Buscar

Questões sobre a História da Industrialização

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Imbuídos da moral protestante e movidos pelo sonho de uma nova vida proveniente das transformações industriais europeias, os pioneiros da marcha para o oeste iniciaram a grande obra de povoamento do território norte-americano e de reconhecimento de suas riquezas. Considerando-se o aspecto histórico do alargamento de fronteiras nos Estados Unidos, pode-se dizer que a marcha para o oeste:
	
	teve como repercussões, apenas, a matança dos índios e a fabricação de heróis dos filmes de far-west;
	 
	constituiu um dos marcos da identidade homem-terra na construção da nação norte-americana, possibilitando o alargamento do território
	
	foi o marco inicial da expansão da economia norte-americana, uma vez que os pioneiros eram organizados pelo Estado e deveriam auxiliá-lo na eliminação dos índios;
	
	significou a abertura de um conflito entre os vários tipos de pioneiros e teve como conseqüências a Guerra de Secessão e a autonomia dos Estados da federação norte-americana;
	
	revelou um território rico que teve condições de ser ocupado graças à aliança entre os pioneiros e os índios;
	
	
O desenvolvimento do capitalismo contemporâneo, enquanto sistema econômico, esta vinculado, diretamente:
	
	Ao crescimento populacional
	 
	Ao processo de industrialização
	
	A busca por matérias primas e metais preciosos.
	
	A existência de um mercado consumidor consolidado
	
	A demanda do mercado
Os processos de expansão da economia mundial no final do século XIX abriram caminho para a política imperialista com reflexos em áreas que permaneciam em regimes econômicos incompatíveis com a modernização industrial. Assinale a alternativa que melhor identifica essa nova situação.
	 
	As industrializações alemã e japonesa ratificam o processo de mundialização do capitalismo e os incentivos às transformações industriais.
	
	As industrializações italiana e portuguesa atestam as novas diretrizes das nações industrializadas em direção aos mercados africanos.
	
	As industrializações argentina e mexicana que decorrem, em parte, desses processos de transformação da economia mundial, tiveram como fator decisivo a revolução agrária.
	
	As industrializações indiana e francesa indicam o declínio da hegemonia inglesa no cenário mundial
	
	As industrializações brasileira e norte-americana demonstram a capacidade de ampliação dos mercados produtores.
Analise as proposições abaixo e assinale aquela na qual a relação entre o país e a conjuntura histórica que possibilitou a industrialização está INCORRETA:
	
	no Japão, o Imperador Meiji permitiu a entrada de máquinas e tecnologia do ocidente como uma estratégia para desenvolver a economia de seu país e combater o isolacionismo geográfico no qual o Japão se encontrava.
	
	a Alemanha iniciou sua industrialização antes mesmo da completa unificação de seu território, mas após a Unificação a indústria alemã se tornou uma das maiores do mundo.
	 
	A vitória na Guerra Franco-Prussiana permitiu que a França continuasse sendo a principal rival da Inglaterra na economia industrial.
	
	a Itália concluiu sua unificação tardiamente, como a Alemanha e isso atrasou de certa maneira o desenvolvimento industrial, que foi impulsionado após a unificação dos territórios italianos.
	
	nos Estados Unidos, a vitória dos Estados do Norte, na Guerra de Secessão, impulsionou o desenvolvimento econômico de toda a federação, sobretudo, a partir do emprego da mão de obra livre.
"Por volta de 1850, a Grã-Bretanha era a primeira entre as nações industrializadas, tendo evoluído de uma economia de base agrária para uma predominantemente industrial. Durante a Segunda Revolução Industrial (a partir de 1870), continuou em posição de destaque, mas a Alemanha (...) passou a determinar o ritmo da corrida pela supremacia industrial." (Atlas Histórico, FOLHA DE S. PAULO.) Para que a Grã-Bretanha e a Alemanha ocupassem as posições descritas pelo texto anterior, concorreram fenômenos tais como:
	 
	a intensa atividade mercantil desenvolvida nas relações coloniais, no primeiro caso; e a unificação política que consolidou as alianças econômicas já praticadas entre os estados germânicos, no outro caso.
	
	a tardia estruturação de um Estado-nação que possibilitou a concentração de capitais nas mãos de verdadeiros empreendedores, no primeiro caso; e o apoio financeiro e logístico recebido da França, arquirrival da Inglaterra, no outro caso.
	
	a atração que o mercado financeiro britânico exercia sobre os investimentos mundiais, no primeiro caso; e a moral materialista, fruto da adoção, por parte do Estado, do anglicanismo como religião oficial, no outro caso.
	
	a prática do chamado comércio triangular, envolvendo colônias na América, na Índia e na África, no primeiro caso; e o sucesso dos seguidos planos quinquenais de desenvolvimento industrial, praticados pelo Estado desde 1810, no outro caso.
	
	a adoção de uma economia de livre mercado com estímulo à competitividade, no primeiro caso; e a política de cercamento das terras comunais, gerando mão-de-obra para a indústria, no outro caso.
Na segunda metade do século XIX, se iniciou uma nova etapa no processo de industrialização, desta vez, expandindo as transformações econômicas para além das fronteiras da Grã-Bretanha. Sobre esse processo podemos assinalar a seguinte alternativa:
	
	a Segunda Revolução Industrial pode ser caracterizada pela expansão do modo de produção industrial para áreas como a América do Norte, a América do Sul e o Japão.
	
	a industrialização do continente europeu teve a Alemanha como grande pioneira, sobretudo porque esse processo se deu apenas após a consolidação da unificação alemã.
	 
	a introdução das máquinas e tecnologias que possibilitaram a industrialização do Japão durante a Era Meiji também provocaram grande ocidentalização na cultura japonesa.
	
	embora a Itália tivesse despontado para a industrialização com a liderança do reino de Piemonte e Sardenha, os avanços deste país não poderiam ser igualados ao grande crescimento da indústria na Rússia, em meados do século XIX.
	
	esta segunda etapa da industrialização mundial não contou com um avanço científico tão destacado quanto a Revolução britânica de finais do século XVIII.
Acerca da corrida imperialista ocorrida no século XIX, ela modificou as relações entre a Europa, a África e a Ásia, envolvendo grandes potências nesse processo. No tocante ao lançamento da Alemanha na corrida imperialista, isso ocorreu tardiamente devido ao fato da mesma ter:
	
	iniciado guerra contra os Estados Unidos .
	
	se envolvido nas guerras de independência da América
	 
	tido uma industrialização tardia.
	
	se fixado primordialmente em resolver suas questões sociais.
	
	consolidado suas relações com a Inglaterra
O momento que marca a passagem da Primeira para a Segunda Revolução Industrial produziu uma série de consequências para a história do mundo Contemporâneo, algumas muito negativas quando pensamos no desenvolvimento das sociedades e nas disputas econômicas que marcaram o período. Dentre estas consequências, marque a opção INCORRETA, no âmbito do mundo do trabalho:
	
	Acirramento da luta de classes
	 
	Estabilidade para os trabalhadores
	
	Aumento de mão de obra nas cidades
	
	Desenvolvimento dos movimentos trabalhistas na Europa
	
	A expansão do capitalismo
A Segunda Revolução Industrial se caracteriza primordialmente por:
	
	Expansão de territórios para fortalecer a emigração
	
	Locais para expansão das ideias comunistas
	
	Interligação entre os continentes
	
	Busca por novos territórios para serem ocupados por indesejados da Europa
	 
	Busca por matérias primas e mercados consumidores
A França foi, durante muito tempo, a principal rival comercial da Inglaterra. Entretanto, alguns fatores provocaram uma ruptura em seu desenvolvimento. Podemos citar como exemplo:
	 
	A derrota na guerra franco-prussianaO Congresso de Viena e o reordenamento da geopolítica europeia.
	
	A independência do Haiti e a perda desta colônia.
	
	A derrota de Napoleão Bonaparte e a dificuldade em manter suas conquistas territoriais
	
	A predominância de mercadorias de luxo como produto de exportação
Embora a Revolução Inicial tenha se iniciado, primeiramente, na Inglaterra, durante o século XVIII, vimos que, no século seguinte, ela se expande por diversos países como Alemanha, França, Estados Unidos. Esse movimento de expansão foi chamado de:
	
	Expansão Industrial. 
	
	Primeira Revolução Industrial.
	
	Terceira Revolução Industrial.
	 
	Segunda Revolução Industrial.
	
	Primavera dos Povos
Analise as afirmativas abaixo:
I - A expressão "revolução industrial" surgiu no século XIX para designar o conjunto de transformações no sistema produtivo pelo qual passara a Inglaterra no século anterior.
II -  A mudança no modelo produtivo operada na Inglaterra no século XVIII marcou a transição do trabalho artesanal para o manufaturado.
III - A Segunda Revolução Industrial ocorrida no século XIX marca a expansão do modelo produtivo inaugurado na Inglaterra. A industrialização ocorreu, sobretudo em países da Europa, como Bélgica e França e da Ásia, como China, Índia e Japão.
IV - A terceira Revolução Industrial, foi caracterizada ela adoção de novas formas de energia, notadamente, o carvão, que substituiria a tração animal.
Estão corretas:
	
	Apenas a III
	
	As afirmativas I e IV
	 
	As afirmativas I e II
	
	As afirmativas II e III
	
	Apenas a I

Continue navegando