Buscar

Civil II - Vícios Sociais - Fraude Contra Credores

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

VÍCIOS SOCIAIS (gera a invalidade do negócio jurídico)
Conceito > são os vícios que não atingem propriamente a vontade, mas orientam-se em direção à finalidade do ato ou negócio jurídico. Geralmente o objeto e as condições do negócio são perfeitas, mas a causa final é que apresenta vício.
- FINALIDADE: fraudar a lei ou prejudicar terceiros
Espécies
Fraude Contra Credores
Simulação
Fraude Contra Credores
Conceito > constitui-se na atuação maliciosa do devedor em estado de insolvência, ou na iminência de assim tornar-se, que dispõe de maneira gratuita ou onerosa do seu patrimônio para afastar a possibilidade de seus bens responderem por obrigações assumidas em momento anterior à transmissão.
- Estado de Insolvência > que consiste no estado patrimonial do devedor cujas dívidas superam os bens disponíveis, ou seja, sempre que as dívidas excederem a importância dos bens do devedor.
3.2. Requisitos > art. 158
	- Anterioridade do Crédito > porque quem contrata com alguém já insolvente, não encontra patrimônio garantidor, ou seja, o crédito tem que ser anterior ao negócio jurídico firmado.
	- Elemento Objetivo – eventos damni > é o chamado efetivo prejuízo do credor.
	- Elemento Subjetivo – consilium fraudis > é o conhecimento, pelo terceiro adquirente, da situação de insolvência do devedor, por isso, é obrigação do credor, antes da contratação, certificar-se da situação patrimonial do devedor.
3.3. Ação Pauliana > é o nome dado a Ação de Invalidade do negócio jurídico. Ela tem por fim a recomposição do patrimônio do devedor, proporcionando que o bem alienado retorne à massa patrimonial do devedor, beneficiando a todos os credores.
3.4. Hipóteses Legais
	- Negócio Jurídico Oneroso > tem que comprovar os três requisitos (anterioridade de crédito, elemento objetivo e elemento subjetivo).
	- Negócio Jurídico Gratuito > tem que comprovar os requisitos da anterioridade de crédito e elemento objetivo). Art. 159.
	- Pagamento de Dívida não Vencida > volta o dinheiro para seguir a ordem de pagamento dos credores. Art. 162.
	- Concessão Posterior de Garantia > quando ocorre a concessão posteriores ao estado de insolvência de garantia, esta é a invalidada. Art. 163.
	- Negócios Ordinários Indispensáveis > são considerados boa-fé, como comprar num mercado insolvente. Art. 164.
3.5. Depósito em Juízo para terceiro de boa-fé > posso pagar a dívida do credor. Art. 163.

Continue navegando