as capacidades e competências enquanto pré-requisitos para futuras ações pedagógicas
 
Assinale a alternativa que corresponde a prática avaliativa definida e apresentada no texto anterior
Alternativas
Alternativa 1:
Avaliação diagnóstica.
QUESTÃO 3
O segundo conceito de currículo é denominado “currículo _______”, porque ele não se manifesta com clareza e __________ no planejamento e nas ações cotidianas, embora esse currículo exerça importante papel na condução do processo ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o currículo ________ diz respeito às influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores, pois ele é proveniente de _________ e valores trazidos nas vivências sociais e culturais que são levados para o ambiente escolar, nas práticas educativas, assim como nas experiências __________ na sala de aula e na escola. (LIBÂNEO; OLIVEIRA; TOSCHI, 2012).
 
TORTORELLI, Adélia Cristina. Prática de Ensino: Concepção e Organização. Maringá: Unicesumar, 2015.
 
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
resp...Alternativa 5:
Oculto, objetividade, oculto, significados, compartilhadas.
Alguns pressupostos são apresentados pela UNESCO (Organização das Nações Unidas) para a Educação, a Ciência e a Cultura, a fim de demonstrar a atualidade e a pertinência das reflexões sobre a competência pedagógica e a docência universitária. Tal declaração convida os docentes do ensino superior a entender a missão da educação que se converterá em competências e ações pedagógicas. De acordo com os pressupostos apresentados na pela UNESCO analise os itens abaixo:
 
I - Prover um espaço aberto de oportunidades para o ensino superior e para a aprendizagem permanente.
II - Contribuir para o desenvolvimento e melhoria da educação em todos os níveis.
III - Educar e formar pessoas altamente qualificadas, cidadã e cidadãos responsáveis.
IV - Contribuir para a compreensão, interpretação, preservação, reforço, fomento e difusão das culturas nacionais e regionais, internacionais e históricas, em um contexto de pluralismo e diversidade cultural,
V - Promover, gerar e difundir conhecimento por meio da transmissão.
 
É correto o que se afirma apenas em:
rsp...Alternativa 5:
I, II, III e IV.
A década de 1970 foi fortemente marcada por mudanças políticas e estruturais no campo educacional brasileiro. Estamos falando da ampliação da perspectiva tecnicista, onde observamos características específicas ligadas a forma de pensamento que se construiu dentro dessa abordagem. Portanto, acerca desse tema, analise as asserções:
O trabalho do controle e da supervisão na escola cedeu lugar para a atuação e o trabalho do professor em sala de aula.
PORQUE
As propostas pedagógicas e o trabalho desenvolvido nas escolas e em sala de aula seguiam uma tendência tecnicista, ou seja, refletiam a organização e a administração de órgãos privados, sendo privilegiadas as instâncias de participação e planejamento coletivo, dada a gestão democrática.
Acerca dessas asserções, considere e a opção correta:
​resp...Alternativa 5:
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
No que diz respeito à carga horária dos cursos de Licenciatura, a Resolução CNE/CP 02/2002 define que devem priorizar a articulação teoria-prática, respeitando os termos dos projetos pedagógicos e as dimensões dos componentes comuns.
TORTORELI, Adélia Cristina. Prática de ensino: concepção e organização. Maringá-PR: Unicesumar, 2018.
Diante disso, analise as afirmações no que diz respeitos às reflexões expostas em nosso livro didático acerca da referida Resolução.
 
I. A carga horária não privilegia conteúdos curriculares de natureza científico-culturais.
II. A teoria tem por papel oferecer instrumentos que possibilitem a análise e investigação.
III. A reflexão sobre a teoria permite questionar as práticas institucionalizadas e as ações do sujeito.
IV. Uma parte da carga horária define a prática como componente curricular devendo ser vivenciada ao longo do curso.
 
É correto somente o que se afirma em:
resp... II III IV
Compreende-se que muitos fatores contribuem e influenciam no processo de ensino e aprendizagem, e um deles é a interação entre professor e aluno. A questão central se dá na ênfase do sujeito que aprende, não mais como um sujeito que recebe o conhecimento de forma pronta e acabada sem participar dessa interação, mas como um sujeito que é incentivado à pesquisa assim como nas formas de comunicação.
TORTORELI, Adélia Cristina. Prática de ensino: concepção e organização. Maringá- PR: Unicesumar, 2018.
 
Diante do exposto acima, assinale a alternativa que norteie para uma efetiva interação entre professor e aluno, de forma a contribuir para o diálogo e consequentemente o processo de ensino e aprendizagem.
rep...Alternativa 4:
Motivação, afetividade, respeito mútuo, confiança, valorização
Na esteira dos desafios da Escola do Século XXI temos a figura central do professor, que precisa de amadurecimento emocional e intelectual, ser motivado e que saiba dialogar. O professor desse século deve ser formado para contribuir coletivamente para a solução dos problemas da escola e ser aberto ao diálogo, trocando informações e conhecimentos com os seus parceiros, pois são nessas trocas que a aprendizagem ganha novos significados. De acordo com essa afirmação, assinale a alternativa correta: 
Alternativas
Alternativa 1:
As trocas e interações são essenciais para a organização do sistema escolar, pois nunca saímos dela da mesma forma que entramos, ou seja, a troca de experiências é altamente
positiva no sentido de que todos ensinam e aprendem algo.
O tema componente curricular e a reflexão sobre o currículo estão arraigados na escola. Nos debates contemporâneos, o currículo tem sido alvo de discussões e de debates nas instituições escolares, abrangendo a educação básica e o ensino superior. Acerca do currículo, considere as asserções:
 
I. O currículo não precisa reunir as bases teóricas e as diretrizes práticas nelas fundamentadas, bem como aspectos de natureza técnica que viabilizam sua concretização. Ele apenas necessita citar as disciplinas cursadas.
PORQUE
II. No currículo concretiza-se e toma corpo uma série de princípios - ideológicos, pedagógicos, psicopedagógicos - que, em conjunto, mostram a orientação geral do sistema educacional em questão.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
resp...Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
QUESTÃO 10
De acordo com Zaballa, a prática deve ser entendida como reflexiva, não pode se reduzir ao momento em que se produzem os processos educacionais na aula. A intervenção pedagógica tem um antes e um depois que constituem as peças substanciais em toda prática educacional. (ZABALA, 1998, p.17).
 
ZABALA, A. A Prática Educativa: Como ensinar. Porto Alegre: ARTMED, 1998.
Disponível em: <https://srvd.grupoa.com.br/uploads/imagensExtra/legado/Z/ZABALA_Antoni/A_Pratica_Educativa/Liberado/Cap_01.pdf>. Acesso em: 22 ago. 2018.
 
Com base no fragmento apresentado acima, analise as seguintes afirmativas como (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas:
 
( ) É importante compreender que sem um planejamento adequado e com objetivos claros essas práticas educativas poderão ser inviabilizadas.
( ) A interação estabelecida entre os alunos e professores em sala de aula é um ponto relevante tanto para a formação individual quanto coletiva.
( ) Para que a prática educativa se concretize conforme planejado é necessário e suficiente que o professor tenha conhecimento sobre o conteúdo.
 
As afirmações são respectivamente:
rsp...Alternativa 4:
V; V; F.
=================================
QUESTÃO 1
“A avaliação é constituída de instrumentos de diagnóstico, que levam a uma intervenção visando à melhoria da aprendizagem. [...] A avaliação é inclusiva porque o estudante vai ser ajudado a dar um passo à frente. Essa concepção político-pedagógica é para todos os alunos e por outro lado é um ato dialógico, que implica necessariamente uma negociação entre o professor e o estudante.”(CIPRIANO, 2006)
 Disponível em: < httpss://novaescola.org.br/conteudo/190/cipriano-carlos-luckesi-qualidade-aprendizado>. Acesso em: 05 jun. 2018.
 
Com relação às práticas avaliativas, associe as informações abaixo, relacionando a avaliação com as suas respectivas descrições:
1. avaliação diagnóstica 
2. avaliação somativa 
3.avaliação formativa 
( ) Os principais atores são professor e aluno. Possui o objetivo de verificar se a aprendizagem está ocorrendo, assim, pois fornece informações sobre o aluno para que melhore sua atuação e dá elementos ao professor para aperfeiçoar seus procedimentos didáticos.
( ) O professor avalia os conhecimentos prévios dos educandos, é a avaliação realizada no início do ano letivo, com a intenção de constatar se os alunos apresentam ou não o domínio dos pré-requisitos necessários.
( ) Ocorre no término do processo de ensino. Determina a aprovação de um ano para o outro. Indica se o aluno, após todo o conteúdo aplicado e trabalhado, adquiriu a aprendizagem.
 
 
A sequência correta desta classificação é:
3,1,2
De acordo com Veiga (2003), existem algumas condicionantes que devem permear a construção e legitimação do Projeto Político Pedagógico. São elas: liberdade, solidariedade, pluralismo de ideias, igualdade de condições de acesso, permanência nas escolas e qualidade.
TORTORELLI, A. C. Prática de Ensino: Concepção e Organização. Maringá: Unicesumar, 2015.
 
 
De acordo com o exposto acima, assinale a alternativa que não corresponde as condicionantes:
 
Alternativas
Alternativa 2:
A qualidade de ensino deve privilegiar as classes econômicas e sociais majoritárias
A partir das ideias sugeridas pela charge, avalie as afirmações referentes à sala de aula e a prática educativa.
 
I. O professor tem autonomia na condução de sua prática pedagógica na sala de aula. No entanto, é importante ter um planejamento adequado com objetivos claros e utilização do material de forma adequada.
II. A imagem permite inferir que as propostas didáticas da professora e utilização do material estão de acordo com as necessidades de aprendizagem dos alunos.
III. A atuação da docente demonstra as diferentes maneiras de ensinar, assim como os materiais curriculares, didáticos e interação verbal. Assim, o aluno é principal responsável por seu aprendizado.
IV. A imagem demonstra a correta postura da docente em relação aos conhecimentos teóricos, além de passar para os alunos adequadamente a sua visão de mundo, de sua profissão e das relações sociais.
 
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I , apenas.
Para Libâneo, Oliveira e Toschi (2012, p. 486), o Projeto Político-Pedagógico pode ser entendido como um organismo vivo que necessita ser cuidado constantemente. Os autores sugerem algumas normatizações que precisam ser contemplados pela escola, a fim de elaborar uma construção intencional para o PPP. Nesse sentido, elegem alguns princípios, objetivos, forma de gestão, teoria e prática no trabalho pedagógico, acompanhamento e avaliação dos projetos e atividades da escola.
 
TORTORELLI, A. C. Prática de Ensino: concepção e organização. Maringá: Unicesumar, 2015.
​
Sobre o Projeto Político Pedagógico, podemos afirmar que:
resp...Alternativa 4:
É um documento que reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo, compreendendo a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir. E, acima de tudo, define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.
QUESTÃO 5
Em sua origem, o currículo significava o território demarcado e regrado do conhecimento correspondente aos conteúdos que professores e centros de educação deveriam cobrir, ou seja, o plano de estudos proposto e imposto pela escola aos professores (para que o ensinassem) e aos estudantes (para que o aprendessem). O currículo a ensinar é uma seleção organizada dos conteúdos a aprender, os quais, por sua vez, regularão a prática didática que se desenvolve durante a escolaridade.
 
SANCRISTÁN, José Gimeno. Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.
 
Diante do que propõe o autor no excerto apresentado, analise as afirmações a seguir quanto a prática como componente curricular na formação de professores.
 
I – Por constituírem um conjunto sistematizado do fazer docente, as atividades que integram a prática como componente curricular não precisam estabelecer relações com outras disciplinas.
II – As disciplinas de caráter prático integradas no currículo de formação de professores, inclui aquelas relacionadas aos fundamentos técnico-científicos que correspondem a uma área específica de conhecimento.
III – O Parecer CNE/CES 15/2005 define que as atividades caracterizadas na prática como componente curricular, proporcionem experiências de aplicação de conhecimento ou de desenvolvimento de procedimentos próprios ao exercício da docência.
IV – A prática como componente curricular promove a formação profissional simultaneamente com a formação acadêmica, integrando teoria e prática em uma organização curricular que ocorreu durante todo o processo de formação docente, e não somente na realização do estágio.
 
É correto o que se afirma em:
resp...III , IV
QUESTÃO 6
O Projeto Político Pedagógico (PPP),
documento norteador de todas as ações da escola, foi um dos temas estudados. Este, considerando seus desafios e relevância, deve ser construído coletivamente, recebendo a visão dos diversos profissionais da escola e da comunidade que cerca a escola de forma geral. Acerca desse tema, analise as asserções e a relação proposta entre elas.
O PPP deve ser construído a partir do reconhecimento da realidade que circunda a escola, pois, somente dessa forma, ele será um projeto transformador da realidade social dos alunos. 
PORQUE
O Projeto Político Pedagógico (PPP) tem como finalidade única o preparo do cidadão para um futuro mercado de trabalho, uma vez que é essa a preparação real que transforma a realidade do indivíduo.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
resp...Alternativa 3:
A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda, uma proposição falsa.
QUESTÃO 7
O Projeto Político-Pedagógico (PPP), na visão de Vasconcelos, é um documento que visa organizar a escola e os desafios que nela existem. Todavia, essa organização é circunstanciada de forma consciente, abrangendo as dimensões coletivas, em outras palavras, trata-se de uma participação coletiva de todos os envolvidos na escola.
TORTORELLI, A. C. Prática de Ensino: concepção e organização. Maringá: Unicesumar, 2015.
De acordo com o PPP, analise as afirmativas seguintes, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) O PPP visa a uma direção, uma ação intencional e uma dimensão pedagógica.
( ) É um instrumento teórico-metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola.
( ) Para o projeto ser político, não há necessidade de que as pessoas que participam da construção do projeto tenham formação política.
( ) A intencionalidade de mudança e transformação que é inerente à construção do PPP exige a participação exclusiva dos professores.
De acordo com as afirmativas anteriores, a sequência correta para essa classificação é:
rsp VVFF
QUESTÃO 8
Para compreensão do Projeto Político Pedagógico enquanto sua importância para a escola e sociedade, faz-se necessário um recorte teórico com princípio norteador.
 
TORTORELLI, A. C. Prática de Ensino: Concepção e Organização. Maringá: Unicesumar, 2015.(adaptado).
 
 
Analise os recortes abaixo, classificando-os na ordem cronológica dos acontecimentos. 
( ) A partir da LDB, assenta-se o discurso da gestão democrática que prevê orientações sobre a condução e organização da escola para o trabalho pedagógico, na importante parceria entre escola e comunidade.
( ) A legislação provocou profundas mudanças na Educação em seus níveis. Os seus artigos passaram e ainda passam por transformações no sentido de adequar a Educação às necessidades da sociedade e às exigências de formação do cidadão. 
( ) Com a promulgação da Constituição Federal, as discussões sobre o Projeto Político Pedagógico ganham novos contornos juntamente com a discussão da gestão democrática da escola que prescreve direitos de acesso à escola, garantia de uma qualidade de ensino com vistas à promoção de aprendizagem do aluno.
RESP...2,3,1
QUESTÃO 9
O Projeto Político-Pedagógico deve ser construído e constituído levando em conta que a escola e todos os atores escolares precisam estar atentos às dimensões desse projeto, pois essas visam à totalidade e intencionalidade desse projeto. A discussão do Projeto Político-Pedagógico perpassa, então, por quatro dimensões que devem ser compreendidas e refletidas de forma articulada. A principal delas refere-se àqueles aspectos gerais de organização da escola, como: gerenciamento do quadro de pessoal, do patrimônio físico, da merenda dos demais registros sobre a vida escolar etc.
TORTORELLI, Adélia Cristina. Prática de Ensino: Concepção e Organização. Maringá: Unicesumar, 2015.
Tomando como referência o texto acima, podemos afirmar que a dimensão referida no texto, corresponde a:
Alternativas
Alternativa 1:
Dimensão Administrativa.
QUESTÃO 10
“Qual o papel do professor frente ao desenvolvimento tecnológico e a expansão do conhecimento para além dos domínios das Universidades”? A figura do professor mudou muito ao longo das décadas. Ele não é mais visto como alguém que detém todo o conhecimento disponível na área em que atua. Tampouco é preciso que o aluno passe horas na biblioteca com uma pilha de livros para que encontre o que busca. Na educação do século XXI, o conhecimento está fora da redoma. Eis o grande desafio dos professores e escolas dos novos tempos: assimilar as transformações; criar métodos para atrair a atenção dos estudantes; e agregar conhecimento a eles, oferecendo algo além do que eles poderiam obter na internet.
 
CLIP ESCOLA. Disponível em: <httpss://www.clipescola.com/educacao-do-seculo-xxi/>. Acesso em 09/07/19.
 
Diante desse apontamento, o professor é “colocado a refletir” cotidianamente acerca das possiblidades pedagógicas para um ensino significativo. Com base nos estudos realizados sobre as competências dos professores sob o viés de uma abordagem pedagógica, analise as afirmações a seguir.
 
I – Frente às mudanças da Educação no século XXI o professor assume um papel de mediador do conhecimento, o que impacta na constante necessidade de revisão profissional.
II – Os dispositivos eletrônicos e meios de comunicação da atualidade permitem o tráfego de informações cada vez mais atualizadas e instantâneas também em sala de aula, levando os professores a explorar novas possibilidades de interação do professor com os alunos, fazendo uso desses recursos.
III – Nos dias de hoje, a restrição da produção do conhecimento dentro do ambiente da escola provoca um deslocamento dos diversos públicos da sociedade para a instituição escolar, fazendo com que a o professor assuma um papel de repassador de informações.
IV – Considerando a necessidade de produção de conhecimento no Ensino Superior, faz-se necessário que haja um diálogo constante entre instituições de ensino e outras fontes de produção de conhecimento e de pesquisa, no intuito de produzir conhecimentos cada vez mais significativos e alinhados com as novas perspectivas de ensino e aprendizagem.
 
É correto o que se afirma em:
RESP...I,II,IV
=================================

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais