Buscar

AV2 Filosofia e ética


Continue navegando


Prévia do material em texto

Avaliação: CCE0055_AV2_201401365248 » FILOSOFIA E ÉTICA
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201401365248 - ANDERSON PEREIRA DA ROSA
	Professor:
	MARCIO DE BRITO SERAFIM
	Turma: 9013/BC
	Nota da Prova: 5,7 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 06/06/2015 11:10:21
	
	 1a Questão (Ref.: 201401644349)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A revolução feminista é um exemplo da transformação da moral ao longo do tempo. Ela oferece uma nova concepção da mulher e sua posição na sociedade, transformado valores e normas morais, referentes ao comportamento e à posição de mulher na sociedade. Como essa concepção vê, do perspectiva moral, o comportamento e a posição de mulher na sociedade?
		
	
Resposta: A valorização da Mulher , assim como cada vez mais a igualdade dela perante os homens na sociedade em todas as areas, que deixou de ser o sexo fragil , e tem conquistado com isso cada vez mais a liberdade e crescimento na sociedade em oposição as epocas passadas
	
Gabarito: A revolução feminista transformou as regras e os valores relacionados ao comportamento e à posição de mulher na sociedade. Na nova concepção, a mulher é vista como igual ao masculino, sem submissão, independente, e com direito de escolher a sua vida. Essa nova concepção expressa a transformação da moral, relacionada à posição da mulher na sociedade. Da perspectiva moral, o comportamento da mulher, afirmado pela nova concepção, não fica visto como contrário à regras e normas morais.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401530774)
	Pontos: 0,7  / 1,5
	Sobre a ética contemporânea podemos dizer que ela dialogou com teorias do século XIX e início do Século XX, que denunciaram o caráter repressivo da moral, estando muitas vezes ao serviço das classes dominantes, ou da "moral dos fracos" ou escondida pelo caráter inconsciente de muitas das motivações morais. Quais foram tais autores que influenciaram o século XX? Escolha um deles e disserte sobre sua ética:
		
	
Resposta: karl marx, Niertzche, Sigmond Freud , explicita a etica puramente materialista dos fatos economicos e historicos, considerando que os fatos economicos sao causa determinante dos fenomenos historicos e sociais
	
Gabarito: Karl Marx, 1818-1883, Nietzsche, 1844-1900 e Sigmund Freud (1856-1939). Karl Marx (1818-1883) explicita a ética puramente materialista dos fatos econômicos e históricos, considerando que os fatos econômicos são a causa determinante dos fenômenos históricos e sociais, e a igualdade jurídica serve para separar o elemento da vida econômica, da figura jurídica de cidadão. Nietzsche e a crítica ao cristianismo, pois transgredir normas e regras estabelecidas é a verdadeira expressão da liberdade e somente os fortes são capazes dessa ousadia. Para disciplinar e dobrar a vontade dos fortes, a moral racionalista, inventada pelos fracos, transformou a transgressão em falta, culpa e castigo. O inconsciente e seus desejos em Sigmund Freud.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Gabarito: Karl Marx, 1818-1883, Nietzsche, 1844-1900 e Sigmund Freud (1856-1939). Karl Marx (1818-1883) explicita a ética puramente materialista dos fatos econômicos e históricos, considerando que os fatos econômicos são a causa determinante dos fenômenos históricos e sociais, e a igualdade jurídica serve para separar o elemento da vida econômica, da figura jurídica de cidadão. Nietzsche e a crítica ao cristianismo, pois transgredir normas e regras estabelecidas é a verdadeira expressão da liberdade e somente os fortes são capazes dessa ousadia. Para disciplinar e dobrar a vontade dos fortes, a moral racionalista, inventada pelos fracos, transformou a transgressão em falta, culpa e castigo. O inconsciente e seus desejos em Sigmund Freud.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401530675)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em relação ao mito podemos afirmar que...
		
	 
	o mito não precisa se fundamentar argumentativamente diferentemente do pensamento filosófico.
	
	o mito cessa de existir quando há a emergência do pensamento filosófico.
	
	o mito é uma narrativa que depende da veracidade dos fatos.
	
	o mito deve ser contestado, enquanto a filosofia é construída a partir do debate racional.
	
	o mito obedece às leis formais do pensamento.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402027560)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considere a seguinte situação= Um individuo tem a opção de agir bem, mas não o faz. Como pode ser interpretada essa ação?
		
	 
	Aceitar sua decisão consciente,como transgressor de uma certa norma.
	
	Aceitar o fato como determinado somente pela conjuntura político-social.
	
	Aceitar um destino que lhe imposto.
	
	Aceitar passivamente, pois atribui sua atitude ao acaso.
	
	Aceitar uma revelação, que sua ação foi profetizada.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402019230)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	No início do período feudal, a Igreja assumiu um papel tanto dinâmico como complexo, ao preservar muito da cultura romana, quanto progressista, pois incentivou a educação, ajudou pobres, desamparados e doentes. Enquanto os nobres dividiam suas propriedades, atraindo mais simpatizantes, a Igreja tornava-se mais rica, de tal modo que suas posses tenderam a superar a sua função espiritual. Segundo alguns historiadores, ela não realizou tudo o que sua riqueza permitia. Ao mesmo tempo em que suplicava ajuda dos que possuíam mais dinheiro, economizava dos seus próprios recursos. Logo, observam-se os elementos morais do papel da Igreja no referido período acima. Nesse caso, é coreto dizer, conforme o texto, que a moral defendida pela Igreja na Idade Média:
		
	
	Foi simples, classista e opressora
	
	Foi caritativa, positiva e opressora
	 
	Foi complexa, contraditória e pautada no Evangelho
	
	Foi circunstancial, oportunista e caritativa
	 
	Foi oportunista, opressora e classista
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402020223)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Motivos, consciência do fim, consciência dos meios e a decisão em alcançar os mesmos, são quatro elementos que indicam que o ato moral possui uma dimensão subjetiva. A ela acrescenta-se, no entanto, um lado objetivo e os seus elementos são: escolha de meios, projeção de resultados e consequências possíveis. Nesse sentido, pode-se perguntar ¿por que não se condena moralmente um médico que mutila um paciente (meio) para salvar-lhe a vida (fim)?¿ Sendo assim, tanto os elementos subjetivos como os objetivos constituem a estrutura do ato moral que fazem partem da reflexão:
		
	
	Filosófica
	 
	Ética
	
	Moral
	
	Antropológica
	
	Religiosa
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402025178)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	As frases abaixo dizem respeito aos conteúdos da disciplina, assinale qual delas apresenta uma formulação correta.
		
	
	O determinismo está atrelado ao acaso e à contingência, portanto incompatível com a liberdade.
	 
	A consciência moral tem consciência do fim desejado, dos meios adequados para realizá-lo e do resultado possível.
	 
	Prescinde de um julgamento moral a intenção, a escolha do indivíduo e a finalidade do ato moral.
	
	Não existindo liberdade de escolha, não haveria consciência moral, dado ser o indivíduo não estar consciente de seus atos.
	
	Podemos dizer o que o ato moral independe das condições históricas e sociais quando avaliado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401561782)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Quando é que o sujeito moral consegue agir com liberdade?
		
	
	quando suas forças são determinadas por causas que se encontram no universo de sua família e da sociedade sociedade,
	 
	quando suas ações não são determinadas por causas que se encontram no universo da sociedade;
	
	quando o sujeito moral orienta suas ações pela emoção e não pela razão.
	 
	quando suas ações são determinadas por causas que se encontram no universoda sociedade, no estado das forças de produção e no mundo das leis;
	
	quando suas ações são indeterminadas
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401548375)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O conteúdo da Filosofia, quando esta nasce, é precisamente o de uma cosmologia. A palavra cosmologia é composta de duas partes: "cosmos", que significa mundo ordenado e organizado, e "logia", que vem da palavra "logos", que significa pensamento racional, discurso racional, conhecimento. Assim, é correto afirmar que a Filosofia nasce como:
		
	
	organização do mundo;
	
	conhecimento dos astros;
	
	amor aos poetas.
	 
	conhecimento racional da ordem do mundo;
	
	amor às musas.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401634865)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual foi o determinante, que causou um novo rumo na história da ética entre os séculos XIVI e XVI?
		
	 
	A Valorização do homem nas ciências e nas artes
	
	A contemplação humana
	
	A religiosidade do homem
	
	A politização do homem
	
	O sentido de aventura de novas descobertas