Buscar

Av2 Egonomia, Higiene e segurança do trab

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CCE0052_AV2_201401294545 » ERGONOMIA, HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO
	Tipo de Avaliação: AV2
	
	Professor:
	FERNANDA MARA CAMPOS DE LEO
	Turma: 9020/Q
	Nota da Prova: 7,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 12/06/2015 15:29:23
	
	 1a Questão (Ref.: 201401555943)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O que significa obter a certificação da OHSAS 18001?
		
	
Resposta: Para uma empresa, a obtenção da certificação OHSAS 18001 significa ter a garantia de um trabalho/atividade realizado dentro de um padrão de qualidade, sustentabilidade, segurança e saúde ocupacional de alto/bom padrão e com isso, não só os seus funcionários estarão assegurados mas, terão um ambiente de trabalho respeitável, saudável e de boa qualidade para trabalhar e desempenhar suas atividades dentro de padrões exigidos pelas normas de segurança, saúde e também qualidade e meio ambiente. A empresa garante uma satisfação tanto interna, quanto externa, frente aos seus clientes, mercado, governo, fornecedores e parceiros.
	
Gabarito: As empresas interessadas em demonstrar ao mercado a sua preocupação com a questão da segurança do trabalho estão buscando a certificação do sistema implantado junto às entidades certificadoras da área da qualidade, de forma similar à certificação pela ISO 9000.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401947729)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	
É o conjunto de medidas técnicas, médicas e educacionais empregadas para prevenir acidentes, quer eliminando condições inseguras do ambiente de trabalho, quer instruindo ou convencionando pessoas na implantação de práticas preventivas. A esse conceito é dado o nome de: ( Téc. em Segurança do Trabalho UFBA/IADES 2014 ).
 
		
	
	acidente de trabalho.
	
	condição ocupacional.
	
	incidente de trabalho.
	
	ciência ocupacional.
	 
	segurança do trabalho.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401410679)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados previdenciários, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause morte ou perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho." Equiparam-se ao acidente do trabalho, EXCETO:
		
	
	Acidente sofrido pelo segurado no local e no horário de trabalho, em conseqüência de ato de pessoa privada do uso da razão.
	
	Acidente sofrido pelo segurado no local e no horário de trabalho, em conseqüência de ato sabotagem praticado por companheiro de trabalho.
	 
	Doença inerente a grupo etário e degenerativa.
	
	Acidente sofrido pelo segurado no local e no horário de trabalho, em conseqüência de ato de agressão praticado por terceiro.
	
	Doença proveniente de contaminação acidental do empregado no exercício de sua atividade.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401892944)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é um instrumento que os trabalhadores dispõem para tratar da prevenção de acidentes do trabalho, das condições do ambiente do trabalho e de todos os aspectos que afetam sua saúde e segurança. A CIPA é regulamentada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) nos artigos 162 a 165 e pela Norma Regulamentadora 5 (NR-5), contida na portaria 3.214 de 08.06.78 baixada pelo Ministério do Trabalho. Dentre as atribuições da CIPA, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	Promover, anualmente, em conjunto com o SESMT, onde houver, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho - SIPAT;
	
	Requerer ao SESMT, quando houver, ou ao empregador, a paralisação de máquina ou setor onde considere haver risco grave e iminente à segurança e saúde dos trabalhadores;
	
	Participar, com o SESMT, onde houver, das discussões promovidas pelo empregador, para avaliar os impactos de alterações no ambiente e processo de trabalho relacionados à segurança e saúde dos trabalhadores;
	 
	Solicitar à empresa as cópias exclusivamente das CAT emitidas com vítimas.
	
	Participar, em conjunto com o SESMT, onde houver, ou com o empregador, da análise das causas das doenças e acidentes de trabalho.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401943925)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Compete ao Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT, ouvida a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA e trabalhadores usuários, recomendar ao empregador o EPI adequado ao risco existente em determinada atividade. (alterado pela Portaria SIT/DSST 194/2010) Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de equipamento conjugado de proteção individual.
		
	
	Respirador purificador de ar com peça semifacial filtrante para proteção das vias respiratórias contra poeiras e névoas.
	
	Óculos para proteção dos olhos contra impactos de partículas volantes.
	
	Meia para proteção dos pés contra baixas temperaturas.
	
	Capacete para proteção contra impactos de objetos sobre o crânio.
	 
	Máscara de solda para proteção dos olhos e da face contra impactos de partículas volantes, radiação ultravioleta, radiação infravermelha e luminosidade intensa.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401947888)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na saúde do trabalhador, as doenças ocupacionais relacionadas às posturas forçadas e viciosas são referentes aos riscos: (Téc. em Enfermagem Transpetro/Cesgranrio 2012).
		
	
	químicos.
	 
	ergonômicos.
	
	psicossociais.
	
	mecânicos.
	
	biológicos.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401936496)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Dentro das competências da NR9 (PPRA), podemos citar:
		
	
	a produção através a antecipação e reconhecimento de causas e árvore de riscos.
	
	a avaliação dos distúrbios osteomioarticulares em todos os empregados.
	 
	a antecipação, reconhecimento, avaliação e controle das ocorrências de riscos.
	
	a valorização profissional do empregado e do empregador.
	
	a subutilização dos recursos materiais e humanos.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401411203)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Marcelo trabalha em uma indústria madeireira e será enviado junto a uma equipe para ajudar na extração de madeira no interior da Floresta Amazônica. Cite e explique 3 medidas preventivas para que sejam evitados acidentes/ doenças relacionadas ao trabalho.
		
	
Resposta: Verificar as vacinas necessárias e aplicáveis, uma vez que o funcionário estará sucetível à animais transmissores doenças e ambiente insalubre. Providenciar treinamento adequado para utilização dos equipamentos a serem utilizados e procedimentos adotados durante a atividade. E providenciar todos os EPI's necessários para o desempenho correto e seguro da atividade a ser desempenhada.
	
Gabarito: Vacinação contra a febre amarela, anti-tetânica e anti-hepatite B antes da partida para o local de trabalho ; equipamentos de proteção individual como cordas de segurança, capacetes, óculos, protetor auricular e botas; Inseticidas e repelentes tópicos para repelir insetos/animais peçonhentos ou mosquitos transmissores de doenças como Malária e Febre Amarela.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401945979)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com relação às ações de saúde previstas no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), estabelecidas na NR 7, considere as afirmativas a seguir.(Engº de Segurança Jr. Petrobrás/Cesgranrio 2014)
I - O exame médico de retorno ao trabalho deverá ser realizado no primeiro dia da volta de trabalhador ausente por período superior a 30 dias, motivado por doença, acidente ou parto. 
II - O atestado de saúde ocupacional deverá ser emitido em quatro vias, sendo que a quarta via deverá ser encaminhada ao Ministério do Trabalho e Emprego no mês de janeiro do próximo ano. 
III - Os registros dos exames médicos deverão ser mantidos por um período mínimode 30 anos após o desligamento do trabalhador acometido de doença ocupacional ou que tenha sofrido acidente do trabalho.
É correto o que se afirma na(s) seguinte(s) assertivas:
		
	
	I, II e III.
	 
	I.
	
	II.
	
	II e III.
	
	I e II.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401946153)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com a NR-17 - Ergonomia - O transporte manual de cargas é definido como aquele: (Médico do Trabalho - Transpetro/Cesgranrio 2011)
		
	
	que será realizado utilizando-se mãos e braços abaixo da linha dos ombros, e, se houver apoio sobre os ombros, será denominado transporte manual complexo.
	 
	no qual o peso da carga é suportado inteiramente por um só trabalhador, compreendendo o levantamento e a deposição da carga.
	
	em que a carga está depositada sobre um trabalhador, mesmo que ele faça uso de algum utensílio auxiliar para acomodação da carga.
	
	no qual o peso da carga é suportado pela força de um ou mais trabalhadores em conjunto, compreendendo o levantamento e a deposição de carga.
	
	realizado por um ou dois trabalhadores em conjunto, sem o auxílio de equipamentos mecânicos para o levantamento e a deposição das cargas.

Outros materiais