Buscar

Atividade Discursiva de Psicologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Psicologia
ATIVIDADE DISCURSIVA
2º BIMESTRE
Psicopatologia é uma área do conhecimento que tem como objetivo estudar os estados psíquicos relacionados ao sofrimento mental. Sua base encontra-se na psiquiatria, cujo o enfoque é clínico. É um campo do saber, um conjunto de discursos com variados objetos, métodos, questões: por um lado, encontram-se em suas bases as disciplinas da área biológica e a neurociência e por outro lado, encontram-se as áreas da psicanálise, psicologia, entre outras. 
Um garoto de 4 anos vivia em um orfanato trancado em uma gaiola. O garoto foi adotado por Stacey Gagnon, que ficou chocada com o estado em que encontrou o garoto. Ela tinha certeza que ele era saudável quando nasceu, mas que ficou com um trauma devido à forma com que foi tratado. De acordo com a mãe adotiva, ele não teve estímulos e, portanto, seu cérebro não estava bem desenvolvido.
Com base nas informações obtidas, redija um texto dissertativo, evidenciando os principais tipos de psicose, suas características e os fatores que podem desencadeá-las. Faça uma relação desses conteúdos teóricos com o exemplo do garoto que viveu por 4 anos em uma gaiola.
Psicose é um termo usado para identificar transtornos psiquiátricos em que a pessoa perde o contato com a realidade. O funcionamento mental de uma pessoa psicótica fica comprometido em vários níveis, provocando sinais e sintomas que incluem alucinações, delírios, confusão mental, perda de memória, comportamentos bizarros, entre outros. O sinal mais evidente de uma psicose é a manifestação de delírios ou alucinações sem estar ciente da origem patológica desses sintomas. Existem diversos tipos de transtornos psicóticos, como esquizofrenia, transtorno delirante, transtorno psicótico induzido por substâncias, transtorno psicótico breve, entre outros. Mesmo pessoas com transtornos mentais não-psicóticos podem apresentar sintomas psicóticos, como em casos de depressão grave, por exemplo. Dentre os sinais e sintomas que caracterizam uma síndrome psicótica estão: Aparecimento súbito de alucinações, principalmente quando acompanhadas de ideias delirantes e incoerência na organização de ideias, além de desorientação no espaço e no tempo; Desconfiança excessiva, isolamento, falta de interesse por atividades sociais, hostilidade e agressividade; Tristeza acentuada, insônia, autoacusação, ideias ou tentativas de suicídio, descuido com a higiene pessoal; Euforia, insônia, planos ou ideias grandiosas, excitação ou agitação psicomotora, eloquência exagerada; Estar alheio(a) ao mundo exterior, com predomínio significativo do mundo interior, comportamentos bizarros ou estranhos, dificuldade em expressar emoções e sentimentos. Já os transtornos psicóticos mais comuns, de acordo com a faixa etária, são: Transtornos esquizofrênicos e psicoses reativas: Adolescência (idade entre 11 e 18 anos); Transtornos esquizofrênicos e psicoses reativas: Adultos com idade entre 18 e 30 anos; Depressão com sintomas psicóticos: Adultos com idade entre 31 e 64 anos; Psicoses orgânicas (alucinoses, entre outras) e depressões: Idosos (idade igual ou superior a 65 anos). 
Os fatores que podem desencadear uma psicose são, transtorno bipolar; Depressão grave; Doença de Alzheimer e outras demências; Estresse psicológico severo; Privação do sono; Epilepsia; Abstinência de álcool; Infecções e cânceres do sistema nervoso central; Lúpus; Insuficiência renal e hepática; Cistos no cérebro ou tumores cerebrais; Acidente vascular cerebral (AVC); Aids e Sífilis.
Este garoto não foi tratado como um ser humano, e precisamos de estímulos mentais desde cedo, nas condições em que ele viveu, não passou por nenhum estágio de desenvolvimento por isso seu cérebro nunca foi desafiado o que é necessário para que as pessoas tenham um desenvolvimento num todo. Na idade dele o período sensório-motor que vem desde recém-nascido as funções mentais limitam-se ao exercício dos aparelhos reflexos inatos, assim sendo, o universo que circunda a criança é conquistado mediante a percepção e os movimentos (como a sucção, o movimento dos olhos e etc.). Fator que foi realmente significativo para que essa criança ficasse em tal estado foi a falta desses estímulos básicos.

Continue navegando