minha AV2 Educacao Ambiental
4 pág.

minha AV2 Educacao Ambiental


DisciplinaEcologia e Educação Ambiental5 materiais261 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
		
	
	Fechar
	Avaliação: CEL0066_AV2_201202158757 (AG) » EDUCAÇÃO AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV2 
	Aluno: 201202158757 - HORACIO VIEIRA FILHO 
	Professor:
	MARIA CECILIA TRANNIN
	Turma: 9050/AY
	Nota da Prova: 7,0 de 8,0 Nota do Trab.: 0 Nota de Partic.: 0 Data: 08/06/2015 20:49:47 
	
	1a Questão (Ref.: 201202743945)
	5a sem.: Educação Ambiental e Legislação
	Pontos: 0,5 / 1,5 
	Um dos objetivos da Política Nacional de Meio Ambiente - PNMA (criada na lei 6.938, de 31 de agosto de 1981) determina o "estabelecimento de critérios e padrões da qualidade ambiental e de normas relativas ao uso e manejo de recursos ambientais". Explique claramente o significado deste objetivo e como ele se relaciona com a conservação dos ecossistemas.
		
	
Resposta: O principal fato foi a criminalização ambiental tanto para as pessoas físicas como jurídicas.
	
Gabarito: Este objetivo da PNMA determina que o poder público deve criar limites e regras para que os recursos naturais, como água, solo, florestas etc sejam aproveitados pelos homens sem alcançar níveis de degradação. Com o manejo correto dos recursos naturais, promove-se a preservação dos ambientes naturais. Assim, a exploração madeireira não deve implicar da devastação das florestas e a exploração das águas de um rio não deve comprometer sua diversidade biológica.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Este objetivo da PNMA determina que o poder público deve criar limites e regras para que os recursos naturais, como água, solo, florestas etc sejam aproveitados pelos homens sem alcançar níveis de degradação. Com o manejo correto dos recursos naturais, promove-se a preservação dos ambientes naturais. Assim, a exploração madeireira não deve implicar da devastação das florestas e a exploração das águas de um rio não deve comprometer sua diversidade biológica.
	
	
	2a Questão (Ref.: 201202210474)
	8a sem.: Conceitos de Interdisciplinaridade
	Pontos: 1,5 / 1,5 
	Como é considerada a educação ambiental no processo de sustentabilidade equitativa?
		
	
Resposta: A Educação ambiental tem como proposta principal a superação da dicotomia entre natureza e sociendade, através da formação de uma atitude ecológica nos indivíduos.
	
Gabarito: É considerada como um processo de aprendizagem permanente, baseado no respeito a todas as formas de vida. Ela estimula a formação de sociedades socialmente justas e ecologicamente equilibradas, que conservam entre si relação de interdependência e diversidade. 
	
	
	3a Questão (Ref.: 201202745190)
	1a sem.: Meio Ambiente e educacao
	Pontos: 0,5 / 0,5 
	Porque o termo "meio ambiente" é considerado redundante? 
		
	
	Porque meio ambiente é apenas um meio de lucratividade na produção de manufaturados.
	
	Se torna redundante pois há outras prioridades a serem vistas nas políticas públicas.
	
	Pois "meio" significa a mesma coisa que "ambiente".
	
	Porque já devastamos metade do ambiente que estava disponível.
	
	Pois o meio ambiente é um termo irrelevante nas discussões sociais.
	
	
	4a Questão (Ref.: 201202440468)
	sem. N/A: Desenvolvimento sustentável
	Pontos: 0,5 / 0,5 
	Se o consumo é um ato essencial e inevitável da vida humana, e apresenta características particulares que ultrapassam as necessidades da vida biológica ou material, precisamos raciocinar que a satisfação das necessidades humanas tem três componentes. Quais são os componentes?
		
	
	Utilitário, comunicação e modismo.
	
	Utilitário, comunicação e psicológico.
	
	Modismo, ansiedade e psicológico.
	
	Utilitário, modismo e psicológico.
	
	Modismo, comunicação e psicológico.
	
	
	5a Questão (Ref.: 201202795129)
	sem. N/A: AULA 2
	Pontos: 0,5 / 0,5 
	É considerada a Primeira Conferência sobre Educação Ambiental. Contribuiu para precisar a natureza da Educação Ambiental, definindo seus objetivos, características, recomendações e estratégias pertinentes ao plano nacional e internacional. A afirmativa refere-se à: 
		
	
	Protocolo de Kyoto
	
	ECO92
	
	Protocolo de Kioto
	
	Conferência de Tbilisi
	
	Carta da Terra
	
	
	6a Questão (Ref.: 201202759863)
	sem. N/A: Papel do Educação
	Pontos: 0,5 / 0,5 
	O ser humano, historicamente, em função de sua sobrevivência precisou transferir matéria e energia do ambiente natural para a sua vida diária. Entretanto, o acelerado processo de sua ação devastadora em relação a estes hábitos, vem suscitando questionamentos uma vez que coloca em risco o futuro do planeta e de sua própria espécie. A esse respeito, vale registrar o alerta da Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente da ONU (1992): Muitos dos atuais esforços para manter o progresso humano, para atender as necessidades humanas, e para realizar as ambições humanas são simplesmente insustentáveis - tanto nas nações ricas como nas pobres. Elas retiram demais, e a um ritmo acelerado demais, de uma conta de recursos ambientais já a descoberto, e no futuro não poderão esperar outra coisa que não a insolvência dessa conta. As discussões por ocasião dos quinhentos anos de Brasil remetem ao debate de que entre os ganhos há também conseqüências, provenientes deste processo. Uma delas é o modelo de desenvolvimento econômico baseado na monocultura agrícola com a exploração até o esgotamento dos recursos naturais. Entretanto um longo caminho foi percorrido até chegar a essa mudança de mentalidade. Em função desse problema identificado como crise ambiental decorre a inserção da Educação Ambiental percebida como uma das importantes estratégias na construção de uma nova mentalidade e um novo modelo de desenvolvimento com utilização sustentada dos recursos naturais, levando em conta no seu processo à concepção de crescimento com equidade social e equilíbrio ecológico. Podemos então concluir que: 
		
	
	Não é possível observar que a educação está sendo chamada a desempenhar papéis paradoxais, uma vez que é interpretada como agente portadora dos valores humanos no sentido de ajustar o indivíduo à sociedade, instrumentá-lo para criticar esta mesma sociedade a fim de preservar os recursos naturais. 
	
	Todas as afirmações são corretas. 
	
	É possível observar que a educação está sendo chamada a desempenhar papéis paradoxais, uma vez que é interpretada como agente portadora dos valores humanos no sentido de ajustar o indivíduo à sociedade, instrumentá-lo para criticar esta mesma sociedade a fim de preservar os recursos naturais. 
	
	É possível observar que a educação tem papel fundamental como agente portadora dos valores humanos no sentido de limitar o indivíduo a um papel de inatividade na sociedade. 
	
	É possível observar que a educação está sendo chamada a desempenhar papéis paradoxais, uma vez que é interpretada como agente portadora dos valores humanos no sentido de ajustar o indivíduo à sociedade, instrumentá-lo para criticar esta mesma sociedade a fim de depredar os recursos naturais. 
	
	
	7a Questão (Ref.: 201202231882)
	6a sem.: EDucação ambiental e legislação
	Pontos: 0,5 / 0,5 
	Qual texto legal abaixo, NÃO diz respeito a legislação ambiental que possibilitou o surgimento da PNMA? 
		
	
	Lei 6.453 de 17/10/1977 sobre responsabilidade civil e criminal relacionada com atividades nucleares; 
	
	Lei 6.766 de 19/12/1981 sobre o parcelamento do solo urbano; 
	
	Decreto-lei 1.413 de 14/08/1975 sobre medidas de prevenção da poluição industrial; 
	
	Lei 6.782 de 19/05/1980 sobre a equiparação ao acidente em serviço a doença profissional.
	
	Lei 6.567 de 24/09/1978 sobre regime especial para exploração e aproveitamento das substâncias minerais; 
	
	
	8a Questão (Ref.: 201202440938)
	6a sem.: INDICADORES AMBIENTAIS
	Pontos: 0,5 / 0,5 
	No