Buscar

AVALIANDO CM GABARITO FINALIZADO 3

Prévia do material em texto

Disc.: DIREITO EMPRESARIAL APLICADO I   
	Aluno(a): LUIS CARLOS JULIO RODRIGUES
	Matrícula: 201503241459
	Acertos: 0,5 de 0,5
	Início: 24/04/2019 (Finaliz.)
	
	
	1a Questão (Ref.:201506182210)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Instituto AOCP - CASAN - Advogado 2016)  Referente ao nome empresarial, assinale a alternativa correta.
		
	
	A sociedade em que houver sócios de responsabilidade ilimitada operará sob firma, na qual os nomes dos sócios de responsabilidade limitada e ilimitada poderão figurar, bastando para formá-la aditar ao nome de um deles a expressão ¿e companhia¿ ou sua abreviatura.
	
	Deverá a sociedade limitada adotar firma ou denominação, integrada pela palavra final ¿limitada¿ ou a sua abreviatura.
	 
	A sociedade em conta de participação não pode ter firma ou denominação.
	
	O empresário opera sob firma constituída por seu nome, completo ou abreviado, devendo adicionar a designação mais precisa da sua pessoa ou do gênero da atividade.
	
	O nome dado às sociedades simples, associações e fundações não se equipara ao nome empresarial.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201506336098)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Leandro, Alcides e Inácio pretendem investir recursos oriundos de investimentos no mercado de capitais para constituir uma companhia fechada por meio de subscrição particular do capital. A sociedade será administrada por Inácio e sua irmã, que não será acionista.
Considerando-se o tipo societário e a responsabilidade legal dos acionistas a ele inerente, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Leandro, Alcides e Inácio responderão ilimitada, solidária e subsidiariamente pelas obrigações sociais.
	
	Leandro e Alcides responderão limitadamente até o preço de emissão das ações por eles subscritas, e Inácio, como administrador, ilimitada e subsidiaramente, pelas obrigações sociais.
	
	NRA
	
	Leandro, Alcides e Inácio responderão limitadamente até o valor das quotas por eles subscritas, mas solidariamente pela integralização do capital.
	 
	Leandro, Alcides e Inácio responderão limitadamente até o preço de emissão das ações por eles subscritas.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201506308273)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Cleber e Maurício estabelecem uma sociedade, mas os atos constitutivos dessa sociedade, embora elaborados e subscritos pelos interessados, não foram levados a registro. Maurício realizou contrato com terceiro em nome da sociedade, sem que Cleber tenha participado da negociação. Nesta situação,
		
	
	somente Maurício tem responsabilidade pelas obrigações contraídas e não tem direito ao benefício de ordem.
	
	ambos os sócios respondem solidária e ilimitadamente pelas obrigações sociais e ambos têm assegurado o benefício de ordem
	 
	ambos os sócios respondem solidária e ilimitadamente pelas obrigações contraídas, mas somente Maurício está excluído do benefício de ordem. 
	
	somente Maurício tem responsabilidade pelas obrigações contraídas, mas é lhe assegurado o benefício de ordem
	
	ambos os sócios respondem solidária e ilimitadamente pelas obrigações sociais, mas nenhum deles tem assegurado o benefício de ordem
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201506309482)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(FGV - 2016 - OAB - Exame de Ordem Unificado - XX - Primeira Fase) P. Industrial S.A., companhia fechada, passa momentaneamente por dificuldades financeiras que se agravaram com a crise na atividade industrial do país. A assembleia geral autorizou os administradores a alienar bens do ativo permanente, dentre eles uma unidade produtiva situada no município de Mirante da Serra, avaliada em R$ 495.000.000,00 (quatrocentos e noventa e cinco milhões de reais). Considerando-se que a unidade produtiva da companhia integra seu patrimônio, assinale a afirmativa correta.
		
	
	c) A assembleia geral pode autorizar a alienação da unidade produtiva. Por ser o estabelecimento um patrimônio de afetação, cabe exclusivamente à companhia a decisão de desagregá-lo e, com isso, limitar sua responsabilidade perante os credores ao valor da unidade produtiva alienada.
 
	
	n.d.a
	
	d) A assembleia geral não pode autorizar a alienação da unidade produtiva. Por ser o estabelecimento elemento de exercício da empresa, a alienação de qualquer de seus elementos (corpóreos ou incorpóreos) implica a impossibilidade de manutenção da atividade da companhia, operando-se sua dissolução de pleno direito.
	 
	b) A assembleia geral pode autorizar a alienação da unidade produtiva. Por ser o estabelecimento uma universalidade de fato, seus elementos podem ser objeto de negócios jurídicos próprios, translativos ou constitutivos, separadamente dos demais.
	
	a) A assembleia geral não pode autorizar a alienação da unidade produtiva. Por ser o estabelecimento uma universalidade de direito, seus elementos devem ser mantidos indivisíveis e unitariamente agregados para o exercício da empresa.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201506182238)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Magistratura Rondônia - PUC/PR/2011) Dadas as assertivas abaixo, assinale a única CORRETA:
		
	
	O capital social das sociedades limitadas é dividido em ações, que podem ser ordinárias ou preferenciais, estas sem direito de voto.
	
	O ato pelo qual o sócio se obriga a entregar para a sociedade bens ou direitos de sua propriedade, suscetíveis de apreciação econômica, para a formação do capital social, é chamado de integralização, enquanto que a subscrição de capital é a efetiva transferência, pelo sócio para a sociedade, do bem ou direito mencionado na integralização.
	 
	Em caso de abuso da personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade ou pela confusão patrimonial, pode o juiz decidir, a requerimento da parte ou do Ministério Público (quando lhe couber intervir no processo), que os efeitos de certas e determinadas relações de obrigações sejam estendidos aos bens particulares dos administradores ou sócios de pessoas jurídicas. Uma decisão desta natureza implica na chamada ¿desconsideração da personalidade jurídica¿.
	
	Após totalmente integralizado o capital social em uma sociedade limitada, a regra é de que seus sócios respondem, de forma direta e pessoal, pelas obrigações da sociedade.
	
	Todas as sociedades no direito brasileiro possuem personalidade jurídica.

Continue navegando