Buscar

Estudo Dirigido

Prévia do material em texto

Bruna Medeiros Freitas
Psicologia Social
Almerinda Maria Skeff Cunha
Palmas – TO
2016
	Defina com suas palavras o que é a Psicologia Social e seuobjeto de estudo, a partir do referencial teórico utilizado para as discussões em sala.
A psicologia social estuda as o comportamento do homem baseado em suas relações sociais nos diversos grupos, como ele influência e é influenciado e tem como objeto de estudo o homem e suas interações sociais.
	Com base nos textos e discussões, explique porque toda Psicologia é Social.
Toda psicologia é social, pois o contexto do homem é a sociedade e o homem é o objeto de estudo da psicologia.
	De que maneira os aspectos epistemológicos e éticos são compreendidos nos estudos de psicologia social?
Para que haja uma melhor compreensão do homem como objeto de estudo os aspectos epistemológicos se tornam extremamente necessários.A ligação do homem com o próprio homem estabelece valores e regras que foram construídos e afirmadas de acordo com as possibilidades históricas.
	A partir da base conceitual e metodológica acerca da psicologia social, discorra sobre o desenvolvimento e evolução das metodologias e de que forma esse processo contribui atualmente para os estudos realizados nesta área.
Devido à crise dapsicologia social em 1970,as bases metodológicasreceberam muitascríticaspor causa douso de uma linguagemmuitoneutra,sem foco e sem se envolvercom osproblemas sociais. Inclusiveos laboratóriosforamcriticadosporfalta de compromisso ético dos condutores.
As críticascontribuíram paraquese estabelecesseuma nova psicologia social na Europa,mais responsável e comprometida com o contexto social.Surgiu assim aPsicologia latina americanacentrada nos problemas sociais einiciandoum movimento de internacionalização da PsicologiaSocial.
	Tratando-se da Psicologia Social, cite osprincipais precursores e qual (is) maneira (s) eles contribuíram para seu avanço.
O Spencer contribuiu com o poder e capacidade de adaptação, o Wundt(criador do primeiro laboratório de experimental de psicologia)contribuiu com os estudos dos processos mentais básicos esuperiores eoLe Bomcontribui com a psicologia das multidões.
	Os autores costumam fazer uma divisão clássica da psicologia social. Explique que divisão é essa e porque ela acontece.
Dividem em “Psicologia Social Psicológica” e “Psicologia Social Sociológica”efocam nas ênfasesdiferentes que a psicologia social davapara oindivíduoe paraa sociedade. Isso fez com quealguns autores começassem a defender aexistência de dessas duaspsicologias.
	Quais os principais conceitos e tendências estudadas em cada vertente da psicologia social decorrente da divisão clássica citada acima. Explique de forma objetiva cada um deles.
Psicologia Social Psicológica:foca no indivíduo,analisaseu comportamento, seus pensamentos e sentimentos na presença de outras pessoas.
Psicologia Social Sociológica:foca nasexperiênciasque o indivíduotemcom sua participação na sociedade e nosgrupos sociais.
	Por que a Psicologia Social se apresenta como um processo histórico contínuo e não linear, com raízes europeias e florescimento norte-americano?
Porque ela continua seconstruindo, mas não segue uma única linha de raciocínio. Oindivíduo e sua interação na sociedadesão osobjetosdeestudo,mas as formas dessa interação são diferentese são estudadas de formadiferente.Porexemplo,a“Psicologia Social Psicológica”e a“Psicologia Social Sociológica” quesão linhas de raciocíniodiferentes,masas duasse completam.
Etevebase na Europa, mas depois da Segunda Guerra Mundial,com a migração depensadorescomoLewin, Heider,Kohlerpra América,a Psicologia Social se desenvolveuna América do Norte.
	Sobre a Psicologia Social Norte Americana, explique qual (is) elementos são capazes de identificá-la, os principais acontecimentos e eventos socioculturais que influenciaram seu surgimento e desenvolvimento.
Amigração de pensadores para a Américado Nortedurante a Segunda Guerra Mundialfoi o que fortaleceu a Psicologia Social.Um grande elemento para identificação dela são as marcas Behavioristas vindas deste período.Os psicólogossociais da América contribuírammuitopara reerguer a psicologia em todo mundo inclusive na Europa.Eles tambémreconstruíramas universidadesda Alemanhae do Japão.
	Kurt Lewin, Fritz Heider, Solomon Asch e Festinger contribuíram para a Psicologia SocialNorte Americana. Discorra as contribuições de cada um.
Kurt Lewin: Contribui com os experimentos dedinâmica de grupo. Dedicou-sea análise da influência dos tipos de lideranças e do clima grupal,observando que o estilo de liderança democráticoproduzia normas independentes e produziam um trabalho produtivo independente de um líder ou não.
Fritz Heider: Iniciouum estudo sobre as relações interpessoais, umainvestigação sobre a percepção das pessoas,desenvolveua teoria do equilíbrio no qual as pessoas tendem a manter um sentimento ou cognição a um mesmo objeto de modo a obter uma situação de equilíbrio.
Solomon Asch:Implica os princípios da Gestalt em seu experimento sobre a formação de impressõesna área de percepção de pessoas,concluindo que as informações sobreo outro sãoorganizadasem um todo coerente e pode ser modificado por peças críticas de informação que provoca a reorganização desse todo.
Festinger: Propõe a teoria de comparação social, na qual defende que as pessoas propõem a teoria dos processos de comparação social, na qual defende que as pessoas necessitam avaliar suas habilidades e opiniões a partir de comparações realizadas comoutros indivíduos que lhes são similares.Introduz a teoria da dissonância cognitiva, na qual estabelece que as pessoas são motivadas a procurar o equilíbrio entre suas atitudes e ações.
	Justifique, a partir das leituras e discussões, o motivo pelo qual a psicologia social norte-americana entrou em crise promovendo uma tensão no contexto da psicologia social, e o desencadeamento da psicologia social sociológica.
Acrise da psicologia socialfoi dadapela excessiva individualização da Psicologia Social Psicológica e pelos movimentos ocorridos na época,como o feminismo.Osquestionamentos referentes ao modo como essa psicologia era aplicadafoi o que caracterizou essa crise.
Alinguagem cada vez mais neutra e longe dos reais problemas que envolvem o contexto socialgerou umclima de tensão. Apsicologia social sociologiamostrouser uma vertente mais preocupadacom o com contexto social e menosegoísta.
	Defina cognição social, destacando suas características e os principais elementos que a compõe a fim de explicar como podemos compreendê-la a partir das relações sociais.
Cognição Socialé oprocesso cognitivoem queaspessoas compreendem e explicam as outras pessoas e a si mesmas. Podemos destacar como características da cognição:
-Oindivíduo como um ser avarento cognitivo;
-Orientação para o processo;
-Pessoas como agentes causais;
-Percepção mutua;
-Centralidade do eu;
-Qualidade da percepção;
-Orientaçãopragmática;
-Predominância dos processos automáticos.
São doiselementosprincipais que preenchem as estruturas cognitivas: Schemas e atribuições. -Osschemassão estruturas cognitivas compostas de conhecimentos sobre objetos e eventosquese caracterizama uma preconcepção sobre o objeto ou sobrenósmesmos.
-Asatribuiçõessão o que as pessoas atribuem as causas aos comportamentos dos outros e os seus comportamentos, buscando atribuir o motivo pelos julgamentos.
	Sabemos quea sala de aula pode ser considerada um grupo social no qual desempenhamos o papel de aluno; não apenas isso, mas também apresenta as relações como ponto categórico para a compreensão concreta do objeto de estudo da psicologia social. Deste modo, escolha pelo menos 04 conceitos do quadro abaixo para elaborar sua resposta no que se refere ao processo de socialização vivenciado pelos membros do grupo em sala de aula. Não se esqueça de fundamentar sua resposta considerando os aspectos da Psicologia Social.COGNIÇÃO SOCIAL
	PROCESSO GRUPAL
	ATITUDES
	COMPORTAMENTO GRUPAL
	LINGUAGEM
	IDENTIDADE SOCIAL
	PSICOLOGIA SOCIAL
	RELAÇÕES DE (INTER) DEPENDÊNCIA
	GRUPO
	PAPÉIS SOCIAIS
	COMUNICAÇÃO
	GESTALT
	CULTURA
	MOTIVAÇÕES
	PERCEPÇÃO SOCIAL
	SOCIEDADE
	INDIVÍDUO
	SUBJETIVIDADE
	MOTIVAÇÕES
	COMPORTAMENTO INDIVIDUAL
	ESTEREÓTIPOS
Cognição Social: O processo de socialização em uma sala de aula está inteiramente ligado como a forma de cognição/ conhecimento do indivíduo sobre o outro e sobre si mesmo. As formas de pensar e atribuirvalores a esses pensamentos e algo que ocorre com grande frequência dentro de um grupo numeroso onde estamos sendo a todo momentos observados e observando. Cada indivíduopossui sua forma de percepção e de compreender o outro e a si mesmo, essa compreensão ocorre de forma instantânea quase automática.
	Linguagem: A linguagem tanto corporal ou falada e uma forma de analisarmos como se forma nossa concepção do mundo e das coisas que os cercam, e através da linguagem que mostramos um pouco de quem somos dentro de um grupo e uma forma de interpretação do outro.
	Identidade Social: E o que nos caracteriza como pessoa e o que nos distingue um do outro. Quem eu sou e importante para que me defina dentro de um grupo, atraindo as pessoas de acordo com suasidentidades e semelhanças, cada um tem sua forma de relacionar com os outros e são características aprendidas dentro de um processo grupal.
	Processo Grupal: Quando se fala em grupo logo nos vem à cabeça várias pessoas com o mesmo objetivo, e isso que acontece em uma sala de aula são diversas pessoas em prol de um único objetivo, compartilhando e aprendendo sabemos também que cada grupo tem suas regras e que elas são fundamentais para um bom convívio em um determinado ambiente. Temos a tendência de viver em grupos e isso faz parte da nossa socialização.
	A partir dos estudos da psicologia social, responda os itens abaixo:
	Como se processa o convívio social?
O convívio se dápela formação de grupos e contato com outro indivíduo.Elefaz parteda nossa existência enão conseguimos viver isolados por completo.
	Quais as leis gerais que regem tal convívio?
Para que setenhauma convivência harmônicacada grupo rege suas próprias leis de acordo com suas necessidades, crenças eprincípios éticos.Até os excluídos são um grupo e tem suas regras.
	Quais as consequências tanto do processo de socialização quanto o de exclusão na formação e desenvolvimento de um indivíduo?
Oindivíduo necessitade contato social e cada indivíduo vive esse processo de maneira diferente podendo ser agradável ou não. Quando há uma exclusão na pessoa pela sociedade ou por ele mesmo temos grandes prejuízos no desenvolvimento psíquico do ser, uma vezque necessitamos desse contato diário para podermos nos desenvolver sem mais problemas.
	Considerando os estudos sobre a psicologia social, explique de que maneira esta ciênciacontribui para a sua formação profissional.
A psicologia éuma ciência humanaenecessárioestudarmosasinterações sociais, de que forma elas acontecem epor que acontecem, pois toda a nossa vida, tanto acadêmica quanto profissional, vai depender do entendimento que tivermos dessas relações, pois elas baseiam todas as experiências de um indivíduo.

Continue navegando