Buscar

Transtornos de Personalidade: Características e Tipos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE
PERSONALIDADE
Organização dinâmica dos traços no interior do eu, formados a partir dos genes particulares herdados, das existências singulares suportadas e das percepções individuais de mundo, capazes de tornar cada indivíduo único em sua maneira de ser e de desempenhar o seu papel social.
“Conjunto relativamente estável e previsível dos traços emocionais e comportamentais que caracterizam as pessoas em condições normais, no seu dia-a-dia, ao longo das etapas da vida”.
“Personalidade pode ser considerada como a integração resultante dos fatores constitucionais, evolutivos e os do curso da vida”. (Stefanelli, 2008)
Transtornos de personalidade são modificações acentuadas nos traços emocionais e comportamentais, além dos encontrados na maioria da população. Nos TP destacam-se os atos de desajustamento de comportamento, inabilidades para atender às normais sociais e para atender às próprias necessidades.
A pessoa, em geral, não apresenta ansiedade diante das consequências de seu comportamento persistente nem para as pessoas de seu relacionamento e nem para a sociedade. O comportamento desajustado com as expectativas com padrões culturais são mais frequentes nas esferas cognitiva, afetiva, impulsiva, no relacionamento interpessoal ou gerenciamento de situações sociais.
Para Kurt Schneider, nos transtornos de personalidade o indivíduo apresenta duas características básicas:
....sofre e faz sofrer a sociedade,
assim como
...não aprende com a experiência.
Características dos TP pelo CID X
1) Geralmente surgem na infância ou adolescência e tendem a permanecer relativamente estável ao longo da vida. 
2) Manifesta um conjunto de comportamento e reações afetivas claramente desarmônicas, envolvendo vários aspectos da vida da pessoa: afetividade, controle de impulsos, estilo de relacionamento.
3) O padrão anormal de comportamento e de respostas afetivas e volitivas é permanente, de longa duração e não limitado a um episódio de uma doença mental.
4) O padrão anormal de comportamento inclui muitos aspectos do psiquismo e da vida social do indivíduo, não sendo restrito a apenas um tipo de reação ou uma área do psiquismo.
5) O padrão comportamental é mal adaptativo, produz uma série de dificuldades para o indivíduo e/ou para as pessoas que com ele convivem.
6) São condições não relacionadas diretamente à lesão cerebral evidente ou a outro transtorno psiquiátrico
7) O transtorno de personalidade leva a algum grau de sofrimento (angústia, solidão, sensação de fracasso, dificuldades no relacionamento vividas com amargura). Este sofrimento pode se tornar aparente para a pessoa tardiamente na vida.
8) Em geral o TP contribui para um mau desempenho ocupacional e social.
ETIOLOGIA:
Não existe causa específica. 
Atribuição a um conjunto de fatores genéticos, constitucionais, biológicos e socioculturais.
Resulta da interação da vulnerabilidade herdada e fatores ambientais.
 Estudos apontam para fatores genéticos, biológicos e ambientais. 
F60.0 – TP PARANOIDE
Desconfiança persistente; Atitude autorreferente com exagerada autovalorização; Sensibilidade exagerada a críticas; Hipervigilância; Tendência a destorcer os fatos; Reações de agressividade por interpretação errada das ações dos outros; Tendência a guardar rancores.
Questionam a lealdade dos outros sem ter motivo para desconfiar deles. Apresentam ciúme patológico.
F60.1- TP ESQUIZOIDE
Retraimento social e afetivo; Não possuem amigos íntimos ou confidentes; Têm incapacidade para expressar sentimentos; Apresentam prazer em poucas atividades. São introspectivos, frios, distantes, indiferentes à críticas ou elogios, insensíveis à normas ou convenções sociais.
F60.2 - TP DISSOCIAL (Antissocial)
 Caracteriza-se pela impulsividade, desrespeito às normas ou obrigações sociais. Busca satisfação imediata sem considerar consequências, manipulação, indiferença e insensibilidade aos sentimentos dos outros, incapacidade de aprender com experiências ou punição, baixa tolerância à frustração, agressividade.
Vive em constante conflito com a sociedade, racionaliza seus atos e sempre culpa os outros pelas consequência deles.
Características marcantes: fraudes, manipulações, ausência de culpa ou empatia, incapacidade de adiar prazeres, dificuldade em relacionamentos interpessoais, encanto superficial, exploração das pessoas.
TP EMOCIONALMENTE INSTÁVEL (F60.3)
Tipo Impulsivo (F60.30): falta de controle dos impulsos, sem se preocupar com as consequências dos atos, instabilidade emocional com alto risco para violência, baixa tolerância à crítica. Só realiza atividades que proporcionam prazer imediato.
Tipo Boderline (F60.31)
Sentimento crônico de vazio e solidão. Relações interpessoais intensas e instáveis, comportamento autodestrutivo, medo crônico de abandono, raiva, autoagressão e tentativas de suicídio na tentativa de manipulação. Desavenças, brigas e agressões são frequentes nos relacionamentos familiares e sociais.
F60.8 TP Narcisista
1. Senso grandioso e irreal da sua importância. Julga ter talentos especiais, espera ser reconhecido como superior.
2. Voltado para fantasias de grande sucesso pessoal, poder, brilho, beleza ou amor ideal.
3. Requer admiração excessiva
4. Acha-se excepcionalmente especial e único, acredita que só pessoas ou instituições importantes estão à sua altura.
5. Explorador nas relações interpessoais, busca vantagem para atingir seu sucesso.
6. Não tem empatia.
7. Inveja as pessoas e acha que os outros têm inveja dele.
8. É frequentemente arrogante.
F60.4 -TP HISTRIÔNICA
Atividade superficial, dramatizações, egocentrismo e sugestibilidade. Não leva em consideração os outros e tenta ser o centro das atenções com manipulação inadequada e comportamento sedutor. Pode tentar suicídio para chamar atenção.
F60.6 - TP ANSIOSO
Sentimentos de tensão, apreensão, insegurança e inferioridade. Sensibilidade exagerada à críticas e rejeição, inabilidade para relacionar-se e dificuldade para enfrentar situações corriqueiras. Isolamento social para não correr o risco de ser rejeitado ou criticado.
F60.7- TP DEPENDENTE
1) Subordinação das necessidades e desejos ao outro.
2) Solicitação constante para que os outros tomem decisões para si.
3) Sentimento de desamparo, tem medo de ser incapaz de se cuidar.
4) Preocupação ou medo de ser abandonado.
5) Capacidade limitada de tomar decisões.
6) Relutância em fazer exigência às pessoas. 
F60.5 - TP ANANCÁSTICA ou OBSESSIVA-COMPULSIVA
Sentimento de dúvida, perfeccionismo, preocupação com pormenores e rigidez excessiva que impede ou anula o prazer nas relações interpessoais. Aderência excessiva às convenções sociais e certo pedantismo.
TRATAMENTO
Farmacológico para aliviar sofrimento do grupo social, do cliente e dos sintomas de comorbidade: ansiolíticos, antidepressivos e antipsicóticos associados com psicoterapia.
INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM
Estabelecer contrato terapêutico, deixando claro limites.
Ser autêntico diante das manifestações de comportamentos inadequados. O enfermeiro deve ter segurança, tato e firmeza, sem conotação de julgamentos nas suas formas de expressão.
Manter observação para prevenção de auto ou heteroagressividade Estar atento ao risco de suicídio, identificando ideias e manifestações de intenção suicida.
Assegurar a coesão da equipe ao que for acordado com o paciente.
Estar atenta às manifestações de comportamento manipulador ou sedutor com outros clientes ou com a equipe.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais