Buscar

Desafio Profissional

Prévia do material em texto

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
 
ANDRÉIA PINHEIRO DA SILVEIRA – RA 1016432217
CLEDIR NICKEL DIAS BAGGIO – RA 2268000837
CLEOMAR LOPES RODRIGUES – RA 3077837793
ELIANA DA SILVA MORAES –1692325750
NATACHE VALESCA WEBER – RA 1821588896
GESTÃO ESTRATÉGICA DO CASO “LE CHEF GATÔ: CRIAÇÃO E EXPANSÃO DE UMA EMPRESA DE DOCES E CHOCOLATES FINOS”
SÃO PEDRO DO SUL – RIO GRANDE DO SUL
2019
INTRODUÇÃO	2
DESENVOLVIMENTO	4
PASSO 1: Empreendedorismo	4
Modelo de Negócio	4
Problemas	5
PASSO 2: Negociação e Comportamento Organizacional	6
Negociação	6
Concorrentes	7
PASSO 3: Desenvolvimento Profissional e Gestão do Conhecimento	8
Desenvolvimento de Pessoas	8
Qualificação	8
PASSO 4: Análise SWOT da Le Chef Gatô	10
Estratégia	10
PASSO 5: Proposta de Consultoria Estratégica	11
Consultoria	11
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS	13
INTRODUÇÃO
	O presente trabalho teve um enfoque estratégico de negócio no âmbito do empreendedorismo, comportamento organizacional, gestão do conhecimento, técnicas de negociação e desenvolvimento pessoal e profissional. Essa literatura estará descrita detalhadamente nos passos solicitados conforme o desenvolvimento e avaliação do estudo de caso da empresa “Le Chef Gatô: criação e expansão de uma empresa de doces e chocolates ‘finos”. A organização foi fundada em 2011 e com o sucesso dos produtos ofertados (doces e chocolates finos), a iniciativa tomada foi expandir o negócio. Porém, alguns problemas emergiram tais como operacionais e de recursos humanos. Nessa conjuntura, foi apresentado sugestões para melhoria no processo logístico e qualificação da equipe. Em vista disso, o trabalho foi estruturado de acordo com as recomendações do Desafio Profissional e abordado respectivamente aspectos do modelo de negócio, problemas, negociação, concorrentes, desenvolvimento de pessoas, qualificação, estratégia e por último, consultoria. Dessa forma, a proposta de consultoria destacou algumas ações para eliminar a sobrecarga dos proprietários além de utilizar o marketing para expandir a marca não somente para outras cidades, mas também para aumentar a rede de clientes locais. Portanto, a loja Le Chef Gatô apresentou uma abordagem sistêmica dos conhecimentos primordiais na gestão de empresa e gestão de pessoas.
DESENVOLVIMENTO
PASSO 1: Empreendedorismo
Modelo de Negócio
	O modelo de negócio tem por objetivo apresentar os aspectos que compõem o empreendimento tais como marca, serviços, produtos, concorrentes entre outros. Nessa perspectiva, o negócio do casal Edinei e Claudia se perfaz na marca “Le Chef Gatô”, uma empresa instalada em São Paulo e cujos produtos fabricados são brigadeiros, coxinha de morango, bolos, doces especiais (potinhos de chocolate e verrines) e produtos de época como ovos de Páscoa e panetones. Além disso, a empresa disponibiliza serviços como venda online e delivery (entregas realizadas por um motoboy). O público-alvo é qualquer pessoa que aprecie os produtos oferecidos pela empresa e quanto aos concorrentes, os proprietários assim consideram as seguintes empresas: Brigaderia, a São Brigadeiros e Kopenhagen. 
A primeira e a segunda têm atuação constante em São Paulo e na região metropolitana e a segunda no âmbito nacional. No que tange a estrutura organizacional, Edinei se destaca como chefe de cozinha, tendo como responsabilidade a produção e o desenvolvimento de novos produtos, dois funcionários para o auxiliar na cozinha e dois atendentes. Já no que compete à sua esposa Claudia, as atividades se perfazem no âmbito do setor administrativo e suporte operacional. Contudo, os empreendedores mantinham a ideia de crescimento do negócio embora tivesse alguns empecilhos como escassez de capital e capacidade de expansão restrita devido a questões administrativas e operacionais. Nesse sentido, Dornelas (2012), esclarece:
A falta de planejamento aparece em primeiro lugar como a principal causa para o insucesso, seguida de deficiências de gestão (gerenciamento do fluxo de caixa, vendas/comercialização, desenvolvimento de produto etc.) [...] o que se aconselha aos empreendedores é a capacitação gerencial contínua, a aplicação dos conceitos teóricos para adquirirem a experiência necessária (DORNELAS, 2012). 
Em vista disso, o estudo de caso apresentado pelo Desafio Profissional não mencionou se o casal realizou algum curso referente ao empreendedorismo ou gestão de negócios, no entanto, apesar das restrições citadas acima não impede que abram o negócio e que tenham sucesso. Dessa forma, a ideia de administrar sua própria empresa persistiu durante décadas e nesse período Edinei trabalhava com investimentos de banco. Então, começou a fazer doces como hobby e assim, em 2011 sua primeira doceria foi inaugurada em Paraiso, bairro considerado de classe média alta na cidade de São Paulo. Por conseguinte, o planejado era que a abertura da mesma fosse na Páscoa de 2011, no entanto, a loja não tinha ficado pronta a tempo e a mesma teve sua inauguração em junho do ano referido. Nessa perspectiva, a marca da empresa aliou o gosto da esposa por gatos e do marido por bolo (gâteau na França), então o trocadilho de bolo e gato além da admiração de ambos pela França, resultou na marca “Le Chef Gatô”. Dessa forma, a demanda da empresa cresceu e em 2012 Claudia decidiu deixar a organização em que trabalhava para auxiliar o marido na empresa. 
Problemas
	Alguns empreendedores almejam expandir os negócios logo que a matriz obtém sucesso nas vendas. Porém, se torna necessário atentar para os riscos que correm caso não seja uma expansão bem planejada. Foi o caso da Le Chef Gatô em que recebeu propostas de expansão, no entanto, a variedade de produtos cresceu exorbitantemente, por exemplo, as 10 opções de brigadeiros cresceram para mais de 70. Como consequência os problemas emergiram no âmbito do gerenciamento do processo, rotinas administrativas e burocráticas, preço dos produtos, mão-de-obra, atendimento aos clientes, controle de estoque inadequado além de manutenção, limpeza, matéria-prima e produtos desperdiçados (NOGUEIRA, 2018).
	Nesse sentido, a falta de pessoal para atender uma demanda maior com uma variedade de produtos maiores ocasionou os demais problemas, afinal, o tamanho do negócio pode se medir pela procura dos clientes, ou seja, sua demanda. Vale ressaltar que o local da empresa tem 40m² divididos entre escritório, loja e produção. Por isso, uma alternativa para esse problema seria superar os pontos fracos da matriz para abrir filial depois. A primeira sugestão poderia ser de realizar um portfólio de produtos, “dar conta” desses pedidos e observar se será favorável criar novos produtos, pois isso implicaria no aumento de trabalho. Logo, seria necessário contratar funcionários a fim de atender a demanda. Outras sugestões poderiam ser de ampliar o espaço da organização se possível, mudar para um local maior ou abrir uma filial como ponto estratégico para distribuição dos produtos (delivery).
PASSO 2: Negociação e Comportamento Organizacional
Negociação
	Em 2013 a Le Chef Gatô recebeu um convite que vem ao encontro da expansão de sua marca, pois se refere a abertura de uma loja no shopping D&D, cujas atividades se referem a decoração e móveis para o lar e está situada em São Paulo, em que as classes predominantes são média alta e alta. Em virtude disso, a empresa de Edinei recebeu mais duas oportunidades naquele ano para abertura de mais duas empresas, favorecendo as pessoas de alto poder aquisitivo. Nessa perspectiva, as empresas se encontravam na zona leste de São Paulo e embora fossem ambientes pequenos, eram muito aconchegantes. Nesse sentido, a vitrine chamava atenção pela decoração farta de produtos recém-fabricados. Portanto, Edinei poderia ampliar parcerias divulgando seu trabalho e com isso precisaria contratar serviços especializados de marketing. Em relação aos fornecedores, se tiver histórico de credibilidade poderá oferecer acordo de exclusividade para compra de determinadosprodutos. Assim, em termos de negociação Martinelli, Ghisi e Martins ressaltam que:
Obter o máximo de informações sobre o objeto da negociação e sobre a pessoa com quem se vai negociar é um passo imprescindível para dar segurança ao negociador na hora de negociar a transação ou efetivar o acordo. (MARTINELLI, GHISI e MARTINS, 2010)
 	Em vista do exposto, seria interessante que os proprietários fizessem uma pesquisa minuciosa no âmbito do objeto da negociação para posteriormente efetivar o acordo com os mínimos riscos possíveis. Quanto as alianças e parceria, poderia ser acordado a venda dos produtos personalizados em outras lojas e ambas as empresas teriam lucro dividido e a empresa divulgadora dos acessórios poderia ter descontos no consumo dos doces ou até mesmo nos próprios acessórios, ou seja, essa parceria ampliaria a divulgação da marca através dos produtos comercializados em outros locais também. De qualquer forma, antes da tomada de decisão, se torna essencial efetuar um bom planejamento com conhecimentos específicos, pois, de acordo com Caravantes, Caravantes e Kloeckner a aquisição de novos conhecimentos parece ser a única forma resolutora dos problemas que necessariamente temos de enfrentar. (CARAVANTES, CARAVANTES e KLOECKNER, 2010). Portanto, a organização terá maior probabilidade de lucros se aliar conhecimentos específicos com negociações de credibilidade e vantajosas para ambos os lados.
Concorrentes
	A Le Chef Gatô citou como concorrentes a Brigaderia, a São Brigadeiros e Kopenhagen. No entanto, outras empresas também podem ser consideradas como concorrentes pois, de acordo com o artigo publicado na revista Exame “ As 7 maiores empresas de chocolate do país” se pode perceber que há bem mais empresas competitivas atuando no mercado caracterizadas de maneira semelhante e diversa. Nesse sentido, o critério para as marcas escolhidas foi o conhecimento prévio do consumo das pessoas em geral e forte atuação em supermercados das marcas, exceto de uma marca que se assemelha melhor com o requinte da Le Chef Gatô bem como elencado no quadro abaixo:
	Empresas
	Mercado regional 
	Mercado nacional
	Mercado internacional
	Tipos de produtos comercializados
	Poder Aquisitivo 
	Le Chef Gatô
	X
	
	
	Doces simples e refinados (foco em doces refinados)
	Médio e alto
	Nestle
	
	X
	X
	Grande variedade de produtos
	Baixo, médio e alto
	Garoto
	
	X
	X
	Grande variedade de produtos
	Baixo, médio e alto
	Ferrero do Brasil
	
	X
	X
	Produtos refinados
	Médio e alto
	Com base no quadro acima, se pode mencionar que a Le Chef se assemelha com a Ferrero do Brasil em termos de produtos mais refinados e clientes com poder aquisitivo médio e alto. Porém, a empresa é a única que atua no âmbito regional enquanto que as demais lojas atuam no mercado nacional e internacional. Nessa perspectiva, cabe salientar que a Nestle e Garoto são empresas nacionais e a Ferrero iniciou suas atividades na Itália e posteriormente se instalou no Brasil. No que tange o poder aquisitivo dos clientes, qualquer pessoa poderá adquirir qualquer produto das empresas mencionadas, no entanto, como o valor de compra é maior na Le Chef Gatô e Ferrero, há maior probabilidade de pessoas com poder aquisitivo maior adquirir esses produtos.
PASSO 3: Desenvolvimento Profissional e Gestão do Conhecimento
Desenvolvimento de Pessoas
	O contexto que a Le Chef Gatô se perfaz é de expansão e, com isso, se torna necessário treinar toda a equipe inserida. Nesse contexto, se percebe que os proprietários da empresa detêm a maior parte das atividades como mencionado anteriormente em que Edinei estava responsável pelo desenvolvimento e fabricação de novos produtos enquanto que Claudia se deteve a funções administrativas e burocráticas. Assim, poucas atividades foram delegadas aos funcionários, por exemplo, a nutricionista ficou responsável pelas compras e foi contratada uma empresa especializada para dar suporte as atividades de marketing. Quanto aos processos financeiros, o casal era 100% responsável, tendo então uma sobrecarga de atividades. 
Consequentemente, Claudia não conseguia concluir o projeto de mapeamento dos processos da empresa e o casal concordava que uma gestão de Recursos Humanos (RH) mais eficiente resultaria na melhoria de processos organizacionais. Perante o contexto apresentado, se tornaria essencial que o casal delegasse atividades aos funcionários, isso exige confiança, mas que auxiliaria Edinei e Claudia a cuidar de outras questões importantes como o RH.
Qualificação
	A qualificação dos empresários e funcionários se torna essencial para o sucesso da empresa, afinal, o conhecimento e aplicações de ferramentas impactam em diversos aspectos organizacionais e ainda assim, não se tem garantia do sucesso, mas é uma preparação para alcançá-lo. Dessa forma, esse tópico visa mencionar ferramentas ou técnicas em prol da qualificação da equipe Le Chef Gatô além de propor sugestões para reduzir problemas com mão de obra. Em vista disso, uma tecnologia muito relevante hodiernamente são as Tecnologias da Informação e Comunicação, também conhecida como TICs. As características predominantes dessa tecnologia estão permeadas na interatividade, participação ativa do usuário e aptidão na manipulação do conteúdo da informação. (OLIVO et al., 2011). Nesse contexto, Olivo ressalta:
Essas tecnologias podem ser fundamentais para a educação, oferecendo aos indivíduos oportunidades significativas de construção de conhecimentos e valores. São exemplos a Internet e os ambientes virtuais de aprendizagem. (OLIVO et al., 2011)
	Dessa forma, os funcionários da Le Chef Gatô poderiam usufruir dessa tecnologia para realizar cursos voltados ao marketing, produção, logística, empreendedorismo ou desenvolver habilidades mais especificas como preparar doces diversificados tanto na composição quanto na estética. Outra sugestão é que Ednei e Claudia poderiam incentivar esse conhecimento oferecendo algum benefício a eles, como por exemplo, um bônus salarial. Quanto aos problemas de mão de obra, seria interessante mensurar cada atividade para cada funcionário e observar também as atividades que possam ser delegadas a fim de que cada colaborador seja produtivo em suas atividades diárias sem ter sobrecarga de tarefas, o mesmo vale para os proprietários uma vez que há necessidade de Claudia terminar seu projeto de mapeamento dos processos organizacionais. 
Outra sugestão seria dos colaboradores que tivessem suas atividades ampliadas, ter algum benefício ou bônus como motivação. Nessa perspectiva, Takeuchi e Nonaka observam que a autonomia também aumenta a possibilidade de motivação dos indivíduos para a criação de novos conhecimentos (TAKEUCHI, NONAKA, 2008) e dessa forma, eles auxiliariam a maximizar resultados com maior comprometimento e satisfação. Com isso, outra metodologia importante seria a utilização do Balanced Scorecard – BSC em que sua função une uma conjuntura de atividades de curto e longo prazo através de metas realizáveis sob quatro perspectivas: financeira, dos clientes, dos processos internos e do aprendizado e crescimento. Dessa forma, caberia aos empresários Edinei e Claudia estudar toda estrutura organizacional com enfoque nessas perspectivas do Balanced Scorecard para mensurar os índices em vantagem e desvantagem e assim tomar as atitudes cabíveis para implementar a melhoria adequada em cada setor, ou seja, realizar um plano de ação com prazos específicos de implementação para cada área que BSC abrange e assim obter resultados positivos frente aos aspectos desfavoráveis, mas temporários. 
PASSO 4: Análise SWOT da Le Chef Gatô
Estratégia
O Passo 4 tem por objetivo apresentar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa estudada. Nesse sentido, essa análise normalmente é realizada para potencializar o lado positivo da empresa que compete as forças do ambiente interno e oportunidades do ambiente externo. Já o lado negativo se torna importante destacar paraminimizar seus efeitos ou eliminá-los bem como as fraquezas que se referem a questões internas da empresa e as ameaças que compete ao ambiente externo e, portanto, são abordadas como uma forma de previsibilidade para a empresa se preparar e superar os desafios presentes e futuros. Nesse âmbito, a concorrência sempre é vista como ameaça pois interfere diretamente nos lucros da organização. Dessa forma, a análise referida é denominada como Matriz FOFA em que Rosa (20017) salienta:
A Matriz F.O.F.A é um instrumento de análise simples e valioso. Seu objetivo é detectar pontos fortes e fracos, com a finalidade de tornar a empresa mais eficiente competitiva, corrigindo assim, suas deficiências. É um acróstico para forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. (ROSA, 2007).
Por conseguinte, a matriz FOFA da empresa Le Chef Gatô destaca os seguintes pontos:
	Forças
Qualidade do serviço;
Variedade de produtos.
	Fraquezas
Desperdício de matéria-prima;
Deficiências na delegação de atividades.
	Oportunidades
Diferencial competitivo;
Proposta Inovadora;
Mercado em expansão.
	Ameaças
Concorrência;
Crescimento do nível de exigência dos consumidores;
Inflação:
Escassez de matéria-prima.
PASSO 5: Proposta de Consultoria Estratégica
Consultoria
	A empresa Le Chef Gatô apresentou diversos pontos fortes e fracos associados também as oportunidades e ameaças. Com base nisso é que serão apontadas algumas considerações que regem a Proposta de Consultoria Estratégica baseada, também, em todo contexto abordado anteriormente. Assim, vale destacar que os proprietários da empresa decidiram alugar uma casa distante da empresa de Paraiso para expandir sua linha de produção dos principais doces oferecidos pela organização. Nessa casa, há poucos funcionários trabalhando e se de um lado há economia com o custo de locação, por outro lado, considerando a distância relativamente exponencial, a dúvida é se foi vantajoso tomar essa decisão. Dessa forma, o desafio profissional não apresentou valores sobre o custo de locação nem quanto a empresa tem de despesa com gasolina, frete com fornecedor e manutenção de veículo. Porém, considerando que seja uma decisão vantajosa, caberia avaliar se é viável tornar esse local um ponto de venda também para atender a demanda local e assim evitar desperdícios ocasionados pela entrega, que poderia ser danificada, por exemplo. 
Nesse sentido, a proposta estratégica está voltada para a mensuração de estoque, despesa de frete, gastos com veículo semanal e analisar onde tem desperdício para evita-lo. Outras propostas em relação as melhorias, inovação, investimento e promoções poderiam ser: delimitar o leque de produtos e inovar, aumentar ou modificar a cada três meses, tempo suficiente para o cliente conhecer o produto (aprovar ou desaprovar); investir em mais funcionários e estudos acerca de logística e marketing; estar atento perante a concorrência; delegação de atividades; criar site ou rede social da empresa para divulgar os produtos comestíveis e os acessórios; poderão também ofertar preços promocionais uma vez na semana para atrair pessoas com poder aquisitivo menor a fim de aumentar os clientes; realizar um café da manhã empresarial para ouvir as sugestões dos funcionários e sugerir que o troco seja doado para uma instituição de caridade. Dessa forma, as propostas acima compõem a Consultoria Estratégica para potencializar e expandir a marca Le Chef Gatô.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
	
O estudo de caso da empresa Le Chef Gatô evidenciou o quanto é importante realizar um bom planejamento antes de investir em um empreendimento. No entanto, não é só essa questão que se deve levar em consideração, mas sim toda a estrutura de um plano de negócios abordado no estudo recorrente de Empreendedorismo. Assim, o referido trabalho abordou o modelo de negócio no qual se trata de uma loja de comercialização de doces, foi ressaltado os problemas de gestão para expansão, negociações, concorrentes, desenvolvimento de pessoas e a importância da qualificação. Nesse âmbito, foi mencionado duas ferramentas que podem auxiliar no desenvolvimento da equipe, uma delas foi o Balanced Scorecard e a outra foi a TICs, ambas voltadas não somente para a qualificação dos colaboradores, mas também no comprometimento dos resultados da empresa. Além disso, a análise SWOT evidenciou aspectos positivos, negativos, externos e internos que podem influenciar nos lucros da organização. Por isso, a importância de potencializar as oportunidades e as forças bem como minimizar ou eliminar os impactos causados pelas fraquezas e ameaças. Em vista disso, as Propostas de Consultoria Estratégica enfatizaram melhorias de ordem logística, recursos humanos e marketing de modo a auxiliar positivamente nesse complexo processo de gestão de empresa e de pessoas. 
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
As 7 maiores empresas de chocolate do país. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/negocios/as-7-maiores-empresas-de-chocolate-do-pais/>. Acesso em 19 de mar. 2019.
CARAVANTES, G. R.; CARAVANTES, C. B.; KLOECKNER, M. C. Comunicação e Comportamento Organizacional. Porto Alegre, RS: ICDEP, 2009.
DORNELAS, José. Empreendedorismo: Transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro. 4 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
FRANCO, D. H.; RODRIGUES, E. de A.; CAZELA, M. M. Tecnologias e Ferramentas de Gestão. São Paulo: Alínea, 2013.
MARTINELLI, D. P.; GHISI, F. A.; MARTINS, T. M. Negociação: Conceitos e Aplicações Práticas. São Paulo: Saraiva, 2010.
NOGUEIRA, Eduardo de Faria. Desafio Profissional do Curso Superior de Tecnologia em Administração – 8ª/9ª Séries. [On-line]. Valinhos, 2018, p. 01-14. Disponível em: <www.anhanguera.edu.br/cead>. Acesso em: ago. 2018.
OLIVO, R. et al. Desenvolvimento Pessoal e Profissional. Valinhos: Anhanguera Publicações, 2011.
ROSA, Claudio Afrânio. Como elaborar um plano de negócio. Brasília: SEBRAE, 2007.
TAKEUCHI, Hirotaka, NONAKA, Ikujiro. Gestão do Conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.

Continue navegando