Buscar

Liquefação do Solo: Comportamento e Fenômeno

Prévia do material em texto

A liquefação do solo descreve o comportamento de solos que, quando carregados, repentinamente sofrem uma transição de um estado sólido para um estado líquido, ou ficam com a consistência de um líquido grosso. A liquefação é mais ocorrente no desprendimento para moderar solos granulados saturados com drenagem pobre, como em areias finas ou areia e cascalho ou contendo fendas de sedimentos impermeáveis.
Em condições não drenadas a poropressão gerada por carregamentos cíclicos ou monotônicos (liquefação estática) podem chegar a reduzir à zero a tensão efetiva, com as partículas sólidas perdendo o contato entre si, em estado de suspensão no solo, que se comporta como líquido viscoso. Este estado de fluidez é denominado liquefação.
O termo liquefação define, em termos gerais, um fenômeno gerado pelos acréscimos rápidos de poropressões em materiais granulares e/ou finos com baixa coesão, fofos e saturados, não passíveis de dissipação imediata, que implicam em súbita redução na tensão efetiva, caracterizando uma queda substancial na resistência ao cisalhamento.
Esforço ciclico e continuo, repetitivo (dinamico) de rapdia aplicação.
Materiais granulares fofo e saturado submetido a um esforço dinamico e ciclico
Perda de resistencia de uma areia (material granular)
Porque todos os efeitos mensuráveis devido a mudança de tensão são exclusivamente devidos a mudanças na tensão efetiva Os efeitos são: • Compressão (variação de volume devido a tensão normal) • Distorção (mudança de forma devido a tensão cisalhante) • Mudança na resistência
A água nos poros de um solo saturado possui uma pressão conhecida como pressão de poro ou pressão neutra – u
SOLO MISTURA DE MINEIRAIS E EVENTUALMENTE MATERIA ORGANICA E É SEPARADO POR PROCESSOS MECANICOS SIMPLES
Solo origem do inteperismo das rochas
Compactar: homegnizar e diminui o volume de vazios preenchidos por ar e agua
Grau de compactação
Consequencia da compactação
Maior resistencia
Solo compactado 
Pd Maior, e menor, teor de umidade menor, n menor
O peso dos sólidos Psé um valor que varia pouco, pois o quartzo, mineral mais abundante na natureza valores sempre próximos de 2,7 g/cm3

Continue navegando