Buscar

Jogos Pedagógicos na Educação Física

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO FÍSICA
	Disciplina:
	Jogos, brinquedos e brincadeiras
	Prof. (a):
	Ma. Margarete de Lourdes Brolesi
Roteiro de Aula Prática
Unidade 3 – Seção 3
Título da Unidade: O jogo como recurso pedagógico e motivacional nos diferentes contextos da Educação Física
a) Conteúdo: prática pedagógica e motivacional do jogo
b) Objetivo Específico: promover o desenvolvimento cognitivo, a cooperação e a inclusão, força e agilidade. estimulando a orientação espacial, a coordenação motora, a motivação
c) Procedimentos Metodológicos:
Procedimento 1 - Jogo do Resgate.
Organização: duas equipes, separadas por uma corda ou rede, espalham-se pelo seu campo (metade da quadra).
Execução: os jogadores devem ser resgatados por um colega que estará no lado oposto, atrás da linha de fundo. Este jogador, conhecido como “resgatador”, deve arremessar a bola por cima da rede para os seus colegas, que devem recebê-la com as duas mãos, sem deixá-la cair no chão. Quem conseguir ser resgatado deve ir até o local (campo) do “resgatador” e passa a ajudá-lo, agora também com a função de resgatar os colegas. Ganha a equipe que primeiro resgatar todos os seus jogadores.
 Variações: ao invés de segurar a bola, os jogadores devem realizar um toque.
Procedimento 2 – Queimada.
Organização: são traçadas três linhas paralelas, distantes mais ou menos 10 metros uma da outra, sendo que a linha do meio representa a fronteira entre os grupos.
Execução: dois grupos de igual número de crianças/pessoas, colocam-se de frente para linha central, ligeiramente à frente das linhas do fundo. Por um critério estabelecido pelos participantes, é definido o grupo que inicia o jogo. Este grupo seleciona um de seus componentes, o qual deve, de posse da bola, correr até a linha central e arremessá-la contra inimigo. Jogar a bola, procurando atingir seus componentes e ao queimar seus adversários. Se algum elemento do grupo inimigo pegar a bola no ar ou após ter tocado no chão, deve correr até a linha central e arremessá-la com o mesmo objetivo. Quando algum elemento é queimado, deve passar imediatamente para trás da terceira linha no campo inimigo, entregando a bola ao grupo contrário, e só retorna ao seu campo de origem se conseguir queimar um de seus adversários. Vencerá o jogo o grupo que conseguir trazer o maior número de jogadores para o fundo de seu próprio campo. Observações: Os jogadores não devem pisar nas linhas enquanto a bola estiver em jogo. Se isto acontecer, perdem o direito à posse de bola, caso tenham.
Variações: quatro cantos, abelha rainha, salva o rei
Procedimento 3: Arremesso do bambolê 
Organização: dividir os alunos em duas colunas.
Execução: tipo arremesso de argolas, mas com bambolê. Uma pessoa será a vítima e ficará a 5 metros dos jogadores. Faz 1 ponto quem conseguir encaixar o bambolê na pessoa primeiro. Ganha quem tiver mais pontos.
Variação: colocar cones em vez de crianças/pessoas
d) Recursos de ensino: bolas de vôlei e bolas de borracha 
 
e) Avaliação: formativa – por meio da participação ativa nas atividades, discutindo as regras, questionando e sugerindo novas possibilidades.

Outros materiais