ativ_32944
2 pág.

ativ_32944


DisciplinaAdministração da Qualidade Total22 materiais92 seguidores
Pré-visualização1 página
PRESTE ATENÇÃO - VOCÊ DEVE ENVIAR AS ATIVIDADES DAS AULAS 7 E 8 NO PORTIFÓLIO 8. CADA CONJUNTO DE ATIVIDADE VALE 2,5 PONTOS. 
ATENÇÃO!
 É de extrema importância que você:
 - estude as aulas, faça pesquisas, assista aos vídeos antes e durante a resolução dos exercícios;
- leia com bastante atenção os enunciados das questões para que responda de forma adequada ao solicitado, respeitando sempre o numero de linhas exigido em cada questão;
- observe o prazo estipulado para o envio, pois não serão aceitas atividades fora do prazo;
- não use meios fraudulentos para resolver as atividades individuais. Atividades com respostas iguais às do colega serão zeradas.
\u2022Envie as questões junto com as respostas.
ATIVIDADES DAS AULAS 7 E 8
01. Sobre as origens da qualidade total e Gurus da Qualidade, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, após assinale a opção correta: (0,5)
( F ) A noção de administração da qualidade total foi introduzida por Deming, em 1967. Mais recentemente, tem sido desenvolvida através de várias abordagens amplamente conhecidas, introduzidas por vários \u201cgurus da qualidade\u201d.
( V ) O conceito de controle de qualidade total de Feigenbaum extrapola a atuação do setor de Gestão da Qualidade, englobando as áreas de Marketing, Engenharia, Produção, Logística, etc., conscientizando que todos devem procurar os níveis mais econômicos possíveis para garantir a satisfação dos clientes.
( F ) Joseph M. Juran via a participação do trabalhador como chave para a implementação bem sucedida de TQM. Acreditava que os círculos de qualidade eram veículos importantes para realizar isso.
( V ) O Diagrama de Ishikawa é uma das ferramentas mais eficazes e mais utilizadas nas ações de melhoria e controle de qualidade nas organizações, permitindo agrupar e visualizar as várias causas que estão na origem qualquer problema ou de um resultado que se pretende melhorar.
(V) Philip B. Crosby destacou os custos benefícios da implementação de programas de qualidade através de seu livro Quality is free, no qual apresentou um programa de zero defeito, em que acreditava poder reduzir o custo total de qualidade.
Assinale a sequência correta. 
a ( ) F-V-F-V-F b ( ) V-F-F-F-V c ( X ) F-V-F-V-V d ( ) F-F-V-F-F e ( ) F-V-F-F-V
02. Sobre TQM responda:
a) Conceitue TQM.
 R: é uma filosofia, uma forma de pensar e trabalhar, que se preocupa com o atendimento das necessidades e das expectativas dos consumidores. Tenta mover o foco da qualidade de uma atividade puramente operacional, transformando-a em responsabilidade de toda a organização.
b) O que significa a sigla TQM no Brasil? 
R: tem sido amplamente utilizado em indústria, educação, governo e serviços. Chama-se total porque o seu objetivo é a implicação não só da empresa inteira mais também a organização estendida: fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios.
c) Qual o objetivo da TQM?
R: é criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais da empresa.
Melhorando os custos e padronização da produção.
d) TQM é extensão do controle de qualidade? Justifique sua resposta. (mínimo 3 linhas máximo 5 linhas) (0,5)
R: A sigla TQM tem origem do termo em inglês Total Quality Management. No Brasil, o método é chamado de Gestão da Qualidade Total. Ele diz respeito a uma estratégia usada pelo setor de administração para que todos tenham consciência da importância de agregar qualidade aos processos organizacionais.
R: O Controle da Qualidade Total \u2013 TQC (\u201cTotal Quality Control\u201d) é um sistema gerencial baseado na participação de todos os setores e de todos os empregados de uma empresa, no estudo e na condução do Controle da Qualidade.
 
03. Leia a aula 8: Análise de valor e Benchmarking, (a atividade da aula 8 é apenas para o conhecimento de vocês, ela não terá atividade e também não cairá na prova).
R: Benchmarking é um processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais, e é um importante instrumento de gestão das empresas. 
Obenchmarking é realizado através de pesquisas para comparar as ações de cada empresa.
Pode-se afirmar que os aliados usavam os padrões de desempenho dos equipamentos
inimigos como metas para o desempenho de seus próprios equipamentos.
Essa é a ideia básica do benchmarking. Traduzindo o termo, pode-se defini-lo como a
fixação de objetivos em função de um referencial estabelecido, ou seja, de \u201cmarcas\u201d já observadas. Na prática, é um processo de acompanhamento do desenvolvimento de métodos, processos, operações, produtos ou serviços para que deles sejam extraídas
ideias, rotinas de trabalho, informações ou estratégias que possam ser implementadas em novas situações ou adaptadas para situações já existentes.
Bom Trabalho! Prof. Marcelo Koche