Buscar

Relações Trabalhistas e Sindicais

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201708014026)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Sobre o sindicalismo no Brasil marque a opção incorreta:
		
	
	Ao longo da história sindical do Brasil, sabe-se que a primeira greve ocorreu no século XVIII, por estivadores do porto de Salvador ¿ classe que sempre foi muito prejudicada.
	
	Sabe-se, também, de um movimento ocorrido em meados do século XIX, por tipógrafos do Rio de Janeiro ¿ categoria que possuía um instrumento importante para a organização: os panfletos.
	 
	No Brasil não há sindicatos, tendo em vista proibição em nossa legislação. As negociações são sempre feitas entre empregados e empregadores e jamais existe qualquer intermediação de terceiro.
	 
	No governo populista de Getúlio Dornelles Vargas, surgiram os sindicatos e toda a sua estrutura. Tais sindicatos foram definidos nos artigos da referida legislação.
	
	A classe dominante buscava sempre manter o povo na total ignorância para, com isso, aumentar seu domínio sobre o mesmo. Entretanto, com o apoio da Igreja, a situação mudou.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201708013982)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre a revolução industrial marque a alternativa incorreta:
		
	
	Para aumentar a força de trabalho nesses locais, empregavam-se mulheres e menores de idade. Além disso, os salários eram baixos, o que resultou em descontentamento geral.
	 
	Os empregadores se preocupavam com a limpeza e com as condições de trabalho em suas fábricas e os trabalhadores recebiam salários muito altos.
	
	As fábricas e oficinas do século XVII  apresentavam péssimas condições de trabalho: lugares sujos, abafados e pouco iluminados.
	
	A Revolução Industrial aumentou o número de desempregados substituídos pelas máquinas, o que permitiu que os empresários utilizassem mão de obra mais bem qualificada.
	
	A Revolução industrial permitiu mais eficiência de produção, barateando o preço final dos produtos, além de produzir maiores quantidades em menor espaço de tempo.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201708152296)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	São princípios do direito coletivo do trabalho:
		
	 
	unicidade e livre associação sindical.
	
	pluralidade e autonomia privada coletiva.
	
	unicidade e preponderância do negociado sobre o legislado.
	
	pluralidade e associação sindical compulsória.
	 
	pluralidade e livre associação sindical.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201710431454)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Assinale a assertiva CORRETA, em que aponta como F (falso) ou V (verdadeiro), a seguir:  
I - As cláusulas normativas destinam-se a regulamentar as relações de trabalho no âmbito das categorias envolvidas nas contratações coletivas, ou seja, as categorias profissional e econômica, representadas pelos sujeitos estipulantes das convenções coletivas de trabalho ou acordos coletivos de trabalho
II - A convenção nº87 da OIT consagra de forma explícita o princípio da não-intervenção da autoridade administrativa na vida da associação sindical
III - O Direito Coletivo do Trabalho é o conjunto de regras, princípios e institutos regulatórios somente das relações individuais dos trabalhadores   
IV - O prazo máximo de validade das convenções e dos acordos coletivos é de um ano 
		
	
	F, F, V, V
	 
	V, V, F, F
	
	F, V, V, F 
	
	V, V, V, F
	
	V, F, F, V 
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201707944114)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Marque a alternativa em que nem todos os elementos são fontes (diretas) do Direito Sindical.
		
	 
	Leis Especiais, Convenções Coletivas de Trabalho e Código Civil.
	
	CLT, Leis Especiais e Convenções Coletivas de Trabalho.
	
	Constituição Federal de 1988, CLT e Acordos Coletivos de Trabalho.
	
	Constituição Federal de 1988, CLT e Leis Especiais.
	
	Lei de greve, CLT e Constituição Federal de 1988
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201708150950)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Sobre a organização sindical, é correto afirmar:
		
	
	Como expressão da ampla autonomia assegurada às entidades sindicais, em qualquer grau, as centrais sindicais podem participar ativamente das negociações coletivas de trabalho, firmando os instrumentos normativos dela decorrentes.
	
	O postulado da liberdade sindical tem significado restrito na ordem jurídica brasileira, apenas expondo o sentido subjetivo do direito de livre filiação às organizações sindicais, assegurado a trabalhadores ativos e inativos.
	 
	O princípio da unicidade sindical, consagrado na Constituição Federal brasileira de 1988, determina que não pode haver mais de uma entidade sindical, representativa da mesma categoria profissional ou econômica, na mesma base territorial, definida pelos interessados e não inferior à área resultante da soma de pelo menos três Municípios contíguos.
	 
	A assembleia geral do sindicato pode criar contribuições adicionais, sem prejuízo das contribuições sindical e confederativa, mas que serão exigíveis apenas aos trabalhadores sindicalizados, sob pena de ofensa ao princípio da liberdade de associação sindical.
	
	Aos sindicatos cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas, podendo a lei ampliar ou restringir o campo de atuação a eles reservado, na perspectiva da melhoria da condição social dos trabalhadores filiados.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201708227954)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Assinale a opção correta em relação aos Sindicatos.
		
	
	representar, perante as autoridades administrativas e judiciárias, os interesses gerais das respectivas categorias ou profissão liberal.
	 
	Promover a conciliação nos dissídios coletivos de trabalho.
	
	Representar, perante as autoridades administrativas e judiciárias, os interesses individuais dos associados relativos à atividade ou profissão exercida.
	
	Celebrar convenções coletivas de trabalho.
	
	Celebrar contratos e acordos coletivos de trabalho.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201708152672)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre a instituição sindical, deveres e prerrogativas dos Sindicatos de empregados e empregadores, indique a alternativa INCORRETA
		
	
	Categoria profissional diferenciada é a que se forma dos empregados que exerçam profissões ou funções diferenciadas por força de estatuto profissional especial ou em consequência de condições de vida singulares.
	 
	São deveres dos Sindicatos de empregados e empregadores, dentre outros representarem, perante as autoridades administrativas e judiciárias os interesses gerais da respectiva categoria ou profissão liberal ou interesses individuais dos associados relativos á atividade ou profissão exercida e colaborar com o Estado, como órgãos técnicos e consultivos, no estudo e solução dos problemas que se relacionam com a respectiva categoria ou profissão liberal, ou os interesses individuais dos associados relativos à atividade ou profissão exercida.
	
	De acordo com o entendimento do STF, até que a lei regulamente de forma diversa, o Ministério do Trabalho é o órgão de registro das entidades sindicais de qualquer grau para fins de controle da unicidade. Para obter registro sindical, o agrupamento precisa, antes, adquirir personalidade jurídica como associação civil de direito privado mediante registro em cartório de registro civil.
	
	São prerrogativas dos Sindicatos de empregados e empregadores, dentre outras, celebrar convenções coletivas de trabalho e eleger ou designar os representantes da respectiva categoria ou profissão liberal.
	
	A associação sindical é livre e a lei não pode exigir autorização do Estado para a criação de entidades sindicais, salvo o registro no órgão competente, não sendo mais exigível a prévia constituição da associação profissional como condição para o reconhecimento de um sindicato.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201710431453)
	Acerto: 0,0  / 1,0A representação dos trabalhadores é o conjunto de meios destinados a promover os interesses dos trabalhadores com os empregadores sobre condições de trabalho. Diante dessa afirmação analise as afirmativas abaixo:
I - O representante dos trabalhadores eleito para discutir os interesses dos operários da empresa não se confunde com o dirigente sindical
II - O representante sindical vem a ser a pessoa escolhida mediante eleição no âmbito do sindicato para representar a categoria e ser dirigente do sindicato
III - O representante dos trabalhadores na empresa é eleito apenas pelos empregados dela, tendo por finalidade exclusiva a promoção de interesses diretamente com o empregador e não os da categoria
 
Assinale a alternativa correta:
		
	
	Está correto o item I
	
	Está correto o item III
	 
	Estão corretos os itens I, II, III
	
	Estão corretos os itens II, III
	 
	Estão corretos os itens I, II
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201708014064)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Analise as assertivas abaixo e marque a opção correta quanto as funções determinadas ao delegado sindical :
		
	
	Nuncar estar pronto para debater individual e coletivamente, organizando as listas de reivindicações, críticas ou sugestões, que devem ser encaminhadas ao sindicato e aos empresários ou a seus representantes legais, para obter melhores condições de trabalho;
	
	Jamais fazer a distribuição interna de todas as comunicações que sejam do interesse dos trabalhadores.
	 
	Dar apoio integral às lutas dos trabalhadores e participar de eventos e atividades promovidas pelo sindicato;
	
	Negar apoio nas lutas dos trabalhadores e jamais participar de eventos promovidos pelo sindicato;
	
	Não representar os trabalhadores perante o sindicato;

Continue navegando

Outros materiais