Buscar

aval 1 a 4

Prévia do material em texto

Fechar 
	
	  HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO
	
	Simulado: CCJ0105_SM_201602580219 V.1  
	Aluno(a): JOSE NEY DE MENEZES
	Matrícula: 201602580219 
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 11/04/2016 16:41:39 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201603389821)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Analise as afirmativas e a seguir marque a alternativa correta: I - Na tentativa de melhor ocupação e proteção do território brasileiro, os portugueses dividiram as terras da colônia em capitanias hereditárias PORQUE II - o sistema do governo geral, implantado logo que os portugueses chegaram no Brasil, não havia sido eficiente na defesa do território contra as invasões estrangeiras. 
		
	
	A primeira afirmativa está correta, mas a segunda está errada. 
	
	As duas afirmativas estão corretas e a segunda justifica a primeira. 
	
	A primeira alternativa está errada, mas a segunda está correta. 
	
	As duas alternativas estão erradas.
	
	As duas alterativas estão corretas, mas a segunda não justifica a primeira. 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603396186)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Um dos livros mais vendidos no Brasil, nos últimos anos, intitula-se "1808. Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil", escrito pelo jornalista Laurentino Gomes, em 2007. Trata-se de um relato sobre a fuga da corte portuguesa para o Brasil, naquele ano de 1808. O príncipe medroso mencionado no título do livro é:
		
	
	D. Duarte I
	
	D. Pedro I
	
	D. Manuel I
	
	D. João VI
	
	D. Pedro II
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603239336)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	No decorrer do tempo, O Brasil foi se tornando peça-chave no processo de desenvolvimento do mercantilismo português. No chamado sistema colonial mercantilista a relação metrópole/colônia é aspecto fundamental e estruturante do dito sistema. Sobre o que representaria a METRÓPOLE, neste contexto, é possível afirmar:
		
	
	que se trata da região que mantém o domínio da relação econômica e política. 
	
	que se trata da região política e economicamente dominada.
	
	era o conjunto de pequenos países responsáveis por explorar o ouro e metais preciosos para exportações
	
	era a grande cidade (com a presença de milhões de habitantes) que tinha por propósito principal ofertar uma ampla gama de serviços (inclusive culturais) à população colonial. 
	
	foi a denominação dada ao domínio político-econômico do Estado sobre a colônia
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603396194)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Sobre os tratados comerciais firmados com a Inglaterra quando da vinda da Família Real para o Brasil:
I - O inegável predomínio que a Inglaterra exercia sobre o governo de D. João levou à assinatura dos Tratados de 1810.
II - O denominado por Tratado de Comércio e Navegação estabelecia tarifas preferenciais de 15% para os produtos britânicos.
III - Já o Tratado da Aliança e Amizade estipulavao fim da escravidão no Brasil para 1830..
Está correto somente o que se afirma na opção:
		
	
	I, II, III
	
	II
	
	I e II
	
	I
	
	III
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603239328)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Quando se afirma "O Reino de Portugal nasceu das armas", é possível concluir que esta afirmação se deve ao fato de que:
		
	
	Portugal constituiu-se como Reino por ter apoiado decisivamente a Inglaterra em sua luta contra as forças napoleônicas. 
	
	O Reino de Portugal nasce do apoio dado aos mouros na luta contra os cristãos no decorrer do Século XIV, recebendo como recompensa as terras que hoje lhe pertencem.
	
	O Reino de Portugal constrói sua independência a partir das lutas que travou contra ou mouros e ao mesmo tempo contra Castela a partir do Século XII.
	
	Portugal é até os dias de hoje um país bélico, tradição que mantém desde os tempos em que era Reino.
	
	O reino de Portugal possuía a maior indústria de armas do período
		
	
	
	 
	
	
	 
	Fechar 
	
	  HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO
	
	Simulado: CCJ0105_SM_201602580219 V.1  
	Aluno(a): JOSE NEY DE MENEZES
	Matrícula: 201602580219 
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 11/04/2016 16:42:48 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201602665149)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Segundo o historiador Boris Fausto (História do Brasil - EDUSP), mais do que assinalar a metade do século XIX no Brasil, o ano de 1850 foi marcado pela entrada em vigor de uma série de leis que buscavam mudar a fisionomia do país no sentido daquilo que se entendia, à época, como modernidade. Assim, no que se refere a esta legislação, voltada para uma modernização institucional do Império, é CORRETO afirmar que:
		
	
	Ela se voltou, fundamentalmente, para a reforma da Constituição de 1824, já que, na sociedade, verificava-se a ascensão de um movimento voltado para a federalização do Estado Monárquico Brasileiro.
	
	Ela resultou de ampla participação popular, uma vez que o sistema político-eleitoral permitia que todos os homens, maiores de 21 anos, pudessem exercer o seu direito de escolher diretamente os candidatos que iriam compor a Câmara dos Deputados.
	
	Ela criou as condições institucionais para a modernização do ambiente empresarial brasileiro da época, através da promulgação do Código Comercial e dos decretos 737 e 738 que o regulamentaram. 
	
	Ela foi decisiva para a implantação de uma ampla reforma agrária, promovida pela Lei de Terras, que realizou a venda, a preços simbólicos, de pequenos lotes de terra, visando à fixação do homem pobre livre e do ex-escravos na área rural.
	
	Ela contribuiu para a recomposição da legislação cível brasileira, através da promulgação de nosso primeiro Código Civil, elaborado pelo advogado e jurista Teixeira de Freitas. 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603238525)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	No decorrer do Governo Provisório de Vargas, algumas das políticas que iriam marcar seu estilo de governo já se prenunciavam. Dentre as abaixo, apenas uma NÃO configura essa tendência. Assinale-a:
		
	
	Centralização no exercício do poder;
	
	Pendor às posições nacionalistas
	
	Forte ligação com as classes trabalhadoras;
	
	Apoio irrestrito às práticas democráticas;
	
	Incentivo à Industrialização;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602656535)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	De acordo com o preâmbulo do Decreto nº 1, de 15 de novembro de 1889, ficava proclamada provisoriamente e decretada como forma de governo da Nação Brasileira a República Federativa, estabelecendo, ao mesmo tempo, as normas pelas quais se deviam reger os Estados Federais.
Assim, com relação ao novo regime implantado em 15 de novembro de 1889, é CORRETO afirmar que:
		
	
	foi consequência de um plebiscito convocado pelo governo monárquico e que se encontrava previsto no texto da constituição de 1824.
	
	rompeu com a estrutura socioeconômica existente no Império, implantando um modelo de organização socioprodutiva baseado na socialização dos meios de produção.
	
	promoveu imediatamente uma ampla reforma agrária que visava, sobretudo, a formação de uma estrutura agrária baseada em pequenas e médias propriedades.
	
	resultou de um grande levante popular que se anunciava, pelo menos, desde a abolição da escravidão, ocorrida no ano anterior. 
	
	resultou da participação direta do Exército brasileiro cujas relações com o governo monárquico, ao longo da década de 1880, se mostraram especialmente conflituosas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602869482)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Ninguém ouviu Um soluçar de dor No canto do Brasil Um lamento triste sempre ecoou Desde que o índio guerreiro Foi pro cativeiro E de lá cantouNegro entoou Um canto de revolta pelos ares Do Quilombo dos Palmares Onde se refugiou Fora a luta dos inconfidentes Pela quebra das correntes Nada adiantou. E de guerra em paz, paz em guerra, Todo povo desta terra quando pode cantar, canta de dor. Q Canto das Três Raças ¿ Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro A LETRA DA musica mostra uma história do Brasil diferente, onde as ¿três raças¿ (frequentemente apresentadas como harmônicas) vivenciaram um processo violento de relacionamento ao longo da história nacional, principalmente em relação ao negro cativo e ao índio. Levando-se em conta os aspectos destacados na letra da musica, a igualdade perante a lei, principio fundamental do Estado Liberal, durante o período monárquico brasileiro, durante a primeira república e nos dias de hoje: 
		
	
	Nenhuma das anteriores
	
	As reservas indígenas no Brasil foram criadas pelo Estatuto do Índio em 1973 e confirmadas pela Constituição de 1988, justamente para estabelecer a igualdade entre brancos e índios. 
	
	A partir da Constituição Liberal Republicana de 1891 o Brasil passou a ser declarado um país livre de qualquer discriminação, não havendo razão de ser para a letra da música.
	
	A questão da igualdade no Brasil já está resolvida desde a abolição da escravidão pela constituição de 1988 onde "todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza" (art. 5º CF/1988);
	
	A igualdade no Brasil sempre teve dificuldades de existir na vida de negros, branco e índios em face da abolição tardia e as desigualdades sócio econômicas da nossa sociedade. 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603378435)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A Companhia de Jesus foi criada na Espanha em 1534 no contexto da Contrarreforma, tendo uma atuação importante no processo colonizador da América Portuguesa. Sobre a atuação da Companhia de Jesus na colonização do Brasil podemos afirmar que: 
		
	
	Os jesuítas se destacaram na ação educativa e catequizadora dos grupos indígenas brasileiros. Vários missionários jesuítas moravam nas aldeias procurando conhecer os hábitos, a cultura e respeitando a religiosidade indígena. 
	
	A educação foi um dos principais instrumentos de evangelização dos jesuítas, que fundaram colégios no Brasil e organizaram aldeamentos conhecidos como Missões para catequizar os indígenas e convertê-los para o catolicismo. 
	
	Os jesuítas chegaram ao Brasil como o braço religioso da coroa portuguesa. Tinham como missão catequizar os indígenas e apoiar os bandeirantes na captura dos índios tornando-os escravos. Estes passavam a morar nas vilas e missões. 
	
	A ação militar foi a forma pela qual os jesuítas participaram da colonização portuguesa no Brasil. Apoiados pelo Marquês de Pombal, estabeleceram Missões na região de São Paulo e no sul do país para manter os índios reunidos. 
	
	Os jesuítas foram responsáveis pela fundação das primeiras cidades brasileiras como São Paulo, São Vicente e Salvador. A catequização dos indígenas era feita em reduções onde eles permaneciam em regime de escravidão. 
		
	
	
	
		
	 
	Fechar 
	
	  HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO
	
	Simulado: CCJ0105_SM_201602580219 V.1  
	Aluno(a): JOSE NEY DE MENEZES
	Matrícula: 201602580219 
	Desempenho: 0,2 de 0,5
	Data: 07/06/2016 20:24:40 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201603327971)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A História do Brasil aponta uma série de constituições promulgadas e outorgadas ao longo do tempo. As constituições outorgadas, por força do exercício de autoridade de um governo, são apresentadas para o cumprimento, sem a participação de qualquer grupo político. As promulgadas, a seu turno, são escritas por um grupo de pessoas previamente eleitas para representar a vontade do povo. A este grupo de eleitos dá-se o nome de: 
		
	
	Congresso Nacional 
	
	Assembléia Legislativa
	
	Assembléia Constituinte
	
	Aliança Nacional
	
	Senado Federal
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603391146)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Sobre a Constituição Brasileira de 1824, assinale a opção correta:
		
	
	Foi elaborada pelos membros da Assembleia Constituinte de 1823 e outorgada pelo Imperador D. Pedro I, caracterizando-se pela adoção dos princípios liberais, pela garantia dos direitos fundamentais de todos os cidadãos do Império do Brasil e pela adoção do estado unitário e confessional.
	
	Ficou conhecida como a Constituição da Mandioca em razão da adoção de um sistema censitário que definia pelo critério da renda em propriedade de terra àqueles que poderiam votar e serem votados nas eleições gerais do Império.
	
	Foi elaborada e aprovada pela Assembleia Geral Constituinte e estabeleceu a organização do Estado em bases federalistas.
	
	Foi elaborada pelos membros da Assembleia Constituinte de 1823 e promulgada pelo Imperador D. Pedro I, caracterizando-se pela adoção dos princípios liberais, pela garantia dos direitos fundamentais do Homem e pela adoção dos princípios federativos.
	
	Foi elaborada por uma comissão nomeada pelo Imperador D. Pedro I, após a dissolução da Assembleia Constituinte de 1823 e depois outorgada pelo Imperador.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603288538)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	A constituição de 1824 estabelece o direito à liberdade de credo:
		
	
	Em qualquer igreja cristã.
	
	Apenas na Igreja Católica.
	
	Em qualquer igreja, mas apenas eram permitidos templos católicos
	
	Em qualquer igreja, seja qual for o deus.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603376822)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Assinale a opção correta com relação ao processo de independência do Brasil.
		
	
	a) Um tipo de conflito de interesses que reapareceria em outros contextos da história do Brasil, centrado nas atribuições do Poder Executivo e do Legislativo, ocasionou a primeira grave crise política do nascente Estado nacional brasileiro e redundou na dissolução da assembleia constituinte encarregada de elaborar a primeira Constituição do país, conhecida como Constituição da Mandioca.
	
	c) Os dois partidos políticos constituídos no início do Primeiro Reinado, o Conservador e o Liberal, ofereceram a Dom Pedro I o apoio e a estabilidade necessários para o seu governo, cenário de estabilidade política que desapareceu em face da violenta repressão do governo central a movimentos separatistas como a Cabanagem e a Sabinada.
	
	b) O reconhecimento da independência brasileira pela Inglaterra ocorreu quase simultaneamente à decisão dos Estados Unidos da América (EUA) de reconhecer o nascimento do Estado brasileiro sob a liderança do antigo príncipe regente português; em ambos os casos, condicionou-se o reconhecimento à abertura do mercado brasileiro ao comércio internacional, pois em 1822 os portos brasileiros continuavam fechados, realizando comércio apenas com Portugal.
	
	e) A Cisplatina e a Bahia foram as províncias brasileiras nas quais se manifestou a resistência portuguesa, tendo o governo de Lisboa contratado comandantes militares estrangeiros, como, por exemplo, o oficial francês Pedro Labatut, para liderar as tropas lusas no confronto com as forças leais a Dom Pedro I.
	
	d) A emancipação política do Brasil, além de não ensejar grandes alterações na ordem econômica e social, preservou a monarquia, em meio aos vizinhos republicanos, situação somente possível devido à existência de uma elite política homogênea, detentora de sólida base social e de um projeto de nação consensualmente construído.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603396175)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Os donatários se reservavam direitos da cobrança de impostos sobre tudo o que fosse produzido na capitania, podiam fundar vilas, bem como doar lotes de terra, chamados sesmarias ― para alguns a origem remota de latifúndios em nosso país. Em resumo, esperavamfacilidades a serem oferecidas pelo governo para obter lucro. O documento jurídico que fixava os direitos e deveres dos donatários era:
		
	
	Carta de Doação
	
	Sesmarias
	
	Bula papal
	
	Alvarás
	
	Carta Foral
		
	
	
	
		
	 
	Fechar 
	
	  HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO
	
	Simulado: CCJ0105_SM_201602580219 V.1  
	Aluno(a): JOSE NEY DE MENEZES
	Matrícula: 201602580219 
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 07/06/2016 20:35:31 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201603328557)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	No final do governo militar, não foi um dos fatores que contribuíram para a redemocratização do país: 
		
	
	A aprovação da lei de pluripartidarismo 
	
	A extinção dos Atos Institucionais (AIs).
	
	O fechamento do Regime por meio da instauração do AI-05
	
	A anistia de presos políticos 
	
	O movimento das ¿Diretas já¿ 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603304301)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	As Constituições são classificadas em Constituições Promulgadas e Outorgadas, também denominada Carta Política, em conformidade à forma de elaboração do Projeto Constitucional e a forma pela qual é decretada sua vigência em território nacional. Dessa feita, refere-se à Lei Maior do País como Constituição quando a mesma é fruto de um debate político pleno realizado no âmbito da Assembleia Constituinte, representando legitimamente os interesses da nação por àqueles membros investidos de um Poder Constituinte através do exercício de cidadania. Por sua vez, a Constituição entende-se outorgada quando imposta verticalmente a sociedade, sem que haja prévia avaliação dos membros da Assembleia Constituinte, confrontando-se com os princípios de um Estado Democrático de Direito. Diante desta afirmação, podemos considerar que a primeira Constituição Brasileira, vigente no País a partir de 1824, foi uma Constituição:
		
	
	Outorgada pelo povo brasileiro, legítimo titular do poder do estado.
	
	Outorgada pelo Conselho de Estado nomeado pelo Imperador D. Pedro I.
	
	Promulgada pelos legítimos representantes da organização política do Estado Imperial.
	
	Promulgada pelo Imperador D. Pedro I em conformidade à competência constitucional do Poder Moderador.
	
	Outorgada pelo Imperador D. Pedro I.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603504652)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	No que se refere à elevação do Brasil ao status de ¿Reino Unido a Portugal e Algarves¿, é correto afirmar:
		
	
	Que tinha por propósito atender aos ideais liberais defendidos por grande parte da população portuguesa, e que iriam se expressar mais largamente na chamada Revolução Liberal do Porto; 
	
	Que foi o reconhecimento, por parte do governo de D. João, de que o Brasil deveria manter completa independência em relação à Portugal;
	
	Que foi uma concessão de D. João, dado os laços de profundo afeto que ele mantinha com as terras brasileiras;
	
	Cumprimento de promessas realizadas aos representantes brasileiros nas Cortes 
	
	Que foi o reconhecimento de direito de uma situação que já havia se cristalizado no campo dos fatos;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603238518)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Durante o século XX aconteceram relevantes mudanças sociais, elevando o desenvolvimento científico e tecnológico, o que certamente provocou gradativo descompasso com o Código Civil de 1916, que teve sua vigência até o início do século XXI (2003), vigorando por quase um século no cotidiano da população brasileira. Sobre a Codificação de 1916 é possível afirmar:
		
	
	Foi o terceiro Código Civil promulgado no Brasil, sendo que já reconhecia a igualdade entre homens e mulheres.
	
	Ao regular sobre o casamento, reconhecia a união estável entre pessoas do mesmo sexo.
	
	Foi elaborado por Rui Barbosa e Miguel Reale e, por isso, ainda encontra-se em vigor, já que considerado uma rara joia legislativa do período Imperial.
	
	Tentou seguir a linha do liberalismo econômico, em voga na época, embora apresentasse um certo conservadorismo em questões sociais, traduzindo o espírito da sociedade brasileira no período.
	
	Foi fortemente influenciado pelos ideais comunistas do período.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603414626)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Observe as afirmativas e a seguir marque a alternativa CORRETA: I - A Constituição de 1824 foi outorgada por D. Pedro I. Previa a Separação dos Poderes, além do Poder Moderador; é monárquica e previa o voto censitário. II - A Constituição de 1891 foi outorgada pelos Militares. Previa a Separação dos Poderes; era Republicana; previa o voto fechado, o sistema eleitoral universal, porém, proibia o voto dos menores de 21 anos, mulheres e analfabetos.
		
	
	A segunda afirmativa está totalmente correta.
	
	A primeira afirmativa está totalmente correta.
	
	A segunda afirmativa está correta na primeira parte e errada na segunda parte. 
	
	A primeira afirmativa está correta na primeira parte e errada na segunda parte.
	
	As duas afirmativas estão erradas.

Continue navegando