Psicologia da Comunicação - Uniasselvi
4 pág.

Psicologia da Comunicação - Uniasselvi


DisciplinaPsicolo233 materiais330 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Legenda: Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O Behaviorismo, defendido por Watson, dizia que a psicologia deveria se voltar apenas àquilo que era passível de ser observado, que seria o comportamento, ou seja, o Behaviorismo é um tipo de enfoque teórico da psicologia com foco no comportamento observável e mensurável através de métodos de investigação. Sobre os métodos de investigação desenvolvidos no Behaviorismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) São os métodos utilizados para a investigação do comportamento de maneira que possam ser reproduzidos em diferentes sujeitos e situações.
(    ) O método de observação é a base para todos os métodos, não precisando de explicações.
(    ) O método do relato verbal são reações verbais passíveis de observação/verificação.
(    ) O método do reflexo condicionado é o método objetivo para analisar o comportamento dos animais, de acordo com suas atitudes frente ao estímulo de sede ou fome.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	V - F - F - V.
	b)
	F - V - V - V.
	c)
	F - F - F - V.
	d)
	V - V - V - F.
	2.
	O objeto da psicologia, que até então era a alma, a consciência ou a mente, a partir do Behaviorismo passa a ser uma ciência do comportamento humano, que não pode mais ser considerada como ciência pura da consciência. Para Watson (1878-1958), defensor do Behaviorismo, o homem passa a ser visto como produto do ambiente. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Skinner foi seguidor de Watson, dando seguimento a sua teoria, o antropocentrismo.
	b)
	Watson defende a teoria que a hereditariedade é relegada a segundo plano e deve ser dada uma importância maior aos fatores ambientais.
	c)
	O Behaviorismo de Watson se baseava na hereditariedade, diminuindo a possibilidade de experimentação.
	d)
	Watson mudou os rumos da psicologia da forma como pretendia, modificando o objeto de estudo da ciência psicológica, que é o comportamento humano.
	3.
	A perspectiva teórica da Gestalt é uma das mais coerentes da história da psicologia, isto porque seus defensores se preocuparam em desenvolver uma base metodológica que garantisse uma consistência teórica. Nesse sentido, sobre as principais abordagens desta teoria, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	De acordo com os princípios desta teoria, a percepção do homem ocorre por meio de "pontos isolados", de forma totalmente fragmentada.
	b)
	Os estudiosos desta teoria, em suas pesquisas, descartaram a análise voltada para a percepção e sensação do movimento, visto que não estavam interessados em entender quais são os processos psicológicos envolvidos na ilusão de ótica.
	c)
	Para desenvolver suas concepções, basearam-se em estudos psicofísicos que relacionaram a forma e sua percepção, sendo o objetivo desta teoria estudar como os seres vivos percebem as coisas, como objetos, imagens, sensações, entre outras.
	d)
	Esta teoria buscou entender as percepções sensoriais interiores do homem, tais como as fantasias, os sonhos e os esquecimentos, vistos por ela como problemas científicos, levando à criação da psicanálise.
	4.
	As representações compartilhadas garantem a coexistência entre individualização e socialização. Tais variáveis são fundamentais na compreensão do dinamismo da sociedade e nas mudanças que a compõem. Para o pesquisador, o fundamento está na interação entre sujeitos e grupos, formando a representação social, tornando-se, dessa forma, algo indissociável entre sujeito e sociedade. Quanto aos objetivos das representações compartilhadas, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Conceber uma nova abordagem para a estrutura da realidade.
	b)
	Integrar o individual e o coletivo.
	c)
	Acabar com as barreiras entre Psicologia e Filosofia.
	d)
	Deve ser fundamentada em organizações sociais mais antigas.
	5.
	As representações sociais compreendem as concepções individuais que um sujeito, ou grupo social, têm a respeito de determinada temática abordada. Está presente nas relações sociais, bem como no conjunto de opiniões e comportamentos dos indivíduos, os quais refletem seus valores e condutas. Sobre as RS, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As representações têm por função separar os indivíduos e os grupos no campo social, permitindo a elaboração de uma identidade social e pessoal incômoda, incompatível com o sistema de normas e de valores socialmente e historicamente determinados.
(    ) As RS definem a identidade e permitem a proteção da especificidade dos grupos.
(    ) As representações sociais se formam na vida diária das pessoas, estão presentes nos meios de divulgação, através da comunicação, nos costumes e instituições, na herança histórica, cultural das sociedades, na abordagem de diversos temas.
(    ) As RS permitem a justificativa das tomadas de posição e dos comportamentos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	V - V - F - F.
	b)
	F - V - V - V.
	c)
	F - F - V - F.
	d)
	V - F - V - F.
	6.
	Giovanni Pico nasceu em Mirandola, norte da Itália, em 24 de fevereiro de 1463, e faleceu em Florença, também na Itália, em 17 de novembro de 1496. Teve uma vida curta, mas marcada por grande entusiasmo intelectual e dedicação à filosofia (LACERDA, 2010). Em seu discurso sobre a dignidade do homem, afirma que:
FONTE: LACERDA, B. A. A dignidade humana em Giovani Pico Mirandola. Revista Legis Augustus (Revista Jurídica), v. 3, n. 1, p. 16-23, set. 2010.
	a)
	O homem é obra divina de Deus e, por isso, não tem livre arbítrio para realizar suas escolhas.
	b)
	A Terra seria o centro do universo (geocentrismo) e, por isso, o homem está livre para realizar suas escolhas.
	c)
	O homem seria o centro do mundo (antropocentrismo) e, por isso, teria livre arbítrio para decidir aonde chegar e o que fazer.
	d)
	O homem seria o centro do mundo (geocentrismo) e poderia degenerar até aos seres que são as bestas, por decisão de seu ânimo.
	7.
	Skinner já concebia que um organismo aprende quando seu comportamento é fortalecido por um reforço ou diminui à medida que sofre uma punição. Nessa ótica, o organismo se ajusta ao ambiente, dando respostas a partir dos estímulos aos quais é submetido. Sobre os reforços positivo e negativo, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Reforço positivo.
II- Reforço negativo.
(    ) Aumenta as chances de ocorrência de um determinado comportamento devido à apresentação de um estímulo agradável, que seria a recompensa. Exemplo: se o cão sentar, ele ganha um biscoito. 
(    ) Aumenta a chance de ocorrência de certo comportamento devido à retirada de um estímulo desagradável. Exemplo: se um detento se comportar no pátio, não vai para a solitária.
(    ) Diminui a chance de ocorrência de certo comportamento devido à retirada de um estímulo agradável. Exemplo: um cão maltratado com frequência, pode morder alguém.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	I - I - II.
	b)
	I - II - I.
	c)
	II - I - I.
	d)
	II - II - I.
	8.
	Na época do Renascimento, ocorreram transformações bem evidentes na cultura, sociedade, economia, política e religião, caracterizando a transição do feudalismo para o capitalismo. Isso significou uma ruptura com as estruturas medievais, descrevendo seus efeitos nas artes, na filosofia e nas ciências. Na área científica, um acontecimento crucial refere-se às considerações de Copérnico, as quais resultaram em um avanço da Psicologia como ciência. Com relação às ideias defendidas por Copérnico, analise as sentenças a seguir:
I- Copérnico defendia a ideia da Terra como centro do universo (geocentrismo).
II- Suas novas conclusões defendiam o homem como centro do universo (antropocentrismo).
III- Suas ideias foram contrárias às concepções dominantes daquele período. Para ele, o Sol