Buscar

trabalho-130617094643-phpapp02

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Periodização 
Modalidade - Hipertrofia Muscular
José William RA: 51001676
Kahiara Pezzuto RA: 51102986
Viviane Gomes RA: 51001825
A hipertrofia muscular é o aumento da massa muscular que acontece como uma resposta do corpo a prática de atividades físicas que exponham os músculos a esforço resistido.
A musculação é a atividade física mais eficiente no desenvolvimento da hipertrofia muscular, pois durante os treinos com carga os músculos são submetidos a uma sobrecarga e provocam a resistência, fazendo com que as fibras musculares se contraiam e destruam filamentos de proteínas presentes no seu interior.  Porém, o organismo reage e para proteger o próprio corpo produz um volume ainda maior desses filamentos durante o período de repouso logo após a atividade física e dessa forma os músculos literalmente crescem.
Introdução
Para que a síntese das proteínas aconteça eficazmente dentro das fibras musculares no nosso corpo, proporcionando a hipertrofia, é essencial a ação dos hormônios anabólicos produzidos pelo nosso organismo, conforme segue:
Hormônio do crescimento – GH -> é composto por aminoácidos e sua produção no nosso organismo é estimulada pelas atividades físicas intensas, pelo sono e também pela diminuição dos níveis de glicose no sangue, além de suplementos que contribuem para sua existência.
Testosterona -> a testosterona é o hormônio sexual masculino, considerado um construtor muscular, pois é um dos principais responsáveis pela síntese protéica. A testosterona é sintetizada pelo colesterol que não é produzido pelo corpo de forma que precisa ser ingerido. A produção de testosterona também pode ser estimulada pelos treinos compostos.
Insulina -> a insulina é considerada como o hormônio de maior poder anabolizante. Ela atua de várias formas diferentes estimulando a construção da massa muscular e trabalhando para a sua manutenção. A insulina é formada pelos aminoácidos e a ingestão de carboidratos estimula a sua produção.
Para que o processo de hipertrofia se complete com sucesso é necessário a associação equilibrada de treinos de força equilibrada com períodos de repouso, e alimentação balanceada. A ação dos hormônios é fundamental e é estimulada justamente pelo repouso, pela pratica de atividade física e pela alimentação, com ingestão  dos grupos de nutrientes considerados essenciais, que são os carboidratos, as proteínas e gorduras saudáveis. Sendo que, na maioria dos casos, a ingestão de produtos suplementares pode ser essencial para que a hipertrofia aconteça.
A hipertrofia muscular é uma resposta fisiológica caracterizada pelo aumento do volume dos músculos decorrentes de estímulos gerados pelo exercício físico.
 Ocorre essencialmente pela adição de elementos contráteis: actina e miosina (filamentos musculares encarregados pela contração dos músculos)
 Uma sessão de musculação não começara fazendo crescer nossos músculos. O primeiro resultado desse treinamento é a danificação mais ou menos profunda das fibras que compõem os músculos. É por essa razão que perdemos força e podemos sentir fadiga acompanhada por dor muscular após um esforço físico. A musculação é antes de mais nada um fator de destruição (catabolismo) para os músculos. É por isso que não devemos treinar de modo excessivo (overtraining).
Caracterização da 
Equipe, Indivíduo
 25 anos de idade;
 Não praticava atividade física;
 Altura: 1,80 cm
 Peso: 82 kg
 Não possui doenças.
Não possui lesões 
 Atestado médico para a pratica de musculação. (Teste ergométrico e eletrocardiograma).
Macrociclo
Mesociclo
Microciclo
Sessão de Treino
Descrição completa da sessão de treino - Segunda-Feira 
Parte inicial: Alongamento, Treino Aerobio no periodo da manhã de 40 minutos sendo que (Freq Max – 40%, 60% e 80%), Periodo da tarde – Pré aquecimento (nos aparelhos).
Parte Principal: ORDINÁRIO 85% - 1h/ Descanso de 40 segundos 
Treino Anaerobio (Piramide) - Peito/Triceps/Abdomen (4X – 10/8/6/6)
Peito: Flexão (2x – 20) - Supino reto – Cross Over – Crucifixo 
Triceps: Pulley + Inverso – Pulley Corda (unilateral)+ Coice 
Abdomen: Supra – Infra (3X – 20)
Parte final: Alongamento Estático (40 para cada grupo muscular)
Referências bibliográficas 
Delavier, F; Gundill, M: Método Delavier de musculação. Manole. 2010. Barueri. SP.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais