Buscar

Inovação, Investimento e Sociedade 5.0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GESTÃO DA INOVAÇÃO E TECNOLOGIA
APOL 1
1) O Vale do Silício mantém sua posição de centro nervoso da inovação. É fundamental analisar o que leva o Vale a essa posição. Ousadia por si só é commodity barata para qualquer empresa. O mundo está cheio de ideias fantasiosas. O que se sobressai no Vale é a determinação diária de ver algo ter sucesso apesar do quase constante risco de falha. Percebe-se que agentes do Vale em todos os níveis ficam muito mais confortáveis em meio à bagunça da experimentação e muito mais equilibrados em relação ao insucesso do que os de outros lugares que se pretendem inovadores. A mágica, para eles, tem menos a ver com o momento da ideia original do que com o compromisso com o trabalho árduo, de tentar resolver várias vezes o mesmo problema. Os líderes do Vale, que estão agitando o mercado, combinam visão pragmática à tenacidade e à habilidade de construir uma organização que atraia outras mentes brilhantes. Ainda assim, essas companhias inovadoras operam numa verdadeira meritocracia. Elas buscam atrair e manter talentos que não apenas têm grande inteligência e experiência, mas que também tragam coragem em suas convicções para lutar por fazer uma diferença significativa. Inovação – do tipo que cria mercados – sempre vai contra a corrente. Inovação no sentido de criar soluções/produtos que atendem necessidades e desejos que, na melhor das hipóteses, as pessoas nem mesmo sabiam que tinham.
Adaptado de https://www.mckinsey.com/br/our-insights/blog-made-in-brazil/o-que-aprendemos-com-o-vale-do-silicio
Ao analisar as características de inovação observadas no texto sobre o Vale do Silício, é possível perceber alguns dos oito elementos da inovação da Mckinsey. Neste contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I.Verifica-se nas empresas do Vale do Silício a mobilização, por atraírem e manterem talentos numa verdadeira meritocracia
PORQUE
II. Mobilizar significa estimular, incentivar, apoiar e recompensar as pessoas pelo seu comportamento inovador
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
2) O investidor anjo é uma pessoa física que, geralmente, parte de uma carreira sólida de sucesso em seus empreendimentos. Com seu próprio capital, o investidor anjo oferece os seus conhecimentos na área em que sua empresa, que busca investimento para inovar, atua. Seu trabalho é identificar o potencial de empresas em crescimento (startups) e procurar aplicações de alto retorno. O principal objetivo para o investidor anjo é que o seu negócio atinja o sucesso esperado.
Adaptado de http://startuphealth.com.br/blog/2018/11/23/estrategias-cruciais-negocio/
Pode-se pensar nas ações do investidor anjo como uma das ações relacionadas às oito dimensões que devem ser configuradas para melhorar o potencial inovador ao se gerir inovação em uma organização. Observe as alternativas a seguir e assinale a opção correta quanto a qual dessas dimensões está associada a ação do investidor anjo:
	
	A
	A cultura de inovação, que se refere a o que a alta gestão diz e faz para criar um ambiente que estimule a inovação.
	
	B
	A estratégia de inovação, que diz respeito a como a empresa articula o direcionamento das iniciativas de inovação.
	
	C
	O funding para inovação, que se refere a como as iniciativas de inovação são financiadas.
	
	D
	A estrutura para inovação, que está voltada ao local físico em que a atividade de inovação se realiza e como ela é organizada.
3) Uma nova sociedade emerge, pautada por uma profunda transformação, em que a tecnologia é crucial. Internet das coisas (IoT), big data, blockchain, inteligência artificial (AI) e tantas outras plataformas prometem uma verdadeira revolução nas empresas e na sociedade. Mas nesse cenário, altamente disruptivo, o humano precisa estar no centro. É o que afirma Yoko Ishikura, professora emérita da Universidade Hitotsubashi, em Tóquio. “Passamos pela era da caça, depois agrária, industrial, da informação e agora a Sociedade 5.0”, contou ela, revelando que essa sociedade é superinteligente e que criatividade e inovação são chave. Segundo explicou a especialista, a Sociedade 5.0 não é sobre tecnologia e, sim, sobre o ser humano no centro. “Não é também algo que chega aos poucos, é algo que temos de criar e cocriar, porque para alcançar o desenvolvimento global desse conceito precisamos colaborar”, motivou ela. Yoko revelou que a Sociedade 5.0, termo cunhado no Japão, está ganhando força, especialmente para levar mais sentido para a vida das pessoas por meio da tecnologia. “Afinal, tecnologia por si só não entrega valor. É por isso que temos de nos certificar de que as pessoas estão no centro”, reforçou. Ela indicou ainda que a combinação de inovação e criatividade pode resolver problemas da sociedade, como tornar a manufatura e a hospitalidade inteligentes, e criar valor.
Adaptado de https://itforum365.com.br/na-sociedade-5-0-criatividade-e-inovacao-sao-chave/
A professora Ishikura, ao comentar que inovação e criatividade podem resolver problemas da sociedade e criar valor, combina os dois conceitos pois em uma situação prática se verifica que:
	
	A
	A criatividade é a capacidade de um indivíduo, ou grupo de indivíduos, em usar da inovação para usar gerar ideias tradicionais e bem conhecidas de modo a colocar essas ideias em prática, gerando valor.
	
	B
	A inovação é a capacidade de um indivíduo, ou grupo de indivíduos para gerar ideias novas e diferenciadas de modo a colocar essas ideias em prática, gerando criatividade.
	
	C
	A criatividade é a capacidade de um indivíduo, ou grupo de indivíduos, para gerar ideias novas e diferenciadas de modo a colocar essas ideias em prática, gerando valor.
	
	D
	A inovação é a capacidade de um indivíduo, ou grupo de indivíduos, em usar da criatividade para gerar ideias novas e diferenciadas de modo a colocar essas ideias em prática, gerando valor.
4) A Freelancer.com e a Arrow Eletronics, fornecedora líder de componentes eletrônicos e soluções de engenharia lançaram em março de 2019 a Arrow Plus, uma nova plataforma que permite que empresas da Fortune 500 e criadores de tecnologias inovadoras desenvolvam produtos de hardware por meio do acesso a mais de 500 mil engenheiros eletrônicos e elétricos qualificados. Suportada pela Freelancer.com, a plataforma visa transformar a maneira como os produtos são projetados, fabricados e entregues ao mercado. O lançamento deve catalisar mudanças em termos de Pesquisa & Desenvolvimento, reduzindo de anos para meses a demora em que projetos são criados e disponibilizados. A partir do acesso a uma rede global de habilidades técnicas altamente diversificadas, a plataforma deve trazer também uma significativa redução de custos para o mercado. A Arrow Electronics orienta a inovação para mais de 200 mil fabricantes líderes de tecnologia e provedores de serviços. A empresa criou uma rede proprietária de engenharia certificada, um diferencial importante para ajudar seus clientes a vencer desafios tecnológicos. Com este know-how agregado, o Arrow Plus foi projetado para resolver problemas sofisticados de tecnologia que envolvem itens eletrônicos de consumo, transporte, assistência médica, industrial, Internet das Coisas (IoT), telecomunicações, biomédica, segurança na nuvem, firmware, hardware e produtos conectados em todos os setores. Já a Freelancer.com conta com mais de 32 milhões de usuários em todo o mundo e mais de 15 milhões de empregos publicados em mais de 1.350 áreas profissionais, usado por perfis variados de empresas que vão de startups a gigantes globais. Com essa bagagem, a empresa traz para a parceria uma plataformacom a melhor expertise do mundo em serviços online para diferentes mercados, permitindo que a Arrow transforme suas soluções e negócios em uma nuvem de talentos dinâmica e conectada.
Adaptado de https://ipnews.com.br/arrow-eletronics-e-freelancer-com-se-unem-para-lancar-marketplace-de-engenheiros-eletricos-e-eletronicos/
Ao analisar a plataforma de serviços idealizada pela parceria entre a Arrow e a Freelancer percebe-se que a Arrows Plus é inovadora no que diz respeito à geração de novos projetos em engenharia eletrônica e elétrica. Nesse sentido analise as afirmações que seguem:
I. A plataforma é uma inovação incremental pois este novo serviço acrescenta somente uma pequena melhoria nos processos de Pesquisa & Desenvolvimento de novos projetos.
II. A plataforma é uma inovação radical porque serão realizadas grandes melhorias no processo, reduzindo drasticamente tempo de projeto, além de significativa redução de custos.
III. A plataforma é uma inovação fundamental visto que já causou impacto e possibilitou o desenvolvimento de muitas outras inovações, derivadas do novo processo.
Assinale a opção correta:
	
	A
	Somente a afirmação I é correta.
	
	B
	Somente a afirmação II é correta.
	
	C
	Somente a afirmação III é correta.
	
	D
	As afirmações I e II são corretas.
5) Há poucas décadas atrás, grandes empresas tinham seus centros de pesquisa e desenvolvimentos cativos, com verbas estratosféricas destinadas a criar e conceber tecnologias e produtos não necessariamente alinhados com as necessidades imediatas do mercado e sem a preocupação de conversar com outras áreas das empresas, e muito menos com outros atores fora dos muros da organização (clientes, fornecedores e outros parceiros). No entanto se começou a perceber que indicadores cada vez maiores, orgulhosamente ostentados, de “valores investidos em P&D sobre faturamento das empresas” não estavam garantindo crescimentos e lucros sustentáveis e avaliou-se a pequena quantidade de produtos que realmente tiveram sucesso no mercado, comparado com o grande número de tecnologias e produtos “jogados fora” nos centros. Também se descobria, muitas vezes, que parte destas soluções descartadas, simplesmente ignoradas e não valorizadas internamente, por total descuido na transferência para outros interessados, ressurgiam como soluções brilhantes e inovadoras em outras aplicações e produtos de outras empresas.
Adaptado de https://endeavor.org.br/inovacao
É nesse momento que surge uma nova estratégia de inovação nas organizações, baseada em construção de redes de relacionamento e de parceiros externos para o desenvolvimento das inovações em busca de vantagem competitiva. Assinale a opção correta quanto a essa nova estratégia:
	
	A
	Estratégia de inovação fechada.
	
	B
	Estratégia de inovação aberta.
	
	C
	Estratégia genérica de diferenciação.
	
	D
	Estratégia genérica de enfoque.

Continue navegando